Como me tornar piloto de caça para servir num porta aviões?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Nando.Litoral
Novato
Novato

Como me tornar piloto de caça para servir num porta aviões?

#1 Mensagem por Nando.Litoral » Qua Jun 11, 2008 12:37 am

Opa, então, eu tenho vontade de trabalhar num porta aviões brasileiro como piloto de caça...
Mais como posso me tornar um? Que curso tenho que fazer? Tenho que me alistar na marinha ou aeronautica? Tem limite de idade para fazer o curso de piloto? O curso dura quantos anos ( fico o tempo que for pra conseguir meu objetivo! ) Qual o salario? Os cursos são oferecidos pela marinha ou aeronautica? Em que lugar é feito o curso? Tenho que pagar alguma coisa? Quanto? O Brasil tem quantos porta aviões? O unico que conheco é o A-12.
Sei que terei que estudar muito, mais estou disposto a fazer isso!
Por favor, quem tiver conhecimento sobre esse assunto, poste aki, vai estar me ajudando bastante!

Um sonho de voar!

Que coisa linda!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Como me tornar piloto de caça para servir num porta aviões?

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 11, 2008 12:52 am

Para se tornar um piloto naval você primeiro precisa entender o que é ser militar.

Então, em primeiro lugar, sugiro fortemente que você leia esse tópico TODO:

viewtopic.php?f=1&t=13725

Para ser um piloto naval, você primeiro precisa se tornar um oficial da Marinha. Para isso, é necessário que você passe no concurso para a Escola Naval, o limite é de 21 anos de idade e o curso dura 4 anos. Dependendo da sua idade, é melhor você primeiro ingressar no Colégio Naval (Ensino Médio).

Assim sendo, você precisa primeiro querer ser militar, depois querer ser da Marinha, pois nada garante que na Escola Naval você esteja apto a tentar a Aviação. Dentro da Escola Naval você tem três opções: Armada, Fuzileiros Navais e Intendência. Para ser um piloto você tem que escolher a Armada. Só depois é que você faz curso para se tornar um aviador. Portanto, se você não tiver vocação para ser de Marinha, nem tente. O caminho é muito árduo.

O salário inicial de um Tenente gira em torno de 2 mil e poucos reais. A Escola Naval fica no Rio de Janeiro. Não tem que pagar nada, pelo contrário, você vai receber como militar. Você só paga para se inscrever no concurso como se paga para fazer um vestibular.

Visite o site da Marinha, leia bastante sobre o assunto e veja se é isso mesmo que você deseja para não se arrepender ou frustrar depois. O site é: http://www.mar.mil.br . Lá você encontra todas as formas de ingresso na Instituição.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#3 Mensagem por papagaio » Qua Jun 11, 2008 8:00 am

Só complementando o Vinícius, Fuzileiros Navais também podem ser aviadores.
Forte Abraço,

Nando.Litoral
Novato
Novato

#4 Mensagem por Nando.Litoral » Qua Jun 11, 2008 9:05 am

Oo tipo, to disposto a fazer tudo o que for preciso para me tornar um piloto naval :D ( descobri o nome certo hehehe ), mais eu começando a fazer isso com 18 anos ( tenho 14, e não tenho permissão dos pais para cursar um colegio naval ) com quantos anos mais ou menos eu "começaria" a pilotar alguma aeronave ( depois de ter feito todos os cursos e talz )????

Me explique mais como funciona o processo depois do 18 anos, eu me alisto, ai tenho que passar em todos os exames, e depois sou "convocado"? E o que mais? Por favor, me explique mais detalhadamente....

Vlws!

Um sonho de voar!

Que coisa linda!

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#5 Mensagem por Marino » Qua Jun 11, 2008 2:44 pm

Não Nando, não é por alistamento.
A Escola Naval é onde se formam os Oficiais da MB. É preciso fazer um concurso, dos mesmos moldes que um vestibular, para a entrada.
Vc fica 4 anos na EN, mais 1 ano como Guarda-Marinha, período em que faz a viagem de estudos no NE Brasil, 2 anos como 2º tenente a bordo de navios da MB, e como 1º tenente vc opta por cursar aviação naval.
Quanto a idade, faça as contas. Vc pode entrar na EN quando completa o 2º grau.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Nando.Litoral
Novato
Novato

#6 Mensagem por Nando.Litoral » Qua Jun 11, 2008 4:48 pm

Já que não é por alistamento, onde eu axo o lugar pra fazer esse concurso?
E pelo que eu entendi só vo conseguir pilotar alguma aeronave quando eu tiver uns 30 pra mais!

Um sonho de voar!

Que coisa linda!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 11, 2008 5:28 pm

É uma pena que seus pais não apoiem seu sonho. Por que você não tenta conversar com eles? Mostre para eles que está lendo sobre o assunto e é isso que você deseja para a sua vida. Tenho certeza que se eles entenderem que é um objetivo seu, lhe darão todo o apoio.

O alistamento é diferente. Esse você terá que fazer no ano que completa 18 anos.

