TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: F35: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ???? OH INDECISÃO !!!

#3736 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 09, 2008 7:22 pm

Tigershark escreveu: Eu preferiria simplicar então com uns Typhoons,Lima! 8-] E a vida ficaria ainda mais bela!
Eu também... 8-] :lol: mas sabe como é que é... como sei que não tem chance... fico com o mosquito.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#3737 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 09, 2008 7:27 pm

CB, eu ia escrever umas trocentas linhas comentando esse assunto, mas é que realmente é tanta coisa controversas, é tanta coisa que se fala e coisas absolutamente diversas que se realizam, que nem vale à pena esquentar meus dedos no teclado.

Eu entendi nas falas do Orestes é que as compras da MB são um indicativo do caminho a seguir. Ora, não há outro caminho indicado por isso que não sejam as prateleiras americanas.
Já foi dito aqui também que as cabeças "antigas" estão sendo postas de lado e tal, e isso prá mim é outra pista nesta direção.

Vou aguardar e ler mais, no momento tá tudo muito estranho. Felicito à MB pela decisão. :wink: :D

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#3738 Mensagem por Wolfgang » Seg Jun 09, 2008 7:28 pm

Vou na mesma direção do CM, véio. 8-]

Carlos Mathias

#3739 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 09, 2008 7:30 pm

Não, não Wolf, eu não vou em direção alguma. Pelo contrário, estou cada vez mais sem direção nessa história toda. :?

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3740 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 09, 2008 7:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Trouxe umas dicas do mestre Orestes prá cá, prá gente debulhar:

Orestes...
PS: mais uma vez, leiam as entrelinhas da compra dos SH-70B, o "sinal" foi dado. Estas "ações" implicam nas decisões fabianas, mas parece haver "peito".
Eu...
Semana do F-18E, só que dessa vez mais forte. E o F-35BR volta prá EMBRAER. Acomodar-me-ei na varanda. 8-]
Orestes...
Não me referi aos caças, Carlos, estava falando de asas rotativas pra MB.

Abração,

Orestes
Orestes outra vez...
Ainda não vou entrar neste mérito, até porque é off topic, mas existem preocupações relacionadas a compra de prateleira, se este for o caso... Se for necessário compra de prateleira, então é pra lá de razoável comprar de quem possua uma melhor estrutura para uma efetiva logística e manutenção dos meios adquiridos, portanto...

Abraços,

Orestes
Olá Jacques,

não escutei nada de novo recentemente, apenas opiniões de militares que estão de fora do processo de análise/escolha/compra. Todos são unânimes em dizer que devemos fabricar nossos equipamentos e munição, mas no caso dos caças, dizem que seria interessante comprar diretamente e depois negociar a produção local. Ainda não ficou claro pra mim se foi uma "dica" na forma de opinião ou apenas um achismo mesmo, mas ouvi isso de três comandantes de bases fabianas (entre outros das três Forças).

Abração,

Orestes
Eu entendi que os EUA voltaram à mesa mais fortes, e vocês?

Cantei a bola uns dias atrás, os ianques abriram o saco de bondades.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Carlos Mathias

#3741 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 09, 2008 7:37 pm

Então é isso mesmo, voltamos à boa e velha prateleira americana. Que seja então. Tomara pelo menos que possamos escolher algo realmente bom.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3742 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 09, 2008 7:38 pm

Carlos Mathias escreveu:O Orestes não vai dizer isso explicitamente, mas acho que rodamos, rodamos e vamos parar na mesma freguesia de sempre, os EUA.
Toda a celeuma em torno de tecnologia pode não ter passado de um blefe, prá forçar alguma negociação. Como devem ter conseguido algo, dão-se por satisfeitos.

Apostaria nos F-16 e F-18E, mais no primeiro, porque seguindo a linha pragmática que parece ter sido a escolhida seria a escolha mais natural.

Nada de muito novo, nada de sobressaltos, a nave navega tranquila sem ninguém se sacudir. É o caminho mais fácil.

Mais uma vez, vamos debater o caça da semana.

Mas aí o que não bate é o fato do desenvolvimento do caça de quinta geração, a não ser que a coisa seja uma compra de prateleira, no caso ianque e para não haver "pressão russa" para compra de SU-35, trocamos por equipamento AAe para as forças armadas.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3743 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 09, 2008 7:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Então é isso mesmo, voltamos à boa e velha prateleira americana. Que seja então. Tomara pelo menos que possamos escolher algo realmente bom.

Vamos com calma, o fato de terem aberto o período de bondades, não significa que iremos correndo pra lá.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3744 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 09, 2008 7:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Não, não Wolf, eu não vou em direção alguma. Pelo contrário, estou cada vez mais sem direção nessa história toda. :?

Por ai mesmo, são muitas infos desencontradas, não dá pra criar uma ligação.

[ ]s

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#3745 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 09, 2008 7:46 pm

Espero sinceramente que não......

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3746 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 09, 2008 7:51 pm

A única coisa líquida e certa, é de que o F-5 Forever continua firme e forte, como sempre esteve :roll: :roll: :roll:

[ ]s

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#3747 Mensagem por Beronha » Seg Jun 09, 2008 7:55 pm

Alcantara escreveu:
Túlio escreveu:Lembrar? Eu os VIA rodando, quando criança - um vizinho tinha um, kôza bem feia de cara chata, mas ele o adorava... :wink:

Imagem

Imagem
opa , ja tombei com carga de fio de algodão ha uns 15 anos atraz em mauá da serra-pr, num d11 desses ano 1968

rapaz :shock: :shock:

eu era o co-piloto da nave... o cara que consegue cruzar marcha nesse troço pode ser considerado a altura de um schumacher ou senna

Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#3748 Mensagem por Zepa » Seg Jun 09, 2008 8:22 pm

Carlos Mathias escreveu: Eu entendi nas falas do Orestes é que as compras da MB são um indicativo do caminho a seguir. Ora, não há outro caminho indicado por isso que não sejam as prateleiras americanas.
Já foi dito aqui também que as cabeças "antigas" estão sendo postas de lado e tal, e isso prá mim é outra pista nesta direção.

:D
Acho que a sinalização é de que a Marinha comprou o que realmente queria (peito), independente se é americano. As forças armadas comprarão o que querem 8-] 8-] 8-]

Abs.

Zepa.

Imagem
hviana
Júnior
Júnior

#3749 Mensagem por hviana » Seg Jun 09, 2008 8:24 pm

A minha interpretação disso tudo não é beem que o F-X(n) vai ser americano. E sim que a FAB vai escolher o caça (caça, helicóptero, etc.) e não adianta A, B ou C bater o pezinho, vai ser o que a FAB quer. Americano, bolchevique ou croassante (apenas para combinar com o A,B e C da frase anterior).
Pode ser uma viagem, mas me parece fazer sentido e casar com o que o Sr. Orestes disse.
Abraços.

Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#3750 Mensagem por Zepa » Seg Jun 09, 2008 8:24 pm

Beronha escreveu:
Alcantara escreveu:
Imagem

Imagem
opa , ja tombei com carga de fio de algodão ha uns 15 anos atraz em mauá da serra-pr, num d11 desses ano 1968

rapaz :shock: :shock:

eu era o co-piloto da nave... o cara que consegue cruzar marcha nesse troço pode ser considerado a altura de um schumacher ou senna
Aqui no porto do Rio, de vez em quando se vê algum FNM puxando Containers, com muita disposição (e fumaça)

Abs.

Zepa.

Imagem
Responder