Em vez de comprar, FAB vai construir caça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#91 Mensagem por faterra » Dom Mai 18, 2008 8:54 pm

PRick escreveu:
faterra escreveu: Marino,
Dentro daquilo que se pode comentar, como você e os demais oficiais superiores e almirantes vêm este momento de (in)definição de nossa defesa e recomposição de nossas Forças Armadas?
Como vêm esta crescente polêmica mundial sobre a soberania da Amazônia, sobre a forma como está sendo feita a demarcação das terras indígenas? Quais os riscos reais que estamos correndo?
Penso que deva existir confiança e participação por parte das FA's naquilo que este governo e o MD estão planejando para o futuro delas e de nossa defesa. Por outro lado, a cada dia, novas notícias, novos informes, novas informações nos colocam em posições cada vez mais confusas.
Um dia estamos comprando, no outro estamos desenvolvendo. Um dia é com a França, outro dia com a Rússia, num terceiro com os EUA, num quarto é com ninguém. Num dia temos FA's e no outro a sua quase extinção ( :roll: ). E assim vamos sendo envolvidos numa roda viva que nos deixa perdidos e perplexos.
Se a intenção é esta vocês estão sendo de uma competência ímpar. Haja criatividade para tamanha enrolação. ( :lol: )
Mas, a única coisa que está sendo implacável com nossa defesa é o tempo. Ele está passando rapidamente, nada é decidido e, com isto, ela é cada vez mais crítica.
A única coisa que está indo muito bem é a área de transporte, cada dia que passa ela melhora mais ainda.

Mas isso é coisa da mídia e do DB, afinal o Governo não anunciou nada de orficial a respeito da compra de nenhuma caça, a não ser M-2000, ultimamente. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s
PRick
"Coisa" do DB é uma situação restrita ao DB, onde sabemos, ou nos fazem ficar sabendo, o que esperar, o que é blefe, o que é verdade e o que é mentira. Já o que sai na mídia, por mais falso ou verdadeiro que seja, sempre vai causar uma reação. Alguém falou alguma coisa que em princípio nos deixa acesos, até confirmarmos a notícia. Sei que nada foi dito oficialmente. Confesso que esta demora na definição de nossa defesa me deixa angustiado. Prá mim estão sempre enrolando e empurrando a decisão para outro governo, como vêm fazendo a mais de 10 anos.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#92 Mensagem por Vector » Dom Mai 18, 2008 8:55 pm

joao fernando escreveu:Eba! Vai sair um AMX que lança rojão da ponta da asa! (e lá se vão os 2,2 bilhoes - meu pai sempre fala que o trouxa e seu dinheiro logo se separam, lá vai a Enrolaer levar uma bolada pra adquirir tecnologia para seus caças civis e a FAB ter mais 6 (seis) caças ativos, pois o restanta está sendo canibalizado.

UEEEEEEEEEBAAAAAAAAAA!!!!

Show de bola!!! Minha próximas PLRs virão vir GORDAS!!!

Mais uma bolada de verdinhas pra nós dividirmos!

Ainda bem que fui hoje no salão de acessórios aqui em Sampa, e pude ver de perto o Audi TT que vou comprar com o dinheiro... pena que não vi nenhum carro francês... Ahhh como eu gosto de produtos franceses!!!

hehehehe

Vector




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#93 Mensagem por faterra » Dom Mai 18, 2008 9:09 pm

Marino,
Obrigado por ter se dado ao trabalho de me responder.
Valeu!




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8406
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#94 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mai 18, 2008 9:18 pm

Marino escreveu:Recebi de um amigo, e repasso para "arquivarmos":

Mangabeira e Jobim preparam plano radical para enxugar as Forças Armadas e renovar os quadros de comando
Por Jorge Serrão – Alerta Total – 15 de maio de 2008

