Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#76 Mensagem por EDSON » Sex Jul 04, 2008 3:18 pm

Melhor uma montadora que um centro de manutenção.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#77 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 04, 2008 3:23 pm

brisa escreveu:Nao estou entendendo, ainda a sua lógica.

Tu es contra o Heli em questao ou o investimento da EADS em si.

A Embraer surgiu como?????

Se a Agusta estivesse no lugar da EADS seria diferente???

Que ganhe os políticos, mas que venca o Brasil

Que vençamos sempre, mas não é deste jeito que conseguiremos isso.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
brisa

#78 Mensagem por brisa » Sex Jul 04, 2008 3:30 pm

Gente, nesta altura do campeonato, é melhor a EADS do que comecarmos do zero.

Duvido que o capital votante, fique com maioria francesa, como foi noticiado pelo jornal Frances.Ao que consta ate o presente momento a EADS tem somente 45%
da empresa.

Se quando a Helibras foi criada e tivésse-mos aqui no Brasil um Cicaré como na Argentina, talvez a história teria sido outra.Mas ela foi criada ja com capital da eurocopter.

SDS

brisa

#79 Mensagem por brisa » Sex Jul 04, 2008 3:32 pm

Immortal,

Ja estava dando falta de vc aqui hoje :mrgreen: VC e o Tiger :mrgreen:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 04, 2008 3:34 pm

brisa escreveu:Gente, nesta altura do campeonato, é melhor a EADS do que comecarmos do zero.

Duvido que o capital votante, fique com maioria francesa, como foi noticiado pelo jornal Frances.Ao que consta ate o presente momento a EADS tem somente 45%
da empresa.

Se quando a Helibras foi criada e tivésse-mos aqui no Brasil um Cicaré como na Argentina, talvez a história teria sido outra.Mas ela foi criada ja com capital da eurocopter.

SDS

Discordo, desta forma continuaremos a ser meros montadores de helis.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#81 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 04, 2008 3:34 pm

brisa escreveu:Immortal,

8-] 8-] 8-]

[ ]s

A-29
Sênior
Sênior

#82 Mensagem por A-29 » Sex Jul 04, 2008 4:01 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
A-29 escreveu:Vamos esclarecer umas coisas antes de continuar:

A Embraer já foi sim uma mera montadora de projetos estrangeiros, vide os vários modelos que ela montou sob licença nos anos 70 e 80 (Olha o Xavantão aí);
Ah é, cara? Puxa, jurava que o Bandeirante, que entrou em produção em série em 1971, ou seja, dois anos após a fundação da empresa, fosse um projeto nacional. :wink: Depois a gente pode falar do Ipanema, Xingu, Brasília...

Ou seja, completamente diferente. A Embraer foi desde o início criada para ser o que é hoje, a Helibras também.

É sim, cara! E isso não é demérito pra ninguém. A Embraer foi mera montadora tanto do Sêneca como, principalmente, do Xavantão. Foram projetos vindos prontos de fora, que trouxeram conhecimento e dinheiro em caixa para a empresa. O que tem de errado com isso?

Mas entendo a indignação com a Helibrás, a qual nunca teve um departamente de engenharia e desenvolvimento forte, ao contrário da Embraer.
Por mais mal contada que seja essa história do investimento da Helibrás, a alternativa seria comprar um outro modelo de Heli no exterior, sem nadinha dele sendo feito aqui. Não sou lá muito favorável a comprar Cougars a essa altura do desenvolvimento do NH-90, mas com ele sendo montado aqui, obviamente que deve haver facilidades posteriores em sua manutenção. Se fôssemos polarizar a discussão em torno do que os foristas aqui dizem, as alternativas seriam ou comprar o Cougar ou comprar o BlackHawk, com a diferenã de que este viria necessariamente pronto de fora e não teria nennhuma chance no mercado civil.
Minha crítica é justamente por isso. Não temos alternativa. Porque pra mim houve a acomodação do país com uma "frabricante" nacional, que na verdade é montadora.
Talvez a existência da Helibras tenha prejudicado o desenvolvimento de outra empresa verdadeiramente nacional de helicópteros, mas se isso fôsse verdadeiro, o mercado brasileiro não estaria comprando Cessnas e Cirrus às centenas, pois a ausência de um grande fabricante nacional de monomotores a pistão seria um grande incentivo a que uma fábrica nacional de monomotores naturalmente se desenvolvesse por aqui, o que nunca ocorreu.
Mas já temos fabricantes de pequeno porte nacionais. Ter uma empresa nacional não significa ter o monopólio do mercado. Ao meu ver a Helibras faz muito bem ao Brasil, mas sinto muita falta de uma empresa nos moldes da Embraer nessa área.
Se me permite um trocadilho com sua frase, AINDA temos APENAS fabricantes de pequeno porte nacionais no que se refere a monomotores a pistão. Quer coisa mais simples, barata e de baixa tecnologia que um Cessna? Pois faz 50 anos que importamos um balaio deles anualmente, e até hoje nenhuma empresa nacional foi capaz de ter participação significativa nesse segmento, que gera muito dinheiro e muitos empregos. Existem algumas pequenas empresas de planadores e montadoras de kits experimentais, e só.

Comparando este meu raciocínio com o mercado de helis, se a Helibrás não existisse acredito que o resultado prático é que simplesmente não teríamos nenhuma fabricante de helis nacional. (ou montadora, como preferirem).

Só para finalizar, agente enche a boca de orgulho pra falar da Embraer (é de encher mesmo), mas a verdade é que muito pouco naqueles belos E-jets é nacional. Fiquei estarrecido ao ver um post do Vector lá no BM dizendo que até mesmo porcas, parafusos, arruelas e, acreditem se quiser, o alumínio das fuselagens é importado.

