TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
hviana
Júnior
Júnior

Re: F35: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ???? OH INDECISÃO !!!

#3751 Mensagem por hviana » Seg Jun 09, 2008 8:26 pm

Zepa e eu escrevemos a mesma coisa, numa fração de segundos :)
Se estiver errado, ao menos não estou sozinho.
Abraços.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3752 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 09, 2008 8:34 pm

Carlos Mathias escreveu:CB, eu ia escrever umas trocentas linhas comentando esse assunto, mas é que realmente é tanta coisa controversas, é tanta coisa que se fala e coisas absolutamente diversas que se realizam, que nem vale à pena esquentar meus dedos no teclado.

Eu entendi nas falas do Orestes é que as compras da MB são um indicativo do caminho a seguir. Ora, não há outro caminho indicado por isso que não sejam as prateleiras americanas.
Já foi dito aqui também que as cabeças "antigas" estão sendo postas de lado e tal, e isso prá mim é outra pista nesta direção.

Vou aguardar e ler mais, no momento tá tudo muito estranho. Felicito à MB pela decisão. :wink: :D
:lol: Cadê o Beraldi??? Cadê O Orestes?? :mrgreen:

Bom cara... eu já entendi que o caminho a seguir é o que as F. Armadas querem e não ao que os políticos "necessariamente" querem :wink:

Talvez eu realmente seja mais um otimista... (afinal de contas a MB emplacou um golaço com essa compra 8-] )

[100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3753 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 09, 2008 8:35 pm

hviana escreveu:A minha interpretação disso tudo não é beem que o F-X(n) vai ser americano. E sim que a FAB vai escolher o caça (caça, helicóptero, etc.) e não adianta A, B ou C bater o pezinho, vai ser o que a FAB quer. Americano, bolchevique ou croassante (apenas para combinar com o A,B e C da frase anterior).
Pode ser uma viagem, mas me parece fazer sentido e casar com o que o Sr. Orestes disse.
Abraços.
[009] [100]

x2 penso da mesma forma que você!
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

#3754 Mensagem por Bender » Seg Jun 09, 2008 8:35 pm

PS: mais uma vez, leiam as entrelinhas da compra dos SH-70B, o "sinal" foi dado. Estas "ações" implicam nas decisões fabianas, mas parece haver "peito".
Eu faço duas leituras distintas dessa frase:

1)Escolheram o que queriam e ponto final,ninguem politicou nada!

Implicam na decisão FAB,pois se a MB teve "peito" pra escolher o que queria sem interferências, a FAB "pode" fazer o mesmo. :twisted:

2)No caso das asas rotativas,Primeiro passo na direção de plataformas semelhantes nas treis
forças.

Qual das duas eu acho a mais intrigante?R:a primeira :twisted:

Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#3755 Mensagem por Zepa » Seg Jun 09, 2008 8:38 pm

hviana escreveu:Zepa e eu escrevemos a mesma coisa, numa fração de segundos :)
Abraços.
:lol: :lol: :lol:

Então...
Vamos comemorar com Flankers agora e PAK mais tarde.
Abs.

Zepa.

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#3756 Mensagem por orestespf » Seg Jun 09, 2008 8:39 pm

Senhores, obrigado por citar-me e ter de certa forma ampliado o debate.

Bem, os comentários apresentados são de operadores e comandantes de bases, não é de quem decide, logo é preciso filtrar tudo isso. Os caras querem porque querem operar algo novo e que possa "intimidar" (dissuadir???) os potenciais inimigos, portante têm pressa, é natural pensar e dizer tais coisas.

O fato da MB ter escolhido um héli e ter feito uma compra de prateleira é sintomático sim, mas devemos ter cuidados nas leituras de tais ações. Isto implica na conclusão (precipitada??) que podemos fazer compras de prateleira sim, que podemos comprar equipamentos de natureza norte-americana, mas é preciso saber que foi algo pontual, específico, de acordo com as necessidades da MB e não necessariamente do País, ou seja, que sirva para as três Forças simultaneamente. Eu tenho certeza que a MB acertou nessa, mas a regra não se aplica sempre, é preciso cautela.

