


![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
Compartilhando com a democracia que brilha na Constituição deste glorioso país, então eu posso discordar de você Brisa.brisa escreveu: Amigo orestes
Como isto aqui é um forum democratico e de debates, discordo de tudo o que vc colocou.
Vejamos; Um porta nao operacional, uma ala embarcada inexistente a querendo intimidar a uma ARA Argentina no c. do Ze Aristeu , mas com uma experiencia (bravamente diga-se de passagem) de combate recente..... a armada Bolivariana disparando foguetes pirotécnicos fabricados na Italia
![]()
com os Sukhois tentanto acertar alvos com o KHagada....por favor....
![]()
O A-12 nao mete medo em ninguem...... leia os foruns dos vecinos.....eles tem toda razao.![]()
Respeitam as forcas armadas do Brasil, pelo profisionalismo, pelo seu efetivo, pela sua industria, pela sua economia,pela grandeza do pais , mas veem o A12 como um alvo parecido como uma rolinha pousada "de peito" em um pe de jaboticabeira.
Acho que os A4, deveriam serem colocados em voo, apenas para treinamento ou doutrina de aviacao naval, que acho que ja perdemos; (treinamento e pedidos de desligamento de vários pilotos da MB).
Enfim.... acho que a MB deveria canabalizar 14 e colocar os restantes pra voar em prol do treinamento deste bravos pilotos da nossa glorioza MB.
abracos
PS.: A informacao que tu tens da modernizacao dos Falcoes.......sei nao
com respeito e admiracao
Brisa
Olá Brisa,brisa escreveu:Amigo orestesorestespf escreveu: Realmente o amigo está muito equivocado, mas respeito sua opinião. Talvez esteja tomando como exemplo a marinha americana, aí não dá pra nós, nem mesmo com um moderno PA. Pense na nossa realidade, pense na AS e/ou AL. No mínimo com um PA como o nosso, operacional claro, abre-se duas frentes de batalhas, algo insustentável para a Argentina, Venezuela, etc.
O que o Brasil precisa é de um eficiente sistema de defesa e não de ataque, neste caso o papel de um PA é essencial, só de ter, já intimida muita gente. Mas deixemos isso de lado.
Outra coisa, muito mais importante do que modernidade e/ou firulas é a operacionalidade, a doutrina e a capacidade total de usar um equipamento. Ter, muita gente tem, mas ser efetivo...
Por isso uma das políticas da MB é só comprar equipamentos que estejam efetivamente operacionais, principalmente no país fabricante. É uma forma de ter certeza que um dado equipamento funciona na prática, que foi testado e se possível em combate real.
Este é o problema da FAB... Falta-lhe juízo!!!
Abração,
Orestes
PS: editado: cadê sua mensagem original???? Então, ignore o que escrevi.
Como isto aqui é um forum democratico e de debates, discordo de tudo o que vc colocou.
Vejamos; Um porta nao operacional, uma ala embarcada inexistente a querendo intimidar a uma ARA Argentina no c. do Ze Aristeu , mas com uma experiencia (bravamente diga-se de passagem) de combate recente..... a armada Bolivariana disparando foguetes pirotécnicos fabricados na Italia
![]()
com os Sukhois tentanto acertar alvos com o KHagada....por favor....
![]()
O A-12 nao mete medo em ninguem...... leia os foruns dos vecinos.....eles tem toda razao.![]()
Respeitam as forcas armadas do Brasil, pelo profisionalismo, pelo seu efetivo, pela sua industria, pela sua economia,pela grandeza do pais , mas veem o A12 como um alvo parecido como uma rolinha pousada "de peito" em um pe de jaboticabeira.
Acho que os A4, deveriam serem colocados em voo, apenas para treinamento ou doutrina de aviacao naval, que acho que ja perdemos; (treinamento e pedidos de desligamento de vários pilotos da MB).
Enfim.... acho que a MB deveria canabalizar 14 e colocar os restantes pra voar em prol do treinamento deste bravos pilotos da nossa glorioza MB.
abracos
PS.: A informacao que tu tens da modernizacao dos Falcoes.......sei nao
com respeito e admiracao
Brisa
Olá Brisa,orestespf escreveu:quote="brisa"]Amigo orestesorestespf escreveu: Realmente o amigo está muito equivocado, mas respeito sua opinião. Talvez esteja tomando como exemplo a marinha americana, aí não dá pra nós, nem mesmo com um moderno PA. Pense na nossa realidade, pense na AS e/ou AL. No mínimo com um PA como o nosso, operacional claro, abre-se duas frentes de batalhas, algo insustentável para a Argentina, Venezuela, etc.
O que o Brasil precisa é de um eficiente sistema de defesa e não de ataque, neste caso o papel de um PA é essencial, só de ter, já intimida muita gente. Mas deixemos isso de lado.
Outra coisa, muito mais importante do que modernidade e/ou firulas é a operacionalidade, a doutrina e a capacidade total de usar um equipamento. Ter, muita gente tem, mas ser efetivo...
Por isso uma das políticas da MB é só comprar equipamentos que estejam efetivamente operacionais, principalmente no país fabricante. É uma forma de ter certeza que um dado equipamento funciona na prática, que foi testado e se possível em combate real.
Este é o problema da FAB... Falta-lhe juízo!!!
Abração,
Orestes
PS: editado: cadê sua mensagem original???? Então, ignore o que escrevi.
Como isto aqui é um forum democratico e de debates, discordo de tudo o que vc colocou.
