11 de Junho - Batalha Naval do Riachuelo

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#31 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 13, 2007 4:17 pm

Brigadeiro escreveu:Eu mereço... Tive que engolir isso hoje:

Grande merda esta batalha de Riachuelo, quem dera se o Paraguai vencesse. o Brasil acabou com uma grande nação, tudo por causa das alfacatruas britânicas, o brasil acabou com a única nação sulamericana que chegou a concorrer para ser uma grande potência. Hoje Paraguai é o que é. Quando vejo a guerra do Paraguai, sinto vergonha em ser brasileiro, o que o Brasil fez lá, não se diferencia em
nada do que os nazistas fizeram aqui, mas isso é OFF-TOPIC

Essa é a minha resposta:

Desculpem o off, mas...

Não tenho vergonha de ser brasileiro e por lembrar daqueles homens que lutaram pela nossa nação. Afinal de contas, não foi a Marinha do Brasil quem tomou oMarquez de Olinda. Ah, não fomos nós quem invadimos território o território deles e nem tivemos uma divisão que era reconhecida pela atrocidade por onde passava (desculpem mas não lembro do nome agora). Não é questão de ganhar ou perder uma batalha, o que valia alí era a nossa integridade territorial e nacional.
Respeito o seu ponto de vista mas não concordo. Eu não tenho vergonha de meu país somente porque ganhamos uma guerra (contra um exército que era o dobro da Tríplice Aliança) e nem porque ganhamos uma batalha mesmo estando em desvantagem estratégica (lembrando que os paraguaios armaram uma emboscada com canhões nas barrancas e interceptando a nossa marinha com navios e "chatas"). Também não
tenho vergonha de homens como Greenhalgh e Marcílio Dias que defenderam até a morte o pavilhão hasteado no Parnahyba. Tenho orgulho de cada centímetro de nosso território que foi desenhado em paz e por meio de tratados e acordos...
Mas também me orgulho daqueles que defenderam daqueles ousaram em tentar tomar.
Outra coisa, não sei onde entra os ingleses na história, mas tudo bem...
Sabe, os americanos tem orgulho até do Vietnã e valorizam os seus veteranos e suas batalhas. Nós, temos vergonha de defender o que é nosso... Temos dó daqueles que invadiram nossas cidades, tomaram nossos bens e ainda por cima, estamos errados por expulsarmos o invasor.
Apesar de ser brasileiro e ter orgulho disso, tem hora que eu não entendo os meus conpatriotas...

De um outro forista:

Cara moderação me perdoe pela continuação do off-topic mas eu não posso ouvir tal injustiça e engano sobre o patriotismo e a batalha "Riachuelo"...

Caro thiago, Boa noite

Bem, isso depende ,o Brasil não teve nenhum "performance" perfeito na guerra pelo contrario e ainda teve uma posição imperialista.
O Brasil cometeu erros muitos estùpidos (desculpe a palavra).
Eu inclusive li em um livro coisas como(O livro que eu falo seria um livro
inglês chamado "the empress os south america "):
Os brasileiros em batalha atiravam em qualquer coisa que se mexia era amigo ou inimigo ou mesmo os dois ! (...)
Teve uma vez que os paraguaios estavam tentando fugir de uma batalha quase perdida e os brasileiros mandaram uma embarcação armada para
intercepta-los...no final o descuido deu no que deu os paraguaios mataram a tripulação e fugiram com a embarcação ! (...)
E na propia batalha de Riachuelo:
Aqueles que se "distinguiram" na batalha tiveram honras e ganharam atè
tìtulos de Dom Pedro II Um engenheiro italiano ganhou 500 contos de rèis e o rank de tenente-coronel do exercito!(...),enquanto o almirante da marinha que era para estar no
comando do ataque >que na verdade ficou bebado e se escondeu em sua cabine durante toda a batalha<foi intìtulado barão!!!(...)
Dom Pedro II e o Brasil deram aos sujeitos que desgraçaram nossa bandeira com atos de covardia e estupidez grandes recompensas tais como dinheiro e tìtulos!
Então meu colega de lista...ter orgulho de que ?

:shock: :shock: :shock:

Pra muitos, é uma vergonha defender o que é nosso...

É, tem hora que eu realmente não entendo meus compatriotas...

Até mais!

PS.: Essa discussão está no fórum Grandes Guerras no Yahoo!Grupos

Credo, o que é isso! Tenho vergonha desses caras! :shock:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#32 Mensagem por Brigadeiro » Qua Jun 13, 2007 4:39 pm

É a ignorância, Bolovo. Só não entendo como eles podem pensar como derrotados...