A MB é a Força que se preocupa mais com comunalidade, logística e manutenção, logo é razoável supor (fato???) que usará hélis de transporte da mesma natureza. Por exemplo, a MB está modernizando seus M-113, usará (apenas desejo?? rsrs) o motor Caterpillar, da mesma família usada nos Piranhas III, ou seja, existe uma preocupação lógica por trás de tal escolhas.

O que chama a atenção é a determinação da MB em levar seus projetos adiante, dito de outra forma, ela "peita" os que ocupam temporariamente o poder. A FAB age assim? Poderia agir assim? Claro, mas não se mostra com a mesma determinação, me parece agir mais politicamente do que tecnicamente, parece se preocupar em ficar bem com o Governo do que com o País. Erro ou não? Não sei, mas a tropa está ansiosa e incomodada com tudo isso, querem uma definição pra ontem, só isso.

Em suma, a MB tem um planejamento de curto, médio e longo prazo, que independe de quem ocupa cargos e possuem patentes, e os que não se enquadram são colocados pra usar pijamas. Já a FAB tem mostrado a mesma coisa, apresentam a mesma política, porém de ordem política e não necessariamente pragmática (média política???).

As patentes não implicam necessariamente em sabedoria adquiridas ao longo do tempo, mas é certo que o "pragmatismo político" pode prolongar a "carreira" daqueles que se envaidece pelo fraco poder, o poder aparente, o poder de natureza temporária.

Tem coisas que se ouve, mas não se fala para não chorar (de raiva??).

Abraços cordiais,

Orestes

bruno mt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes

#3757 Mensagem por bruno mt » Seg Jun 09, 2008 9:24 pm

o orestespf, eu não exqueci do resumo sobre o Haiti que você prometeu viu.eu lí o texto da UFJF mas lá não tem os detelhes, coisas inusitadas...

ImagemImagemImagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3758 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jun 09, 2008 9:33 pm

Concordo com Orestes mas quero ressaltar um agravante que dificulta de sobremaneira a escolha da FAB: de onde vem o dinheiro.

A compra da MB vem do seu próprio orçamento, com muito menos possibilidade de interferência política.

O F-X vem através de crédito extra-orçamentário, muito mais sujeito à pressão externa, sem contar o aspecto político, diplomático e estratégico.

Os S-70B são apenas mais um vetor. Compõem todo um amplo sistema.

O F-X é a ESPINHA DORSAL da atividade PRIMÁRIA da FAB.

Enquanto os Sea Hawks podem chegar até umas 12 unidades, e aí vamos falar de pouco mais de 600 milhões, se é que chega a tanto, o F-X INICIALMENTE já é de 2 bi pra cima, algo em torno de 24 aeronaves, podendo ultrapassar as 70 (SETENTA) unidades e seus 6 bilhões.

Gostemos ou não, é diferente. Caças têm mais peso geo-político que helicópteros.

E por isso tudo, a disposição do governo de aceitar ser "peitado", é bem menor.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
orestespf
Sênior
Sênior

#3759 Mensagem por orestespf » Seg Jun 09, 2008 9:36 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:CB, eu ia escrever umas trocentas linhas comentando esse assunto, mas é que realmente é tanta coisa controversas, é tanta coisa que se fala e coisas absolutamente diversas que se realizam, que nem vale à pena esquentar meus dedos no teclado.

Eu entendi nas falas do Orestes é que as compras da MB são um indicativo do caminho a seguir. Ora, não há outro caminho indicado por isso que não sejam as prateleiras americanas.
Já foi dito aqui também que as cabeças "antigas" estão sendo postas de lado e tal, e isso prá mim é outra pista nesta direção.

Vou aguardar e ler mais, no momento tá tudo muito estranho. Felicito à MB pela decisão. :wink: :D
:lol: Cadê o Beraldi??? Cadê O Orestes?? :mrgreen:

Bom cara... eu já entendi que o caminho a seguir é o que as F. Armadas querem e não ao que os políticos "necessariamente" querem :wink:

Talvez eu realmente seja mais um otimista... (afinal de contas a MB emplacou um golaço com essa compra 8-] )

[100]

[]s
CB_Lima
Dou minha opinião, amigo Lima, não sou pró nada, apenas torço pelo Flanker no País, uma escolha (ou empolgação) pessoal, mais passional do que racional. A cada dia me convenço que o melhor equipamento do mundo não é o melhor equipamento para o Brasil, mas... Isso é de difícil compreensão, mas... Deixemos isso de lado.