Vejamos; Um porta nao operacional, uma ala embarcada inexistente a querendo intimidar a uma ARA Argentina no c. do Ze Aristeu , mas com uma experiencia (bravamente diga-se de passagem) de combate recente..... a armada Bolivariana disparando foguetes pirotécnicos fabricados na Italia
![]()
com os Sukhois tentanto acertar alvos com o KHagada....por favor....
![]()
O A-12 nao mete medo em ninguem...... leia os foruns dos vecinos.....eles tem toda razao.![]()
Respeitam as forcas armadas do Brasil, pelo profisionalismo, pelo seu efetivo, pela sua industria, pela sua economia,pela grandeza do pais , mas veem o A12 como um alvo parecido como uma rolinha pousada "de peito" em um pe de jaboticabeira.
Acho que os A4, deveriam serem colocados em voo, apenas para treinamento ou doutrina de aviacao naval, que acho que ja perdemos; (treinamento e pedidos de desligamento de vários pilotos da MB).
Enfim.... acho que a MB deveria canabalizar 14 e colocar os restantes pra voar em prol do treinamento deste bravos pilotos da nossa glorioza MB.
abracos
PS.: A informacao que tu tens da modernizacao dos Falcoes.......sei nao
com respeito e admiracao
Brisa
orestespf escreveu:
Sobre os A-4 serem modernizados ou não, só digo uma coisa, estou com os documentos em mãos, inclusive com a planilha de custos, acredite quem quiser, a coisa vai sair isso e só não saiu porque o SP não está navegando. Um passo de cada vez.
Grande abraço,
Orestes
Não é tão simples assim, Marcos. Não basta ter o SP navegando para colocar aviões em cima dele, tem que requalificar tudo, o tempo será suficiente para as coisas se encaixarem novamente. Outro ponto é o momento certo para ter a verba para a modernização, isto já está acertado dentro da MB.Immortal Horgh escreveu:orestespf escreveu:
Sobre os A-4 serem modernizados ou não, só digo uma coisa, estou com os documentos em mãos, inclusive com a planilha de custos, acredite quem quiser, a coisa vai sair isso e só não saiu porque o SP não está navegando. Um passo de cada vez.
Grande abraço,
Orestes
Professor, mas o SP volta em pouco tempo, então não seria o caso já ter os aviões em processo de modernização? Afinal de contas, como as coisas andam muito rápido por aqui, em menos de uns 2 anos eles não ficarão prontos.
[ ]s
Prezado BrigadeiroBrigadeiro escreveu:Compartilhando com a democracia que brilha na Constituição deste glorioso país, então eu posso discordar de você Brisa.brisa escreveu: Amigo orestes
Como isto aqui é um forum democratico e de debates, discordo de tudo o que vc colocou.
Vejamos; Um porta nao operacional, uma ala embarcada inexistente a querendo intimidar a uma ARA Argentina no c. do Ze Aristeu , mas com uma experiencia (bravamente diga-se de passagem) de combate recente..... a armada Bolivariana disparando foguetes pirotécnicos fabricados na Italia
![]()
com os Sukhois tentanto acertar alvos com o KHagada....por favor....
![]()
O A-12 nao mete medo em ninguem...... leia os foruns dos vecinos.....eles tem toda razao.![]()
Respeitam as forcas armadas do Brasil, pelo profisionalismo, pelo seu efetivo, pela sua industria, pela sua economia,pela grandeza do pais , mas veem o A12 como um alvo parecido como uma rolinha pousada "de peito" em um pe de jaboticabeira.
Acho que os A4, deveriam serem colocados em voo, apenas para treinamento ou doutrina de aviacao naval, que acho que ja perdemos; (treinamento e pedidos de desligamento de vários pilotos da MB).
Enfim.... acho que a MB deveria canabalizar 14 e colocar os restantes pra voar em prol do treinamento deste bravos pilotos da nossa glorioza MB.
abracos
PS.: A informacao que tu tens da modernizacao dos Falcoes.......sei nao
com respeito e admiracao
Brisa
Hoje, o A-12 não bota medo em ninguém mesmo, afinal, quem teria medo de um navio docado? Por isso, acho que ainda é cedo para tirar conclusões. A MB tem pouco menos de 10 anos que vem tentando criar sua própria doutrina operacional, começando do zero. Mesmo assim, quem tem uma Esquadra como a nossa? A Venezuela? Argentina? Chile?
O que a MB quer é poder de dissuasão e projeção de poder. Nossos interesses estão dentro do Atlântico Sul, nos limites que vão até o Trópico de Câncer (segundo a Associação Brasileira de Equipagens de Aviação de Patrulha) e para exercer esse domínio, é preciso ter uma arma que tenha projeção além dos canhões. Os vecinos não podem ter medo do A-12, mas numa crise, uma força tarefa fazendo "exercícios" próximo à costa daria-os bom assunto para discutir. Quem tem o poder de dissuadí-lo? Os mísseis da Venezuela? Talvez, mas basta um exercício conjunto FAB/EB na fronteira e outro passeio da MB próximo à costa e terão uma boa dor de cabeça para medirem quem terá prioridade em que.
Bom do fórum é avaliar as opiniões. Tá muito boa a discussão.
Até mais!
jp escreveu:Mas, Immortal, vc acaba colocando o pinho no "i" que todos nós queremos por.
afinal, ali, no papel, em cima dos números, vale mesmo modernizar os A-4 em detrimento à busca por novos (usados) caças?
Modernizar os A-4 não deveria estar sintonizado, de imediato, com negociações de novos vetores?
Como treinadores tudo bem, mas os A-4 não estarão em pé de igualdade com nada que vôe em PA de hoje.