Exclusivo - Gota d´água para a queda súbita de Marina Silva do Meio Ambiente, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, tem tudo para deixar boa parte do setor militar literalmente 'aloprado'. Com seu estilo 'trator-tecnocrático', Mangabeira é o coordenador do Comitê de Formulação de um Plano Estratégico Nacional de Defesa. Até setembro deste ano, Mangabeira e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que preside o grupo de trabalho, esperam propor a mais radical transformação organizacional nas Forças Armadas brasileiras.
Se o plano de Jobim, Mangabeira e Lula for aprovado, muitos Generais de Exército, Almirantes de Esquadra e Tenentes-Brigadeiros-do-ar irão para a reserva mais cedo que o desejado. A previsão é de um corte radical de 70% no número de oficiais generais, principalmente de 'quatro estrelas'. O principal ponto do projeto é um enxugamento das instâncias de decisão e comando. Exército, Marinha e Aeronáutica passariam por uma renovação profunda em seus quadros de oficiais-generais. Tal 'reengenharia' promete muita polêmica quando for oficializada. Por enquanto, tudo é tratado a sete chaves.
Os atuais Altos-Comandos das forças seriam extintos e unificados no Estado Maior do Ministério da Defesa. O novo órgão centralizador de comando e decisão será formado por no máximo três comandantes 'quatro estrelas' de cada força. Estuda-se também a redução dos Estados-Maiores. Atualmente, cada Alto Comando de cada força tem 15 membros. Hierarquicamente, todos ficariam subordinados diretamente ao titular da pasta da Defesa, que teria poderes de fato não reconhecidos hoje. Acima dele, só o Presidente da República.
A Defesa pretende extinguir os atuais comandos militares nas três forças. Seriam criados apenas cinco novos comandos regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul). Cada comando seria delegado a um oficial de cada força, no formato de rodízio, dependendo do papel estratégico de cada uma conforme a demanda regional. Além de reduzir a cadeia de comando, a intenção seria incrementar a interoperabilidade entre as Forças Armadas, ampliando o emprego combinado das forças.
A principal intenção dos radicais ideológicos do desgoverno Lula é restringir o poder político do Exército, usando argumentos tecnocráticos para praticar, na verdade, um revanchismo histórico. Cresce no Ministério da Defesa a intenção de que o futuro Comandante do Exército seja um General de Divisão imediatamente promovido a General de Exército. Assim ocorreria uma 'renovação' automática no Alto Comando do EB. Os demais 'quatro estrelas' sairiam mais depressa para a reserva.
O mesmo aconteceria nas outras forças, para neutralizar aquilo que os radicais chamam de 'pensamento antigo, ligado às doutrinas de segurança nacional, nos tempos da guerra fria e do anti-comunismo, que produziram movimentos militares como os de 1964. O outro alvo nessa direção é a reformulação dos regulamentos militares, alterando o Estatuto dos Militares e os regulamentos disciplinares do Exército, Marinha e Aeronáutica. O argumento é torná-los 'democráticos' e 'adequados à Constituição em vigor'.
A principal mexida prevista no Plano é a reorganização espacial dos efetivos militares. Já é pública e notória a necessária transferência de unidades dos grandes centros urbanos (principalmente no Rio de Janeiro) para regiões de fronteira – hoje muito mal ocupadas. A proposta é praticamente consensual. Uma outra idéia em estudo, esta bem mais polêmica, é a permissão do ingresso de mulheres na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde hoje só entra aluno 'espada'.
No final das contas, por orientação dos radicais e das forças externas que manobram o chefão-em-comando Lula da Silva, o novo Plano Estratégico Nacional de Defesa atenderá aos objetivos ideológicos do Foro de São Paulo. Também obedecerá e a um velho projeto de 'soberania limitada', formulado na década de 90, nos Estados Unidos, pelo chamado 'Diálogo Interamericano'. Resta saber se o novo plano conseguirá vencer a resistência dos atuais comandantes militares. O chefão Lula aposta que consegue, com a ajuda dos 'tratores' Mangabeira e Jobim.

Data limite


Se tudo correr conforme previsto, as mudanças radicais serão anunciadas por Lula, via Decreto, no dia 7 de setembro de 2008.

Além dos ministros da Defesa e de Assuntos Estratégicos, o comitê que estudará as reformulações na área militar brasileira é integrado pelos três Comandantes das Forças, assessorados cada um deles pelos seus Estados Maiores.
Também é composto pelo Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e Ministro da Ciência e Tecnologia.
Política de Defesa Nacional
Todo o trabalho obedece ao que ficou determinado no Decreto n.º 5.484, de 30 de junho de 2005, aprovando uma nova Política de Defesa Nacional (PDN) para o Brasil.
No decreto, são definidos como objetivos da Defesa Nacional:
'I. a garantia da soberania, do patrimônio nacional e da integridade territorial; II. a defesa dos interesses nacionais e das pessoas, dos bens e dos recursos brasileiros no exterior; III. a contribuição para a preservação da coesão e unidade nacionais; IV. a promoção da estabilidade regional; V. a contribuição para a manutenção da paz e da segurança internacionais; e VI. a projeção do Brasil no concerto das nações e sua maior inserção em processos decisórios internacionais'.
No papel, tudo é bonito. O negócio é colocar tal política realmente em prática.
15 de maio de 2008
Alerta Total
Bom, muita coisa que está escrita aí, é necessária. Principalmente a redistribuição das OM´s e corte de oficiais generais. Outras coisas devem ser implantadas com maior parcimônia, como a mudança dos regulamentos militares, pra não virar uma repartição pública onde o subalterno pode pisar no chefe. O meu único medo (grande), é a permissão pura e simples de entrada de mulheres na AMAN. Eles (o governo) deve considerar duas hipóteses: A 1ª é a implantação com a mudança da estrutura, criando espaços exclusivos para as mulheres (banheiros, dormitórios...) além de uma adaptação nas atividades para elas; A 2ª, é a colocação de mulheres convivendo integralmente com os pares homens, desde que exista uma estrutura para manter o respeito entre os sexos...
Outras coisas colocadas aí, vão dar merda na prática, como a dissolução do comando, e colocação de de membros das 3 forças...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#95 Mensagem por Matheus » Dom Mai 18, 2008 9:53 pm

