MP quer acabar com obrigatoriedade do serviço militar

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Re: MP quer acabar com obrigatoriedade do serviço militar

#76 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Abr 29, 2008 2:44 pm

Bolovo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Como assim? Tiro-de-guerra?
É isso mesmo, TG. Cerca de 10 moleques de 9 querem fugir (contando comigo haha). O medo principal é ir para Caçapava, mas é complicado. Lá fica a Aeromovel e recruta não tem boas histórias de lá. Tem um amigo meu que fez TG aqui em SJC, ganhou nada durante 10 meses (eu acho que é isso?!), atirou umas 15 vezes de mosqueFAL e só. E ficava na guarita as vezes, de domingo até segunda e coisas do tipo. Ah, e limpou muito banheiro também, tanto que a gente chamava ele de Vassoura-Man. [003]

Mas é a real, não existe o menor motivo para alguém ficar 1 ano fazendo guarita até 6 da manhã, limpando banheiro, ganhando nenhum centavo e tendo que escutar Sargento e Tenente o dia inteiro... é complicado. Isso porque o cara já estudava 2/3 do dia (queria ITA mas entrou numa engenharia qualquer aí, acho que alguma federal).

Resumindo: não compensa e além disso você aprende nada. É isso o que todo mundo fala aqui.
Se você quiser, depois eu conto umas histórias cabulosas de Caçapava....

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#77 Mensagem por MaRkYnHu » Ter Abr 29, 2008 4:48 pm

Nossa, o governo rouba tanto, e gasta tanto com coisas supérfulas, mas pra pagar recruta pra lavar banheiro, e vigiar quartel... nenhum centavo!!!

Ninguém é escravo do GOVERNO!!!

"Ombro a ombro marcharemos, para conquistarmos nosso ideal. (Cançao EsPCEx)"
Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#78 Mensagem por MaRkYnHu » Ter Abr 29, 2008 4:49 pm

Ué, conta aí então....

Rumo a EsPCEx...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#79 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Abr 29, 2008 8:27 pm

MaRkYnHu escreveu:
Ué, conta aí então....
Uma que dá pra contar botar roda: Um vez, numa inspeção, o comandante da Cia. Sv. notou que o reboco da parede de alguns banheiros era "mais branco que o normal". então, ele passou o dedo, olhou, olhou, e viu se tinha algum cheiro... Era cocaína, que um soldado colocava pra esconder, e depois vender dentro da OM. Outras histórias existem, mas só podem ser contadas fora do fórum...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#80 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 29, 2008 11:09 pm

Sinistro!Cocaína no reboco!!! :shock:

MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#81 Mensagem por MaRkYnHu » Qui Mai 01, 2008 2:41 pm

glauberprestes escreveu:
MaRkYnHu escreveu: Ué, conta aí então....
Uma que dá pra contar botar roda: Um vez, numa inspeção, o comandante da Cia. Sv. notou que o reboco da parede de alguns banheiros era "mais branco que o normal". então, ele passou o dedo, olhou, olhou, e viu se tinha algum cheiro... Era cocaína, que um soldado colocava pra esconder, e depois vender dentro da OM. Outras histórias existem, mas só podem ser contadas fora do fórum...
Caramba... muito loco mesmo.... :shock:

Rumo a EsPCEx...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#82 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 01, 2008 4:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Isso em TG. E eu sou contrário a TGs.
Eu também, mas querem cada vez mais aprofundar isso pow... serve pra nada o negócio, na real. Serviço Militar é o cara virar um SD, ganhar uns 500 mangos, fazer umas operações e tal. Não esse "castigo" que existe por exemplo aqui em SJC.

Glauber, histórias de Caçapava eu escuto várias hahaha fazer patrulha as 4 da madrugada em trilho de trem, etc etc etc.

Os caras zoam demais o povo do TG, coitados.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#83 Mensagem por Clermont » Sáb Out 18, 2008 4:09 pm

No novo site da Brigada de Operações Especiais, (http://www.bdaopesp.eb.mil.br/) na seção “Seja um de nós”, no item “serviço militar”, encontrei, entre várias informações interessantes e instrutivas, esses dois trechos:
9. Eu não me apresentei para a seleção no Serviço Militar. O que devo fazer?

