CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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trabuco
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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#16 Mensagem por trabuco » Dom Abr 27, 2008 3:50 pm

jambockrs escreveu:Meus prezados:
Ao contrario da FAB, a FACh jah estabeleceu seu sistema de treinamento de uma forma altamente logica e racional, sem retrocessos.
Assim, escolheu para seu treinador primario a aeronave nacional, ENAER Pilan; para treinador intermediario, o EMB-314 Super Tucano e como treinador avançado o Aermacchi MB-346. Egresso da Academia, o Aspirante-a-Oficial irah direto para os F-5 Tiger III ou para os F-16. Jah na nossa FAB, egresso da Academia eh que Aspirante-a-Oficial irah ter contato com o Super Tucano, num dos "terceiros" para, apos, retroceder para um Xavante A-26 (com sua avionica da decada de 60), no Esquadrao Pacau e, entao, ir para um dos Esquadroes de Caça. Quando eh que a FAB vai comprar um treinador a jato, tipo MB-346, Hawk 2000, Alphajet, etc?
Um abraço e ateh mais...
Veja o que a FACH fez:

- Pillan (treinamento primário)
- Super Tucano (intermediário)

Ou seja, pularam uma etapa que na FAB seria o T-27. Por isso, falei que talvez na FAB tenham treinador demais para caça de menos...




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SUT
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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#17 Mensagem por SUT » Dom Abr 27, 2008 4:48 pm

Por lo que he podido leer y averiguar, efectivamente el Supertucano fue seleccionado por la Fach como primera opcion ante el PC 21. uno de los argumentos seria que ya tiene integrado armamento mientras que al PC 21 esto ha de hacersele en un proceso Case by Case especifico pagado por el comprador.

La impresion que a mi me queda es que la Fach tendra, para sus pilotos de combate, un proceso de T35, Supertucano y A36M/C101 CC.....viendo al Supertucano como reemplazo del T36/C101BB....

Insisto, es solo impresion personal....

Pero, me tinca que por ahi an los tiros.

Saludos,

Sut




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Vinicius Pimenta
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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#18 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 28, 2008 10:47 pm

trabuco escreveu:Concordo Vinicius, mas não fique muito preso a esse conceito pois é muito relativo. Até pouco tempo atrás, os Tucanos também eram aeronaves de combate....Ataque no caso, AT-27.

O que acho estranho também é a FAB contar com os T-25 em seus planos futuros.

Acredito que a definição de treinamento avançado estará intimamente ligada a escolha do FX. Vamos aguardar, pois não acredito que a FAB tenha decidido um planejamento de longo prazo.
Mas não estou preso a esse conceito. A questão é que colocaram ambas aeronaves como meros treinadores, coisa que elas não são. Se o F-5 no futuro vier a ser somente um treinador, já que a FAB "terá" um F-X da vida, tudo bem. Hoje não é. Se fosse como colocaram, se a FAB tivesse F-22 hoje, deveria ser considerado treinador, já que no futuro esse poderia ser o treinador avançado, pois a FAB teria o F-345 Plus Advanced Tabajara.

O treinamento da FAB hoje é mais ou menos assim:

T-25 (Instrução primária. O cadete aprende a voar)
T-27 (Instrução intermediária. O cadete se forma piloto)
AT-26 (Instrução avançada. O piloto se torna um caçador.)

Não me parece haver uma involução.

A FAB não definiu ainda o que vai fazer com os T-25? Acho que não.
A FAB ainda vai manter o T-27 por um bom tempo? Tudo indica que sim.
A FAB vai desativar os Xavantes e colocar o F-5M no lugar? Sim.

Onde está a falta de lógica e racionalidade?




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#19 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 28, 2008 11:02 pm

O F-5E/F é um avião dificilimo de voar para um cadete, é um foguete, só voa rápido e pousa como uma bala e estola muito fácil. Não é coisa para iniciante, se tentarem fazer isso, de colocar o F-5E/F como LIFT, vai dar merda. Muita merda. Não se enganem pelas aparencias, o T-38 Talon ou o F-5A/B americano é BEM diferente de um F-5E/F Tiger II. O que eu acho que vai acontecer é que a FAB vai acabar comprando um LIFT lá para 2015. Quantos os T-25, T-27, AT-29, sei lá o que vão fazer com eles, só sei que pelo menos para o F-5, mandar o cara do AT-29 direto para ele tá dando problema.




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#20 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 28, 2008 11:31 pm

Não sei se é por aí não, Bolovo. Tem gente que tá indo do A-29 pro Mirage 2000 sem problemas... Vi um exemplo mesmo na RAC. Até porque não são cadetes. Quando vão para o F-5 já são pilotos.




