Missilhouse do Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Mssilhouse do Brasil

#151 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 11, 2008 10:39 am

Carlos Mathias escreveu:Tem que mudar esse nome aí. Bota SKY-FLAME-Enterprises & research technologies limited/stablished 1989... Fundação Casimiro parece escola de menor infrator. :lol:
É verdade carlos!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: Mssilhouse do Brasil

#152 Mensagem por Brasileiro » Dom Mai 11, 2008 6:14 pm

* O projeto da TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência) custou R$ 2 milhões e foi desenvolvido pela Fundação Casimiro Montenegro Filho, a mesma das duas obras de arte: Sistema navegação Inercial do MAR-1 e a MARE (Tinta RAM usada nos F-5M)
Interessante esse projeto, uma turbina de 5kN.

Pelos dados que eu li o desenvolvimento dela se da pelo ITA. E os valores que eu encontrei foram de 7 a 9 milhoes de reais.




abracos]




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Re: Mssilhouse do Brasil

#153 Mensagem por Tupi » Seg Mai 12, 2008 10:42 am

Uma duvida. A TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), tem aceleração compativel com um SAM :?: :roll:





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Re: Mssilhouse do Brasil

#154 Mensagem por henriquejr » Seg Mai 12, 2008 10:50 am

Tupi escreveu:Uma duvida. A TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), tem aceleração compativel com um SAM :?: :roll:
Não Tupi, misseis SAM necessitam de uma aceleração altíssima, por isso é obrigatório o uso de motor-foguete.

Misseis com turbinas só de cruzeiro(onde o alcance é mais importante que a aceleração) e atualmente misseis Ar-Ar pois neste caso o missil já conta com a aceleração da plataforma lançadora.




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Re: Mssilhouse do Brasil

#155 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 12, 2008 11:35 am

Turbina em motor de míssil AR-AR? Nunca vi.




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Re: Mssilhouse do Brasil

#156 Mensagem por henriquejr » Seg Mai 12, 2008 12:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Turbina em motor de míssil AR-AR? Nunca vi.
Meteor, AMRAAM Ramjet, etc...




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Re: Mssilhouse do Brasil

#157 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 12, 2008 12:35 pm

Será que essa turbina de 5kN poderia ser utilizada no míssil MAN-1 :?:

Imagino que o MAN teria uma masse de aproximadamente uns 600Kg....Daria uma aceleração de uns 8 metros por segundo quadrado.



abraços[




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Re: Mssilhouse do Brasil

#158 Mensagem por joao fernando » Seg Mai 12, 2008 12:47 pm

Essa turbininha tem historia...vai gerar uma familia bem grande, e tem o dedo da Vale do Rio doce. Será uma turbina nacional, pra quem anda lendo o que escrevo sobre turbinas, vai sacar. Terá vários tamanhos e aplicações...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Mssilhouse do Brasil

#159 Mensagem por Tupi » Seg Mai 12, 2008 12:54 pm

henriquejr escreveu:
Tupi escreveu:Uma duvida. A TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), tem aceleração compativel com um SAM :?: :roll:
Não Tupi, misseis SAM necessitam de uma aceleração altíssima, por isso é obrigatório o uso de motor-foguete.

Misseis com turbinas só de cruzeiro(onde o alcance é mais importante que a aceleração) e atualmente misseis Ar-Ar pois neste caso o missil já conta com a aceleração da plataforma lançadora.
Valeu Henriquejr. Era o que eu imaginava também. :wink:
Postei a questão pois, surgiu duvidas quando li:
Sideshow escreveu: O AAM que a FAB e a MB estão desenvolvendo será movido por uma pequena turbina* que será homologada em 2008.





