P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#391 Mensagem por alcmartin » Sáb Mai 24, 2008 6:07 pm

Tigershark escreveu:Que maldade,Brasileiro! :lol: Viajei muito na Ponte Aérea de Electra,ele só me assustava realmente em dias de chuva forte.Mas isso vale para todos.
Ih...Tiger...então voce precisa ver um certo avião frances: ele rebola!! :shock: :lol: :lol:

abs!

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#392 Mensagem por Tigershark » Sáb Mai 24, 2008 6:08 pm

alcmartin escreveu:
Tigershark escreveu:Que maldade,Brasileiro! :lol: Viajei muito na Ponte Aérea de Electra,ele só me assustava realmente em dias de chuva forte.Mas isso vale para todos.
Ih...Tiger...então voce precisa ver um certo avião frances: ele rebola!! :shock: :lol: :lol:

abs!
:shock: :shock: :shock: :lol:

PRick

#393 Mensagem por PRick » Sáb Mai 24, 2008 6:17 pm

Algumas coisas que ainda não estão claras, a FAB está colocando células de 08 P-3A em condições de uso, mas uma é para treinamento da tripulação(em plena era do simulador :lol: :lol: ), assim serão apenas 07 operacionais. Portugal, já tinham uns 06, mas deverão ser aponsentados, todos dizem que 05 comprados serão insuficientes, isso para Portugal. Olhem nossa costa e vejam 07 P-3 operando nela, com uma taxa operacional que não vai chegar a 70% de disponibilidade, na melhor das hipóteses, ou seja, vamos gastar mais de 400 milhões de dólares e ainda vamos ter que comprar alguma coisa para substituir os Bandeirulhas.

A Patrulha Marítima, tal como a Patrulha Naval é um tipo de missão que não basta a existência da plataforma, é necessário que a mesma fique no ar ou navegue. Plataformas de Guerra, você só usa em caso de GUERRA, em tempos de paz é treinamento ou missões que não implicam persistência, continuidade.

Uma comparação válida, seria a seguinte:

Fazer Patrulha Naval com Fragatas da Classe Niterói. Ora por quê a MB está construindo Patrulhas? Porque para fazer uma missão administrativa, uma Fragata é um vetor caríssimo, o desgaste e os custos tornam proibitivos o uso de Navios de Guerra em missões administrativas. O mesmo vale para os P-3, fazer missões administrativas numa plataforma cara de operar e carregada de sistemas eletrônicos é sem sentido, na verdade uma estupidez.

Ora é claro que um FFG da Classe Niterói poderia fazer Patrulha Naval, mas aí era caso de mandar internar o pessoal responsável. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s

PRick

#394 Mensagem por PRick » Sáb Mai 24, 2008 6:22 pm

alcmartin escreveu:Se os P3 da FAB vão estar caídos, não sei. O que sei é que USA, Japão, Austrália, Holanda e Paquistão e Irã (esses devem estar... :twisted: :mrgreen: )que eu me lembre, tem, ou tiveram, uns 500 voando. A Russia tem os seus IL38 e Bear.
Já a Alemanha, Bélgica e França usam esse aqui, o Dassault Breguet Atlantic, de uma tal de Dassault... :twisted:

Imagem

Sobrou só os ingleses com o Ninrod, a jato. Não consta, pelo menos anunciado, que nenhum desses pretende trocar de aeronave...só o Paquistão que trocou seus Atlantic por mais P3.

Antes da Embraer se pronunciar na época, eu não tinha nem dúvida em ficar c/a maioria turbohélice propulsada...mas a gente tem que ser brazuka, né? :mrgreen: Mas acho que a FAb não foi nessa minha, não... :D
Como?! :shock: :shock: Os EUA vão aposentar todos os seus P-3, o substituto é o P-8, ou um 737 adaptado para missão. O Japão está construindo um jato quadrimotor de asa baixa para ficar no lugar dos seus P-3.

Não tenho dúvidas que logo os P-8 estarão em Taiwan, Alemanha e o resto da OTAN que usa o P-3.

[ ]´s

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#395 Mensagem por alcmartin » Sáb Mai 24, 2008 7:26 pm

tá, Prick...tá certo...expressei-me mal, visto o P8. Quiz dizer que de todos esses usuarios citados, o P3 ainda tem vida longa. Mesmo nos USA, o P8 está previsto inicio da produção p/depois de 2013. O que convenhamos, para uma conversão de avião comercial (o 737-800) não pode ser chamado de pressa, já que começaram a falar do bicho em 2002. E só voa ano que vem.
E mais ainda se pensar que o 737-800 não deixa de ser o update do sucessor do Electra...

Quanto ao Japão, eles tem seus nativos, mas não deixam de comprar os de fora. Vide aquele anfibio doido, junto c/os P2 deles, mais os P3.

http://www.boeing.com/defense-space/mil ... index.html

b.verde
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#396 Mensagem por b.verde » Sáb Mai 24, 2008 10:53 pm

Alcantara, mais uma vez, obrigado, Lindas fotos... Realmente "Marcou Época"... :wink:

abração.

