Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jacobs
Sênior
Sênior

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2251 Mensagem por Jacobs » Qua Mai 07, 2008 12:02 am

G-LOC escreveu:
henriquejr escreveu:Pessoal, esses AW-129 foram adquiridos para substituir os Esquilos armados com metralhadoras .50 na função de Escolta Armada para os Helis de C-SAR e não caçadores de tanques e apoio aéreo aproximado(como seria usado caso fosse comprado pelo EB), por isso a pouca quantidade de celulas adquiridas(apenas 12).
Provavelmente esses helis ficarão sediados no Esquedrão Poti, em Recife/PE que é a unidade da FAB especializada em Escolta Armada com o uso de helicopteros.
A USAF usa os A-10 para escolta dos seus he CSAR. Uma dupla vai na frente para encontrar o piloto derrubado e protege-lo e outra dupla vai com os helicopteros.

Se a FAB for usar algo como o AW-129 a primeira consequencia é que vai precisar de outra aeronave mais rápida para ir na frente e encontrar o piloto. Outra consequencia é não poder instalar sonda de reabastecimento nos helicopteros visto que os AW-129 não terão esta capacidade e terão sempre curto alcance e limitando o raio de ação dos caças.

Além dos A-10 os pacotes de resgate também tem apoio de CAP, SEAD e outras aeronaves de ataque.

G-LOC
A-1 oras....

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2252 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mai 07, 2008 12:04 am

Sapão - Black Hawk - Super Cougar

AW129

A-29 - A-1 - F-5M - M2000C (nem conta) - F-X (?)

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#2253 Mensagem por henriquejr » Qua Mai 07, 2008 1:55 am

Jacobs escreveu:
G-LOC escreveu: A USAF usa os A-10 para escolta dos seus he CSAR. Uma dupla vai na frente para encontrar o piloto derrubado e protege-lo e outra dupla vai com os helicopteros.

Se a FAB for usar algo como o AW-129 a primeira consequencia é que vai precisar de outra aeronave mais rápida para ir na frente e encontrar o piloto. Outra consequencia é não poder instalar sonda de reabastecimento nos helicopteros visto que os AW-129 não terão esta capacidade e terão sempre curto alcance e limitando o raio de ação dos caças.

Além dos A-10 os pacotes de resgate também tem apoio de CAP, SEAD e outras aeronaves de ataque.

G-LOC
A-1 oras....
A FAB criou essa doutrina usando Esquilos armados com metralhadoras .50 axiais. Era normal em treinamentos com o pessoal do PARA-SAR ver os Super Pumas sendo escoltados por 2 ou 3 esquilos, o Super Puma pousa e os Esquilos ficavam voando em circulo ao redor do Super Puma dando-lhes a necessária cobertura. Acho que o Piffer poderia explicar melhor essa doutrina caso ele esteja disponível.
Pelo que sei, desde o inicio da adoção desta doutria que a FAB previa o uso de Helis C-SAR sendo escoltados por helis de ataque.
Com certeza serão adquiridos misseis ar-solo para uso nestes helicopteros.

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#2254 Mensagem por Túlio » Qua Mai 07, 2008 7:03 am

Concordo com o G-LOC, helis pequenos de ataque limitarão o alcance das missões, os ST seriam mais adequados, junto com BHs especializados em C-SAR, honestamente não entendo essa charla de Mangostas na FAB, quando é o EB que lhes daria o uso correto. Para ser mais claro, preferiria mil vezes AW129 no EB e, sendo realmente necessário helis bem armados para C-SAR e não se considerando efetivo o BH na missão - :shock: kôza de doido :shock: - que se usasse Hinds (auto-escoltáveis mas sempre com STs junto...

Já Hind no EB me pareceria perfeitamente dispensável... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2255 Mensagem por Piffer » Qua Mai 07, 2008 8:21 am

Acho que os Hinds não são uma boa escolha para C-SAR. Aquele compartimento de carga dele é muito pequeno para isso.

Abraços,

Carpe noctem!
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#2256 Mensagem por eligioep » Qua Mai 07, 2008 8:37 am

henriquejr escreveu:......por isso a pouca quantidade de celulas adquiridas(apenas 12).
......
Ou seria a falta de $$$$$$? Abs

Jacobs
Sênior
Sênior

#2257 Mensagem por Jacobs » Qua Mai 07, 2008 8:55 am

Será que esse Mangustas não seriam melhor utilizados como "batedores", ao invéz de escoltas?

