Helicópteros de Ataque e Transporte
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
É interessante notar que essa entrevista do Brig Bueno é de cinco anos atrás. Neste ano, sempre que se tocou no assunto, foi dito que a aeronave era para escolta do CSAR.
Abraços,
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- Bolovo
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Piffer, já que tu é guaribado no assunto, qual a sua opinião sobre a [loucura] de usar Helicopteros de Ataque para combater o narcotráfico, como sugere alguns? Como escolta C-SAR eu acho até uma boa idéia, mas sequer temos um heli C-SAR dedicado e o grosso dos helis da FAB são os Super Puma e Huey, todos antigos, então fica complicado, parece existir uma inversão de prioridades. Os helis de ataque deveriam ir para o EB, mas como você já disse, vamos ficar um tempão de Fennec.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Eu tenho idéias diferentes tanto quanto ao narcotráfico quanto ao CSAR, mas o Brig Bueno e o Brig Saito são bem mais espertos que eu eu sabem o que fazem. Não estou sendo irônico, não. Acho nem sempre vê o todo e isso acontece direto comigo que sou meio devagar.
Abraços,
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- knigh7
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Piffer escreveu:Eu tenho idéias diferentes tanto quanto ao narcotráfico quanto ao CSAR, mas o Brig Bueno e o Brig Saito são bem mais espertos que eu eu sabem o que fazem. Não estou sendo irônico, não. Acho nem sempre vê o todo e isso acontece direto comigo que sou meio devagar.
Abraços,
Piffer,
Para C-Sar, é necessário que um heli tenha um bom alcance, uma característica que um heli que ataque não possui. Só se colocássemos tanques extras.
O Mangusta teria esta capacidade? Se tiver, não seria arriscado colocar esses tanques?
Att
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- henriquejr
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Quem deve operar no ambiente amazonico com mais frequência deverão ser os UH-60L armados com Miniguns, os AW-129 tb poderão operar com certa frequência mas sua função primária dentro da FAB será a escolta armada.
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- Lucius Clay
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Piffer escreveu:A autonomia do Mangusta é de 510 a 560 km, dependendo da fonte. Do Mi-35 é de 450 a 500 km.Lucius Clay escreveu:
Sou mais o Mi-35 mesmo, poderoso, com um alcance razoável, coisa que o Mangusta não tem.
Tem mais que o dobro do peso, mas não tem o dobro da potência do Mangusta. A relação do Mangusta é melhor.Helicóptero bom, tem que ter potência,
O Mangusta também tem.artilharia poderosa e moderna
É verdade.ter velocidade (um bichão daqueles é mais rápido que o mangusta!)
Além das lendas que o russo tem manutenção simplificada, quais são os números?e ter manutenção simplificada
O motor, por exemplo, tem bem mais manutenção. O Isotov TV-3-117 do Mi-35 tem um TBO de 1000 horas. O RR LHTEC CTS800 do AW129 (e toda a linha T800, o mesmo motor do Future Lynx e do finado Comanche) tem um TBO on-condition estimado para 6000 horas.
O que é isso, exatamente? Operar em clima quente? Tecnicamente, o termo "temperaturas muito altas" significam atmosfera ISA + 35 graus. O Esquilo, o Pantera e o Cougar são homologados para isso.equipamentos adaptados ao ambiente, coisa que o Mi-35 tem.
Esse tal de "hot and high" está na moda e todos os helis agora dizem que vem otimizados para isso. O Mangusta e Mi-35 não são exceção.
Um ponto que não foi tocado, mas que é de vital importância é a autonomia (em tempo, não em distância). É um fator essencial em missões de vigilância, escolta de comboios, reconhecimentos, etc. Principalmente se a missão se estender e houver uma manutenção do esforço. O AW129 tem condições de ficar até 3 horas em operação. O Mi-35 fica perto de 2h10. Se estiver em sua velocidade de cruzeiro normal, fica menos de duas horas (velocidade de 295 km/h, alcance de 450 km).
Abraços,
Olá Piffer,
Agradeço as informações adicionadas, excelentes, se a hora de manutenção do Hind é essa mesmo, passo a concordar contigo... Confio na avaliação das FAs....
