Avião se divide em dois durante decolagem
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Posso fazer uma retificação?
Na reportagem, ficou parecendo que o avião decolou mas rompeu a fuselagem (era o que tinha entendido), mas depois de olhar as fotos de outros ângulos deu para ver o que realmente aconteceu. Na verdade o avião não decolou (o nariz tava pesado e não levantou), não tinha mais pista para parar e ele se arrebentou depois de cair numa pequena depressão no final da pista. Olhei agora pouco as fotos no Airliners.net e dá pra ver direitinho que a estrutura rompeu-se depois que ele "varou" a pista... O resto, a análise é a mesma... hehehe
Desculpem-me pela viagem!
Até mais!
Na reportagem, ficou parecendo que o avião decolou mas rompeu a fuselagem (era o que tinha entendido), mas depois de olhar as fotos de outros ângulos deu para ver o que realmente aconteceu. Na verdade o avião não decolou (o nariz tava pesado e não levantou), não tinha mais pista para parar e ele se arrebentou depois de cair numa pequena depressão no final da pista. Olhei agora pouco as fotos no Airliners.net e dá pra ver direitinho que a estrutura rompeu-se depois que ele "varou" a pista... O resto, a análise é a mesma... hehehe
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Então neste casotem aquela pergunta que não quer calar..., selembraram de colocar combustível?Brigadeiro escreveu:Posso fazer uma retificação?
Na reportagem, ficou parecendo que o avião decolou mas rompeu a fuselagem (era o que tinha entendido), mas depois de olhar as fotos de outros ângulos deu para ver o que realmente aconteceu. Na verdade o avião não decolou (o nariz tava pesado e não levantou), não tinha mais pista para parar e ele se arrebentou depois de cair numa pequena depressão no final da pista. Olhei agora pouco as fotos no Airliners.net e dá pra ver direitinho que a estrutura rompeu-se depois que ele "varou" a pista... O resto, a análise é a mesma... hehehe
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Uai! Lembrar, eles lembraram... Por que? Não entendi a perguntinha?
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Báh! tu falaste que o "avião não decolou..."Brigadeiro escreveu:Uai! Lembrar, eles lembraram... Por que? Não entendi a perguntinha?
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
E precisa estar sem combustível para não decolar?
Tudo é questão de "Peso e Balanceamento"... Se a carga for mal ajeitada... Você nem consegue tirar o avião do chão e se conseguir a proeza, vai ter dificuldades para controlar o avião no ar...
Conheço um piloto que estava voando num ATR configurado para carga, o DOV balanceou mal pra caramba e quando foi decolar... Ele encheu a mão, a VR chegou e o nariz nem saiu do chão! Depois de muito suor, descobriu-se que ajustaram a carga muito àfrente do CG e o avião estava com o nariz "pesado" demais para decolar... Entendeu?
Até mais!
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
É, pode ter sido mesmo o mau balanceamento que causou esse acidente.
Por aqui, cito dois que acompanhei: um em C.grande, que deu cadeia p/o responsavel pela carga. O camarada botou 2 TON (!!) de uma carga "dele" no ultimo porão, sem conhecimento de ninguem.
Após a decolagem, enquanto o pitch estava alto, tudo bem. Quando começou a baixar o nariz, é claro, o PA não conseguiu...barata voa total!! Emergencia, pouso na cabeceira oposta veloz, quase varou, pneus estouraram, evacuação...
P/variar, até a verdade aparecer, culpa do piloto!
A outra foi na Rio sul. O 145, por ser comprido e c/os motores na cauda, exige um contrapeso, as vezes. Num dia, uma carga teve que ser deixada por ultimo, por algum motivo. Terminado o embarque, o cmte. perguntou ao povo de terra: "Já botaram a Po...(#@&*!) aí atrás?" O mecanico pensou na carga..." Já, cmte..."
O aeroporto era grande...um tal S.Dumont...eles mal conseguiram rodar o avião e nunca a baía de guanabara viu um rasante tão baixo de 145...
Balanceamento mata...
Por aqui, cito dois que acompanhei: um em C.grande, que deu cadeia p/o responsavel pela carga. O camarada botou 2 TON (!!) de uma carga "dele" no ultimo porão, sem conhecimento de ninguem.