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#21 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 28, 2008 11:42 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Não sei se é por aí não, Bolovo. Tem gente que tá indo do A-29 pro Mirage 2000 sem problemas... Vi um exemplo mesmo na RAC. Até porque não são cadetes. Quando vão para o F-5 já são pilotos.
Olha eu não sei mesmo, pode ser que você esteja certo, mas é o que eu ESCUTO, ou seja, na prática eu sei chongas.

O alcmartin seria bom dar uma passada por aqui.




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#22 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 29, 2008 9:07 am

O Estado de São Paulo

Assunto: Internacional
Título: 1u Embraer vende caça a Chile e Equador
Data: 29/04/2008
Crédito: Roberto Godoy

Roberto Godoy

Países confirmam encomenda de pelo menos 36 Super Tucanos

Os governos do Chile e do Equador confirmaram a compra, para equipar as Forças Aéreas de ambos os países, do avião de ataque leve Super Tucano, produzido pela Embraer. O Chile fica com 12 unidades, com opção de um segundo lote igual, e o Equador com 24. Os dois fornecimentos significam negócios estimados em US$ 384 milhões. Ontem, a empresa confirmou que os termos dos contratos estão sendo discutidos.
A versão escolhida é semelhante à especificada pela Aeronáutica da Colômbia - que encomendou 25 aeronaves em 2005 e já recebeu quase todas -, de dois lugares, com pesada carga eletrônica, destinadas a missões de combate e treinamento.
Na seleção do Chile, o Super Tucano venceu concorrentes difíceis. Estavam em avaliação pelo menos cinco outros modelos: o suíço Pilatus PC-21, o americano Texan II, o argentino Pampa AT-63, o coreano T-50 e o italiano M346. A encomenda equatoriana pode ser maior que a anunciada. Segundo o presidente Rafael Correa, a intenção é de adquirir "ao menos 24 caças num primeiro momento".
A Força Aérea Brasileira, a FAB, negociou com a Embraer um lote de 99 turboélices. Já foram entregues cerca de 50, rebatizados como A-29 (versão exclusiva de ataque) e AT-29, configuração de dois pilotos.
Na América Central, a Republica Dominicana e a Guatemala também selecionaram o avião brasileiro. O mercado para essa classe de aeronave é promissor: até 2010 serão definidos pedidos de até 350 aviões da classe do Super Tucano fora do eixo dos EUA e da Europa. Só o mercado asiático responderá por 200 unidades, representando US$ 1,1 bilhão.
O modelo exportado para o Chile e o Equador é inspirado no conjunto antiguerrilha especificado pela Colômbia e usado no ataque de 1º de março contra um acampamento clandestino das Farc no Equador.
Pequeno e ágil, o Super Tucano é uma engenhosa combinação de recursos tecnológicos de última geração com a engenharia de baixo custo dos turboélices.
Pode permanecer sete horas em missão de patrulha. Leva 1,5 tonelada de carga de ataque e duas armas fixas - canhões de 30 milímetros ou metralhadoras pesadas. Voa a 590 km/h.




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#23 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 29, 2008 10:37 am

Bolovo escreveu:O F-5E/F é um avião dificilimo de voar para um cadete, é um foguete, só voa rápido e pousa como uma bala e estola muito fácil. Não é coisa para iniciante, se tentarem fazer isso, de colocar o F-5E/F como LIFT, vai dar merda. Muita merda. Não se enganem pelas aparencias, o T-38 Talon ou o F-5A/B americano é BEM diferente de um F-5E/F Tiger II. O que eu acho que vai acontecer é que a FAB vai acabar comprando um LIFT lá para 2015. Quantos os T-25, T-27, AT-29, sei lá o que vão fazer com eles, só sei que pelo menos para o F-5, mandar o cara do AT-29 direto para ele tá dando problema.
É exatamente o que eu acho e tambem ja ouvi bolovo... o F-5 é um avião que tem seus caprichos... e dizem que principalmente na aterrissagem, assim como eu acho que pra um cadete de segundo ano ja sair colocando a mão num T-27 com assentos em tandem é muito. É so ver o exemplo dos alemães que antes de qualquer coisa obrigatoriamente aprendem o vôo a vela.


Um abraço e t+ :D




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#24 Mensagem por crubens » Ter Abr 29, 2008 10:43 am

Tem que agora eleger o Hayes como padroeiro do supertucano ! :twisted: :twisted:




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#25 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Abr 29, 2008 3:27 pm

Pablo Maica escreveu:
Bolovo escreveu:O F-5E/F é um avião dificilimo de voar para um cadete, é um foguete, só voa rápido e pousa como uma bala e estola muito fácil. Não é coisa para iniciante, se tentarem fazer isso, de colocar o F-5E/F como LIFT, vai dar merda. Muita merda. Não se enganem pelas aparencias, o T-38 Talon ou o F-5A/B americano é BEM diferente de um F-5E/F Tiger II. O que eu acho que vai acontecer é que a FAB vai acabar comprando um LIFT lá para 2015. Quantos os T-25, T-27, AT-29, sei lá o que vão fazer com eles, só sei que pelo menos para o F-5, mandar o cara do AT-29 direto para ele tá dando problema.
É exatamente o que eu acho e tambem ja ouvi bolovo... o F-5 é um avião que tem seus caprichos... e dizem que principalmente na aterrissagem, assim como eu acho que pra um cadete de segundo ano ja sair colocando a mão num T-27 com assentos em tandem é muito. É so ver o exemplo dos alemães que antes de qualquer coisa obrigatoriamente aprendem o vôo a vela.