Quem sabe não vão estabelecer uma quota para negros, outra para índios, uma para deficientes físicos, outra para idosos e uma tb para gays entrarem nas FA's....




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#96 Mensagem por EDSON » Dom Mai 18, 2008 10:25 pm

welter mesquita vaz escreveu:Bom dia a todos.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, assinou na quinta-feira passada, um documento que enterra o Projeto FX-2, herdado do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), e deu o pontapé inicial para que o Brasil produza, em aliança com a indústria de uma potência militar e à custa de muita transferência de tecnologia, um caça de quarta geração para a Força Aérea Brasileira (FAB). Franceses, russos e indianos negociam freneticamente no bastidor, cada um com sua idéia de parceria, para fechar um acordo com o Brasil.



Até meados de 2007, com um orçamento de US$ 2,2 bilhões, a Aeronáutica estava autorizada a tirar da gaveta, a partir de janeiro passado, a compra de 36 caças para conter a precariedade a que chegou a FAB, com 37% da frota de 719 aviões sem condições de voar - esse era o projeto FX-2, que ampliava a proposta original, do governo FHC, que previa gastos de US$ 700 milhões.



De janeiro para cá, com a avaliação dos produtos disponíveis e dos preços das propostas dos fornecedores internacionais - norte-americanos, franceses, suecos, ingleses, russos, alemães e espanhóis -, além da decisão de implantar uma política industrial de defesa, o governo evoluiu para o projeto de construir um caça sob encomenda e adaptado às necessidades da FAB. Os caças mortíferos de quarta e quinta gerações disponíveis no mercado têm uma combinação indigesta: barreiras para a transferência de tecnologia, preços estratosféricos e performance marcadamente de ataque - o que passaria uma mensagem de ameaça aos vizinhos sul-americanos se o Brasil tivesse dinheiro para comprar, por exemplo, o F-22/Raptor, um caça “made in USA” com preço unitário que, dependendo da tecnologia agregada, pode variar entre US$ 130 milhões e US$ 240 milhões.



Na avaliação da Defesa e do comando da Aeronáutica, os caças à venda de múltiplas funções - interceptação, defesa e ataque - têm preço aceitável e permitem uma aliança estratégica em matéria de transferência de tecnologia. “Nesse caso,em vez de comprar lá fora, decidimos gastar os US$ 2 bilhões do projeto FX-2 para revitalizar o que já temos e investir no projeto de construção de um caça brasileiro”, disse ao Estado o ministro da Defesa, Nelson Jobim. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Esta noticia é mais que indecifrável. Diz que o caça é o Rafale , mas no fundo termina no PKA FA. rsrsrsrsrrs

Que loucura!!!!!

Essa meu companheiro : só Freud explica. :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#97 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 18, 2008 11:01 pm

Plinio Jr escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
X 2

[ ]s
X 3
x 4000

[]s




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#98 Mensagem por Tigershark » Dom Mai 18, 2008 11:06 pm

Multipliquei tanto que caí no sono......

[027] [027] [027] [027] [027]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#99 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:11 pm

Francisco Carlos Dutzig escreveu:Caros colegas foristas esta foi pra mata, depois de tanto lenga lenga e ver uma notícia destas, nós que já estavamos com caça de 5ªgeração, recuar para 2016 ou seja na verdade pra 2100 porque é isto que irá ocorrer, fico pensando se os EUA ganharam esta depois de tanta pressão, temo pela Amazônia depois desta noticia e da noticia do FT sobre a mesma.Será que já nos rendemos será questão de tempo para as pontencias arrajarem uma desculpa de como internazionalizar a nossa Amazônia.Aonde anda o Orestes e cia.Fuentes quentes por favor, acho que vo toma lexotan.Fui

Cheguei!!! Bem... Calma, o "menino maluquinho mór" pensa parecido com isso, mas não soube expressar bem o seu pensamento. Calma!!!

