FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
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- Rui Elias Maltez
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FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Portugal dispõe actualmente de 6 C-130H operacionais e nas OGMA uma excelente escola de manutenção destas aeronaves, oficinas procuradas por países diversos.
A FAP tem procurado mais o recurso a estas aeronaves que estão agora a meio de vida, dada a participação cada vez maior das FA's portuguesas em múltiplos teatros de operações, desde o Afeganistão, ao Chade, passando recentemente pelo Gabão, sustentação de forças no Líbano, Kosovo, etc.
Se um C-130J está avaliado em 65 milhões de USD (cerca de 40 milhões de €) cada, e se está em preparação um projecto de MLU dos nossos actuais C-130H, ao ler o excelente estudo da Sra. Koslova vislumbrei uma janela de oportunidade:
Porque não aproveitar para comprar usados mais 2 C-130H em meia idade a juntar à actual frota, do que resultaria uma menor rotatividade de cada unidade e assim permitir maior vida útil de cada célula?
Para transporte táctico, e contra a minha espectativa e desejo, a FAP e o Governo optou pelos C-295, em nº de 12 unidades e que deixa antever, após avanços e recuos, que Portugal poderá vir a optar pela compra de entre 3 e 5 A-400M num futuro de médio/longo prazo prazo.
Acontece que os A-400M, pela sua capacidade de carga e velocidade, são uma espécie de concorrente europeu ao americano C-130H ou J, talvez um pouco maior, producto da omnipotente AIRBUS, quando pelo preço de 3 unidades europeias, poderia Portugal comprar e com contrato de manutenção relativo, sustentar uma frota de 6 a 8 C-130H + 2 C-17 Globemaster, em vez de ficar reduzida ao menor indicador comum, que é o de ter num futuro mais ou menos distante 3 a 5 A-400M muito dispendiososo na compra, e 12 C-295 de meia idade nessa altura (2020).
Como se vê, a indústria europeia é ainda algo incipiente, de que ressalta a questão das peças de substituição para os Merlin EH-101.
Como Portugal no seio da Aliança, e no âmbito da União Europeia não tem capacidade e desejo de ser uma potência regional ao nível de equipamentos militares de ataque, poderia ter antes mais valias ao nível de logística e transporte de tropas/equipamentos para projecção e sustentação de forças integradas em missões NATO ou europeias, sempre sob os auspícios de uma defesa comum europeia e devidamente enquadrada pelo Direito Internacional, ou ainda para causas humanitárias.
Por isso eu abro este enquete, ao qual gostaria que dessem as vossas opiniões sinceras.
Isto serve para eu perceber as vossas considerações e desejos, e não para que digam o que realisticamente pode acontecer.
Este é um fórum de discussão, e como nenhum de nós terá poderes de decisão, a discussão é livre.
No fundo, o que eu pretenderia era auscultar os colegas sobre qual o papel que a FAP poderá ter neste domínio no futuro, e com recurso a que tipo e nº de plataformas.
Vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
Obrigado
A FAP tem procurado mais o recurso a estas aeronaves que estão agora a meio de vida, dada a participação cada vez maior das FA's portuguesas em múltiplos teatros de operações, desde o Afeganistão, ao Chade, passando recentemente pelo Gabão, sustentação de forças no Líbano, Kosovo, etc.
Se um C-130J está avaliado em 65 milhões de USD (cerca de 40 milhões de €) cada, e se está em preparação um projecto de MLU dos nossos actuais C-130H, ao ler o excelente estudo da Sra. Koslova vislumbrei uma janela de oportunidade:
Porque não aproveitar para comprar usados mais 2 C-130H em meia idade a juntar à actual frota, do que resultaria uma menor rotatividade de cada unidade e assim permitir maior vida útil de cada célula?
Para transporte táctico, e contra a minha espectativa e desejo, a FAP e o Governo optou pelos C-295, em nº de 12 unidades e que deixa antever, após avanços e recuos, que Portugal poderá vir a optar pela compra de entre 3 e 5 A-400M num futuro de médio/longo prazo prazo.
Acontece que os A-400M, pela sua capacidade de carga e velocidade, são uma espécie de concorrente europeu ao americano C-130H ou J, talvez um pouco maior, producto da omnipotente AIRBUS, quando pelo preço de 3 unidades europeias, poderia Portugal comprar e com contrato de manutenção relativo, sustentar uma frota de 6 a 8 C-130H + 2 C-17 Globemaster, em vez de ficar reduzida ao menor indicador comum, que é o de ter num futuro mais ou menos distante 3 a 5 A-400M muito dispendiososo na compra, e 12 C-295 de meia idade nessa altura (2020).
Como se vê, a indústria europeia é ainda algo incipiente, de que ressalta a questão das peças de substituição para os Merlin EH-101.
Como Portugal no seio da Aliança, e no âmbito da União Europeia não tem capacidade e desejo de ser uma potência regional ao nível de equipamentos militares de ataque, poderia ter antes mais valias ao nível de logística e transporte de tropas/equipamentos para projecção e sustentação de forças integradas em missões NATO ou europeias, sempre sob os auspícios de uma defesa comum europeia e devidamente enquadrada pelo Direito Internacional, ou ainda para causas humanitárias.
Por isso eu abro este enquete, ao qual gostaria que dessem as vossas opiniões sinceras.
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Rui Elias Maltez escreveu:Portugal dispõe actualmente de 6 C-130H operacionais e nas OGMA uma excelente escola de manutenção destas aeronaves, oficinas procuradas por países diversos.
A FAP tem procurado mais o recurso a estas aeronaves que estão agora a meio de vida, dada a participação cada vez maior das FA's portuguesas em múltiplos teatros de operações, desde o Afeganistão, ao Chade, passando recentemente pelo Gabão, sustentação de forças no Líbano, Kosovo, etc.