Tem momentos que começo a pensar como os pilotos, ou seja, não dá para esperar, que venha o melhor pra hoje, pois o inimigo já tem o melhor pra si e nós, nada.

A escolha da MB não foi a melhor (hélis) por ser um equipamento americano, longe disso, mas por ser o melhor para a MB operar (segundo suas regras e determinações) e por ser o mais adequado para cumprir as missões e doutrinas desejadas para o Brasil, isso faz a diferença, foi algo planejado, foi algo pensado, foi a melhor decisão, ou seja, não foi um improviso, mas só o tempo confirmará as ações e decisões tomadas hoje.

A coisa é complexa, compreendo os "operadores", ou seja, a mulher está ali, ela topa e quer, só falta a camisinha, aí o cara pensa: vou comprar na prateleira ou vou esperar o país dominar a tecnologia de construção para fazer com "ela" o que não agüento mais?

É a melhor saída? Não, claro que não, mas talvez seja interessante compra algo hoje e planejar melhor uma produção local a médio e longo prazo, ficar sem nada é ficar com o p. na mão, acho.

Forte abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#3760 Mensagem por orestespf » Seg Jun 09, 2008 9:39 pm

bruno mt escreveu:o orestespf, eu não exqueci do resumo sobre o Haiti que você prometeu viu.eu lí o texto da UFJF mas lá não tem os detelhes, coisas inusitadas...
Bruno, o texto do UFJF Defesa é do Expedito Bastos, não meu, é uma visão dele, assim como será a minha em momento oportuno, filtre tudo, principalmente as minhas falas. Não se preocupe, terá o meu "mais do que resumo", a coisa virá no momento oportuno, lá no UFJF Defesa e talvez aqui no SDB, se o Vinícius permitir.

Abração,

Orestes

hviana
Júnior
Júnior

#3761 Mensagem por hviana » Seg Jun 09, 2008 9:48 pm

Prof. Orestes,
Concordo com o que o Sr. disse. Mas não consigo imaginar que exista algo que seja "bom" para somente uma força e não para o país. Até porque com tantos memorando assinados, vamos sempre, no mínimo, desapontar 2 fontes para satisfazer uma. Isso é fato, a cereja do bolo do PAC defesa é o F-X(n) e nenhum dos perdedores vai engolir muito bem a derrota. Alguns vão dar um piti maior ou menor, mas ninguem gosta de perder.
Quanto às compras de prateleira, é até difícil imaginar que elas não existam nesse F-X(n). Precisamos dos caças pra ontem. A Índia só vai começar a produzir seu caça campeão pra lá de 2015, se não me engano. Poderíamos esperar tal prazo com o que temos hoje? A questão é saber se a FAB tem o planejamento estratégico que a MB têm. De saber o que comprar, quando comprar e como impor sua decisão aos lobbies da vida. Como foi muito bem colocado anteriormente, os SeaHawks foram comprados com $$ da Marinha, o que não ocorrerá com o F-X, não ocorreu com o F-5M ou A-1M (que eu saiba).Enfim.
Abraços a todos.

hviana
Júnior
Júnior

#3762 Mensagem por hviana » Seg Jun 09, 2008 9:55 pm

Zepa escreveu:
hviana escreveu:Zepa e eu escrevemos a mesma coisa, numa fração de segundos :)
Abraços.
:lol: :lol: :lol:

Então...
Vamos comemorar com Flankers agora e PAK mais tarde.
Abs.

