Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2566 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 21, 2008 2:31 pm

Bah! Mas ainda não entendi pra que heli de ataque na FAB...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2567 Mensagem por Sideshow » Sáb Jun 21, 2008 2:34 pm

Bolovo escreveu:Bah! Mas ainda não entendi pra que heli de ataque na FAB...
2

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2568 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jun 21, 2008 3:00 pm

O principal de tudo, não vejo o porque de um heli de ataque na FAB, além de que, o Mangusta é um heli de ataque e foi projetado para isto, diferente do Mi-35.... :!:
:!:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Bolovo
Sênior
Sênior

#2569 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 21, 2008 3:09 pm

São helis diferentes, projetados para funções diferentes, e que vão fazer na FAB uma função mais diferente do que qualquer uma que já foi planejada.

É doidisse total.

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2570 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jun 21, 2008 3:11 pm

Bolovo escreveu:São helis diferentes, projetados para funções diferentes, e que vão fazer na FAB uma função mais diferente do que qualquer uma que já foi planejada.

É doidisse total.
Pois é...vão investir em algo desnecessário para a FAB, enquanto isto, a aviação de caça, que é obrigação da FAB.... :idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Bolovo
Sênior
Sênior

#2571 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 21, 2008 3:15 pm

Não precisa sair dos helis.

Os 47 Huey antigassos, aquele monte de Esquilo, os Super Puma, enfim, um monte de helicoptero.

Os unicos helis novos que chegaram são os Blackhawk, e só seis.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#2572 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 21, 2008 3:33 pm

Sir Isac Newton disse: "Se pude ver mais longe é porque estava apoiado em ombros de gigantes."

Quando minha mulher ainda fazia faculdade, ela ouvi de uma professora sua: "Toda pessoa tem um teto, depois que se bate a cabeça nele é impossível enxergar mais alguma coisa. O pior é que tais pessoas insistem em dizer que não existe mais nada além deste ponto, mas é porque não conseguem enxergar (compreender) o que outras pessoas enxergam (teto mais alto)."

A vida lamentavelmente é assim, mas então podemos tirar uma lição básica disto tudo: antes de criticar é melhor buscar a compreensão e o entendimento, ou seja, elevar o próprio teto "operacional". Só o próprio indivíduo é capaz disso, não tem como outra pessoa empurrar guela abaixo a compreensão (ou seja, não se terceiriza compreensão).

Saudações cordiais,

Orestes

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#2573 Mensagem por Sniper » Sáb Jun 21, 2008 5:06 pm

Eu creio que não seja questão de teto mais alto ou mais baixo, diria que algumas pessoas tem mais informações e outras menos informações.

Querer que alguém com pouca ou nenhuma informação acredite neste governo apenas pela fé (certeza do que não vê) é pedir demais, mas demais MESMO!

Abraços!

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2574 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jun 21, 2008 5:14 pm

Sniper, acho que a questão aqui não é acreditar no governo ou não.

O que se tem questionado de maneira contundente é a opção da FAB por helicópteros de ataque simplesmente porque o "senso comum" diz que esse tipo de vetor seria de responsabilidade do Exército. Além de questionada, essa decisão vem gerando comentários bastante depreciativos sobre a Força. No meu entender, é lamentável. Não concordar é direito de cada um, mas é preciso ter embasamento e, mais ainda, respeitar aqueles (militares) que vivem dentro da realidade operacional da Força e devem ter suas razões para isso tudo. Sem levar isso em conta, concordo com a "teoria do teto".

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#2575 Mensagem por Sideshow » Sáb Jun 21, 2008 5:16 pm

Eu sei que se a Venezuela comprar MBT modernos teremos a necessidade de ter helicópteros de Ataque, mas isso não muda minha opinião que eles deveriam ser operados pelo EB.

orestespf
Sênior
Sênior

#2576 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 21, 2008 5:33 pm

Sniper escreveu:Eu creio que não seja questão de teto mais alto ou mais baixo, diria que algumas pessoas tem mais informações e outras menos informações.