O término do FX significa que a coisa não será nos moldes passados, só isso. Isso não significa que eu esteja satisfeito com os moldes atuais, mas uma coisa é certa, a grana que seria usada para o FX-2 está sendo usada para a compra de novos armamentos, isso é bom, pelo menos de certa forma. Hoje temos 10% dos armamentos para tempos de paz, lembrando que a quantidade de armamento para tempo de paz corresponde a 10% da quantidade de armamentos para tempos de guerra, logo estamos (estávamos!! rsrsrs) muito abaixo do aceitável (ridículo, claro).


Abração,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#100 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:12 pm

knight7 escreveu:Ei, pessoal, vocês estão fazendo tempestade num copo d'agua.

Por acaso a jornalista Tânia Monteiro sabediferenciar um caça de 4ªgeração de um de 5ª?
Não se viu o Jobim ou o Saito mensionar se será um caça de 5ª ou um de 4ª.
Apenas que não está definido.
Será Rafale mesmo? É uma aeronave que está pronta, já desenvolvida. O que a FAB poderia agregar?
Oras, até a Revista Istoé, que puxa a Sardinha para a Dassault, no ano passado disse que o Saito preferia o Sukoi..Pows. Se fosse a Revista Asas poderíamos suspeitar, mas a Istoé, não.

O SAMURAI DA AVIAÇÃO

A nomeação do brigadeiro Juniti Saito para a Aeronáutica esvaziou um novo apagão aéreo. Quem é esse nissei que chegou ao topo da hierarquia militar?

ADRIANA NICACIO

Uma imperícia da Polícia Federal, que às vésperas do Carnaval deixou vazar que os controladores de vôo seriam indiciados pelo acidente com o Boeing da Gol, acendeu a luz vermelha no Cindacta I, em Brasília. Minutos depois, a Agência Nacional de Aviação Civil, (Anac) foi avisada que haveria uma operação-padrão no feriado para lembrar aos passageiros que as condições de trabalho nos centros de controle são difíceis. A movimentação fervilhava, quando o presidente Lula arrefeceu o caos anunciado. Antecipou a troca de comando nas Forças Armadas e nomeou o tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito para o Comando da Aeronáutica. Os controladores foram incapazes de se indispor com o novo comandante. O feriado estava salvo. Mas, afinal, quem é o brigadeiro Saito, o homem capaz de furar uma bolha de rebelião? É um nissei que até os sete anos não falava uma palavra em português. Oficial-general quatro estrelas, aviador com seis mil horas de vôos, habilitado para pilotar os caças F-5 e o Mirage III, uma raridade na aviação militar brasileira. Saito é um homem firme e disciplinado. Por isso mesmo, o destino dos controladores de vôo está traçado. O novo comandante não é a favor da desmilitarização nem da quebra de hierarquia. O problema, dentro da Força, é visto como uma questão técnica e assim será tratado. Aos insubordinados, o regulamento. Essa é a lei militar.

O brigadeiro Saito chega ao mais alto posto da hierarquia aos 63 anos, 47 depois de entrar para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG). Da turma de 120 alunos, dois chegaram a oficial-general. E apenas Saito, a comandante da Aeronáutica. O primeiro nissei a comandar a FAB também é o atual chefe do Estado Maior da Aeronáutica. Já ocupou os mais importantes cargos da Aeronáutica e foi adido militar na Inglaterra, Suécia e Noruega. Mas engana-se quem pensa que o oficial promoverá mudanças drásticas;. Assim como o atual comandante, o brigadeiro Luiz Carlos Bueno, Saito defende o projeto FX e pende para os caças russos Sukhoi Su-35, no projeto de caças de superioridade aérea. Mas não se opõe a negociar o Rafale, com a Embraer/Dassault, se for melhor para o País.

