Lineages: assinatura de contrato

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Lineages: assinatura de contrato

#16 Mensagem por Skyway » Ter Jun 03, 2008 2:18 am

Tambem torço para que essa arte seja só um devaneio de um artista....rs




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#17 Mensagem por rodrigo » Ter Jun 03, 2008 10:26 am

Que pintura brega! A fonte também totalmente fora dos padrões... acho que a pintura oficial não será essa... Tomara!
A imagem é da Embraer, a pintura deve ser igual ao air force 51.




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#18 Mensagem por Sniper » Ter Jun 03, 2008 10:46 am

rodrigo escreveu:
Que pintura brega! A fonte também totalmente fora dos padrões... acho que a pintura oficial não será essa... Tomara!
A imagem é da Embraer, a pintura deve ser igual ao air force 51.
Menos mal então! :mrgreen:




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#19 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 03, 2008 5:51 pm

Nota Oficial da FAB:

Fotos abaixo...
FAB adquire dois EMBRAER-190 para aviação de transporte

O Comando da Aeronáutica assinou contrato com a Embraer, na segunda-feira (dia 2), em São José dos Campos (SP), para a aquisição de duas aeronaves EMB-190, destinadas ao transporte de passageiros e autoridades. Os novos aviões serão operados pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), sediado em Brasília, em substituição aos dois modelos Boeing 737-200 que servem ao país há mais de três décadas.

“Dentro do pensamento de modernização da frota, e acompanhando o processo evolutivo da moderna aviação, o Comando da Aeronáutica buscou no mercado uma aeronave que pudesse dar continuidade à missão dentro dos elevados padrões tradicionalmente oferecidos pela Força Aérea Brasileira. E em solo nacional encontramos a melhor solução”, disse em discurso o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

Os novos aviões terão capacidade para 40 passageiros, mais tripulação, autonomia para voar por toda a América do Sul, sem escalas, a partir de Brasília. O EMB-190 terá uma área de reunião, um espaço reservado para a autoridade (poltrona e banheiro comum), mais espaço para equipes de apoio e área com poltronas.

"Quando, há alguns anos, fomos consultados pelo governo brasileiro sobre a possibilidade de fornecimento de uma aeronave presidencial com alcance intercontinental, não tínhamos produtos compatíveis com a missão. Quando recentemente surgiu uma nova missão, cujas características de carga paga, desempenho, flexibilidade operacional e alcance são compatíveis com nosso EMBRAER 190, tivemos a felicidade de poder responder positivamente à essa possibilidade”, afirmou o diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado.

O contrato assinado prevê a aquisição de duas aeronaves, mais apoio logístico inicial (peças de reposição, assistência técnica, publicações e treinamento de pilotos e mecânicos), num pacote de investimentos da ordem de R$ 211 milhões. As aeronaves serão entregues em março e novembro de 2009.

SAIBA mais sobre a aquisição da aeronave EMB-190

Histórico da aeronave Boeing 737-200 na FAB

A aeronave Boeing 737-200 entrou em operação na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1976 e, neste ano, completou 32 anos de serviços prestados ao país, tendo sido utilizada no transporte de passageiros e de autoridades.

Envelhecimento da aeronave

Até o início da década de 90, a manutenção desse tipo de aeronave foi realizada pela VASP, depois substituída pela VARIG, empresas que também operavam esse modelo de avião. Tal parceria assegurava a disponibilidade de profissionais com vasta experiência na área de manutenção. Com isso, esses modelos militares apresentavam disponibilidade de vôo acima de 90%.


Contudo, a partir de julho de 2003, a VARIG desativou os aviões desse modelo, o que deu início ao processo de redução da capacidade de apoio logístico à operação das aeronaves 737-200. Nos últimos anos, percebeu-se a redução do nível de conhecimento disponível entre os técnicos e engenheiros que atuavam na área de manutenção, pois o modelo saiu de linha, e passou a configurar-se um cenário de dificuldades para a aquisição de determinadas peças de reposição. (Exemplo: a empresa que fazia as revisões nos motores P&W JT-8 no Brasil parou de atuar nesse segmento, o que obriga a FAB a recorrer a empresas fora do país, encarece a operação e pode sofrer seguidos atrasos nos prazos estabelecidos para recolocar as aeronaves em uso).

Diante disso, nota-se que o envelhecimento dos aviões Boeing 737-200 gerou o aparecimento de carências operacionais e logísticas e o aumento dos custos para o cumprimento das missões atribuídas à FAB.