Quem falta a Seleção Geral é considerado REFRATÁRIO. Quando se apresentar pagará uma multa em dinheiro, que aumenta à medida que se demora em regularizar a situação, passando a ter prioridade, sobre os demais, para a prestação do Serviço Militar.

10. Fui designado para servir em determinada Organização militar (quartel), e não compareci no dia marcado. O que pode acontecer comigo?

Será considerado INSUBMISSO, o que constitui um crime militar. Quando se apresentar ou for encontrado (apanhado), se julgado apto em inspeção de saúde, será, obrigatoriamente, incorporado em um quartel, numa Organização Militar da Ativa (OMA).
Mesmo um paisano como eu, com rudimentos insignificantes de conhecimento teórico sobre a vida do Exército, tem a impressão de que, algumas coisas, lá dentro, não mudam com o passar dos anos.

Na Itália, durante a guerra, uma praxe odiosa dos comandantes superiores, era de punir qualquer sargento ou praça do serviço de retaguarda, com a transferência temporária para a infantaria de linha de frente. Ou seja, se o sujeito bebia demais, desrespeitava o oficial, batia com o carro, ou outra infração do tipo, ele era mandado passar um tempo nos bucos (os abrigos individuais dos infantes).

Evidentemente, isso era odiado pelos combatentes de linha de frente, que consideravam que suas subunidades e frações eram igualadas à penitenciárias.

Ora, o que significariam os artigos acima citados? Cada um deve ter sua avaliação. No meu modo de ver, significam a mesma coisa do comportamento na Itália. Ou seja, um elemento, de mau-comportamento (o “marinex”, digo, o “refratário”) é punido com “prioridade” para prestar o Serviço Militar. Desta forma, este último, considerado pela propaganda, desde os tempos de Olavo Bilac e cia, como “o mais alto testemunho de civismo e de amor pela Pátria”, acaba sendo convertido em medida punitiva. Igualzinho ao que acontecia na Itália.

É pra isso que os generais tanto se esforçam, com seus “lobbies” em Brasília, para impedir que esse arcaísmo que é o Serviço Militar Obrigatório seja extinto, de uma vez por todas, no Brasil?

ademir
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por ademir » Sáb Out 18, 2008 5:38 pm

Meu unico grilo com o serviço militar obrigatorio é não respeitarem aquela porra de pergunta "Voce deseja servir?". Primeiro, não perguntam pra voce, um camarada foi se alista, a um tempo atras e o cara falou "Voce quer servir?", o meu amigo respondeu que não, e ainda ouviu "que se foda, eu quero que voce sirva". Segundo, de prioridade pra quem responde "sim". Tem um monte de gente que quer servir e não vai, e gente que não quer e vai.

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#85 Mensagem por Sterrius » Sáb Out 18, 2008 6:49 pm

Alguem aqui ja penso em um sistema misto?

Ex: O serviço militar seria através de voluntarios.

Mas caso os voluntarios não dessem conta da demanda em determinado ano seria aberto o sistema de serviço militar obrigatorio. Este serviço duraria 2 a 5 anos podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

Isso daria capacidade de manobra pras forças armadas que poderiam chamar ou não a população conforme a necessidade. (Não creio que eles chamem mais que o necessario so pra gerar prejuizo e gasto excessivo).

ISso tb garantiria que as forças armadas poderiam ter 1 controle maior sobre seus proprios numeros. (Ou isso é vedado pelo governo? )

Realmente HOJE. Eu não consigo ver muito sentido no serviço militar obrigatorio. Mas tb sei que isso pode mudar conforme o tempo passa pois sabemos que o Brasil esta virando um país mais velho e que dentro de algumas decadas não vai ter essa enchurrada de gente jovem que vemos hoje. (Nossa media de nascimento/morte é 1.8 com tendencia de queda).

Responder