Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Piffer
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2296 Mensagem por Piffer » Qui Mai 08, 2008 8:55 pm

É interessante notar que essa entrevista do Brig Bueno é de cinco anos atrás. Neste ano, sempre que se tocou no assunto, foi dito que a aeronave era para escolta do CSAR.

Abraços,




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Bolovo
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2297 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 08, 2008 9:08 pm

Piffer, já que tu é guaribado no assunto, qual a sua opinião sobre a [loucura] de usar Helicopteros de Ataque para combater o narcotráfico, como sugere alguns? Como escolta C-SAR eu acho até uma boa idéia, mas sequer temos um heli C-SAR dedicado e o grosso dos helis da FAB são os Super Puma e Huey, todos antigos, então fica complicado, parece existir uma inversão de prioridades. Os helis de ataque deveriam ir para o EB, mas como você já disse, vamos ficar um tempão de Fennec.




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Piffer
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2298 Mensagem por Piffer » Qui Mai 08, 2008 9:35 pm

Eu tenho idéias diferentes tanto quanto ao narcotráfico quanto ao CSAR, mas o Brig Bueno e o Brig Saito são bem mais espertos que eu eu sabem o que fazem. Não estou sendo irônico, não. Acho nem sempre vê o todo e isso acontece direto comigo que sou meio devagar.

Abraços,




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2299 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 08, 2008 10:01 pm

Piffer escreveu:Eu tenho idéias diferentes tanto quanto ao narcotráfico quanto ao CSAR, mas o Brig Bueno e o Brig Saito são bem mais espertos que eu eu sabem o que fazem. Não estou sendo irônico, não. Acho nem sempre vê o todo e isso acontece direto comigo que sou meio devagar.

Abraços,

Piffer,

Para C-Sar, é necessário que um heli tenha um bom alcance, uma característica que um heli que ataque não possui. Só se colocássemos tanques extras.
O Mangusta teria esta capacidade? Se tiver, não seria arriscado colocar esses tanques?

Att

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2300 Mensagem por henriquejr » Sex Mai 09, 2008 12:24 am

Quem deve operar no ambiente amazonico com mais frequência deverão ser os UH-60L armados com Miniguns, os AW-129 tb poderão operar com certa frequência mas sua função primária dentro da FAB será a escolta armada.




.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2301 Mensagem por Lucius Clay » Sex Mai 09, 2008 12:10 pm

Piffer escreveu:
Lucius Clay escreveu:[006]

Sou mais o Mi-35 mesmo, poderoso, com um alcance razoável, coisa que o Mangusta não tem.
A autonomia do Mangusta é de 510 a 560 km, dependendo da fonte. Do Mi-35 é de 450 a 500 km.
Helicóptero bom, tem que ter potência,
Tem mais que o dobro do peso, mas não tem o dobro da potência do Mangusta. A relação do Mangusta é melhor.
artilharia poderosa e moderna
O Mangusta também tem.
ter velocidade (um bichão daqueles é mais rápido que o mangusta!)
É verdade.
e ter manutenção simplificada
Além das lendas que o russo tem manutenção simplificada, quais são os números?

O motor, por exemplo, tem bem mais manutenção. O Isotov TV-3-117 do Mi-35 tem um TBO de 1000 horas. O RR LHTEC CTS800 do AW129 (e toda a linha T800, o mesmo motor do Future Lynx e do finado Comanche) tem um TBO on-condition estimado para 6000 horas.
equipamentos adaptados ao ambiente, coisa que o Mi-35 tem.
O que é isso, exatamente? Operar em clima quente? Tecnicamente, o termo "temperaturas muito altas" significam atmosfera ISA + 35 graus. O Esquilo, o Pantera e o Cougar são homologados para isso.

Esse tal de "hot and high" está na moda e todos os helis agora dizem que vem otimizados para isso. O Mangusta e Mi-35 não são exceção.

Um ponto que não foi tocado, mas que é de vital importância é a autonomia (em tempo, não em distância). É um fator essencial em missões de vigilância, escolta de comboios, reconhecimentos, etc. Principalmente se a missão se estender e houver uma manutenção do esforço. O AW129 tem condições de ficar até 3 horas em operação. O Mi-35 fica perto de 2h10. Se estiver em sua velocidade de cruzeiro normal, fica menos de duas horas (velocidade de 295 km/h, alcance de 450 km).

Abraços,

Olá Piffer,

Agradeço as informações adicionadas, excelentes, se a hora de manutenção do Hind é essa mesmo, passo a concordar contigo... Confio na avaliação das FAs....