Por esse tipo de coisa é que precisamos nos conscientizar de que o caminho a seguir na nacionalização de aeronaves ainda é muito, mas muito longo.

A produção local de projetos estrangeiros é um dos passos a seguir. Tomara que o governo utilize seus instrumentos de incentivo e continue a caminhada.

brisa

#83 Mensagem por brisa » Sex Jul 04, 2008 4:08 pm

A-29 escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Ah é, cara? Puxa, jurava que o Bandeirante, que entrou em produção em série em 1971, ou seja, dois anos após a fundação da empresa, fosse um projeto nacional. :wink: Depois a gente pode falar do Ipanema, Xingu, Brasília...

Ou seja, completamente diferente. A Embraer foi desde o início criada para ser o que é hoje, a Helibras também.

É sim, cara! E isso não é demérito pra ninguém. A Embraer foi mera montadora tanto do Sêneca como, principalmente, do Xavantão. Foram projetos vindos prontos de fora, que trouxeram conhecimento e dinheiro em caixa para a empresa. O que tem de errado com isso?

Mas entendo a indignação com a Helibrás, a qual nunca teve um departamente de engenharia e desenvolvimento forte, ao contrário da Embraer.
Minha crítica é justamente por isso. Não temos alternativa. Porque pra mim houve a acomodação do país com uma "frabricante" nacional, que na verdade é montadora.
Mas já temos fabricantes de pequeno porte nacionais. Ter uma empresa nacional não significa ter o monopólio do mercado. Ao meu ver a Helibras faz muito bem ao Brasil, mas sinto muita falta de uma empresa nos moldes da Embraer nessa área.
Se me permite um trocadilho com sua frase, AINDA temos APENAS fabricantes de pequeno porte nacionais no que se refere a monomotores a pistão. Quer coisa mais simples, barata e de baixa tecnologia que um Cessna? Pois faz 50 anos que importamos um balaio deles anualmente, e até hoje nenhuma empresa nacional foi capaz de ter participação significativa nesse segmento, que gera muito dinheiro e muitos empregos. Existem algumas pequenas empresas de planadores e montadoras de kits experimentais, e só.

Comparando este meu raciocínio com o mercado de helis, se a Helibrás não existisse acredito que o resultado prático é que simplesmente não teríamos nenhuma fabricante de helis nacional. (ou montadora, como preferirem).

Só para finalizar, agente enche a boca de orgulho pra falar da Embraer (é de encher mesmo), mas a verdade é que muito pouco naqueles belos E-jets é nacional. Fiquei estarrecido ao ver um post do Vector lá no BM dizendo que até mesmo porcas, parafusos, arruelas e, acreditem se quiser, o alumínio das fuselagens é importado.

Por esse tipo de coisa é que precisamos nos conscientizar de que o caminho a seguir na nacionalização de aeronaves ainda é muito, mas muito longo.

A produção local de projetos estrangeiros é um dos passos a seguir. Tomara que o governo utilize seus instrumentos de incentivo e continue a caminhada.
X2

Booz
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Booz » Sex Jul 04, 2008 4:09 pm

Infelizmente é isto mesmo.
Muita coisa até existe disponível a tecnologia em se fazer aqui mesmo, mas o desenvolvmento e produção de certos ítens não agüentaria o tranco da concorrência de preços com os importados, dai é melhor importar coisas que são até realtivamente simples.
O grande apelo da Embraer é o desenvolvimento de todas as fases do projeto, as séries e a montagem> Isto, com os custos que apresenta, fazem seu grande trunfo.

Imagem
Adriano
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por Adriano » Sex Jul 04, 2008 4:24 pm

Pessoal,

Acho que o que deveria ser analisado com cuidado é o S. Cougar... esse heli tem futuro?
O mercado civil ainda compra? E o militar? Alguém compra isso hoje em dia?
Minha dúvida é se vale a pena o investimento (bom... o governo brasileiro vai comprar esse heli porque é tecnicamente melhor ou porque vai ser montado aqui? Ambos? Tem sacagem nisso?). Sei não.... isso cheira a oportunismo de alguns no governo e na helibrás...

Abraços,

Adriano

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Booz
Sênior
Sênior

#86 Mensagem por Booz » Sex Jul 04, 2008 4:37 pm

Adriano, isto seria, mais ou menos, como à época do FX 1.0, ter aquela montagem dos 2000-5 aqui? Foi isto que os franceses andaram oferecendo como vantagem.

Imagem
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#87 Mensagem por Tigershark » Sex Jul 04, 2008 5:48 pm

Immortal Horgh escreveu:
brisa escreveu:Immortal,

8-] 8-] 8-]

[ ]s

8-] 8-] 8-] Antes tarde do que nunca!(The man of little faces)

brisa

#88 Mensagem por brisa » Sex Jul 04, 2008 5:52 pm

Tigershark escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
8-] 8-] 8-]

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

8-] 8-] 8-] Antes tarde do que nunca!(The man of little faces)

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por Plinio Jr » Sex Jul 04, 2008 6:02 pm

Começo a ficar preocupado com as ¨transferencias de tecnologia¨que tanto propagam nestas novelas (FX, Helis e subs.) :!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#90 Mensagem por Tigershark » Sex Jul 04, 2008 6:16 pm

Eu também,Plínio.Se todas seguirem esta cartilha de montadoras nas quais a única transferência se restringe à viagem do país de origem para o Brasil vai ser uma decepção imensa.

Responder