Outra coisa, esse livro "Maldita Guerra" (Francisco Doratiotto - Ed. Companhia das Letras) é bom? Recomendam?
Aceito outras sugestões! :wink:

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
luis
Júnior
Júnior
Agradeceram: 9 vezes

#33 Mensagem por luis » Qua Jun 13, 2007 5:14 pm

Pessoal, fiquei perplexo, mas que falta de patriotismo!
A coragem, o despreendimento pela própria vida em defesa da pátria demonstrada por esses grandes heróis, somente não pode ser reconhecida por pessoas mal intencionadas e que buscam denegrir a imagem do País. Afinal, é fácil criticar e apontar defeitos até nos atos de bravuras dos outros, quando se recebe tudo pronto, ou seja, um País continental e maravilhoso como é o nosso.
Abraços.
Amaro.

novo usuário
Bolovo
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 13, 2007 5:35 pm

Achei um cara defendendo o país (pelo menos um!) na sala de discussão do Wikipédia do Artigo "Guerra do Paraguai".
Prezado,

Creio que a iniciativa de elaborar pa´gina sobre a Guerra da Tríplice Aliança é meritória e que mais pessoas poderiam escrever na Wilkipédia em Português de maneira a torná-la referência cada vez melhor na busca e discussão de assuntos. Parabéns pela iniciativa.

Contudo, em relação a este texto, gostaria de salinetar que ocorrem passagem nas quais são feitas afirmações que carecem de comprovação (não são citadas fontes), e que são, no mínimo, bastante polêmicas. Alguma são até mesmo já assunto morto frente às novas pesquisas, livros e textos sobre o assunto. Por exemplo, a seguinte passagem :

"Além das mortes em combate, foram devastadoras as epidemias, principalmente a de cólera, que atingiram os homens de ambos os lados da guerra. Acrescente-se, ainda, que os governos da Tríplice Aliança adotaram uma política genocida contra a população paraguaia. Para o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros), a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia."

Há quase consenso entre autores e pesquisadores recentes que não houve de maneira alguma política orientada de extermínio da população paraguaia por parte dos governos da Tríplice Aliança. O que ocorreu é que o fato da Guerra durante quatro de seus cinco anos ter transcorrido em solo Paraguaio, fez com este fosse o país mais devastado pela guerra e epidemias (estas sim as que mais mataram no conflito). Note-se que a Argentina também sofreu muitíssimo com as epidemias e, em menor grau, a província de Mato Grosso.

Não é vedade que a tropa brasileira era formada em sua maioria por negros. Primeiro porque há confusão com as categorias negros e escravos. Acreditava-se em autores anteriores que escravos lutaram no Paraguaio por coação ou para buscar a liberdade via trabalho no exército. Bem, que havia escravos, isto é fato, mas havia negros que não o eram. Havia também muitos voluntários que não eram nem negros, nem escravos. Na realidade, colocar a formação do exército imperial sob uma categoria ou duas de caráter motivacional ou étnico é temerário.

Por fim, a discussão sobre o papel da Inglaterra durante o conflito é a que mais se tem debatido. A mim me convece o argumento lógico que o comércio da Inglaterra com a América do Sul era pequeno demais para a importar tanto. Neste contexto, a economia do Paraguai (supondo ela ter sido de caráter progressista frente a seus vizinhos) era de escassa importância para a maior potência econômica no mundo de então. Para a Inglaterra o conflito pouco pertubava suas principais rotas de comêrcio (se é que impedia alguma!). É claro, que vendo a possibilidade de financiar o provável lado vencedor, ela não iria se furtar a fazê-lo, como toda comerciante. Escrevo tudo isso aceitando o argumento, pouco crível, que a economia paraguaia fosse um exemplo que dispertava preocupações a Inglaterra. Creio que ele (o conflito) foi fruto de fatores internos a região. Fruto da falta de habilidade das lideranças dos países envolvidos em dimensionar o custo de ir à guerra e de avaliar opções alternativas ao conflito.

Bem, são apenas pontos que sugiro serem discutidos.

Grato.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3 ... o_Paraguai

Grande cara! 8-]

Bolovo
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 13, 2007 5:42 pm

Brigadeiro escreveu:É a ignorância, Bolovo. Só não entendo como eles podem pensar como derrotados...

Outra coisa, esse livro "Maldita Guerra" (Francisco Doratiotto - Ed. Companhia das Letras) é bom? Recomendam?

Até mais!

Falam que é um ótimo livro. Eu estava querendo ler ele, mas estou ocupado, tenho que ler um monte de coisa. Doratiotto foi um diplomata brasileiro e pesquisou nos arquivos da época da guerra para escrever o livro. Se você quiser ler o contrario disso, leia "Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai" de JULIO JOSE CHIAVENATTO, mas esse é totalmente babaca, só fala bem do Lopez e mal do Brasil, só falta falar que a Triplice matava os paraguaios por esporte e prazer hahaha :roll: :D

luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#36 Mensagem por luis F. Silva » Qua Jun 13, 2007 6:05 pm

Bolovo escreveu:
mas esse é totalmente babaca

Atenção!... eu chamei isso a um Yankee aqui no fórum, e fui repreendido.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Bolovo
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 13, 2007 6:21 pm

luis F. Silva escreveu:Bolovo escreveu:
mas esse é totalmente babaca

Atenção!... eu chamei isso a um Yankee aqui no fórum, e fui repreendido.