Entre os especialistas é consenso que o comandante Bueno fez uma bela gestão. Não fosse o episódio dos controladores, sairia sem uma mancha em seu currículo. Mas justamente a inabilidade com os controladores que derrubou o comandante. A primeira-dama, Marisa Letícia, sugeriu que seu amigo, o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, assumisse o Comando. Lula, que há tempos tenta evitar problemas com os militares, ouviu os conselhos do ministro da Defesa, Waldir Pires, para que se respeitasse a hierarquia. "Antiguidade é posto", enfatizou o ministro. "Lula decidiu pelo óbvio. Assim, o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto será empossado comandante da Marinha, em 10 de março, o general-de-exército Enzo Peri, assumirá o Exército, em 9 de março, e Saito receberá a Aeronáutica de Bueno na quarta-feira 28. Numa demonstração de que o ex-comandante continua com prestígio, durante a troca de comando, sobrevoarão a Base Aérea de Brasília somente os aviões que foram comprados durante seu mandato. Saito não se opôs. Afinal o lema é único: "Voar, combater e vencer."

http://www.fab.mil.br/imprensa/enotimp/enotimp_capa.htm / IstoÉ/Dinheiro



Att

Knight7
Isto tem explicação, não se esqueça. :wink: :wink: :twisted: :twisted:

Abração, nobre amigo sumido.

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#101 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:14 pm

Immortal Horgh escreveu:Uma coisa está muito estranha: como o caça irá entrar em serviço em 2016 partindo do zero o projeto? Impossível, logo a opção deve ter sido pelo caça de quinta geração já em desenvolvimento.



[ ]s

Não, Marcos, qualquer que seja a escolha a compra será de tal forma que as primeiras unidades chegarão a partir desta data (já cantei isso aqui :wink: )




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#102 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:15 pm

Marino escreveu:
spygandrew escreveu:marino a reportagem é seria mesmo ? sobre reformulaçao dos oficias generais?
entao acabou-se as forças armadas , eles vao querer que os praças que sejam punidos tenham abers-corpus (nao sei se escreve-se assim), vai acabar a hierarquia
ou estousendo muito drastico? o que na opiniao dos mais informados aqui isso causaria?
grato
Não tenho confirmação se a reportagem é séria. Vamos ter que aguardar um pouco mais.
A reportagem é séria, mano véio, a idéia da "turma" é que não é. :twisted: :twisted:

Forte abraço,

Orestes


PS: recebeu o artigo?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#103 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:18 pm

Skyway escreveu:Hehehehehe, não entendo o pessoal do DB, a dupla MU e NJ disse naquela última coletiva que o objetivo era esse, agora que sai uma notícia assim o pessoal pipoca pra tudo que é lado sem saber o que fazer ou falar. :lol:

Gente, é por isso que estou aqui na cadeira de praia só observando, por que isso é a melhor coisa a fazer. Não tem sentido tentar adivinhar o que é que vai vir.

O que se quer é tecnologia, e quem puder oferecer mais vai levar...vamos ver quem oferece mais... :wink: :mrgreen:


Opinião pessoal(e pelo amor de deus, não é torcida), o Pak-fa não me parece ter a ver com essa notícia meeesmo.

Não, amigo Skyway, o que está em jogo é PAK-FA e Rafale, se alguém correr por fora (e muito) pode até levar (repito, "até").

Abraços,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#104 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:19 pm

PRick escreveu:Como o Sarokozy já abriu, se trata de um versão do Rafale produzido aqui, deve ter umas diferenças de sistemas. :twisted: :twisted:

[ ]´s
Sim, verdade, os nossos serão valvulados. :twisted: :twisted: :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#105 Mensagem por orestespf » Dom Mai 18, 2008 11:27 pm

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Prick, você está muito por fora. É com a Ucrânia e com a Rússia, cada um na sua área do programa. Quem tem essa tara por exclusividade e por isso perde tudo são os franceses.

Esquece o Rafale aqui, eles vão ter que procurar outra freguesia. Lamento.
:lol: :lol: :lol:

Depois sou eu que estou sonhando, é um CAÇA de 4ª Geração a ser construído localmente, com entregas previstas para 2016, isso não tem nada haver com desenvolvimento do caça, mas o tempo necessário para fazer as modificações e montar uma linha de produção. Portanto, se trata de uma caça já desenvolvido, no qual, deveremos fazer apenas adaptações nossas via transferência de tecnologia. Na reportagem não fala em PAK, porque não tem menção a caça de 5ª geração.

Diz que a decisão foi tomada em janeiro, mas deve ter sido quanto o NJ estava em Paris e depois ratificada na Guiana Francesa. :twisted: :twisted:

[ ]´s
Engano, PRick, a coisa estava no Rafale (e ainda está), mas surgiu o PAK-FA como a única opção real de transferência de tecnologia (forma concreta e ampla). Aí está difícil encaixar o Rafale, mas é o desejado como segunda opção. O problema é como explicar um caça de 4ªG que não seja o SU-35-1 até a chegada do PAK-FA (e que é muito mais caro).

"Tem gente batendo na turma de cima, os resultados já surgiram e estão a olhos vistos, mas..."

Recado dado! :wink:

Abraços,

Orestes




Responder