NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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LeandroGCard
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#46 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jun 06, 2008 6:16 pm

P44 escreveu:porque raio querem um SSN quando podiam ter SSK com AIP???? :shock:

não percebo essa fixação no "nuclear"
Ao contrário do se pode pensar, a grande vantagem do sub nuclear sobre o convencional não é a capacidade de permanecer submerso por grandes períodos (furtividade), mas a de manter alta velocidade em imersão por grandes períodos (mobilidade).

Mesmo com AIP um sub convencional somente pode fazer pequenas arrancadas de no máximo umas poucas horas em imersão a 15 ou 20 nós, e depois suas baterias estarão descarregadas e ele precisará emergir (se não tiver AIP) ou "se arrastar" a baixa velocidade para fora da área de combate fazendo 2-4 nós (se tiver AIP). Isto significa que um sub convencional precisa procurar uma posição na rota da frota inimiga e ficar esperando que os navios adversários passem perto deles, caso contrário não tem como se aproximar o suficiente para um disparo. E se a frota inimiga passar, é impossível ir atrás dela e obter outra oportunidade de ataque.

Já um sub nuclear pode navegar a 15-20 nós indefinidamente, e assim perseguir a frota inimiga e conseguir novas posições de ataque em qualquer condição, a qualquer tempo. Na verdade velocidades ainda maiores são comuns em SSN's, mas aí o ruído gerado é muito alto e elas não devem ser usadas próximo à zona de combate, embora permitam que o sub contorne a formação inimiga a grande distância e se posicione de novo, se ele tiver acesso às informações táticas sobre o inimigo.

No caso de regiões geográficas que restringem a navegação dos navios e frotas a algumas passagens naturais, (Báltico, Mar do Norte, Mediterrâneo, etc...) os sub's convencionais podem ser posicionados nestas passagens e ter a certeza de que seus alvos cedo ou tarde chegarão perto o suficiente para permitir um ataque. Mas o Atlântico Sul é uma enorme área aberta, onde eventuais frotas inimigas teriam total liberdade de movimentação, e aí a mobilidade dos sub's nucleares é imprescindível e os sistemas AIP não são suficientes para garantir uma capacidade de dissuasão eficaz, a menos que se utilizasse uma quantidade enorme de submarinos que pudesse ser distribuída por amplas áreas, o que acabaria ficando mais caro e complicado de manter do que uma pequena frota de SSN's.

Por isso a MB considera (na minha opinião com toda razão) que o SNA é imprescindível.

Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Dom Jun 08, 2008 10:47 am, em um total de 1 vez.
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Marino
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#47 Mensagem por Marino » Sex Jun 06, 2008 7:47 pm

LeandroGCard escreveu:
P44 escreveu:porque raio querem um SSN quando podiam ter SSK com AIP???? :shock:

não percebo essa fixação no "nuclear"
Ao contrário do se pode pensar, a grande vantagem do sub nuclear sobre o convencional não é a capacidade de permanecer submerso por grandes períodos (furtividade), mas a de manter alta velocidade em imersão por grandes períodos (mobilidade).

Mesmo com AIP um sub convencional somente pode fazer pequenas arrancadas de no máximo umas poucas horas em imersão a 15 ou 20 nós, e depois suas baterias estarão descarregadas e ele precisará emergir (se não tiver AIP) ou "se arrastar" a baixa velocidade para fora da área de combate fazendo 2-4 nós (se tiver AIP). Isto significa que um sub convencional precisa procurar uma posição na rota da frota inimiga e ficar esperando que os navios adversários passem perto deles, caso contrário não tem como se aproximar o suficiente para um disparo. E se a frota inimiga passar, é impossível ir atrás dela e obter outra oportunidade de ataque.

Já um sub nuclear pode navegar a 15-20 nós indefinidamente, e assim perseguir a frota inimiga e conseguir novas posições de ataque em qualquer condição, a qualquer tempo. Na verdade velocidades ainda maiores são comuns em SSN's, mas aí o ruído gerado é muito alto e elas não devem ser usadas próximo à zona de combate, embora permitam que o sub contorne a formação inimiga a grande distância e se posicione de novo, se ele tiver acesso às informações táticas sobre o inimigo.

No caso de regiões geográficas que restringem a navegação dos navios e frotas a algumas passagens naturais, (Báltico, Mar do Norte, Mediterrâneo, etc...) os sub's convencionais podem ser posicionados nestas passagens e ter a certeza de que seus alvos cedo ou tarde chegarão perto o suficiente para permitir um ataque. Mas o Atlântico Sul é uma enorme área aberta, onde eventuais frotas inimigas teriam total liberdade de movimentação, e aí a mobilidade dos sub's nucleares é imprescindível e os sistemas AIP não são suficientes para garantir uma capacidade de dissuasão eficaz, a menos que se utilizasse uma quantidade enorme de submarinos que podesse ser distribuída por amplas áreas, o que acabaria ficando mais caro e complicado de manter do que uma pequena frota de SSN's.

Por isso a MB considera (na minha opinião com toda razão) que o SNA é imprescindível.

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jun 06, 2008 9:49 pm

Simplesmente perfeito.

Posso inverter a ordem, não entendo a fixação de parte dos nosso amigos portugueses nos SSKs AIP quando nós brasileiros podemos ter SSNs. :wink:




Vinicius Pimenta

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#49 Mensagem por rcolistete » Sex Jun 06, 2008 10:32 pm

LeandroGCard escreveu:
P44 escreveu:porque raio querem um SSN quando podiam ter SSK com AIP???? :shock:

não percebo essa fixação no "nuclear"
Ao contrário do se pode pensar, a grande vantagem do sub nuclear sobre o convencional não é a capacidade de permanecer submerso por grandes períodos (furtividade), mas a de manter alta velocidade em imersão por grandes períodos (mobilidade).

Mesmo com AIP um sub convencional somente pode fazer pequenas arrancadas de no máximo umas poucas horas em imersão a 15 ou 20 nós, e depois suas baterias estarão descarregadas e ele precisará emergir (se não tiver AIP) ou "se arrastar" a baixa velocidade para fora da área de combate fazendo 2-4 nós (se tiver AIP). Isto significa que um sub convencional precisa procurar uma posição na rota da frota inimiga e ficar esperando que os navios adversários passem perto deles, caso contrário não tem como se aproximar o suficiente para um disparo. E se a frota inimiga passar, é impossível ir atrás dela e obter outra oportunidade de ataque.

Já um sub nuclear pode navegar a 15-20 nós indefinidamente, e assim perseguir a frota inimiga e conseguir novas posições de ataque em qualquer condição, a qualquer tempo. Na verdade velocidades ainda maiores são comuns em SSN's, mas aí o ruído gerado é muito alto e elas não devem ser usadas próximo à zona de combate, embora permitam que o sub contorne a formação inimiga a grande distância e se posicione de novo, se ele tiver acesso às informações táticas sobre o inimigo.

No caso de regiões geográficas que restringem a navegação dos navios e frotas a algumas passagens naturais, (Báltico, Mar do Norte, Mediterrâneo, etc...) os sub's convencionais podem ser posicionados nestas passagens e ter a certeza de que seus alvos cedo ou tarde chegarão perto o suficiente para permitir um ataque. Mas o Atlântico Sul é uma enorme área aberta, onde eventuais frotas inimigas teriam total liberdade de movimentação, e aí a mobilidade dos sub's nucleares é imprescindível e os sistemas AIP não são suficientes para garantir uma capacidade de dissuasão eficaz, a menos que se utilizasse uma quantidade enorme de submarinos que podesse ser distribuída por amplas áreas, o que acabaria ficando mais caro e complicado de manter do que uma pequena frota de SSN's.

Por isso a MB considera (na minha opinião com toda razão) que o SNA é imprescindível.

Leandro G. Card
Parabéns, Leandro, explicação perfeita. É puramente uma questão de energia, o SSK tem muito menos energia disponível (enquanto não esnorqueia) que um SNA, daí não tem milagre, um SNA persegue uma frota mundo afora, um SSK não.

[]s, Roberto




Carlos Mathias

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#50 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 06, 2008 10:36 pm

Pô, e o meu interessante argumento da dureza? Ninguém elogiou... :cry:




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#51 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Jun 07, 2008 12:26 am

Carlos Mathias escreveu:Pô, e o meu interessante argumento da dureza? Ninguém elogiou... :cry:

Pows, tio CM, tá cego? Eu fiz um baita comentário na outra página :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



[ ]s




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#52 Mensagem por P44 » Sáb Jun 07, 2008 7:41 am

OK Leandro, obrigado por exclarecer minha dúvida :wink:




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#53 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 07, 2008 9:07 am

P44 escreveu:OK Leandro, obrigado por exclarecer minha dúvida :wink:
Ora P-44, nem precisa agradecer.