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Re: Mssilhouse do Brasil

#160 Mensagem por Tupi » Seg Mai 12, 2008 12:59 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Turbina em motor de míssil AR-AR? Nunca vi.
Meteor, AMRAAM Ramjet, etc...
De fato. :shock: :shock:





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Re: Mssilhouse do Brasil

#161 Mensagem por Tupi » Seg Mai 12, 2008 1:09 pm

joao fernando escreveu:Essa turbininha tem historia...vai gerar uma familia bem grande, e tem o dedo da Vale do Rio doce. Será uma turbina nacional, pra quem anda lendo o que escrevo sobre turbinas, vai sacar. Terá vários tamanhos e aplicações...
João, onde posso encontrar mais informações sobre esta turbina :?:
Pelo que entendí é um projeto do CTA.
O plano da VALE é paralelo e será via implantação de uma nova empresa de transporte logistico pesado no Brasil, que utilizará ferrovias, hidrovias com veículos mais veloses que os atuais trens e barcaças. Daí viriam as tais turbinas da VALE.
Acho que apesar de tratar-se de turbinas a categoria e aceleração são bem diferentes.
Talvez as turbinas pretendidas pela VALE sejam a porta de entrada para a fabricação de turbinas convencionais no Brasil (tipo PW, Makila, Garré, etc...)





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Re: Mssilhouse do Brasil

#162 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 12, 2008 5:47 pm

Tupi e henrique, nenhum míssil ram-jet usa turbina, usa um motor ram-jet, que justamente se diferencia por não ter partes móveis e poder atuar somente em altas velocidades, geralmente necessitando para isso um booter.
São duas coisas completamente diferentes. O ram-jete usa a pressão dinâmica do ar para comprimir este mesmo ar numa câmara de combustão, onde se injeta combustível, queima-se e daí se tem o jato necessário ao empuxo. Não há fans, câmaras e turbina na saída. É muito mais simples.

E não se diz turbina, se diz motor, turbina é uma parte do motor à jato. :wink:




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Re: Mssilhouse do Brasil

#163 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 12, 2008 8:56 pm

Brasileiro escreveu:Será que essa turbina de 5kN poderia ser utilizada no míssil MAN-1 :?:

Imagino que o MAN teria uma masse de aproximadamente uns 600Kg....Daria uma aceleração de uns 8 metros por segundo quadrado.



abraços[

Pesquisei....

A nossa microturbina de 5kN pode ser utilizada tranquilamente em algum míssil, tavlez seja até grande e potente demais para isso.
Para se ter uma idéia, o empuxo da turbina do Tomahawk é de 3,3 a 4 kN.

Belo link:
http://www.forecastinternational.com/sa ... Sample.pdf

abraços[




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Re: Mssilhouse do Brasil

#164 Mensagem por Tupi » Ter Mai 13, 2008 11:22 am

Carlos Mathias escreveu:Tupi e henrique, nenhum míssil ram-jet usa turbina, usa um motor ram-jet, que justamente se diferencia por não ter partes móveis e poder atuar somente em altas velocidades, geralmente necessitando para isso um booter.
São duas coisas completamente diferentes. O ram-jete usa a pressão dinâmica do ar para comprimir este mesmo ar numa câmara de combustão, onde se injeta combustível, queima-se e daí se tem o jato necessário ao empuxo. Não há fans, câmaras e turbina na saída. É muito mais simples.

E não se diz turbina, se diz motor, turbina é uma parte do motor à jato. :wink:
Oi Carlos Mathias,
Vc tem ou sabe onde posso encontrar um esquema gráfico simplificado sobre o motor ram-jet :?: Eu entendo melhor se observo graficamente :roll: .
De qualquer modo valeu a aula.





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Re: Mssilhouse do Brasil

#165 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 13, 2008 4:37 pm

Essa pergunta sua caiu no vestibular do ITA e do CTA ano passado. :lol:

Cara, não sei, mas é muito simples, tripa de cobra como diz meu pai.
O veículo ao se deslocar acima de uma determinada velocidade cria pressão dinâmica/vento relativo suficiente para gerar uma pressão "X" dentro de uma câmara de combustível, sem a necessidade de um compressor, como nos motores "normais". Procure no YOUTUBE pelos tiros/lançamentos de BRAHMOS feitos de terra. Você vai ver o booster acelerando o míssil e depois sendo descartado já em alta velocidade. A partir daí entra o ram-jet.




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