O concurso para a Escola Naval, como foi falado, é uma espécie de vestibular. É só você ficar atento à imprensa ou às propagandas da MB que acontecem todos os anos no período de inscrições. E as principais informações você encontra no site da Marinha que eu já te informei.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#8 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jun 11, 2008 5:36 pm

Nando.Litoral escreveu:Já que não é por alistamento, onde eu axo o lugar pra fazer esse concurso?
E pelo que eu entendi só vo conseguir pilotar alguma aeronave quando eu tiver uns 30 pra mais!
Calma!!! Tem que engatinhar pra andar!!!
Se você tá afim, procura um cursinho (especializado de preferência) pra ter mais chances de entrar, e procure entrar em forma.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Nando.Litoral
Novato
Novato

#9 Mensagem por Nando.Litoral » Qua Jun 11, 2008 6:18 pm

então, como eu tinha dito, meus pais só deixam depois do 18, me axam muito novo para trabalhar ou fazer esse curso :x !!!
enquanto isso vou me informando ( que até axo melhor, pq quando eu tiver 18 já estarei pronto e informado para fazer provas e etc... )...
Enquanto isso vo treinando no Flight Simulator :D , e vo aprendendo mais como funciona a arte de pilotar, vo aprender tbm sobre aviões, helicopteros e etc....
Oo uma coisa, medo de altura influencia? eu tenho medo de altura, mais axo que em avião ou outra coisa que voe não vo te medo, pq é seguro, meu medo é de estruturas altas como casas, predios e etc. Não confio muito nessas estruturas, prefiro confiar em um avião! E tbm já vi relatos que a maioria dos pilotos de avião, caça e helicoptero tem medo de altura heheh....
Oo vi na net, que simuladores como flight simulator podem acrescentar horas de vôo, isso é verdadE? Qual o procedimento para essas horas de vôo em simulador "entrarem" no curriculum do profissional da area?

Um sonho de voar!

Que coisa linda!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 11, 2008 6:26 pm

Bom, no Colégio Naval você não está trabalhando, e sim estudando. Você cursa o Ensino Médio. Diga-se de passagem, tendo uma formação acadêmica de alto nível, muito melhor que a grande maioria dos colégios do País. Eu diria que é justamente o contrário. No Colégio Naval, você teria muito mais noção do que é ser militar. É a fase da sua vida onde você ainda tem tempo para se arrepender as escolhas e não se atrapalhar.

Na Escola Naval, você já será maior de idade, se não for aquilo que você deseja, se não for aquilo que você imaginava, terá disperdiçado anos preciosos que poderiam estar sendo ocupados com sua real vocação, uma faculdade de sua preferência. A adaptação de quem sai do Colégio Naval para a Escola Naval também é muito mais fácil, pois você já estará acostumado com a rotina. Pense bem, pense bem mesmo.

Não sou piloto, então não sei se "medo" de altura influencia. Desde que não te impeça de fazer o que tem que ser feito, diria que não atrapalha. Agora, se você tiver vertigens ou algo do tipo, aí eu diria que sim.

Vinicius Pimenta

soultrain
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por soultrain » Qua Jun 11, 2008 6:30 pm

Nando.Litoral,

Se te ajuda, quem não tem medo de altura é maluco. Toda a gente tem, é preciso é aprender a superar esse medo, quando for necessário.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Nando.Litoral
Novato
Novato

#12 Mensagem por Nando.Litoral » Qua Jun 11, 2008 6:30 pm

E quanto a moradia e etc? Pelo que entendi o curso é feito em pirassununga, e eu não sou dessa cidade, ai como eu faço, eu tenho moradia durante o curso ? Tenho que pagaR? QUanto?
Uma duvida que não tem muito a ver com o assunto, um brasileiro pode servir as forças armadas americanas? Pq vi no youtube o porta aviões George Washington e tinha brasileiros láh... Como explicar isso??

Um sonho de voar!

Que coisa linda!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 11, 2008 6:41 pm

Não, como foi dito, a Escola Naval fica no Rio de Janeiro. Você mora na própria escola durante o curso, de graça.

Sim, os EUA permitem que estrangeiros sirvam em suas Forças Armadas. É questão cultural e de necessidade deles.

Vinicius Pimenta

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#14 Mensagem por Marino » Qua Jun 11, 2008 6:45 pm

Uma fase do curso de formação do piloto naval é feita em Pirassununga.
A MB lhe transfere, não sei se com moradia da FAB na cidade, mas como é um curso de carreira não tem que pagar nada.
Mas não confunda as coisas: Pirassunga (AFA) forma os pilotos da FAB, e é responsável pela formação de uma fase dos pilotos navais, os que fizeram a EN e optaram por serem pilotos.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#15 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jun 11, 2008 6:56 pm

Sim, é verdade, me referia à Escola Naval. DEPOIS de formado, e só quando apto a se tornar um piloto, você vai fazer o curso em Pirassununga.

Vinicius Pimenta

Responder