Querer que alguém com pouca ou nenhuma informação acredite neste governo apenas pela fé (certeza do que não vê) é pedir demais, mas demais MESMO!

Abraços!
Olá Sniper,

não me referia a compras de um dado vetor para uma dada Força especificamente, me referia ao fato de que alguns amigos e colegas não conseguem compreender o motivo da FAB adquirir hélis de ataque. Isto não depende do Governo, não depende da marca/modelo, muito menos do país de origem. Outra coisa, não depende de ter-se ou não informação privilegiada, depende apenas de compreender os motivos que levaram a FAB a decidir adquirir vetores desta natureza.

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#2577 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 21, 2008 5:40 pm

Sideshow escreveu:Eu sei que se a Venezuela comprar MBT modernos teremos a necessidade de ter helicópteros de Ataque, mas isso não muda minha opinião que eles deveriam ser operados pelo EB.
Olá Side,

estive em três bases da FAB recentemente, todas de BSB pra cima. Conversei com vários pilotos e todos os comandantes, foram unânimes em dizer que tais meios (hélis de ataque) são pra lá de bem vindo e que não se trata de uma aventura fabiana e nem uma espécie de "brinde". São as mesmas pessoas que são amantes dos BH´s, dos A-29, dos R-99 e os mesmos que não conseguem esconder suas... sobre os C-105. Os caras me deram n-motivos para a FAB ter tais hélis, mas um comandante foi bem claro: ainda não é hora de falar sobre isso, ok professor? Recado dado, recado anotado e seguido.

Faço uma singela comparação: prefiro ver a FAB operando hélis de ataque do que saber que o EB vai colocar MBT em Roraima, isto sim me assustaria e muito.

Outra coisa, o EB vai ter seu héli de ataque, já está acertado que sim, mas ainda não definiram o modelo. Conversei com alguns generais 4 Estrelas que me confirmaram isso, até com algum detalhe, mas pediram para não soltar nem boato, visto não ter nada definido sobre modelo, valor, data.

Abração,

Orestes

Bolovo
Sênior
Sênior

#2578 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 21, 2008 6:50 pm

Falei?!

A FAB vai ter um heli de ataque, o EB outro e logo depois a MB... outro...

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#2579 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jun 21, 2008 6:56 pm

Para FAB embarcar na aquisição de um heli de ataque, ao meu ver, somente após fazer devidamente os seus ¨deveres de casa¨, que diga-se de passagem, são muitos, vão de novos vetores de combate, armamento para os mesmos, helis de transporte entre outras cousitas...

Após fazer a lição de casa...pode-se inventar a vontade... :!:

orestespf
Sênior
Sênior

#2580 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 21, 2008 7:02 pm

Bolovo escreveu:Falei?!

A FAB vai ter um heli de ataque, o EB outro e logo depois a MB... outro...
Bolovo, não sei nada sobre modelos, mas faz algum sentido o EB ter um modelo "mais ataque" do que a FAB. O que eu acho errado é a FAB ter um héli "caça-tanques", aí não dá, tem que ser algo mais específico pra ela mesmo. Por outro lado, não faz sentido o EB ter o mesmo héli só para ter comunalidade dos meios, mas podemos imaginar um héli pelo menos com "base comum", algo facilitaria a manutenção, etc.

Os caras não me disseram nada, nem sugeriram algo, nem mesmo suas preferências pessoais, apenas disseram que é mais do que necessário, que o EB está levando o assunto a sério e que conta com o apoio do Governo. Cheguei a perguntar "pra quando", mas só ouvi algo genérico do tipo "já passou da hora, está demorando".

Vamos ver, o EB é meio enrolado mesmo, apesar de existir grandes nomes em seu quadro.

Abração,

Orestes

Responder