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Acontece que os A-400M, pela sua capacidade de carga e velocidade, são uma espécie de concorrente europeu ao americano C-130H ou J, talvez um pouco maior, producto da omnipotente AIRBUS, quando pelo preço de 3 unidades europeias, poderia Portugal comprar e com contrato de manutenção relativo, sustentar uma frota de 6 a 8 C-130H + 2 C-17 Globemaster, em vez de ficar reduzida ao menor indicador comum, que é o de ter num futuro mais ou menos distante 3 a 5 A-400M muito dispendiososo na compra, e 12 C-295 de meia idade nessa altura (2020).
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Deixem de conversa e comprem logo uns 10 C-390... gentileza pagar em euros...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Rui Elias Maltez
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Há fotos desse vosso avião, e provas dadas?
Preços por unidade?
Pelo que percebi, seria um avião não tanto estratégico, mas mais táctico, ou estarei errado?
Preços por unidade?
Pelo que percebi, seria um avião não tanto estratégico, mas mais táctico, ou estarei errado?
- Vinicius Pimenta
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Rui, o C-390 será do porte de um C-130J.
A Colômbia já formalizou parceria e a Suécia e a África do Sul estão em negociações.
A aeronave vai utilizar algumas coisas já desenvolvidas dos E-Jets da Embraer.
Uma imagem preliminar:
A Colômbia já formalizou parceria e a Suécia e a África do Sul estão em negociações.
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Vinicius Pimenta
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Está correto. Ele terá praticamente o mesmo alcance do C-130, com a mesma carga útil , mas terá velocidade de cruzeiro cerca de 30% maior. Tb custará na faixa de US$ 50 mi, contra cerca de quase US$ 80 mi de um C-130J.Rui Elias Maltez escreveu:Há fotos desse vosso avião, e provas dadas?
Preços por unidade?
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- Rui Elias Maltez
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Hummm... Acho estranho a África do Sul estar nessa, já que está compradora do A-400M, que pouco mais leva que um C-130H ou J, pelo que nem vale pela diferença de preço.
Agora se esse novo avião, o C-390, ficar por esse preço, e dependendo das suas performances e capacidades e fiabilidade, será um avião muito competitivo.
Já há datas aproximadas para as primeiras entregas, ou o projecto depende ainda de haver ou não compradores?
Agora se esse novo avião, o C-390, ficar por esse preço, e dependendo das suas performances e capacidades e fiabilidade, será um avião muito competitivo.
Já há datas aproximadas para as primeiras entregas, ou o projecto depende ainda de haver ou não compradores?
- Vinicius Pimenta
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
O projeto ainda está no início. A estimativa é que o primeiro vôo acontença por volta de 2012.
Vinicius Pimenta
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- soultrain
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Rui,
O A-400M tem alcance e carga perto do C-130? Então não vale a pena o C-17 já que os seu alcance e carga é perto do C-130,,,,
Em figurinha para perceber as diferenças:
O C-390 pode ter parte construida em Portugal, Portugal não comprou os A-400M, faz todo o sentido que a FAP olhe para o C-390.
[[]]'s
O A-400M tem alcance e carga perto do C-130? Então não vale a pena o C-17 já que os seu alcance e carga é perto do C-130,,,,
Em figurinha para perceber as diferenças:
O C-390 pode ter parte construida em Portugal, Portugal não comprou os A-400M, faz todo o sentido que a FAP olhe para o C-390.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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- Túlio
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Pois é, li em algum lugar que a OGMA estaria no programa ou teria sido convidada, não lembro bem, mas é algo por aí...
De mais a mais, uma frota de C390 novinhos sempre seria incomensuravelmente mais eficaz do que uma de véios, remendados e cansados C130...
Quanto a A400 = C130, vai pesquisar, Maltez véio, isso num se diz, POWS!!!
(((Tirando o fato de ambos serem turbohélices, o que os torna similares, a diferença em capacidade de carga é BRUTAL!)))
De mais a mais, uma frota de C390 novinhos sempre seria incomensuravelmente mais eficaz do que uma de véios, remendados e cansados C130...
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“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Ué, á Embraer não é dona de uma parte da OGMA?? Pelo que sei o seu capital é detido em 65% pelo consórcio Airholding SGPS, composto pela Embraer e EADS, sendo os restantes 35% detidos Estado Português (Empordef).
Abs
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Se o governo Brasileiro parasse com essa birra de só buscar parceiros na América do Sul e na África, Portugal Devería ser nosso parceiro preferêncial no projeto e uma porta de entrada para o mercado Europeu...
Mas a política Sul-Sul do Itamaraty não deixa...
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- Túlio
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Falta a opção C390. Até lá, não voto.
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
E os C-390 vem com os manuais em português!
- faterra
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Muita calma! Aguenta firme. Este governo não é similar ao de Chávez - eterno.Sniper escreveu:Se o governo Brasileiro parasse com essa birra de só buscar parceiros na América do Sul e na África, Portugal Devería ser nosso parceiro preferêncial no projeto e uma porta de entrada para o mercado Europeu...
Mas a política Sul-Sul do Itamaraty não deixa...
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- faterra
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Re: FAP - QUE OPÇÕES PARA O FUTURO DO TRANSPORTE ESTRATÉGICO?
Só voto se houver a opção do C-390. Isto é discriminação!
Se parar para pensar e deixar a viadagem de lado os EUA compram logo uns 300 aparelhos.
Se parar para pensar e deixar a viadagem de lado os EUA compram logo uns 300 aparelhos.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra