MP quer acabar com obrigatoriedade do serviço militar

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: MP quer acabar com obrigatoriedade do serviço militar

#61 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 09, 2008 7:37 pm

Grande plano nacional de Defesa. Eles simplesmente querem ir na contra-mão do mundo. :roll:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#62 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 09, 2008 7:46 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Grande plano nacional de Defesa. Eles simplesmente querem ir na contra-mão do mundo. :roll:
Penso o mesmo...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1196 vezes
Agradeceram: 726 vezes

#63 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Abr 09, 2008 7:49 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Grande plano nacional de Defesa. Eles simplesmente querem ir na contra-mão do mundo. :roll:
Vinicius,

Você estaria sugerindo a profissionalização das Forças?

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#64 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Abr 09, 2008 8:54 pm

Estou pensando sobre a proposta, mas a princípio, acho que se for pra ser obrigatório, tem que ser obrigatório.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#65 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 09, 2008 10:56 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Vinicius,

Você estaria sugerindo a profissionalização das Forças?

Abraços,

Wesley
Em algum grau, sim. Total não creio ser possível, nem necessário. Não defendo importação de modelos pré-concebidos e sim o desenvolvimento de modelos adequados às nossas necessidades. Só que o mundo é globalizado. Não há como fechar os olhos pros conceitos de sucesso e mesmo aqueles fracassados pelo mundo. Deve-se olhar para eles entender os erros e acertos e reinterpretá-los, aplicando-os à nossa realidade.

Me parece o conceito de SMO, do jeito que está sendo pensado, um modelo completamente arcaico e que não condiz com a realidade do mundo contemporâneo. É preciso tropas bem preparadas e equipadas. Tenho muitas dúvidas se um modelo que obriga alguém a fazer alguma coisa que não quer seja razoável. Onde vai estar a vontade do soldado? A (falta de) vontade, gosto, vai influenciar na sua formação.

Após termos a noção de qual o tamanho do efetivo necessário, devemos valorizar a carreira militar como nosso o primeiro passo. Me parece que a solução mais ideal seja a elevação de soldos, desde o Recruta até o General, a um patamar razoável; elaborar um plano factível e a ser cumprido de reequipamento e; garantir recursos orçamentários para o adestramento correto do pessoal.

Isso é condição sine qua non. Sem essa política, não existirá modelo que dê certo.

Vinicius Pimenta

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#66 Mensagem por REGATEANO » Qua Abr 09, 2008 11:19 pm

Bem, isso é muito dificil de ocorrer.

Primeiramente porque vai exigir uma emenda constitucional com 3/5 dos votos da câmara e do senado, além de possuir constitucionalidade duvidosa. Lembrando que a CF admite a escusa do serviço militar unicamente por motivo de consciência ou credo, e não para prestar serviço social. O cidadão prestará o serviço fazendo outras atribuições no próprio

Segundo, por que a obrigação a todos impostos limita o direito constitucional de ir e vir, o que também poderia ferir a impossibilidade de ganho de menos de um Salário Mínimo, etc etc

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#67 Mensagem por jauro » Qui Abr 10, 2008 6:37 pm

Defesa
Brasil poderá adotar o serviço social obrigatório

Governo federal estuda a implantação de medidas para reestruturar o funcionamento das Forças Armadas no país e dar novas funções aos militares

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, admitiu ontem que o governo federal examina alternativas para modificar o sistema de serviço militar.

Uma das possibilidades é transformar a atual modalidade de fato em obrigatória e criar um serviço social, também obrigatório, para aqueles que forem dispensados do serviço militar.

Para isso, o interessado teria de se submeter a um rígido treinamento militar e ficar à disposição do Estado como integrante de uma força de reserva a ser acionada em caso de emergência.

- Até poderemos discutir estabelecer ao lado do serviço militar obrigatório um serviço social obrigatório. Quem não prestar o serviço militar prestaria o social e receberia um treinamento militar e rudimentar para poder compor uma força de reserva capaz de ser mobilizada em circunstâncias de emergência nacional e mundial - afirmou o ministro.

Unger e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, prestaram esclarecimentos sobre o Plano Nacional de Defesa na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, na Câmara. Inicialmente, a idéia era que ambos falassem em sessão fechada, mas depois os deputados decidiram abrir a reunião.

O ministro disse que há hipóteses sendo analisadas. Uma delas é manter o modelo atual de alistamento, com um aumento do soldo. Outra proposta é, além de "de fato" transformar o serviço em obrigatório, criar critérios de escolha dos candidatos sem que eles possam obter dispensas das atividades militares.

Segundo o ministro, o serviço atualmente não é de fato obrigatório, já que o contingente de jovens que poderiam servir é muito maior do que o número atual de vagas de recrutas.

De acordo com Unger, os critérios se baseariam no vigor físico e na capacidade intelectual do candidato, além da representação de todas as regiões do país e de classes sociais. Segundo o ministro, atualmente a maior parte dos recrutas é formada por homens de origem pobre.

- Em geral, os recrutas são rapazes pobres que não têm outras alternativas. Em um país tão desigual como o nosso, o serviço militar funciona como nivelador republicano - disse o ministro.

Unger disse ainda que a terceira alternativa avaliada é ampliar o sistema atual de serviço militar obrigatório. A proposta é associar à educação militar dos jovens o ensino técnico e orientação civil. Ele não especificou como funcionaria essa orientação civil.

- Isso criaria uma pressão maior de entrada e o serviço funcionaria também como um instrumento de educação dos recrutas - disse Unger.

Plano será apresentado no dia 7 de setembro

Por enquanto, o plano tem apenas linhas gerais e será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de setembro. O próprio Lula encomendou uma nova estratégia de defesa. Por esse mesmo plano, o governo quer abrir o debate sobre a possibilidade de permitir que as tropas dos quartéis atuem diretamente na garantia da lei e da ordem nas cidades.

Hoje, os militares ajudam apenas na logística e na inteligência das ações contra criminosos urbanos. Pela proposta dos ministros, eles poderiam participar do combate ao crime nas ruas. Para isso, seria necessário mudar o estatuto das Forças Armadas.

O que está em estudo

- Entre as hipóteses em estudo, está a manutenção do atual sistema e também tornar o serviço militar efetivamente obrigatório.

- Caso o serviço militar se torne efetivamente obrigatório, a seleção será feita pelas próprias Forças Armadas. Essa seleção teria dois critérios: o do vigor físico e da capacidade intelectual e o critério de representação de todas as classes e regiões do país.

- Há ainda a possibilidade de se criar um serviço social obrigatório para aqueles que forem dispensados do serviço militar.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#68 Mensagem por jauro » Qui Abr 10, 2008 6:45 pm

Eu penso que tudo isso é enrolação:

Em 7 de setembro não sai é nada, nem F X, nem SUB, nem aumento, nem programa do SOFA, nem reestrut de FA.

Essa embromação já foi longe de mais.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#69 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 11, 2008 11:32 am

Lamentável. Começo a pensar da mesma forma que o Guerra.

Vinicius Pimenta

MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#70 Mensagem por MaRkYnHu » Dom Abr 27, 2008 5:38 pm

Em questão a acabar com a obrigatoriedade do serviço militar, acho um absurdo. Sendo obrigatório, quase ninguém quer servir e acham algum jeito pra escapar do serviço militar. Eu andei lendo alguns fóruns, e os caras tentam arranjar alguma maneira para serem dispensados do serviço militar. Se a obrigatoriedade acabar, quem vai se alistar? Iremos ter um buraco, com falta de contingente nas forças armadas.

"Ombro a ombro marcharemos, para conquistarmos nosso ideal. (Cançao EsPCEx)"
Rumo a EsPCEx...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#71 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 28, 2008 11:16 pm

É de certa forma simples no papel: basta fazer com que o serviço militar seja atrativo.

Como? A prática tende a ser mais complicada, porque envolve gastar em coisas que o governo não gosta de gastar.

O primeiro passo já foi dado, equiparando o soldo de recruta ao do salário mínimo. Era um verdadeiro absurdo esse soldo menor.

Em seguida, é preciso melhor equipamento, condições de treinamento, benefícios, valorização da profissão militar, etc, etc, etc.

Vinicius Pimenta

Bolovo
Sênior
Sênior

#72 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 28, 2008 11:23 pm

Vinicius Pimenta escreveu:É de certa forma simples no papel: basta fazer com que o serviço militar seja atrativo.

Como? A prática tende a ser mais complicada, porque envolve gastar em coisas que o governo não gosta de gastar.

O primeiro passo já foi dado, equiparando o soldo de recruta ao do salário mínimo. Era um verdadeiro absurdo esse soldo menor.

Em seguida, é preciso melhor equipamento, condições de treinamento, benefícios, valorização da profissão militar, etc, etc, etc.
Aqui em SJC o serviço militar não ganha nada, nenhum 0$, nada. Até onde eu saiba.

Por isso contei com a sorte no dia da seleção e consegui sair fora disso. :mrgreen:

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#73 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 28, 2008 11:26 pm

Como assim? Tiro-de-guerra?

Vinicius Pimenta

Bolovo
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 28, 2008 11:39 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Como assim? Tiro-de-guerra?
É isso mesmo, TG. Cerca de 10 moleques de 9 querem fugir (contando comigo haha). O medo principal é ir para Caçapava, mas é complicado. Lá fica a Aeromovel e recruta não tem boas histórias de lá. Tem um amigo meu que fez TG aqui em SJC, ganhou nada durante 10 meses (eu acho que é isso?!), atirou umas 15 vezes de mosqueFAL e só. E ficava na guarita as vezes, de domingo até segunda e coisas do tipo. Ah, e limpou muito banheiro também, tanto que a gente chamava ele de Vassoura-Man. [003]

Mas é a real, não existe o menor motivo para alguém ficar 1 ano fazendo guarita até 6 da manhã, limpando banheiro, ganhando nenhum centavo e tendo que escutar Sargento e Tenente o dia inteiro... é complicado. Isso porque o cara já estudava 2/3 do dia (queria ITA mas entrou numa engenharia qualquer aí, acho que alguma federal).

Resumindo: não compensa e além disso você aprende nada. É isso o que todo mundo fala aqui.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#75 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 29, 2008 1:58 pm

Isso em TG. E eu sou contrário a TGs.

Vinicius Pimenta

Responder