Vinicius Pimenta escreveu:henriquejr escreveu:
É disso que a muito tempo eu venho falando aqui, inclusive em diversas discurções com o Zero!
Mais vale uma carabina nas mãos de um policial bem treinado que um fuzil 7.62 nas mãos de um que só sabe apontar e apertar o gatilho!
Sempre defendi aqui o uso de armas adequadas para combate urbano nas mãos de policiais bem treinados! Os policiais com pouco treinamento vão sempre querer armas mais potentes, como se isso fosse compensar a deficiência do mesmo!
E desde quando a Carabina vai fazer com que o policial esteja bem treinado? Por acaso ela tem algum dispositivo de auto-treinamento? Só de portá-la o cara já vai estar treinado?
Se não, o treinamento adequado para a Carabina, transferido para o fuzil, surte o mesmo efeito. Ou não? Ou o fuzil é alguma arma incontrolável? A gente podia defender a troca do FAL pela Carabina no EB, afinal de contas, os recrutas não sabem usar o fuzil direito mesmo.
Só para vocês verem que não é bem assim, os tiros disparados no carro onde estavam o menino foram, senão todos, em sua maioria de pistola. Estão transferindo para a arma a culpa que não é dela. O problema não foi a falta de CAPACIDADE de usar o fuzil e sim a falta de PREPARO em ABORDAGEM. Se os policiais tivessem com uma Carabina naquele episódio, o resultado seria o mesmo.
Não foi isso que eu quis dizer Vinícius!
O problema é que criou-se uma cultura no Rio de que só se resolve a situação com armamentos pesados, com helicopteros blindados, com fuzis 7.62(porq para muitas 5.56 é fraquinho d+, é coisa de moça!), metralhadoras, etc....
O fato é que armamento pesado NUNCA faltou nas mãos das forças de segurança do Rio e o que se ver é que a situação só piora!
Policiais mal treinados andando com fuzis pelas ruas, se achando o rambo e dando tiros a esmo, levando consigo kilos e mais kilos de munição!
Isso tudo acontece por falta de planejamento, de equipes policias bem treinadas, inteligencia, etc, tentam resolver a coisas com a força bruta e isso nem guerras convencionais vencem(vide o emprego de armas mais leves, de comandos e forças especiais nos ultimos conflitos!).
Veja a policia de São Paulo, que ao meu ver é um dos exemplos a ser seguido, dificilmente você verá fuzis nas mãos de policias comuns! A ROTA, a unidade mais operacional da PM/SP, usam em sua maioria pistolas e submetralhadoras! E não venha me dizer que São Paulo é uma maravilha em termos de segurança! Lembrem-se como São Paulo era a 10, 15 anos atrás, tão ou até mais perigoso que o Rio de Janeiro na época! Se hoje SP vive uma situação muuuito melhor que o Rio isso se deve a forma com que investiram nas suas respectivas polícias, a primeira investiu pesado na capacitação dos policiais enquanto que a segunda investiu em armamentos pesados, carros blindados, etc...
O Rio tem que repensar toda a estrutura de sua polícia e demais orgãos da segurança pública!
.