"Jesus Cristo reina"

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#397 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mai 24, 2008 11:00 pm

PRick escreveu:
alcmartin escreveu:Se os P3 da FAB vão estar caídos, não sei. O que sei é que USA, Japão, Austrália, Holanda e Paquistão e Irã (esses devem estar... :twisted: :mrgreen: )que eu me lembre, tem, ou tiveram, uns 500 voando. A Russia tem os seus IL38 e Bear.
Já a Alemanha, Bélgica e França usam esse aqui, o Dassault Breguet Atlantic, de uma tal de Dassault... :twisted:

Imagem

Sobrou só os ingleses com o Ninrod, a jato. Não consta, pelo menos anunciado, que nenhum desses pretende trocar de aeronave...só o Paquistão que trocou seus Atlantic por mais P3.

Antes da Embraer se pronunciar na época, eu não tinha nem dúvida em ficar c/a maioria turbohélice propulsada...mas a gente tem que ser brazuka, né? :mrgreen: Mas acho que a FAb não foi nessa minha, não... :D
Como?! :shock: :shock: Os EUA vão aposentar todos os seus P-3, o substituto é o P-8, ou um 737 adaptado para missão. O Japão está construindo um jato quadrimotor de asa baixa para ficar no lugar dos seus P-3.

Não tenho dúvidas que logo os P-8 estarão em Taiwan, Alemanha e o resto da OTAN que usa o P-3.

[ ]´s
Claro que isso vai acontecer. Mas não é excludente o fato de que a transição para o P-8 vá ser imediata. Existe ainda uma sobrevida boa para o P-3. Pelo menos até 2020/25

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#398 Mensagem por Alcantara » Sáb Mai 24, 2008 11:37 pm

:roll:
A Varig encostou os Electra II em 1991, ou seja, 17 anos atrás, e deve ter sido a última CIA Aérea operá-los com regularidade. A FAB vai voltar ao passado em 2009.

A FAB não vai "voltar ao passado" porque os P-3 Orion nunca deixaram de ser "presente" na aviação militar, ora!!! rsrsrsrsw... :lol:

Prick, os Electra II deixaram de ser usado comercialmente, ok, mas nunca deixaram de ser usados na área militar. Isso desde a década de 60. A FAB não está voltando ao passado, está, isto sim, recuperando uma capacidade a muito tempo perdida, um capacidade de combate que só teve na época dos P-15 Neptune.

Se você quer criticar, ok, mas acho que você deveria ir por outro lado.
Vamos reclamar do fato de SÓ AGORA a FAB está recuperando a capacidade perdida com a retirada dos Neptune, por exemplo... se você quer reclamar especificamente dos P-3 Orion, vamos reclamar do fato de SÓ AGORA, no terço final da sua carreira, a finalmente FAB utilizá-lo. Vamos reclamar até, ok, dos custos (apesar de não concordar muito com você nesse quesito)... mas Prick, dizer o que tu vens dizendo da aeronave em sí só porque não vai "com a cara dela" não dá, né? :lol:

Sabe, eu até concordo com você no ponto que trata do "momento" da introdução do modelo no inventário da FAB. Já deveria ter sido feito essa compra a muito tempo. Mas vá lá, não foi. Mas isso não invalida o fato do Orion continuar sendo mesmo hoje em dia uma execelente aeronave de patrulha ASW. As críticas que tu fazes contra a AERONAVE, ainda mais modernizada com sistemas no estado-da-arte, não se justificam.

Fazer Patrulha Naval com Fragatas da Classe Niterói. Ora por quê a MB está construindo Patrulhas? Porque para fazer uma missão administrativa, uma Fragata é um vetor caríssimo, o desgaste e os custos tornam proibitivos o uso de Navios de Guerra em missões administrativas. O mesmo vale para os P-3, fazer missões administrativas numa plataforma cara de operar e carregada de sistemas eletrônicos é sem sentido, na verdade uma estupidez.
Prick, mas aí você deve orientar a sua indignação à FAB, não a aeronave em si. Ela não tem culpa do uso que vai ser dado a ela, rsrsrsr... :lol:

Abraços galera!!! 8-]

Imagem

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
PRick

#399 Mensagem por PRick » Dom Mai 25, 2008 1:09 am

Alcantara escreveu::roll:
A Varig encostou os Electra II em 1991, ou seja, 17 anos atrás, e deve ter sido a última CIA Aérea operá-los com regularidade. A FAB vai voltar ao passado em 2009.

A FAB não vai "voltar ao passado" porque os P-3 Orion nunca deixaram de ser "presente" na aviação militar, ora!!! rsrsrsrsw... :lol:

Prick, os Electra II deixaram de ser usado comercialmente, ok, mas nunca deixaram de ser usados na área militar. Isso desde a década de 60. A FAB não está voltando ao passado, está, isto sim, recuperando uma capacidade a muito tempo perdida, um capacidade de combate que só teve na época dos P-15 Neptune.

Se você quer criticar, ok, mas acho que você deveria ir por outro lado.
Vamos reclamar do fato de SÓ AGORA a FAB está recuperando a capacidade perdida com a retirada dos Neptune, por exemplo... se você quer reclamar especificamente dos P-3 Orion, vamos reclamar do fato de SÓ AGORA, no terço final da sua carreira, a finalmente FAB utilizá-lo. Vamos reclamar até, ok, dos custos (apesar de não concordar muito com você nesse quesito)... mas Prick, dizer o que tu vens dizendo da aeronave em sí só porque não vai "com a cara dela" não dá, né? :lol:

Sabe, eu até concordo com você no ponto que trata do "momento" da introdução do modelo no inventário da FAB. Já deveria ter sido feito essa compra a muito tempo. Mas vá lá, não foi. Mas isso não invalida o fato do Orion continuar sendo mesmo hoje em dia uma execelente aeronave de patrulha ASW. As críticas que tu fazes contra a AERONAVE, ainda mais modernizada com sistemas no estado-da-arte, não se justificam.

Prick, mas aí você deve orientar a sua indignação à FAB, não a aeronave em si. Ela não tem culpa do uso que vai ser dado a ela, rsrsrsr... :lol:

Abraços galera!!! 8-]
Alcântara,

O problema do P-X com o P-3, é que está tudo errado, e a FAB é a causadora de tudo, e deixei bem claro isso. E a eronave errada, no momento errado e operada pela Força errada, ou seja, TUDO ERRADO! :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#400 Mensagem por REGATEANO » Dom Mai 25, 2008 12:43 pm

Dessa vez o P. Rick tem razão.

Não tem o menor sentido na aquisição desses P-3

É velho, ultrapassado, e além de tudo, caro demais de operar. E na força errada!

Basta somente lembrar que sua concepção é datada da década de 1950...

Quanto a aviação evoluiu de lá para cá? Chega a ser um absurdo...

Caseiramente falando, pode até que o P-99 não sirva para a missão, mas com certeza um P-190 poderia ser idealizado para tal. Seria até mais barato do que o P8.

A FAB está voltando ao passado e aumentando seus custas de manutenção... o que é uma péssima ideia.

Lembremos que o maior problema das FA´s não é propriamente a aquisição de meios, mas sim, a manutenção destes!

E o electra mandou lembraças!!!

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#401 Mensagem por Skyway » Dom Mai 25, 2008 1:00 pm

Pronto, o Prick converteu um... :lol:

Brincando...rs

Cara, cada um tem sua opinião e modo de ver as coisas. Eu vejo pela classe da aeronave e não pela aeronave em si.

Ta, é derivado do Electra, é sim, mas é uma aeronave de patrulha de extremo sucesso, não a toa e é equipada com modernos sistemas.

Para um país com o litoral do brasil e que não tem nada pra cobrir os mares, foi uma tremenda aquisição. Mas essa é minha opinião e não quero fazer dela a opinião dos outros, cada um que chegue a sua própria. :D

AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#402 Mensagem por WalterGaudério » Dom Mai 25, 2008 1:37 pm

Skyway escreveu:Pronto, o Prick converteu um... :lol:

Brincando...rs

Cara, cada um tem sua opinião e modo de ver as coisas. Eu vejo pela classe da aeronave e não pela aeronave em si.

Ta, é derivado do Electra, é sim, mas é uma aeronave de patrulha de extremo sucesso, não a toa e é equipada com modernos sistemas.

Para um país com o litoral do brasil e que não tem nada pra cobrir os mares, foi uma tremenda aquisição. Mas essa é minha opinião e não quero fazer dela a opinião dos outros, cada um que chegue a sua própria. :D
Só acho que deveria ser operado pela MB.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#403 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 25, 2008 4:35 pm

Seria legal ve-los operando com tripulacoes 'mistas', como acontece em varios outros paises.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
b.verde
Avançado
Avançado

#404 Mensagem por b.verde » Dom Mai 25, 2008 4:48 pm

Cicloneprojekt escreveu:
Só acho que deveria ser operado pela MB.

X1

Abração.

"Jesus Cristo é o meu Senhor"

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#405 Mensagem por Matheus » Dom Mai 25, 2008 6:56 pm

Eu já acho que a Patrulha Marítima, tanto pelo ar como por terra deveria ser feito por uma Guarda Costeira, vinculada a Marinha, mas com orçamento e pessoal próprio. Deveria operar com CN-295 versão esclarecimento marítimo, também com uma avião menor em maior quantidade como o C-212MP apoaidos ainda por Cougars made in Brazil. Teriam também as NaPOc, Grajaús e lanchas rápidas em seus quadros liberando a MB e a FAB destas tarefas.
A guerra ASW deveria ser feito pela MB através de SHawks embarcados e a ASuW por Rafales M.

Responder