Carências operacionais

Nas últimas décadas, as exigências internacionais a respeito da emissão de ruídos tornaram-se mais rigorosas, principalmente na Europa e na América do Norte. Com isso, os motores que equipam os Boeing 737-200 passaram a sofrer restrições de horários de operação ou mesmo proibição de pouso e decolagem em determinadas localidades. Autorizações especiais, em razão da natureza dos vôos governamentais, tornaram-se cada vez mais restritivas. Sob esse aspecto específico, não se vislumbra uma alternativa plausível, pois a troca dos motores ou a instalação de kits para atenuar o ruído mostra-se economicamente inviável.
Por causa de seus instrumentos analógicos, a aeronave não é capaz de realizar alguns tipos de procedimentos (como piloto automático acoplado ao Sistema de Gerenciamento de Vôo – FMS), tampouco possui capacidade de executar procedimentos ILS CAT III (para pouso por instrumentos em condições visuais reduzidas).

Carências logísticas

Apesar de as aeronaves terem passado por sucessivas melhorias ao longo do seu tempo de operação, como a modernização do sistema aviônico (capacitação para operar RVSM e troca de Transponder), avalia-se que outras atualizações sejam cada vez mais custosas e tecnicamente mais complicadas. As aeronaves passaram por revisões (periódicas de oito anos) em 2005 e 2006, o que poderá aliviar a demanda de grandes intervenções de manutenção nos próximos anos, motivo pelo qual a FAB irá empregar estas aeronaves em outros tipos de missões, como transporte de tropa.

Tópicos mais importantes da necessidade de aquisição da nova aeronave


1) Obsolescência do Boeing 737-200 e seu custo de operação elevado;
2) Preservação da qualidade da missão de transporte especial (com autoridades nacionais e estrangeiras); e
3) Atualização técnica das aeronaves e dos pilotos.


Estudos para a aquisição de uma nova aeronave


O Programa de Reaparelhamento da FAB está em andamento desde o final dos anos 90 e contempla a aquisição de aeronaves de transporte, entre outros modelos que servem ao país, de acordo com as necessidades observadas para a atualização da frota, manutenção dos níveis operacionais e aprimoramento das tripulações. Na aquisição do substituto dos Boeing 737-200 vislumbrou-se a possibilidade de optar por um modelo nacional, hoje disponível, capaz de atender aos requisitos operacionais vinculados à missão de transporte de autoridades atribuída à Força Aérea. Diante desses critérios, o modelo que apresenta condições favoráveis para substituir os antigos Boeing 737-200 é a aeronave EMB-190 da EMBRAER, que, entre outros atributos positivos, destaca-se pelo fato de ser um produto nacional de uma empresa de reconhecida qualidade.

É importante observar que, à época da aquisição do modelo ACJ-319 da Airbus, que substituiu o Boeing 707 da FAB, em 2005, o modelo da EMBRAER (EMB-190) não estava disponível.

Quais as vantagens do novo modelo em relação aos Boeing 737-200

Em síntese, o EMB-190 é uma aeronave moderna, mais econômica e que incorpora relevantes inovações tecnológicas disponíveis no mercado aeronáutico.

Custos da aquisição e previsão de entrega

O contrato prevê a aquisição das duas aeronaves e apoio logístico inicial (peças de reposição, assistência técnica, publicações e o treinamento das tripulações e mecânicos), dentro de um pacote de investimentos de R$ 211 milhões. As aeronaves serão entregues em março e novembro de 2009.

Como será o interior da aeronave

O novo avião terá uma sala de reunião, uma área para o presidente (poltronas e banheiro comum), espaço para equipes de apoio e área com poltronas para 36 passageiros.

Como foi feito processo de aquisição

O processo seguiu os procedimentos previstos na legislação vigente para a aquisição de aeronaves militares, a exemplo dos outros processos de aquisição já realizados pela FAB, com criteriosa avaliação de quesitos. Além de ser fabricado no país, o novo modelo terá alcance para operar em toda América do Sul, a partir de Brasília, e capacidade para transportar 40 passageiros, mais tripulantes, entre outras características que respondem plenamente aos requisitos operacionais e logísticos estabelecidos pelo operador. O avião será empregado na FAB por um período de 30 anos e está pronto para incorporar equipamentos de ponta, como o sistema CNS-ATM (controle de tráfego aéreo do futuro).

Nesse contexto, vale ressaltar que, um dos eixos da política industrial do país é a consolidação e expansão da liderança de empresas nacionais, por meio de diversas ações, incluindo o uso do poder de compra do Governo. Sendo a EMBRAER referência na indústria aeronáutica mundial, a compra de aeronaves dessa empresa está em perfeita consonância com os objetivos da política de desenvolvimento industrial do país.

Vantagens da aquisição de uma nova aeronave


1) Menor custo operacional;
2) Maior segurança e qualidade na operação;
3) Maior flexibilidade operacional;
4) Incentivo à indústria nacional.


Obs: A aeronave Airbus (ACJ-319) continuará a atender ao transporte presidencial, especialmente nos deslocamentos internacionais de longas distâncias, por ser este um modelo que tem grande capacidade de autonomia e alcance.
Fonte: http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... sporte.htm

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Re: Lineages: assinatura de contrato

#20 Mensagem por Zepa » Ter Jun 03, 2008 7:59 pm

Eu entendi mal ou o B 737 continuará sendo usado no transporte de tropas :?: :?: :?: :?:

Abs.

