É foda... se o Jobim fala que vai sei lá, passear e comprar um ursinho em NY já é motivo para sermos capachos dos EUA.
Calma homi!
Bolovo, você é um cara inteligente, equilibrado e etc, etc, etc. Portanto, achava que não precisaria expor aqui os motivos da minha preocupação com estas bondades americanas. Na minha família acompanhamos assuntos militares desde a II-GM. Sem querer desmerecer você, até porque não tenho essa capacidade, te digo com a minha sincera alma que devemos sim desconfiar das bondades americanas. Por quê?
Bolovo, os EUA precisam da gente exatamente prá quê? NADA, absolutamente nada, nem petróleo, nem materiais, nem nada. Isso está provado por quase um século de descaso conosco e com a região. Não vai ser o petróleo que vai mudar isso, a menos que queiramos nos tornar uma Arábia Saudita, que depende em tudo dos EUA, ou tantos outros países que assim se posicionam. Fora o fato incontestável de que mesmo que venhamos a comprar 500 SU-35-1, não deixaremos de ser amigos e parceiros dos EUA.
Mas vamos ver por outro prisma essa questão. Se nós somos amigos, aliados, parceiros e tudo mais dos EUA a tanto tempo, porque diabos a FAB+GOV já não comprou caças americanos desde sempre? Ora, se não existe absolutamente nenhum motivo para receios, porque titubear diante de caças excelentes e armas idem? Porque desde o FX-1 nenhum caça americano passou da fase das intenções?
Porque estamos abrindo mão da maravilhosa parceria americana para sequer olhar para caças russos????
Por que estamos tentados a comprar aviões "ruins, velhos, mal acabados, com armas que não funcionam e de um país falido e na merda"? Qual a razão de abrirmos mão de F-35FFBR+AIM-120C7(que ninguém tem ainda)+AEGIS+etc+etc+etc ?????
Cara, é muita vantagem, é muita coisa boa, muito filé, tem de haver alguma razão lógica para isso, não pode ser porque temos "comunistas" no governo, ou porque o Lula gosta de fazer beicinho para os EUA. Aliás nosso relacionamento com eles só melhorou depois do Lula.
Então Bolovo, tem caroço nesse angú e já se sabe disso desde tempos imemoriais, desde antes de eu e você nascermos já se sabia disso. O ponto é que nos dias de hoje temos opções, temos escolhas, tão boas ou até melhores.
Como disse o Orestes, agora é a hora de vermos quem coloca as bondades no papel e assina.
E olha, não pense nem por um segundo que ficaria triste com F-18E aqui. Ficaria triste sim, se junto não vierem as oportunidades que estamos tendo em termos de acesso a tecnologias sensíveis e de desenvolvimento de nosso parque industrial como um todo.
Sou flankeiro mas não sou burro, ou muito burro.
Abraços!!!!!