
http://www.defesanet.com.br/eurosatory2008/index.htm
Alguém notou a propaganda da Iveco?

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Krauss-Maffei Wegmann e a General Dynamics European Land Systems Produzirão Sistema de Artilharia Avançado
- DONAR: um programa conjunto para desenvolver uma nova geração de um sistema de artilharia de tubo 155 mm, aerotransportável (< 32 toneladas), e de operação autônoma
- Revolução na artilharia: DONAR muda a doutrina convencional da artilharia
- Objetivo é de substituir os atuais sistemas em operação nos exército modernos
A Krauss-Maffei Wegmann (KMW), Munique, e a General Dynamics European Land Systems (GD ELS), Viena, estão desenvolvendo de forma conjunta e colocarão no mercado uma nova geração de um sistema de artilharia de 155mm, aerotransportável e operado remotamente. O sistema ressalta a crescente importância para a necessidade de fogo indireto de precisão, capacidade que poderá aumentar ou até substituir o apoio proporcionado por unidades aéreas de asa fixa ou rotativa.
Frank Haun, CEO da KMW e C. Ulrich, presidente da General Dynamics European Land Systems, compartilham os mesmos valores na parceria: “Nós compartilhamos o valor da colaboração. Esse programa traz significantivas inovações e beneficiará a todos nós.”
O sistema da KMW / GD ELS, batizado de DONAR, propicia as capacidades que mudarão a doutrina de emprego convencional da artilharia. O DONAR não somente reduz a tripulação e o trem logístico, mas também introduz as operações autônomas. O sistema pode substituir os atuais sistemas (M109, AS90, K9, etc.) em serviço nos exércitos modernos.
O primeiro protótipo já iniciou rigorosos testes de mobilidade e de fogo nas instalações da Agência Alemã BWB (Bundesamt für Wehrtechnik und Beschaffung), e será mostrado na exposição de defesa EUROSATORY, Paris, França.
O DONAR é um programna conjunto de tecnologia européia da GD ELS e da KMW que utiliza recursos específicos e compartilha capacidades entre as empresas, criando um verdadeiro valor para as forças européias e internacionais de defesa. O esforço conjunto também segue a tendência européia de programas multinacionais na área de forças terrestres.
Características únicas do sistema: Solução Única
DONAR possui características múltiplas que são únicas na comunidade artilheira mundial
Aerotransportabilidade – o total do sistema pesa menos que 31 toneladas, permitindo ser transportado pelo futuro avião de transporte europeu A400M ou outro avião com as mesmas características de capacidade.
Operação Autônoma - Um módulo completo que funciona de modo remoto está acoplado a um canhão de 155mm (52 calibres), propiciando a vantagem da potência de fogo de um PzH2000.
O alcance máximo do DONAR está na faixa dos 56 km. A munição armarzenada a bordo inclui 30 projéteis de 155 mm e o número correspondente de cargas de propulsão. Mesmo com uma expressiva redução em peso o modulo do canhão é operacional sem qualquer estabilização adicional e propicia uma capacidade de tiro de 360º. Em adição o sistema autônomo do DONAR é um passo na direção de o sistema ser incluído em uma operação centrada em redes (networked).
Alta mobilidade e sobrevivência – O sistema possui a mobilidade de um Veículo de Combate de Infantaria (Infantry Fighting Vehicle), já que adota um chassi adaptado do ASCOD 2 para versão de artilharia.
Separado do sistema automático do módulo de controle a tripulação de somente dois soldados (motorista e comandante) opera o sistema a partir do interior de uma cabine com elevada proteção,aumentando a sobrevivência e permitindo grande cadência de fogo e manobras de movimento. A sobrevivência do sistema é garantida pela silhueta baixa da cabina e a capacidade de sobrevivência contra: mísseis, impacto balísticos, fragmentos de artilharia e morteiros, a cabina atende aos requisitos de proteção da OTAN.
Eu aposto fortemente, que, além da família VBTP-MR (qual seria o novo nome comercial da viaturaAlguém notou a propaganda da Iveco?
Demorou! Caminhão militarizado não é caminhão militar!Brasileiro escreveu:Eu aposto fortemente, que, além da família VBTP-MR (qual seria o novo nome comercial da viaturaAlguém notou a propaganda da Iveco?), a IVECO vai trazer sua linha de caminhões militares e blindados leves:
abraços]
É bom a Mercede-Benz ficar esperta, a VW já quebrou a sua hegemonia de fornecedora de caminhões para as FA's e com um novo entrante nesse mercado a coisa só piora, para ela é lógico. Para o Brasil? Melhor impossível, vejamos: geração de empregos, de divisas (potencial de exportação para a A.S.) e podemos equipar nossas FA's com um veículo MILITAR!Brasileiro escreveu: Eu aposto fortemente, que, além da família VBTP-MR (qual seria o novo nome comercial da viatura), a IVECO vai trazer sua linha de caminhões militares e blindados leves:
abraços]