Sim, eu lembro desse seu caso, mas Chiavenato é um brasileiro que fala mal do próprio país. Não merece nada esse cara. :?

Brigadeiro
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Brigadeiro » Qua Jun 13, 2007 6:52 pm

Bolovo escreveu:
Brigadeiro escreveu:É a ignorância, Bolovo. Só não entendo como eles podem pensar como derrotados...

Até mais!

Falam que é um ótimo livro. Eu estava querendo ler ele, mas estou ocupado, tenho que ler um monte de coisa. Doratiotto foi um diplomata brasileiro e pesquisou nos arquivos da época da guerra para escrever o livro. Se você quiser ler o contrario disso, leia "Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai" de JULIO JOSE CHIAVENATTO, mas esse é totalmente babaca, só fala bem do Lopez e mal do Brasil, só falta falar que a Triplice matava os paraguaios por esporte e prazer hahaha :roll: :D

Graaaaaaaaande Bolovo!

Eu também tenho pouco tempo para me dedicar à leitura, mas se eu conseguir um tempinho, podes ter certeza que não vou procurar esse livro (já ouvi falar do livro do Sr. Chiavenatto e não me despertou nenhum interesse). [049]

Outra coisa, gostei do texto que você postou. O cara mandou bem e mostrou bastante conhecimento! :D

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: 11 de Junho - Batalha Naval do Riachuelo

#39 Mensagem por Marino » Qui Mai 29, 2008 7:42 pm

Mais um 11 de Junho se aproxima.
Pelo menos na MB, e aqui no DB, a data será lembrada.
https://www.mar.mil.br/11jun08/video_11_de_junho.htm

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Brigadeiro
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por Brigadeiro » Qui Mai 29, 2008 7:53 pm

[009] [009] [009] [009]

Até mais!

Thiago
--------------
Bolovo
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 29, 2008 7:56 pm

Só agora que fui descobrir que Doratioto é historiador aqui da USP hua hua hua :mrgreen: [000]

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re:

#42 Mensagem por Mapinguari » Seg Jun 02, 2008 1:28 am

cicloneprojekt escreveu:Fui apresentado a uma descrição desta e outras batalhas da campanha da trìplice aliança, ainda como aluno da EAM-SC em 1975. E hoje ainda eu me arrepio todo, toda vez que leio relatos daqueles eventos.

sds

Walter
Cara, uma vez vi, no Museu naval e Oceanográfico da MB, no Centro do Rio, uma machadinha de abordagem usada pelos paraguaios. Fiquei imaginando o estrago que aquilo devia causar num corpo humano... Daí a imaginar o horror que deve ter sido o combate corpo-a-corpo no convés da Parnaíba, foi um pulo...

Mapinguari

Imagem
Tupi
Sênior
Sênior

Re: Re:

#43 Mensagem por Tupi » Seg Jun 02, 2008 3:51 pm

Mapinguari escreveu:Cara, uma vez vi, no Museu naval e Oceanográfico da MB, no Centro do Rio, uma machadinha de abordagem usada pelos paraguaios. Fiquei imaginando o estrago que aquilo devia causar num corpo humano... Daí a imaginar o horror que deve ter sido o combate corpo-a-corpo no convés da Parnaíba, foi um pulo...
Tb já estive neste museu, é muito legal. Viajei no tempo fiquei horas sonhando com as cenas de batalhas. Minha esposa(que era namorada na época), ficou preocupada comigo achou que eu estva delirando!!
Foi muito legal :lol: :lol: :lol:
Acho que a visitação é muito pequena. Como tudo que se fala de história em nosso pais. :oops:

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Brigadeiro
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por Brigadeiro » Seg Jun 02, 2008 4:08 pm

Tem muito museu bom, principalmente no Rio, mas ninguém conhece... Infelizmente não se dá o devido valor à nossa história e também não se divulga muito sobre isso... :(
Em 2002, quando estive no Rio, fiz questão de visitar o Musal. Eu não conhecia o Museu Naval, o SDM e afins, inclusive tem um museu com acervo egiptológico muito bom. Da próxima eu vou passar o dia enfurnado na Marinha, etc... hehehe

Até mais!

Thiago
--------------
Tupi
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Tupi » Seg Jun 02, 2008 4:22 pm

Também tô programando com o G-loc uma Viagex para o Rio pra visitar os Museus a Bliblioteca Nacional e o SDM. [000]

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Responder