Zepa.
Adoro os Flanker da vida. Acho-os perfeitos para a realidade do Brasil, grandes distâncias, baixo custo de aquisição, etc. Mas como disse Prof. Orestes, estamos com o p. na mão. O que vier, se for o que os FABianos quiserem, eu vou comemorar. E quem estiver nesse dia em Recife, comemora comigo.
Vodka, bourbon ou champagne?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3763 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jun 09, 2008 9:57 pm

orestespf escreveu:Bruno, o texto do UFJF Defesa é do Expedito Bastos, não meu, é uma visão dele, assim como será a minha em momento oportuno, filtre tudo, principalmente as minhas falas. Não se preocupe, terá o meu "mais do que resumo", a coisa virá no momento oportuno, lá no UFJF Defesa e talvez aqui no SDB, se o Vinícius permitir.

Abração,

Orestes
Se depender de mim, sem dúvida. Como já havia convidado, o site DB estará sempre disponível para seus textos, amigo. Ainda não fiz o que me pediu, estava esperando o retorno do Haiti. :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
orestespf
Sênior
Sênior

#3764 Mensagem por orestespf » Seg Jun 09, 2008 9:58 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Concordo com Orestes mas quero ressaltar um agravante que dificulta de sobremaneira a escolha da FAB: de onde vem o dinheiro.

A compra da MB vem do seu próprio orçamento, com muito menos possibilidade de interferência política.

O F-X vem através de crédito extra-orçamentário, muito mais sujeito à pressão externa, sem contar o aspecto político, diplomático e estratégico.

Os S-70B são apenas mais um vetor. Compõem todo um amplo sistema.

O F-X é a ESPINHA DORSAL da atividade PRIMÁRIA da FAB.

Enquanto os Sea Hawks podem chegar até umas 12 unidades, e aí vamos falar de pouco mais de 600 milhões, se é que chega a tanto, o F-X INICIALMENTE já é de 2 bi pra cima, algo em torno de 24 aeronaves, podendo ultrapassar as 70 (SETENTA) unidades e seus 6 bilhões.

Gostemos ou não, é diferente. Caças têm mais peso geo-político que helicópteros.

E por isso tudo, a disposição do governo de aceitar ser "peitado", é bem menor.
Perfeito, Vinícius, perfeito. Perfeito não por estarmos certos, mas pelo fato de concordar com sua leitura sobre o que eu disse.

Seu parágrafo final sinaliza o pensamento dos "operadores", ou seja, são aqueles que sentem na "pele" os problemas diários da logística e da manutenção (ou falta delas). Estes defendem que tenhamos algo "moderno" hoje, negociando o que há de melhor a posteriori. Certo ou errado, não sei, mas é um ponto de vista importante de quem efetivamente opera. Em suma, o importante para os "linhas de frente" é que tenhamos algo combativo e que os belos discursos sejam sempre usados, desde que haja ações concretas e reais que os permitam morrer com verdadeiras honras pelo País e não por ideologias vãs.

O problema é que pensamos no que existe de melhor no mundo, mas nos esquecemos sobre o que há de melhor para os que morrerão por estes País. Continuo defendendo os equipamentos que gosto e acredito serem os melhores (na minha opinião, claro), mas não podemos de forma alguma ignorar os que morrem operando os mesmos. Esta é a lição que aprendi recentemente, não perderei isto de vista.

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

"

#3765 Mensagem por orestespf » Seg Jun 09, 2008 10:06 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
orestespf escreveu:Bruno, o texto do UFJF Defesa é do Expedito Bastos, não meu, é uma visão dele, assim como será a minha em momento oportuno, filtre tudo, principalmente as minhas falas. Não se preocupe, terá o meu "mais do que resumo", a coisa virá no momento oportuno, lá no UFJF Defesa e talvez aqui no SDB, se o Vinícius permitir.

Abração,

Orestes
Se depender de mim, sem dúvida. Como já havia convidado, o site DB estará sempre disponível para seus textos, amigo. Ainda não fiz o que me pediu, estava esperando o retorno do Haiti. :wink:
Fez bem, mas só em off. :twisted: :twisted:

Agradeço ao grande amigo pela "espera", as coisas virão no momento certo, o importante é falar, como se fala no cotidiano, botar a boca no trombone. :D :D

Forte abraço,

Orestes

PS: o aparente "desrespeito" pode significar inteligência, sapiência e maturidade. :wink:

Responder