Após a decolagem, enquanto o pitch estava alto, tudo bem. Quando começou a baixar o nariz, é claro, o PA não conseguiu...barata voa total!! Emergencia, pouso na cabeceira oposta veloz, quase varou, pneus estouraram, evacuação...
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Ele tá zoando, Brig!Brigadeiro escreveu:E precisa estar sem combustível para não decolar?
Tudo é questão de "Peso e Balanceamento"... Se a carga for mal ajeitada... Você nem consegue tirar o avião do chão e se conseguir a proeza, vai ter dificuldades para controlar o avião no ar...
Conheço um piloto que estava voando num ATR configurado para carga, o DOV balanceou mal pra caramba e quando foi decolar... Ele encheu a mão, a VR chegou e o nariz nem saiu do chão! Depois de muito suor, descobriu-se que ajustaram a carga muito àfrente do CG e o avião estava com o nariz "pesado" demais para decolar... Entendeu?
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Te garanto que balancear submarino deve ser bem pior...
abs!
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Ô! Se mata! Eu morro de medo de um dia pegar um avião desbalanceado ou, pelo menos, um Sêneca acima do peso... Gela os ossos só de pensar...alcmartin escreveu:É, pode ter sido mesmo o mau balanceamento que causou esse acidente.
Por aqui, cito dois que acompanhei: um em C.grande, que deu cadeia p/o responsavel pela carga. O camarada botou 2 TON (!!) de uma carga "dele" no ultimo porão, sem conhecimento de ninguem.
Após a decolagem, enquanto o pitch estava alto, tudo bem. Quando começou a baixar o nariz, é claro, o PA não conseguiu...barata voa total!! Emergencia, pouso na cabeceira oposta veloz, quase varou, pneus estouraram, evacuação...
P/variar, até a verdade aparecer, culpa do piloto!
A outra foi na Rio sul. O 145, por ser comprido e c/os motores na cauda, exige um contrapeso, as vezes. Num dia, uma carga teve que ser deixada por ultimo, por algum motivo. Terminado o embarque, o cmte. perguntou ao povo de terra: "Já botaram a Po...(#@&*!) aí atrás?" O mecanico pensou na carga..." Já, cmte..."
O aeroporto era grande...um tal S.Dumont...eles mal conseguiram rodar o avião e nunca a baía de guanabara viu um rasante tão baixo de 145...
Balanceamento mata...
Esse negócio de "carga particular" também é fria... hehehehe
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Na verdade é até ligeiramente mais fácil. Pois não há muito espaço para tu encher de treco. O único problema é justamente o compartimento de torpedos, já que uma vez disparados precisam de lastreamento imediato para não ocasionarem um revertério no sub.alcmartin escreveu:Brigadeiro escreveu:E precisa estar sem combustível para não decolar?
Tudo é questão de "Peso e Balanceamento"... Se a carga for mal ajeitada... Você nem consegue tirar o avião do chão e se conseguir a proeza, vai ter dificuldades para controlar o avião no ar...
Conheço um piloto que estava voando num ATR configurado para carga, o DOV balanceou mal pra caramba e quando foi decolar... Ele encheu a mão, a VR chegou e o nariz nem saiu do chão! Depois de muito suor, descobriu-se que ajustaram a carga muito àfrente do CG e o avião estava com o nariz "pesado" demais para decolar... Entendeu?
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Ele tá zoando, Brig!
Te garanto que balancear submarino deve ser bem pior...
abs!
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Olha... taí, vivendo e aprendendo...valeu, mestre!
Esses dias eu estava pensando com meus botões(da roupa! ): os SSBN devem ter que "trabalhar" um bocado logo após o disparo de um míssil daquele... é muito peso saindo...e entrando depois(água)...ou não?? E lateral, ainda por cima...
Abre um tópico Subs, lá mestre!!
abs!!
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Re: Avião se divide em dois durante decolagem
Seria uma boa mesmo. Que tal "curiosidades sobre sub's".alcmartin escreveu:Abre um tópico Subs, lá mestre!!
Sds.
[<o>]