Olá Degan,
continuo com pouco tempo. rsrs Vamos tentar novamente...
Você continua usando o "SE" e "EXISTINDO", isso se trata de opinião e não de fatos, como você mesmo gosta e exige.
Claro, SE houver possibilidade de AIM-120C para a FACh, é lógico que não haverá restrições de um upgrade do MLU M2 para outro padrão superior. Mas este é o problema, "SE".
Outro ponto: os EUA disponibilizarem, sem restrições, a venda de AIM-120C para o Brasil, SUGERE que não haveria restrições ao Chile. Repito, SUGERE. Não existe garantia alguma, apenas especulações nossas, da qual concordo com este fato (opinião minha, mas não é fato). E mais, se este "precedente" ajuda o Chile a adquirir o AIM-120C, pergunto: por que existe preocupação do Ortega? Basta ele dizer assim: você já liberaram para o Brasil, então libera este armamento para o Chile também. Ou seja, a coisa não é tão simples assim como parece.
Você diz que o F-16 MLU foi oferecido ao Brasil depois do FX. Respondo: também! Um lote de F-16 usados foi oferecido ao Brasil ANTES do FX e isso faz toda a diferença. Não vou postar link´s (sem tempo mesmo), mas isso já foi amplamente divulgado aqui. O Pepê Resende, quando participava do DB, disse isso várias vezes e apresentou vários link´s.
Sendo assim, não cabe afirmar o que você disse sobre o AIM-120C estar disponível para o Brasil, pois isso ocorreu durante o edital do FX-1. Isto se aplica a outros armamentos usados pelo F-16 e que igualmente poderiam ser vetados ao Brasil.
Para encerrar: tudo o que você disse eu concordo, ou seja, não vejo problemas de vocês comprarem AIM-120C e nem de fazer um upgrade no MLU M2. Mas isso é minha opinião, não tenho nenhuma fonte oficial ou conhecimento de quaisquer documentos que comprovem o meu "achismo".
Você também gosta de fatos e comprovações, correto. Porém você sabe que até agora não existe documento algum, pelo menos de domínio público, que garanta que isso venha acontecer. Se eu for me balizar em seus argumentos (sem provas, links, etc.), ok, concordo com eles, são "sustentáveis" no meu ponto de vista.
Abração,
Orestes
Pois do meu ponto de vista não. O Chile não tem sequer em solo Chileno AIM-120 de manejo, ou de testes, como preferirem. Tambem tenho as minhas fonte Degan e são bem mais primárias que as suas. Esqueçam acordo de misseis estocados nos EUA, fui ridicularízado, mas valeu apena.
Só vai ter quando sair no FMS. (ponto final)
Mentalizem-se que a AS, não tem relações tão explosivas como Taiwan e Paquistão, que faz ver o atrito Peru, Chile em perspectiva (pequenina) e as propostas para ambos, por muito polémicas que sejam para os gigantes India e China, foram ao........quem adivinha? Certo ao FMS e ao Congresso com publicação publica.
O Comandante da Fach já disse o que tinha a dizer sobre o assunto.
Acho de mau tom, para dizer o minimo, contrariar esta verdade. Vou fazer cópia deste post e de cada vez que se insinuar que o Chile tem AIM-120, vou a seguir e colo.
[[]]'s