
Se estiver errado, ao menos não estou sozinho.
Abraços.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Carlos Mathias escreveu:CB, eu ia escrever umas trocentas linhas comentando esse assunto, mas é que realmente é tanta coisa controversas, é tanta coisa que se fala e coisas absolutamente diversas que se realizam, que nem vale à pena esquentar meus dedos no teclado.
Eu entendi nas falas do Orestes é que as compras da MB são um indicativo do caminho a seguir. Ora, não há outro caminho indicado por isso que não sejam as prateleiras americanas.
Já foi dito aqui também que as cabeças "antigas" estão sendo postas de lado e tal, e isso prá mim é outra pista nesta direção.
Vou aguardar e ler mais, no momento tá tudo muito estranho. Felicito à MB pela decisão.![]()
hviana escreveu:A minha interpretação disso tudo não é beem que o F-X(n) vai ser americano. E sim que a FAB vai escolher o caça (caça, helicóptero, etc.) e não adianta A, B ou C bater o pezinho, vai ser o que a FAB quer. Americano, bolchevique ou croassante (apenas para combinar com o A,B e C da frase anterior).
Pode ser uma viagem, mas me parece fazer sentido e casar com o que o Sr. Orestes disse.
Abraços.
Eu faço duas leituras distintas dessa frase:PS: mais uma vez, leiam as entrelinhas da compra dos SH-70B, o "sinal" foi dado. Estas "ações" implicam nas decisões fabianas, mas parece haver "peito".
hviana escreveu:Zepa e eu escrevemos a mesma coisa, numa fração de segundos
Se estiver errado, ao menos não estou sozinho.
Abraços.
Dou minha opinião, amigo Lima, não sou pró nada, apenas torço pelo Flanker no País, uma escolha (ou empolgação) pessoal, mais passional do que racional. A cada dia me convenço que o melhor equipamento do mundo não é o melhor equipamento para o Brasil, mas... Isso é de difícil compreensão, mas... Deixemos isso de lado.cb_lima escreveu:Carlos Mathias escreveu:CB, eu ia escrever umas trocentas linhas comentando esse assunto, mas é que realmente é tanta coisa controversas, é tanta coisa que se fala e coisas absolutamente diversas que se realizam, que nem vale à pena esquentar meus dedos no teclado.
Eu entendi nas falas do Orestes é que as compras da MB são um indicativo do caminho a seguir. Ora, não há outro caminho indicado por isso que não sejam as prateleiras americanas.
Já foi dito aqui também que as cabeças "antigas" estão sendo postas de lado e tal, e isso prá mim é outra pista nesta direção.
Vou aguardar e ler mais, no momento tá tudo muito estranho. Felicito à MB pela decisão.![]()
Cadê o Beraldi??? Cadê O Orestes??
![]()
Bom cara... eu já entendi que o caminho a seguir é o que as F. Armadas querem e não ao que os políticos "necessariamente" querem![]()
Talvez eu realmente seja mais um otimista... (afinal de contas a MB emplacou um golaço com essa compra)
[]s
CB_Lima
Bruno, o texto do UFJF Defesa é do Expedito Bastos, não meu, é uma visão dele, assim como será a minha em momento oportuno, filtre tudo, principalmente as minhas falas. Não se preocupe, terá o meu "mais do que resumo", a coisa virá no momento oportuno, lá no UFJF Defesa e talvez aqui no SDB, se o Vinícius permitir.bruno mt escreveu:o orestespf, eu não exqueci do resumo sobre o Haiti que você prometeu viu.eu lí o texto da UFJF mas lá não tem os detelhes, coisas inusitadas...
Adoro os Flanker da vida. Acho-os perfeitos para a realidade do Brasil, grandes distâncias, baixo custo de aquisição, etc. Mas como disse Prof. Orestes, estamos com o p. na mão. O que vier, se for o que os FABianos quiserem, eu vou comemorar. E quem estiver nesse dia em Recife, comemora comigo.Zepa escreveu:hviana escreveu:Zepa e eu escrevemos a mesma coisa, numa fração de segundos
Se estiver errado, ao menos não estou sozinho.
Abraços.![]()
![]()
![]()
Então...
Vamos comemorar com Flankers agora e PAK mais tarde.
Abs.
Zepa.
Se depender de mim, sem dúvida. Como já havia convidado, o site DB estará sempre disponível para seus textos, amigo. Ainda não fiz o que me pediu, estava esperando o retorno do Haiti.orestespf escreveu:Bruno, o texto do UFJF Defesa é do Expedito Bastos, não meu, é uma visão dele, assim como será a minha em momento oportuno, filtre tudo, principalmente as minhas falas. Não se preocupe, terá o meu "mais do que resumo", a coisa virá no momento oportuno, lá no UFJF Defesa e talvez aqui no SDB, se o Vinícius permitir.
Abração,
Orestes
Perfeito, Vinícius, perfeito. Perfeito não por estarmos certos, mas pelo fato de concordar com sua leitura sobre o que eu disse.Vinicius Pimenta escreveu:Concordo com Orestes mas quero ressaltar um agravante que dificulta de sobremaneira a escolha da FAB: de onde vem o dinheiro.
A compra da MB vem do seu próprio orçamento, com muito menos possibilidade de interferência política.
O F-X vem através de crédito extra-orçamentário, muito mais sujeito à pressão externa, sem contar o aspecto político, diplomático e estratégico.
Os S-70B são apenas mais um vetor. Compõem todo um amplo sistema.
O F-X é a ESPINHA DORSAL da atividade PRIMÁRIA da FAB.
Enquanto os Sea Hawks podem chegar até umas 12 unidades, e aí vamos falar de pouco mais de 600 milhões, se é que chega a tanto, o F-X INICIALMENTE já é de 2 bi pra cima, algo em torno de 24 aeronaves, podendo ultrapassar as 70 (SETENTA) unidades e seus 6 bilhões.
Gostemos ou não, é diferente. Caças têm mais peso geo-político que helicópteros.
E por isso tudo, a disposição do governo de aceitar ser "peitado", é bem menor.
Fez bem, mas só em off.Vinicius Pimenta escreveu:Se depender de mim, sem dúvida. Como já havia convidado, o site DB estará sempre disponível para seus textos, amigo. Ainda não fiz o que me pediu, estava esperando o retorno do Haiti.orestespf escreveu:Bruno, o texto do UFJF Defesa é do Expedito Bastos, não meu, é uma visão dele, assim como será a minha em momento oportuno, filtre tudo, principalmente as minhas falas. Não se preocupe, terá o meu "mais do que resumo", a coisa virá no momento oportuno, lá no UFJF Defesa e talvez aqui no SDB, se o Vinícius permitir.
Abração,
Orestes