helio,
É preciso levar tbem em conta, se o blindado utilizado é o mais adequado ao front.
Na guerra dos 6 dias os JSII do Egito tomaram um pau até dos AMX-13 e Sherman israelenses.
Na guerra do Yon kipur os Isherman bateram até os T-54/55
O problema dos egipicios nao era o equipamento e sim a falta de treinamento e comando... Muitas tripulacoes egipicias tinham menos de 3 meses de treinamento, tanto nos 6 dias como no Yomm Kippur. Ja os Israelenses estavam treinando desde 1948...
E quanto ao Sherman, este nunca foi a ultima trakina do pacote, esses shermans isralenses eram "up-gunned's" com canhoes L7 de 105 mm, tiveram toda sua opitica atualizada para o padrao do M-48... De sherman so tinham o nome... Junte isso ao fato das tripulacoes israelenses bem treinadas e voce vai saber porque o estado de Israel ainda nao desapareceu...
É muito comum os amantes de militaria enaltecerem os blindados alemães
Isso e verdade, mas esse mito foi criado pelos proprios aliados ainda na IIGM, o mito e tao forte que persiste ate hoje.
... mas esquecem de analisar o TO. Os norte-americanos foram superiores com seus Sherman pois a plataforma do M4 era de fácil fabricação, permitindo fazê-lo em massa. O motor apesar de ser de avião(M4 e M4A1) possuiam fácil manutenção no front, enquanto os germanicos eram um pesadelo quanto a manutenção. A mobilidade dos Blindados pesados alemães passaram a ser complicados a partir do bombardeamento de pontes pela aviação aliada.
Calma ai, o motor do Sherman, que foi utilizado na frente ocidental, era movido a GASOLINA, muito mais dificil de fazer a manutencao do que um motor DIESEL, e gracas a isso o Sherman ganhou o apelido de Mr. Zippo, ate um acidente de percurso podia causar incendio catastrofico. A escolha de um motor a gasolina se deu pelo fato de os americanos possuirem muitos recursos e abundancia deste combustivel, mas os inconvenientes gerados, eram desproporcionais as vantagens, muitos Shermans incendiavam com o menor dano em batalha... Os unicos Shermans a Diesel, foram aqueles que foram enviados a URSS(exigencia, devido principalmente ao clima) e os Shermans dos marines que lutaram no pacifico, lembro que a escolha do motor diesel pesou devido a MANUTENCAO mais facil e maior CONFIABILIDADE do motor diesel.
A facil fabricacao tem haver com o fato das fabricas americanas nunca terem sofrido com bombardeiros estrategicos, mudancas de locais de fabricacao, falta de recursos ou remanejamento de mao de obra, sera que se os americanos estivessem sofrendo esse tipo de problemas a producao seria tao facil??? O pesadelo de manutencao germanico tinha mais haver com estrategia germanica de manutencao que previa o envio do carro de combate danificado ate centros de manutencao na alemanha ou nas redondezas, no front ocidental Strausburg e no oriental Varsovia e Breslau... somente em 1944 esse sistema foi abandonado, porque os centros foram tomados pelos aliados... Outra vez o Sherman(ou qualquer carro aliado) levou vantagem nesse quesito, pois havia ABUNDANCIA de material.
Os carros alemaes se tornaram pesados, nao porque estes tinha um ego desproporcinal e sim pela FALTA de Vanadio, que teve de ser substituido pelo Molibidenio, material menos flexivel e mais denso que aumentou o peso dos blindados alemaes e diminuiu drasticamente a qualidade da blindagem, logo para se conseguir um TIGER II com 200mm frontais de blindagem foram necessarios 68 t... A maioria dos carros de combate de hoje em dia pesam menos do que isso. A falta de materiais finos, iniciou-sem 1941, e se tornou critico apos 1943...
Aqui cabe uma pergunta: os alemães aprenderam a lição ou os Leopard tem as mesmas características? A avaliar pelas indisponibilidades constantes dos Leo1 do EB sinceramente não sei.....
Qual e a idade dos Leo 1 do EB?
A manutencao que os mesmos sofriam, antes de chegar ao Brasil eram adequadas?
A indisponibilidade tem haver muito com a idade do equipamento e forma como a manutencao foi conduzida e nao se o mesmo e russo, alemao ou brasileiro.
Pergunto novamente : os Leopard possuem as mesmas caracteristicas dos blindados alemães da IIGM que se por um lado eram sofisticados ,por outro eram dificeis de manter?
Como disse antes, os problemas do passado foram resultados das PRIVACOES da alemanha nazista e tambem da ideologia que pregava a invencibilidade e superioridade, logo cada projeto novo tinha quer ser um UBBER carro de combate, caca, navio, somado a falta de materiais essenciais, o resultado foi equipamentos inadequados para a situacao da alemanha nazista... e por ai...
Desculpem a falta de acentuacao e gramatica incorreta, estou usando um notebook "gringo".
Saudacoes
Hamilton