Cai cupula da USAF: falha na segurança nuclear
Moderador: Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Cai cupula da USAF: falha na segurança nuclear
Meus prezados:
O Secretario da Força Aerea (civil) e seu Chefe de Gabinete (militar) tiveram que apresentar seus pedidos de dispensa.
Falhas nucleares derrubam comando da Força Aérea dos EUA
Falhas envolvendo a segurança do arsenal nuclear norte-americano levaram o secretário de Defesa Robert Gates a demitir na quinta-feira os dois principais comandantes da Força Aérea dos Estados Unidos.
Gates disse que dois incidentes -- o embarque de detonadores nucleares para Taiwan, e a colocação inadvertida de seis bombas atômicas em um bombardeiro que sobrevoou todo o país -- expuseram um problema sistêmico na Força Aérea e uma erosão das normas nucleares.
Ele disse que ambos os casos, "embora diferentes nas especificidades, têm uma origem em comum -- a erosão gradual dos padrões nucleares e uma falta de eficácia na supervisão por parte da liderança da Força Aérea".
Fontes oficiais disseram que Gates solicitou a demissão do secretário da Força Aérea, Michael Wynne (civil), e do chefe-de-gabinete, brigadeiro Michael Moseley. Ambos apresentaram os pedidos na quinta-feira.
Gates pediu ao ex-secretário de Defesa James Schlesinger que lidere uma equipe que avaliará as mudanças políticas e organizacionais necessárias para melhorar o controle sobre o arsenal nuclear.
"Em geral a Força Aérea não tem sido suficientemente crítica do seu desempenho prévio, e isso levou a problemas recorrentes de natureza similar", disse Gates.
Os dois incidentes que levaram às demissões ocorreram em 2006 e 2007. Mas há outras questões delicadas para a Força Aérea resolver, como um contrato de marketing de 50 milhões de dólares para um show aéreo e a tentativa de comprar mais aviões Boeing C-17, apesar das negativas do Pentágono.
Gates também discorda da ênfase da Força Aérea na compra de armas de pouca utilidade nas guerras do Iraque e Afeganistão. O sofisticado caça F-22, por exemplo, não fez uma só missão nesses conflitos, mas continua sendo prioridade para os brigadeiros.
O secretário de Defesa, no cargo de 2006, costuma demitir subordinados quando eles parecem rejeitar ou minimizar a responsabilidade por problemas. Foi assim em março de 2007 com o secretário do Exército, Francis Harvey, afastado em reação aos problemas no hospital militar Walter Reed.
(Reportagem adicional de Andrea Shalal-Esa, Jim Wolf e David Morgan)
Fonte: Estadão - via Camera 2 TV Record - canal 2 POA - 5 jun 2008
Um abraço e ateh mais...
O Secretario da Força Aerea (civil) e seu Chefe de Gabinete (militar) tiveram que apresentar seus pedidos de dispensa.
Falhas nucleares derrubam comando da Força Aérea dos EUA
Falhas envolvendo a segurança do arsenal nuclear norte-americano levaram o secretário de Defesa Robert Gates a demitir na quinta-feira os dois principais comandantes da Força Aérea dos Estados Unidos.
Gates disse que dois incidentes -- o embarque de detonadores nucleares para Taiwan, e a colocação inadvertida de seis bombas atômicas em um bombardeiro que sobrevoou todo o país -- expuseram um problema sistêmico na Força Aérea e uma erosão das normas nucleares.
Ele disse que ambos os casos, "embora diferentes nas especificidades, têm uma origem em comum -- a erosão gradual dos padrões nucleares e uma falta de eficácia na supervisão por parte da liderança da Força Aérea".
Fontes oficiais disseram que Gates solicitou a demissão do secretário da Força Aérea, Michael Wynne (civil), e do chefe-de-gabinete, brigadeiro Michael Moseley. Ambos apresentaram os pedidos na quinta-feira.
Gates pediu ao ex-secretário de Defesa James Schlesinger que lidere uma equipe que avaliará as mudanças políticas e organizacionais necessárias para melhorar o controle sobre o arsenal nuclear.
"Em geral a Força Aérea não tem sido suficientemente crítica do seu desempenho prévio, e isso levou a problemas recorrentes de natureza similar", disse Gates.
Os dois incidentes que levaram às demissões ocorreram em 2006 e 2007. Mas há outras questões delicadas para a Força Aérea resolver, como um contrato de marketing de 50 milhões de dólares para um show aéreo e a tentativa de comprar mais aviões Boeing C-17, apesar das negativas do Pentágono.
Gates também discorda da ênfase da Força Aérea na compra de armas de pouca utilidade nas guerras do Iraque e Afeganistão. O sofisticado caça F-22, por exemplo, não fez uma só missão nesses conflitos, mas continua sendo prioridade para os brigadeiros.
O secretário de Defesa, no cargo de 2006, costuma demitir subordinados quando eles parecem rejeitar ou minimizar a responsabilidade por problemas. Foi assim em março de 2007 com o secretário do Exército, Francis Harvey, afastado em reação aos problemas no hospital militar Walter Reed.
(Reportagem adicional de Andrea Shalal-Esa, Jim Wolf e David Morgan)
Fonte: Estadão - via Camera 2 TV Record - canal 2 POA - 5 jun 2008
Um abraço e ateh mais...
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Cai cupula da USAF: falha na segurança nuclear
Só uma mancadinha do reporter: diferente daqui,acho que na USAF não há brigadeiros. São generais da Força aérea.
-
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
O que eu estou ouvindo em fóruns de língua inglesa é que a história da segurança nuclear é pretexto para fazer um pequeno expurgo na liderança da USAF, e que este expurgo estaria ligado aos imbróglios políticos do F-22.
-
- Avançado
O meu post? Se for, mais explicações: A história que eu ouvi é que a liderança da USAF não é, digamos, muito querida pelo Departamento de Defesa, principalmente devido a politicagens durante o período que antecedeu a entrada do F-22 em serviço. Sendo assim, aproveitou-se um incidente que, embora grave, não precisaria chegar a tal ponto para aposentar alguns dos chefes da USAF. Eu devo acrescentar que nada disso é certo, pode ser que seja apenas conjectura.bruno mt escreveu:não entendi.
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Off Topic: Será que alguma vez, o (algum) presidente americano já esteve com a chance de apertar o botão vermelho e não o fez na hora H?
Kennedy será que passou por isso (e foi morto por esse motivo?)
Se for uma questão muito idiota (mas curiosa) - E se... não me mandem para a
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
- Avançado
Eu não acho que o Kennedy tenha chegado a tal ponto, mas foi perto.joao fernando escreveu:Off Topic: Será que alguma vez, o (algum) presidente americano já esteve com a chance de apertar o botão vermelho e não o fez na hora H?