Afinal, esta é a idéia do fórum, esclarecer na medida do possível nossas dúvidas de entusiastas.

Grande abraço,

Leandro G. Card




Carlos Mathias

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#54 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 07, 2008 5:32 pm

Ah, só agora que eu vi os comentários sobre minha inteligente e profunda intervenção.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#55 Mensagem por Tigershark » Sáb Jun 07, 2008 5:36 pm

Estas constantes referências ao Magoo estão lhe fazendo mal,Carlos...... :D :twisted:




Carlos Mathias

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#56 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 07, 2008 5:58 pm

Pois é cara, tá virando vício.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#57 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jun 08, 2008 6:52 pm

rcolistete escreveu:
LeandroGCard escreveu: Ao contrário do se pode pensar, a grande vantagem do sub nuclear sobre o convencional não é a capacidade de permanecer submerso por grandes períodos (furtividade), mas a de manter alta velocidade em imersão por grandes períodos (mobilidade).

Mesmo com AIP um sub convencional somente pode fazer pequenas arrancadas de no máximo umas poucas horas em imersão a 15 ou 20 nós, e depois suas baterias estarão descarregadas e ele precisará emergir (se não tiver AIP) ou "se arrastar" a baixa velocidade para fora da área de combate fazendo 2-4 nós (se tiver AIP). Isto significa que um sub convencional precisa procurar uma posição na rota da frota inimiga e ficar esperando que os navios adversários passem perto deles, caso contrário não tem como se aproximar o suficiente para um disparo. E se a frota inimiga passar, é impossível ir atrás dela e obter outra oportunidade de ataque.

Já um sub nuclear pode navegar a 15-20 nós indefinidamente, e assim perseguir a frota inimiga e conseguir novas posições de ataque em qualquer condição, a qualquer tempo. Na verdade velocidades ainda maiores são comuns em SSN's, mas aí o ruído gerado é muito alto e elas não devem ser usadas próximo à zona de combate, embora permitam que o sub contorne a formação inimiga a grande distância e se posicione de novo, se ele tiver acesso às informações táticas sobre o inimigo.

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Por isso a MB considera (na minha opinião com toda razão) que o SNA é imprescindível.

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[]s, Roberto
Acrescente-se aisso o fato de que o Sistema AIP alemão ainda precisa de digamos, Uns "ajustes" para pelo menos funcionar direito. E funcionar direito é algo que se considera oferecer pelomenos 50% do que o fabricante promete...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#58 Mensagem por brisa » Ter Jun 10, 2008 7:57 am

Senhores,

Alguem poderia me informar como seria a comunicacao do nosso subnuc?? Precisaríamos de uma rede de satélites de comunicacao de baixíssima frequencia. Existem estudos da MB sobre esta questao???

sds




WalterGaudério
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#59 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 10, 2008 4:48 pm

brisa escreveu:Senhores,

Alguem poderia me informar como seria a comunicacao do nosso subnuc?? Precisaríamos de uma rede de satélites de comunicacao de baixíssima frequencia. Existem estudos da MB sobre esta questao???

sds
Positivo. A MB está atentíssima a esse problema. Porque para utilizar 100% da capacidade ocultação de um SSN teríamos que mante-lo oculto na hora de receber e emitir ordens. A recepção de ordens para um submarino nuclear ou não é feita por meio de frequências ELF/VLF que demandam grandes antenas em terra para TRANSMITIR informações. Os satélites entrariam na ora do submarino emitir radio-sinais para terra. A eventual participação brasileira no sistema GLONASS russo ou GALILEU europeu resolverá esta questão parcialmente.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#60 Mensagem por brisa » Ter Jun 10, 2008 5:13 pm

Valeu Ciclone....

Outra dúvida He He... se nao temos pretencoes imperialistas como apregoa o NJ, nao bastaria este geoestacionário que esta previsto para 2010, ja que o objetivo é somente patrulhar nossa ZE???




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