Zepa.




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#21 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 03, 2008 8:02 pm

Zepa escreveu:Eu entendi mal ou o B 737 continuará sendo usado no transporte de tropas :?: :?: :?: :?:

Abs.

Zepa.
Pelo visto sim... assim acho que passariam para o 2/2 no Galeão (que opera os 707).

Imagina um 737-200 com aquela camuflagem do Am-X? Que Lixo... Hahahahahhahaha :lol:

Pelo visto a FAB vai usá-los até não poder mais mesmo!

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Re: Lineages: assinatura de contrato

#22 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jun 03, 2008 8:07 pm

cb_lima escreveu:Acho que enquanto o F-X é atropelado pela política a FAB sai passando todo o resto o mais rápido possível:

A ver:

Helis (BH)
CASA 105
P-3Br
F-5EM
A-29
AM-X M
Jatos Embraer (190/135/145)
Modernização dos C-130
Brasilias
Caravans
etc

(sem contar mísseis, etc).

Ou seja, não acho que estejam errados não.

(o erro na minha opnião está em outro lugar)

Enfim [100]

Vendo a foto do Defesanet, eu só acho aquela faixa verde/amarela 'feia'

Imagem


Além disso essa 'pedra' do 190 já era mais do que 'cantada' a tempos, pois os nossos 737 estão por aí a muitos e muitos anos.

[]s
CB_Lima
Prezados Senhores

Existe ainda o projeto do C390. Este avião vai constituir a espinha dorsal do transporte
da FAB. Tudo certo com o governo e a Embraer.

Sds

Lord Nauta




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#23 Mensagem por Zepa » Ter Jun 03, 2008 8:33 pm

Lord Nauta escreveu:
cb_lima escreveu:Acho que enquanto o F-X é atropelado pela política a FAB sai passando todo o resto o mais rápido possível:

A ver:

Helis (BH)
CASA 105
P-3Br
F-5EM
A-29
AM-X M
Jatos Embraer (190/135/145)
Modernização dos C-130
Brasilias
Caravans
etc

(sem contar mísseis, etc).

Ou seja, não acho que estejam errados não.

(o erro na minha opnião está em outro lugar)

Enfim [100]

Vendo a foto do Defesanet, eu só acho aquela faixa verde/amarela 'feia'

Imagem


Além disso essa 'pedra' do 190 já era mais do que 'cantada' a tempos, pois os nossos 737 estão por aí a muitos e muitos anos.

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Prezados Senhores

Existe ainda o projeto do C390. Este avião vai constituir a espinha dorsal do transporte
da FAB. Tudo certo com o governo e a Embraer.

Sds

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Re: Lineages: assinatura de contrato

#24 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 03, 2008 8:36 pm

Zepa escreveu:
[091]
[005] :mrgreen: :mrgreen:

Haja coração... :lol:

[]s
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Re: Lineages: assinatura de contrato

#25 Mensagem por Brigadeiro » Ter Jun 03, 2008 9:08 pm

Tragam o desfibrilador!! Imagem














:lol: :lol: :lol:

Até mais!




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#26 Mensagem por b.verde » Ter Jun 03, 2008 9:16 pm

[003] [003] [003] [003] ...


abraços.



"Jesus Cristo é meu Senhor"




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Re: Lineages: assinatura de contrato

#27 Mensagem por binfa » Qua Jun 04, 2008 6:22 pm

senhores(as) boa noite! segue abaixo e-mail questionando o destino dos VC 96.

Prezado Sr Alexandre,

Em atenção à sua mensagem, informamos que ainda não há definição quanto ao
destino das aeronaves.

Respeitosamente,

Divisão de Relações Públicas

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
"ASAS QUE PROTEGEM O PAÍS"




----- Original Message -----
From: "CECOMSAER" <drp@fab.mil.br>
To: "Alexandre Rubin" <alexandre.rubin@riclan.com.br>
Sent: Wednesday, June 04, 2008 1:27 PM
Subject: Re: Destino VC 96


Prezados boa tarde! meu nome é Alexandre Rubin, brasileiro, amante
dos assuntos pertinentes as forças armadas do Brasil em especial da
Gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB), nos últimos dias pude ver vários meios
da imprensa escrita divulgarem notas a respeito da substituição dos 2
Jatos 737-200 (VC 96) pertencentes ao GTE por 2 jatos EMB-190 (Lineage),
concordo plenamente com a substituição, porem como ex-militar da FAB (87) e contribuinte, gostaria de saber se o destino dos 737-200 será igual Dos 707-300C (KC 137), os 737-200 serão enviados para o Grupo de Transporte GT)? ou vendido a terceiros? Cabe lembrar que em virtude dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, hoje a FAB é carente de aviões de transportar, para poder deslocar as tropas das 3 forças para estas missões.

Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo do seu retorno.


att,
Alexandre Rubin




att, binfa
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