born escreveu:É verdade, em que condições ocorreu o "abate" dos rafales pelos F-4?
Se eu fosse da alta cupula da força aérea francesa ou do governo, exigiria explicações do "porque" ocorreu a desgraça.
E ocorreram abates?
Será que ocorreu uma desgraça?
Então vamos lá fazer uma súmula do que sabemos. No exercicio "Frisian Flag 2008" um F-4G Phantom da JG-71 apareceu com uma pintura a dizer "Rafale Eater", cinco "kill marks" e um desenho de um Typhoon. O que é que isto quer dizer? Assim de raspão, muito pouco.
Como o Typhoon não participou no exercicio podemos retirar este aparelho da equação, assim passamos às cinco "kill marks", eram de que aviões? Todas de RAFALE?
Talvez, mas tendo em conta que existiam muitos outros aviões no exercicio é altamente duvidoso que assim seja, podem parcialmente corresponder a Vipers ou outra coisa qualquer.
E quais eram as "Rules of Engagement"? Estariam os Rafales a fazerem de "Rafales" ou de outro aparelho qualquer? E qual era a missão que estavam desempenhar? E quantos F-4G foram abatidos pelos aviões Franceses? Alguém sabe?
Não...
E já agora qual é que teria sido o Kill Ratio entre os aviões da JG-71 e os RAFALE F1 da Marine Nationale (os pilotos mais antigos que utilizam este avião) caso existisse uma situação "free gloves"? Alguém quer adivinhar?
Na prática não temos informação quase nenhuma, excepto a fotografia, daqui a pensar que um esquadrão de Rafales foi destroçado pelos F-4G Alemães é um passo MUITO GRANDE.
Eu ainda me lembro da descrição de um exercicio entre a Força Aérea Chilena e a USAF no final da decada de 70/inicio da década de 80 do século passado, dois F-15A Eagles foram "papados" por um par de Hawker Hunters!
Os pilotos Norte Americanos pura e simplesmente recusaram-se a acreditar que inham sido abatidos porque os seus sistemas EW não tinham detectado nenhum "lock" de um radar adversário, os Chilenos responderam "quais radares?"
Então o que se tinha passado é que Chilenos tinham utilizado os "Andes", os Eagles estavam a voar a baixa altitude e os Hunters apareceram por detrás de uma montanha e no pouco tempo que tinham disponivel conseguiram manobrar de tal forma que ficaram atrás dos aviões Norte Americanos e usaram as miras dos canhões de 30mm e tiraram fotos... A situação foi descrita por Roy Braybrook numa qualquer Air International de 88/89 que tenho guardada na garagem.
Agora preferiam voar num Eagle ou num Hunter?