EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: EE-T1 Osório

#46 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Mai 26, 2008 11:55 pm

faterra escreveu:Vejam este artigo:
http://www.hobbynews.com.br/materias/osorio_1.pdf
faterra,

e ae parente? tudo beleza? pow brima!!! eu ia escanear essas fotos e postar aqui no tópico, tenho o exemplar em revista da hobbynews desse pdf... aliais....tenho uma foto do Osório numa revista Veja antiga(1992) da vez que ele foi apresentado ao collor, a foto é muito boa por sinal, mas a revista está bem derrubada, vou escanear e ver se vale a pena.

te devo a confirmação daquela informação, ainda estou correndo atrás, por enquanto fica assim, beleza?

Grande abraço.




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: EE-T1 Osório

#47 Mensagem por faterra » Ter Mai 27, 2008 8:53 pm

E aí Gerson?
Tudo bem. Continuo na espera.
Com relação ao Osório, tudo que tiver a respeito dele é bem-vindo. Se possível poste-os.
Com relação aos projetos, creio que os mesmos estão nas mãos do EB.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: EE-T1 Osório

#48 Mensagem por Junker » Ter Mai 27, 2008 11:53 pm

Imagem




Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: EE-T1 Osório

#49 Mensagem por Junker » Qua Mai 28, 2008 12:03 am

Imagem


[]s




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: EE-T1 Osório

#50 Mensagem por faterra » Ter Jun 10, 2008 10:35 pm

Perambulando pela internet, à caça de fotos do Osório, deparei com o texto: "EE-T1 OSÓRIO - Um Orgulho da Engenharia Brasileira" escrito por Reginaldo J. da Silva Bacchi, e do qual retirei o trecho abaixo:
A minha contribuição para o Osório foi a escolha da suspensão hidro pneumática. Eu fui, junto com outros engenheiros, à “Defence Components Exhibition” em Brighton na Inglaterra. Visitei sozinho o Stand da Dunlop, e lá o Major Peter Gudgin (Combateu no 48º RTR durante a 2º Guerra Mundial – autor de vários livros sobre armamento e carro de combate), me fez uma apresentação do equipamento, que, combinado com o que eu sábia sobre este tipo de suspensão, selou a minha opinião que devíamos usá-la. Procurei na Exposição o Eng. Paul André Del Negro (na época gerente técnico do programa do Osório), e expus minha opinião. Inicialmente Paulo André não aceitou minha sugestão, pois considerava que já tínhamos escolhido suspensão à barra de torção, e não queria mudar esta decisão. Convenci-o todavia a visitar o Stand da Dunlop, e lá diante do que foi dito e do que viu, convenceu-se a rever a decisão sobre a suspensão.

2. Manuel Luis Osório, Marques de Herval, Tenente General (Marechal de Exército graduado) 1808-1879. Um dos mais hábeis e carismáticos generais do Exército Brasileiro. Distinguiu-se em comandos da cavalaria, sendo que na Guerra da Tríplice Aliança (1865 a 1870) comandou um Corpo de Exército. Foi Ministro do Exército de 1878 a 1879.

3. Durante o programa do Osório eu era Gerente de Mercadologia de Produtos Militares. Um dia um dos Vice Presidentes da companhia me chamou ao seu escritório e me perguntou se eu já tinha definido um nome para o EE-T1 (sua designação na época). Eu respondi: “Sim, certamente – Osório”. Ele riu e falou: “Que idéia idiota”.
Alguns dias depois ele foi a Brasília para reunião com o Ministro do Exército - na época o General de Exército Waldir Pires - e perguntou ao Ministro: “Como é, senhor general, já escolheu um nome para o EE-1?”. O general respondeu: “Sim, certamente – Osório”!!!
Eu escolhi Osório porque queria utilizar o mesmo critério do Exército Estadunidense, em usar nomes de generais para os carros de combate. Alem disso, eu considerei que o nome era fácil para estrangeiros pronunciarem, um fator importante.
Por motivos políticos / institucionais, utilizamos para a Arábia Saudita o nome de Al Khalid.
Um nome negativo, na minha opinião, foi o que demos a um dos nossos produtos: o carro de reconhecimento Jararaca. É praticamente impossível para um europeu, ou árabe, pronunciar fluentemente este nome.
http://www.saorbats.com.ar/articulos/Osorio.htm

Posso estar muito engananado, mas, acredito tratar-se do forista Reginaldo Bacchi.
Seja bem-vindo.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: EE-T1 Osório

#51 Mensagem por Matheus » Sáb Jun 14, 2008 1:26 pm

Não sei se já foi postado, mas dá um nó na garganta em saber que 86 já tinhamos algo assim e não foi aproveitado.





Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: EE-T1 Osório

#52 Mensagem por Paisano » Sáb Jun 14, 2008 1:56 pm

faterra escreveu:Posso estar muito engananado, mas, acredito tratar-se do forista Reginaldo Bacchi.
Seja bem-vindo.
:wink:




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: EE-T1 Osório

#53 Mensagem por JL » Dom Jun 15, 2008 1:33 pm

Alguém poderia especificar as blindagens usadas nas versões do Osório, Tamoyo e no X1A1 da Bernardine. Espessuras, tipo de aço, angulos ou que for possível.
Será que isso ainda é segredo militar, pois os veiculos estão todos mortos.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EE-T1 Osório

#54 Mensagem por joao fernando » Dom Jun 15, 2008 2:53 pm

E o X1A1, que fim levou? Foram feitos varios? Estão andando por ai ou já viraram alvos?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: EE-T1 Osório

#55 Mensagem por Booz » Dom Jun 15, 2008 9:21 pm

Uma pena, lamentável pena.
Como um país, saído de uma incipiente indústria de defesa, consegue um feito notável (mesmo para os padrões atuais) e permite que tudo vire sucata.
Não tenho o menor conhecimento sobre o projeto mas nem creio que exista ainda o projeto em si (plantas, etc).
Aqui fica a pergunta que todos n´so nos fazemos (e com certeza gostaríamos de uma só resposta):
É possível a retomada do projeto?
Será que os vários milhões de dólares gastos com os primeiros Leopards (e agora o segundo lote) não daria para por em prática a retomada?




Imagem
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#56 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 15, 2008 9:58 pm

Olha, que dá, dá sim, mas existe a questão mãe de todas as merdas em termos de defesa, a vontade política.




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: EE-T1 Osório

#57 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jun 15, 2008 10:28 pm

Ou seja, esquece.



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: EE-T1 Osório

#58 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jun 15, 2008 11:11 pm

:lol:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: EE-T1 Osório

#59 Mensagem por Booz » Dom Jun 15, 2008 11:30 pm

Mathias, só de raiva fui rever o artigo do Expedito Bastos (UFJF - Defesa), só pra ficar mais chateado.
Por falar nisso.
O site dele é muito bom, artigos variados, expostos com clareza e... humildade, sem pretensão de ser dono da verdade. Ele adiciona artigos de outros autores e formou um polo interessante naquela instituição acadêmica. A importância dele neste universo de ensáios, tão desprezada e até mal vista em nosso país, enseja uma cortesia dispensada a ele pelo EB.
O professor Expedito vem mantendo este site tem um bom tempo, isto, no Brasil, com toda a mareé contra chega ser uma proeza notável.

O que me faz pensar sobre isto, já comentado por outros foristas aqui. Os militares deveriam sair um pouco mais do seu casulo, "venderem-se" mais, uma marquetadazinha iria bem. Veja o exemplo do uncle Sam.
Não é só aguardarem o 7 de setembro para receber os aplausos.
Claro, fazem trabalhos mais do que honoráveis com a FAB, MB e corpo de saude do EB e Engenharia, nos locais onde a população nem sabe que existe governo. Porém, a camada de influência está mais "para o meio". Não que devam realnhar seus execelentes trabalhos nas localidades mais longíguas, mas tem que "chegar mais junto". Se a sociedade não os ver não cobra dos ladr.., digo, dos políticos em Brasília.




Imagem
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#60 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 16, 2008 2:26 am

Concordo, é isso aí.




Responder