Seriam responsáveis por limpar o campo de batalha, antes dos C-SAR aparecerem.

Imagem
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2258 Mensagem por Tigershark » Qua Mai 07, 2008 9:23 am

Jacobs escreveu:Será que esse Mangustas não seriam melhor utilizados como "batedores", ao invéz de escoltas?

Acho que eles podem fazer as duas funções,Jacobs.

Abs,

Tigershark

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#2259 Mensagem por henriquejr » Qua Mai 07, 2008 2:52 pm

Tigershark escreveu:
Jacobs escreveu:Será que esse Mangustas não seriam melhor utilizados como "batedores", ao invéz de escoltas?

Acho que eles podem fazer as duas funções,Jacobs.

Abs,

Tigershark
Exatamente! :D

.
G-LOC
Avançado
Avançado

#2260 Mensagem por G-LOC » Qua Mai 07, 2008 8:26 pm

Jacobs escreveu: A-1 oras....
Imagino que os A-1 estariam realizando outra missões de ataque. Os A-1 fazem as missões do ALX mas não o contrário.

G-LOC

G-LOC
Avançado
Avançado

#2261 Mensagem por G-LOC » Qua Mai 07, 2008 8:30 pm

henriquejr escreveu: A FAB criou essa doutrina usando Esquilos armados com metralhadoras .50 axiais. Era normal em treinamentos com o pessoal do PARA-SAR ver os Super Pumas sendo escoltados por 2 ou 3 esquilos, o Super Puma pousa e os Esquilos ficavam voando em circulo ao redor do Super Puma dando-lhes a necessária cobertura. Acho que o Piffer poderia explicar melhor essa doutrina caso ele esteja disponível.
Pelo que sei, desde o inicio da adoção desta doutria que a FAB previa o uso de Helis C-SAR sendo escoltados por helis de ataque.
Com certeza serão adquiridos misseis ar-solo para uso nestes helicopteros.
A FAB criou a doutrina com o o que tinha. Agora que algo mais poderoso com mais armas e mais blindagem. Serve para cenários de baixa intensidade, mas em um cenário de média os esquilos não sobreviveriam as defesas mais intensas como canhões automáticos. Um ALX já pode fazer supressão de defesas voando a média altitude e com armas guiadas.

O ALX já tem as duas metralhadoras dos Esquilos e adiciona mais foguetes, bombas e bombas guiadas. Os A-1 Skyrider usavam bombas de fumaça para esconder a area de pouso de ameaças detectadas. Os canhões e miniguns eram ideais para atacar a area ao redor do piloto. Levavam muitos foguetes por serem relativamente precisos.

G-LOC

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2262 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 07, 2008 8:59 pm

henriquejr escreveu:Pessoal, esses AW-129 foram adquiridos para substituir os Esquilos armados com metralhadoras .50 na função de Escolta Armada para os Helis de C-SAR e não caçadores de tanques e apoio aéreo aproximado(como seria usado caso fosse comprado pelo EB), por isso a pouca quantidade de celulas adquiridas(apenas 12).
Provavelmente esses helis ficarão sediados no Esquedrão Poti, em Recife/PE que é a unidade da FAB especializada em Escolta Armada com o uso de helicopteros.
Henrique Jr, o que o pessoal do Poti merecia mesmo era uns 12 MH-60 Pave Hawk, ou a versão colombiana o Harpia II ou III.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#2263 Mensagem por Beronha » Qua Mai 07, 2008 9:16 pm

Eu já acho que as FFAA vão operar futuramente ao estilo da Canadians Forces , e os Mancatusca terão um perfil agressivo nas FB (forças Brasileiras) :twisted: :twisted:

Editado pela última vez por Beronha em Qua Mai 07, 2008 9:36 pm, em um total de 1 vez.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2264 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 07, 2008 9:25 pm

Eu já acho que as três forças pensam que são de países diferentes.

Aposto 2 centavos que o EB vai comprar sei lá... o Mi-28 e a MB o AH-1...

Suposições.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2265 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 07, 2008 9:43 pm

cicloneprojekt escreveu:
Henrique Jr, o que o pessoal do Poti merecia mesmo era uns 12 MH-60 Pave Hawk, ou a versão colombiana o Harpia II ou III.
X2! [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder