TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4051 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 9:53 pm

Então tira o Rafale e o Typhoon também.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#4052 Mensagem por Sintra » Seg Jun 16, 2008 9:54 pm

Bender escreveu:Sintra
Na realidade se algum dos outros três fabricantes que foram convidados a responder ao "RFI" colocar em cima da mesa uma proposta altamente tentadora, qualquer vantagem que tanto o avião Francês como o Russo possam ter neste momento "já era".
Não quero ser o "Desmancha Prazeres" da zona mas estou com a nitida sensação que se deu uma volta de 360º e acabou-se no mesmissimo ponto em que o "FX" original se iniciou à tantos anos atrás, um "Request For Informations" enviado a várias companhias fabricantes de caças... A avaliação da documentação fornecida pelos cinco fabricantes em resposta ao "RFI" vai demorar cerca de um ano, elabora-se uma listagem final de "favoritos" (no meio de uma intensissima luta de "B(L)obby´s") e essas companhias recebem um "RFP", mais dois anos para as avaliações técnicas e em 2011/12 declara-se um vencedor, entretanto já existe um novo Governo e...

Isto é o meu lado Cínico a falar, sinceramente espero estar redondamente enganado.
soultrain escreveu:
Não acredito que demore tanto, já que a FAB começou o processo há muito tempo.

[[]]'s

Sintra

Imagina que algum dos outros fabricantes coloca em cima da mesa uma proposta radicalmente diferente do que foi discutido originalmente no "FX" e que tem de ser re avaliada de uma ponta à outra...
Na realidade os aparelhos que tanto a EADS, como a SAAB, como a Boeing podem e vão oferecer se esta noticia se confirmar são radicalmente diferentes do que em tempos teria sido oferecido, sistemas novos, radares novos, aviônicas novas, etc, etc...
Isto é efectivamente um concurso novo COMEÇADO DO ZERO!
Dizem que a história se repete e vai da tragédia à comédia...
E por falar em comédia, Soul, se esta noticia se confirmar é engraçadissima a exclusão da LM
Apesar da idade já avançada Sintra :mrgreen: (a minha :mrgreen: ),me lembro daquela enrolação que se mostrou fatídica,quando FHC falou:"vamos deixar a decisão para o novo governo" :shock: Me lembro até das cólicas de ira quando ouvi :mrgreen: No fim as cólicas se tranformaram em simples sucessão de escrementos políticos.
Eu ainda acredito que vai! :mrgreen: Mas sua lucidez,começa a provocar pequenas dores na minha região do ventre. :mrgreen:
Bender

Por vezes começo a pensar que para 35 anos estou um "Cínico" do piorio... :mrgreen:
Com um bocadinho de sorte vai-se provar que estou completamente enganado e que a coisa avança. :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#4053 Mensagem por Marino » Seg Jun 16, 2008 10:16 pm

[ ]s[/quote]
Torço pelo SU-35 caro amigo.
Sou Flankeiro, pronto.
Mas o que estou vendo é outra coisa, infelizmente.[/quote]

Almirante, entendestes que meu post para ti foi em tom de brincadeira, correto? Se entendestes o contrário, não foi a intenção :oops: :oops:

[ ]s[/quote]
Claro que sei que foi brincadeira.
Falei infelizmente na última frase pq esperava algo melhor para os caçadores.
Mas se não tem solução, solucionado está (lição de minha avó).
Abração

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#4054 Mensagem por Marino » Seg Jun 16, 2008 10:18 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu: Pois é, Marino, o povo aqui confunde alho com bugalho, a gente vem e dá uma notícia ou informação, e que até nos agride, apenas passamos os dados frios, aí alguns acham gostamos da escolha ou que viramos a casaca, ou que mudamos de opinião a cada dia.

E você parece estar realmente certo, a cada dia me convenço mesmo que vai dar Rafale, e você diz isso há tempos. O mundo não é perfeito mesmo... rsrsrs

Forte abraço,

Orestes

Take it easy, Professor Orestes, foi apenas uma brincadeira com o Almirante. Levastes a sério meu post :?: :?: :shock: :shock: :shock:

[ ]s
Negat. Interpreto somente como frustração também.
Zero problema.

