Missilhouse do Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#166 Mensagem por Beronha » Ter Mai 13, 2008 6:40 pm

Imagem

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#167 Mensagem por Beronha » Ter Mai 13, 2008 6:41 pm

vou dizer o que entendi no esquema da nasa ...resumindo as letrinhas entram pequeninhas e devagarinho e saem maiores e bem rápidas :mrgreen:

Tupi
Sênior
Sênior

#168 Mensagem por Tupi » Ter Mai 13, 2008 7:23 pm

Carlos Mathias escreveu:Essa pergunta sua caiu no vestibular do ITA e do CTA ano passado. :lol:

Cara, não sei, mas é muito simples, tripa de cobra como diz meu pai.
O veículo ao se deslocar acima de uma determinada velocidade cria pressão dinâmica/vento relativo suficiente para gerar uma pressão "X" dentro de uma câmara de combustível, sem a necessidade de um compressor, como nos motores "normais". Procure no YOUTUBE pelos tiros/lançamentos de BRAHMOS feitos de terra. Você vai ver o booster acelerando o míssil e depois sendo descartado já em alta velocidade. A partir daí entra o ram-jet.
Woohooo :o :o
Muito bom :!: :!:

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Tupi
Sênior
Sênior

#169 Mensagem por Tupi » Ter Mai 13, 2008 7:29 pm

Beronha escreveu:Imagem
Grato pelo gráfico Beronha,
E a interpretação seguinte tb ficou show [101] [101] [089]:lol: :lol:

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#170 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mai 13, 2008 10:40 pm

Tupi escreveu:
Beronha escreveu:Imagem
Grato pelo gráfico Beronha,
E a interpretação seguinte tb ficou show [101] [101] [089]:lol: :lol:
Vai uma ajudinha aí?

O que o esquema mostra é o seguinte:

Uma dada massa de ar por segundo (Mo) entra pela esquerda, a uma determinada velocidade supersônica Vo (basicamente a do míssil) e submetida a uma pressão estática Po (a do ar na altitude do míssil).

A geometria da entrada de ar (seu estreitamento, o corpo central, etc...) é projetada para gerar uma série de ondas de choque (linhas em amarelo), que reduzem a velocidade da massa de ar até que ela esteja em velocidade subsônica com relação ao míssil, e no processo a pressão estática aumenta para um valor bem mais elevado (não mostrado).

Neste ponto injeta-se o combustível e acende-se a mistura (injetores em vermelho). A última onda de choque no ducto de entrada não permite que o fluxo de gás aquecido se expanda de volta para a frente (é uma característica dos escoamentos supersônicos), e sendo assim o gás flui para a traseira em alta velocidade, sendo ainda mais acelerado na "tubeira de Laval" (o setor convergente-divergente) e escapando para a atmosfera em uma pressão estática Pe mais baixa que a do interior do motor porém mais alta que a atmosférica Po, e em alta velocidade supersônica Ve.

A força total resultante é dada pela equação abaixo do esquema, salvo algumas perdas termodinâmicas não calculadas, já que o balanço térmico do motor não foi considerado.

Espero ter ajudado, e não confundido ainda mais!

Leandro G. Cardoso

cvn73
Avançado
Avançado

#171 Mensagem por cvn73 » Qua Mai 14, 2008 12:57 pm

Só uma pergunta ; esse ramjet é o mesmo estato-jato ou estato-reator, não ?

unanimidade só existe no cemitério
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#172 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mai 15, 2008 2:42 pm

cvn73 escreveu:Só uma pergunta ; esse ramjet é o mesmo estato-jato ou estato-reator, não ?
Sim, exatamente.

Existe uma pequena diferença entre o Ramjet e o Scramjet, que é o fato de que no Ramjet o ar é desacelerado até velocidades subsônicas (com relação ao míssil) antes do combustível ser injetado, enquanto no Scramjet o fluxo é supersônico o tempo todo.

É que em velocidades realmente altas torna-se pouco eficiente desacelerar demais o ar, por isto o uso do Scramjet nestes casos, mas pode-se traduzir ambos para estato-jato, pois em ambos os casos não há peças móveis.

Leandro G. Card

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#173 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 15, 2008 3:04 pm

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#174 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mai 15, 2008 5:24 pm

Sideshow escreveu:
Me pegaste. Não sei. mas com essas dimensões aí acho que ele poderia levar uns dois Mokopa. Mas pelo site da Denel é uma aeronave eminentemente de reconhecimento estratégico.
A FAB ainda não quer o UCAV.

O Acauã será apenas um demostrador de tecnologias onde será testado os sistemas de navegação, comunicação.......

As necessidades da FAB é para um Alvo Aéreo Manobrável (Para o programa de mísseis) e um VANT (MALE) de reconhecimento e enlace de dados para o SIVAM.

Engraçado que estava lendo uns arquivos de 2006-7 da FAB que falam que os trabalhos no VANT de reconhecimento começam em 2008 8-]
Já começaram..., o CTA não vive só de mísseis.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
bruno mt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes

#175 Mensagem por bruno mt » Qui Mai 15, 2008 5:57 pm

qual a diferença entre VANT e UCAV?????

ImagemImagemImagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#176 Mensagem por orestespf » Qui Mai 15, 2008 6:15 pm

O UFJF Defesa estará entrando neste programa, Bolovo. Estaremos criando inicialmente um mestrado em Estratégia e Defesa (ainda não temos um nome), com o objetivo de formar profissionais qualificados para trabalhar no mercado. Queremos explorar ao máximo a triangulação universidade, Forças Armadas e Indústria Bélica. Nossa equipe tem portas abertas nestes três segmentos e o objetivo é colocar os futuros alunos em contato direto com estes setores. Não queremos formar um cara que só fala sobre defesa e estratégia, mas sem nunca ter entrado nas indústrias ou nas Forças Armadas, queremos que as pessoas "falem" com sabedoria e não por achismos. A idéia é receber alunos com qualquer formação acadêmica, mas que tenha talento para trabalhar nos assuntos que abordei. Vamos ver se decola (observe que o Expedito Bastos é um dos consultores deste jornal, inclusive eu estava ao lado dele quando deu a entrevista para a jornalista).

Abração,

Orestes

PS: para os que gostam de alguns trabalhos meus e do Expedito, cito o nosso novo artigo: "Por Uma Estratégia Militar Nacional", que saiu hoje.

Link: http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art747.htm

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#177 Mensagem por Tigershark » Qui Mai 15, 2008 6:42 pm

orestespf escreveu:
O UFJF Defesa estará entrando neste programa, Bolovo. Estaremos criando inicialmente um mestrado em Estratégia e Defesa (ainda não temos um nome), com o objetivo de formar profissionais qualificados para trabalhar no mercado. Queremos explorar ao máximo a triangulação universidade, Forças Armadas e Indústria Bélica. Nossa equipe tem portas abertas nestes três segmentos e o objetivo é colocar os futuros alunos em contato direto com estes setores. Não queremos formar um cara que só fala sobre defesa e estratégia, mas sem nunca ter entrado nas indústrias ou nas Forças Armadas, queremos que as pessoas "falem" com sabedoria e não por achismos. A idéia é receber alunos com qualquer formação acadêmica, mas que tenha talento para trabalhar nos assuntos que abordei. Vamos ver se decola (observe que o Expedito Bastos é um dos consultores deste jornal, inclusive eu estava ao lado dele quando deu a entrevista para a jornalista).

Abração,

Orestes

PS: para os que gostam de alguns trabalhos meus e do Expedito, cito o nosso novo artigo: "Por Uma Estratégia Militar Nacional", que saiu hoje.

Muito bom,Mestre!Como sempre,diga-se de passagem! :D
É uma pena que este curso não possa ser feito via internet!

Parabéns! [009]

Abs,

Tigershark

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#178 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mai 15, 2008 6:51 pm

bruno mt escreveu:qual a diferença entre VANT e UCAV?????
VANT-Veículo Aéreo Não Tripulado

UCAV-Unanmed Combat Aerial Vehicle-Veículo aéreo Não tripulado de Combate.

É auto-explicativo, mas o UCAV é a sigla inglesa para um VANT que transporta armamentos, e pode realizar ataques sob controle de terra.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#179 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 15, 2008 6:57 pm

orestespf escreveu:

Abração,

Orestes

Bah! Eu faria um mestrado desses fácil!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#180 Mensagem por Brasileiro » Qui Mai 15, 2008 7:20 pm

Bolovo escreveu:
orestespf escreveu: O UFJF Defesa estará entrando neste programa, Bolovo. Estaremos criando inicialmente um mestrado em Estratégia e Defesa (ainda não temos um nome), com o objetivo de formar profissionais qualificados para trabalhar no mercado. Queremos explorar ao máximo a triangulação universidade, Forças Armadas e Indústria Bélica. Nossa equipe tem portas abertas nestes três segmentos e o objetivo é colocar os futuros alunos em contato direto com estes setores. Não queremos formar um cara que só fala sobre defesa e estratégia, mas sem nunca ter entrado nas indústrias ou nas Forças Armadas, queremos que as pessoas "falem" com sabedoria e não por achismos. A idéia é receber alunos com qualquer formação acadêmica, mas que tenha talento para trabalhar nos assuntos que abordei. Vamos ver se decola (observe que o Expedito Bastos é um dos consultores deste jornal, inclusive eu estava ao lado dele quando deu a entrevista para a jornalista).

Abração,

Orestes

Bah! Eu faria um mestrado desses fácil!
Fácil???
Mas e a 'ponderada' amigo USPiano??? :twisted: :twisted: :shock:
Vai ter de abrir mão das brejas de sexta-feira e muntar nos livros rsrsrs

abraços[

----------------
amor fati
Responder