Abraço,




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2302 Mensagem por Lucius Clay » Sex Mai 09, 2008 12:15 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Lucius Clay escreveu:Será que o que ele quis dizer não foi que o clássico é também tradicional? o Mangusta tem tecnologia e estrutura clássica, mas é um modelo sem tradição, relativamente novo, já o Mi-35 é um modelo clássico, de pronto emprego, e testado em combate!
Não. Quando ele diz "modelo", é modelo de atuação, não modelo de aeronave.

Olá Vinícius!

Havia entendido diferente, deve ser a vontade de ver o monstrão do Hind por essas bandas, mas como já disse ao Bolovo, acredito na avaliação do pessoal de nossas Forças.

Cordialmente.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2303 Mensagem por Piffer » Sex Mai 09, 2008 1:31 pm

Lucius Clay escreveu:
Olá Piffer,

Agradeço as informações adicionadas, excelentes, se a hora de manutenção do Hind é essa mesmo, passo a concordar contigo... Confio na avaliação das FAs....

Abraço,
Uma coisa que nem sempre fica muito clara para quem é de fora é o que a aeronave tem que fazer.

Ao invés de comparar números, se compara possibilidades e limitações.

Um exemplo (pura diarréria mental):

- É adaptado para OVN? Para os OVN que usamos atualmente?
- Tem autonomia de XX horas ou raio de XX quilômetros?
- Voa IFR (a maioria dos helis de ataque usam procedimentos próprios e não os procedimentos IFR comuns que usamos aqui)?
- Tem velocidade para acompanhar as nossas aeronaves de emprego geral?
- Tem condições de fazer vôo desenfiado? (o Mi-24 não tinha, o Mi-35 sim)
- Os rádios falam com os rádios das nossas aeronaves e com a força terrestre? (neste caso pode-se entrar na seara dos data-links).
- Tem bagageiro? (pode parece besteira, mas não é. O Apache, por exemplo, não tem. Onde ele vai, tem que ir outra aeronave/viatura junto com a escova de dente e cueca de muda dos pilotos, manuais, ferramentas básicas etc).

Os números são bem menos importantes do que parecem. Estaremos muito bem com qualquer uma das duas aeronaves.

Acredito que o apoio que será dado pelo fabricante e a capacidade de operar continuamente é bem mais importante do que comparar número a número.

Abraços,




Carpe noctem!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2304 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 09, 2008 1:41 pm

[100] Show de bola Piffer [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2305 Mensagem por henriquejr » Sex Mai 09, 2008 1:53 pm

O ponto de vista de quem ta por dentro do assunto é outra coisa!!! :D




.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2306 Mensagem por crubens » Sex Mai 09, 2008 2:12 pm

Para caças também é o mesmo procedimento :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2307 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mai 09, 2008 2:35 pm

crubens escreveu:Para caças também é o mesmo procedimento :wink:
Para submarinos tb, mas dá para levar a cueca do pessoal todinho.
[024] [024] [024] [024] [024] [024]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2308 Mensagem por Alcantara » Sex Mai 09, 2008 2:43 pm

Como escolta C-SAR eu acho até uma boa idéia, mas sequer temos um heli C-SAR dedicado e o grosso dos helis da FAB são os Super Puma e Huey, todos antigos, então fica complicado, parece existir uma inversão de prioridades.
Os UH-1H e os Super Pumas da FAB não vão permanecer por muito tempo em uso. Creio que em termos de C-SAR, a FAB padronizará a frota em dois modelos, um para transporte (que eu espero seja o UH-60L, mas que pode ser também o EC-725 de "prástico" que o pessoal tanto gosta de sacanear ou até mesmo o sucatão Mi-171. Aliás, em termos de licitação, o 171 costuma ganhar) e outro para escolta armada.


Abraços!!! :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2309 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 09, 2008 6:22 pm

Olha, essa proposta do EC-725 fabricado realmente é muito tentadora. E como disse o NJ, se for fabricado aqui, paga-se até mais caro. Mas quanto mais caro????

Pelo que se tem dito aqui, é muito mais caro. Mas será que o aporte tecnológico compensa?

Pffer, uma pergunta de quem não conhece.
Este MTBO dos motores russo, segundo dizem, é sem nenhum procedimento intermediário, No caso dos motores do mangusta, há que se fazer algo neste interim?

Sobre o alcance, o Mi-35 pode levar muito combustível extra, inclusive um tanque na caçapa. Até onde vai um Hind assim?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2310 Mensagem por soultrain » Sex Mai 09, 2008 6:26 pm

crubens escreveu:Para caças também é o mesmo procedimento :wink:
Mais ao menos, existem tanques (parecem de combustivel) para transporte.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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