Barão do Rio Branco
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4055 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 10:27 pm

Sinceramente, almirante, acho que todos aqui tivemos tantas ilusões de que agora teríamos uma política séria para o setor, mas tudo não passou de um grande sonho.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4056 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 10:32 pm

Marino escreveu: Almirante, entendestes que meu post para ti foi em tom de brincadeira, correto? Se entendestes o contrário, não foi a intenção :oops: :oops:

[ ]s
Claro que sei que foi brincadeira.
Falei infelizmente na última frase pq esperava algo melhor para os caçadores.
Mas se não tem solução, solucionado está (lição de minha avó).
Abração

[100] [100] [100]

[ ]s

Marino
Sênior
Sênior

#4057 Mensagem por Marino » Seg Jun 16, 2008 10:34 pm

Mas veja bem, concordo com a afirmativa (acho que do B´ronha, não me lembro) de que qualquer coisa que venha será melhor do que a situação atual.
Se houver transferência de tecnologia para a Embraer, já vai valer a pena.
Aguardemos. Enquanto o contrato não estiver assinado algo pode ocorrer (não creio).
Mas que será um grande salto para a FAB, isto não há dúvida.

Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

#4058 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 16, 2008 10:56 pm

É, qualquer coisa é melhor que bater bronha no banheiro. Mas ter que comer uma baranga encalhada podendo comer aquela loura maravilhosa, boa de cama, boa de cozinha e que ainda carrega as coisas prá você... Fora que a baranga vai trazer o cunhado prá tua casa e só gosta de gastar em loja cara prá cacete.

E tem mais hein! Na hora H, a baranga ainda brocha, não consegue ver teu BVR e é cheia de remendo.

Mas que é melhor que bronha é né!?

caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#4059 Mensagem por caixeiro » Seg Jun 16, 2008 11:18 pm

Carlos Mathias escreveu:É, qualquer coisa é melhor que bater bronha no banheiro. Mas ter que comer uma baranga encalhada podendo comer aquela loura maravilhosa, boa de cama, boa de cozinha e que ainda carrega as coisas prá você... Fora que a baranga vai trazer o cunhado prá tua casa e só gosta de gastar em loja cara prá cacete.

E tem mais hein! Na hora H, a baranga ainda brocha, não consegue ver teu BVR e é cheia de remendo.

Mas que é melhor que bronha é né!?

X2 !!!

Abracos Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#4060 Mensagem por knigh7 » Seg Jun 16, 2008 11:33 pm

Sintra escreveu:Na realidade se algum dos outros três fabricantes que foram convidados a responder ao "RFI" colocar em cima da mesa uma proposta altamente tentadora, qualquer vantagem que tanto o avião Francês como o Russo possam ter neste momento "já era".
Não quero ser o "Desmancha Prazeres" da zona mas estou com a nitida sensação que se deu uma volta de 360º e acabou-se no mesmissimo ponto em que o "FX" original se iniciou à tantos anos atrás, um "Request For Informations" enviado a várias companhias fabricantes de caças... A avaliação da documentação fornecida pelos cinco fabricantes em resposta ao "RFI" vai demorar cerca de um ano, elabora-se uma listagem final de "favoritos" (no meio de uma intensissima luta de "B(L)obby´s") e essas companhias recebem um "RFP", mais dois anos para as avaliações técnicas e em 2011/12 declara-se um vencedor, entretanto já existe um novo Governo e... :?

Isto é o meu lado Cínico a falar, sinceramente espero estar redondamente enganado.
Sintra e Soultrain

Cá pra nós, essa mania que há no Brasil de enrolar, de eternas novelas, vieram de vocês :mrgreen: ?

Atenciosamente

Knight7

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#4061 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 17, 2008 12:08 am

Immortal Horgh escreveu:Então tira o Rafale e o Typhoon também.

[ ]s
:?: :?: :?: :?: :?: :?:

Booz
Sênior
Sênior

#4062 Mensagem por Booz » Ter Jun 17, 2008 2:52 am

Sintra escreveu:
jp escreveu: Agora, lá da terrinha vem o seu Sintra e nos põe a pensar opá!
SINTRA disse: "E por falar em comédia, Soul, se esta noticia se confirmar é engraçadissima a exclusão da LM"
Ai lascou!
:oops:

Chama-se "Hubris" caro amigo e por vezes, admito, sofro desse mal, a mania que sei e que tenho sempre razão...
Se foi uma forma simpática de me chamar à razão fez muito bem :wink:

Abraços

Grande Sintra, mas foi exatamente a média estatística da tua razão que me preocupou. Temos que achar um jeito de manipula isto. :mrgreen:
Nada de de chamar atenção, é paura minha mesmo em ver o F-X se transformar no F-X do B :| :lol:

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#4063 Mensagem por Booz » Ter Jun 17, 2008 2:53 am

jp escreveu:
Sintra escreveu: :oops:

Chama-se "Hubris" caro amigo e por vezes, admito, sofro desse mal, a mania que sei e que tenho sempre razão...
Se foi uma forma simpática de me chamar à razão fez muito bem :wink:

Abraços

Grande Sintra, mas foi exatamente a média estatística da tua razão que me preocupou. Temos que achar um jeito de manipular este teu sexto sentido. :mrgreen:
Nada de de chamar atenção, é paura minha mesmo em ver o F-X se transformar no F-X do B :| :lol:

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#4064 Mensagem por Booz » Ter Jun 17, 2008 3:02 am

soultrain escreveu:o Jp é gente boa, relax.. e ai na barbearia do COMAR já sabem quem vai ganhar o Europeu? :lol:

Agora a sério, quando chegarem as respostas ao RFP, já deve haver um preço real e concreto, não terá sido um erro não pedir resposta à LM? Pelo menos ficavam a saber mais informações do F/A-35 e eu sinceramente julgo (se for perto do que promete) uma excelente aeronave de ataque e um excelente complemento para uma aeronave de superioridade aerea, como o Typhoon :wink:

[[]]'s

Fica tranqüilo Soutrain.

Segundo meu contato na barbearia do COMAR a conta já está fechada no F-X.
Como o assunto é secreto, ele me passou inclusive a foto de um piloto do país fabricante do caça escolhido. Ela é tão enigmática quanto indicativa.
Imagem
Será que é possivel supor algo com ela? :mrgreen:

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#4065 Mensagem por Booz » Ter Jun 17, 2008 3:18 am

orestespf escreveu:
jp escreveu:Ombreo-me com o nosso "velho lobo do mar" (Marino).
O "Rafa", míope, surdo ou banguela, ainda reúne mais chances. Esta se multiplica na área política por centena$, melhor, milho$e de razões.
Ainda tem ás práticas, como a hipotética futura utilização da versão naval pela MB (nunca se sabe).
Fora o "Rafinha", caso as pepitas garimpadas pelo Orestes não sejam piritas, não por culpa do garimpeiro (mas as fontes...Oh dor! Eu que diga com às minhas da barbearia do COMAR), só nos nos resta pensar no Flanker, ainda que com os parafusos teimando em girar ao contrário.

Agora, lá da terrinha vem o seu Sintra e nos põe a pensar opá!
SINTRA disse: "E por falar em comédia, Soul, se esta noticia se confirmar é engraçadissima a exclusão da LM"
Ai lascou!
Tem razão, JP, sou garimpeiro, mas não sou ourives. :mrgreen: :mrgreen:

Se bem que não ando garimpando mais nada na FAB, eita povo enrolado. Faz algum tempo que tenho trabalhado com outros assuntos e pessoas, mas não perdi contato por completo. Mas deixo um recado para os demais garimpeiros de plantão: não dêem importância aos fabianos das bases militares, nem mesmo os comandantes. Não digo para ignorar os caras, seria um desrespeito, mas este povo não tem informação nenhuma que possa garantir qualquer coisa e que nos ajudaria em nossos debates. Cheguei a conclusão que os amigos e colegas fabianos, os operacionais mesmos, são como marido traídos, são os últimos a saber das coisas.

Com estes fabianos conseguem-se saber sobre a operacionalidade de equipamentos, se tem ou não armamentos em estoque, qualificação dos pilotos e mecânicos, etc. Mas sobre compras militares, neca, não sabem nada, na verdade até perguntam se sabemos alguma coisa, no máximo eles soltam algo do tipo "ouvir dizer que...".

É isso, compras pra FAB é pra lá de fechado, poucos sabem de fato, e estes ainda soltam contra-informação ou tentam "fazer a cabeça" de alguns formadores de opinião (sic) para defenderem abertamente seu "preferido". Cansei disto.

Abração,

Orestes

O que vc cita é fato. Pode parecer surpresa para muitos, mas é fato.
O interessante é que não ocorre somente na FAB. Outras instituições parecem padecer do mesmo mal. Não sei se isto ocorre por excesso de sigilo (não creio), ou porque a concentração da decisão, sobre de determinados assuntos, acabam por centralizarem-se na "corte". Um nicho da "burocracia" das instituições detém poder suficiente para influir e, talvez por receio de ver esvair este poder, compartimentam-no. E isto, como vc bem citou, ainda são as "informações" nas camadas dos comandos (nível de coronéis). Na turma de baixo se desconhece até a escalação do time do Dunga (se bem que nem eu sei também). Porém, no Valhala até um conscrito pode saber algo. Coisas dos labirintos.
Fte abç.
JP

Imagem
Responder