Abraço,
"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
- Lucius Clay
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Vinicius Pimenta escreveu:Não. Quando ele diz "modelo", é modelo de atuação, não modelo de aeronave.Lucius Clay escreveu:Será que o que ele quis dizer não foi que o clássico é também tradicional? o Mangusta tem tecnologia e estrutura clássica, mas é um modelo sem tradição, relativamente novo, já o Mi-35 é um modelo clássico, de pronto emprego, e testado em combate!
Olá Vinícius!
Havia entendido diferente, deve ser a vontade de ver o monstrão do Hind por essas bandas, mas como já disse ao Bolovo, acredito na avaliação do pessoal de nossas Forças.
Cordialmente.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Uma coisa que nem sempre fica muito clara para quem é de fora é o que a aeronave tem que fazer.Lucius Clay escreveu:
Olá Piffer,
Agradeço as informações adicionadas, excelentes, se a hora de manutenção do Hind é essa mesmo, passo a concordar contigo... Confio na avaliação das FAs....
Abraço,
Ao invés de comparar números, se compara possibilidades e limitações.
Um exemplo (pura diarréria mental):
- É adaptado para OVN? Para os OVN que usamos atualmente?
- Tem autonomia de XX horas ou raio de XX quilômetros?
- Voa IFR (a maioria dos helis de ataque usam procedimentos próprios e não os procedimentos IFR comuns que usamos aqui)?
- Tem velocidade para acompanhar as nossas aeronaves de emprego geral?
- Tem condições de fazer vôo desenfiado? (o Mi-24 não tinha, o Mi-35 sim)
- Os rádios falam com os rádios das nossas aeronaves e com a força terrestre? (neste caso pode-se entrar na seara dos data-links).
- Tem bagageiro? (pode parece besteira, mas não é. O Apache, por exemplo, não tem. Onde ele vai, tem que ir outra aeronave/viatura junto com a escova de dente e cueca de muda dos pilotos, manuais, ferramentas básicas etc).
Os números são bem menos importantes do que parecem. Estaremos muito bem com qualquer uma das duas aeronaves.
Acredito que o apoio que será dado pelo fabricante e a capacidade de operar continuamente é bem mais importante do que comparar número a número.
Abraços,
Carpe noctem!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
O ponto de vista de quem ta por dentro do assunto é outra coisa!!!
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- crubens
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Para caças também é o mesmo procedimento
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Para submarinos tb, mas dá para levar a cueca do pessoal todinho.crubens escreveu:Para caças também é o mesmo procedimento
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Alcantara
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Os UH-1H e os Super Pumas da FAB não vão permanecer por muito tempo em uso. Creio que em termos de C-SAR, a FAB padronizará a frota em dois modelos, um para transporte (que eu espero seja o UH-60L, mas que pode ser também o EC-725 de "prástico" que o pessoal tanto gosta de sacanear ou até mesmo o sucatão Mi-171. Aliás, em termos de licitação, o 171 costuma ganhar) e outro para escolta armada.Como escolta C-SAR eu acho até uma boa idéia, mas sequer temos um heli C-SAR dedicado e o grosso dos helis da FAB são os Super Puma e Huey, todos antigos, então fica complicado, parece existir uma inversão de prioridades.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Olha, essa proposta do EC-725 fabricado realmente é muito tentadora. E como disse o NJ, se for fabricado aqui, paga-se até mais caro. Mas quanto mais caro????
Pelo que se tem dito aqui, é muito mais caro. Mas será que o aporte tecnológico compensa?
Pffer, uma pergunta de quem não conhece.
Este MTBO dos motores russo, segundo dizem, é sem nenhum procedimento intermediário, No caso dos motores do mangusta, há que se fazer algo neste interim?
Sobre o alcance, o Mi-35 pode levar muito combustível extra, inclusive um tanque na caçapa. Até onde vai um Hind assim?
Pelo que se tem dito aqui, é muito mais caro. Mas será que o aporte tecnológico compensa?
Pffer, uma pergunta de quem não conhece.
Este MTBO dos motores russo, segundo dizem, é sem nenhum procedimento intermediário, No caso dos motores do mangusta, há que se fazer algo neste interim?
Sobre o alcance, o Mi-35 pode levar muito combustível extra, inclusive um tanque na caçapa. Até onde vai um Hind assim?
- soultrain
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Mais ao menos, existem tanques (parecem de combustivel) para transporte.crubens escreveu:Para caças também é o mesmo procedimento
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