Um abraço e t+ :D
Pablo,

sobre o trecho em negrito, posso dar meu testemunho, o bicho(F-5) vem num pau só, com alto angulo de ataque, flaps a toda, a impressão é que se o piloto bobear e piscar o olho, vai pro chão na hora, estava numa avenida em frente a cabeceira da pista aqui em BACG(Campo Grande) e presenciei a cena na CRUZEX, a emoção é 1000x, mas o medão depois é de se pensar :lol: :lol: .

Gerson




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#26 Mensagem por Sniper » Ter Abr 29, 2008 3:42 pm

Carlos Mathias escreveu:É Vinícius, mas não é aqueeeeeele combate, né? :roll:
Acho que o Hayes não tem a mesma opinião que a sua caro CM! :twisted: [000]




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#27 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 29, 2008 4:09 pm

Bem, excelentes vendas para a nossa EMBRAER. Parabéns e que muitas outras venham a seguir.




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#28 Mensagem por caixeiro » Ter Abr 29, 2008 8:03 pm

Salve Sao Hayes,
Mais agora sem brincadeiras, oque o plano bem execultado nao fazem a repultacao de um equipamento.

Abracos Caixeiro




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#29 Mensagem por Thor » Ter Abr 29, 2008 10:21 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
trabuco escreveu:Concordo Vinicius, mas não fique muito preso a esse conceito pois é muito relativo. Até pouco tempo atrás, os Tucanos também eram aeronaves de combate....Ataque no caso, AT-27.

O que acho estranho também é a FAB contar com os T-25 em seus planos futuros.

Acredito que a definição de treinamento avançado estará intimamente ligada a escolha do FX. Vamos aguardar, pois não acredito que a FAB tenha decidido um planejamento de longo prazo.
Mas não estou preso a esse conceito. A questão é que colocaram ambas aeronaves como meros treinadores, coisa que elas não são. Se o F-5 no futuro vier a ser somente um treinador, já que a FAB "terá" um F-X da vida, tudo bem. Hoje não é. Se fosse como colocaram, se a FAB tivesse F-22 hoje, deveria ser considerado treinador, já que no futuro esse poderia ser o treinador avançado, pois a FAB teria o F-345 Plus Advanced Tabajara.

O treinamento da FAB hoje é mais ou menos assim:

T-25 (Instrução primária. O cadete aprende a voar)
T-27 (Instrução intermediária. O cadete se forma piloto)
AT-26 (Instrução avançada. O piloto se torna um caçador.)

Não me parece haver uma involução.

A FAB não definiu ainda o que vai fazer com os T-25? Acho que não.
A FAB ainda vai manter o T-27 por um bom tempo? Tudo indica que sim.
A FAB vai desativar os Xavantes e colocar o F-5M no lugar? Sim.

Onde está a falta de lógica e racionalidade?
Complementando o que dizem e levemente corrigindo alguns:
O T-25 é o melhor treinador básico, no qual o instrutor está lado a lado com o cadete e facilmente corrige seus erros; aeronave dócil, baixo custo e relativa capacidade de manobra;
O T-27 é usado no 4º ano da academia, ideal para vôos de instrumento e formatura;
O A-29 possui boa aviônica, datalink, comunicações seguras, HUD, boa capacidade do sistema darmas, baixo custo e é ideal para a formação básica do piloto de caça e formação de liderança, que é como está sendo feito hoje na FAB, pois após sair da AFA voa-se um ano para o curso de caça em Natal e mais 2 anos para formação de líder de caça, só aí o piloto têm condições para ir para a primeira linha (realidade brasileira...);
F-5/F-2000/A-1 é o que temos, não adianta sonharmos;
AT-26 é o grande ?X do por quê mantermos essa unidade, atualmente é mantido esse esquadrão apenas para manutenção de mais uma unidade operacional e só fazem um cursinho de transição para os pilotos que só voaram baixa performance (a29) para táticas de combate em arenas a jato (Top Gun de pobre) e mantém doutrina de caça, enquanto aguardam novos vetores.
Talvez o conjunto de aviões dos sonhos para a formação dos pilotos não seja o atualmente utilizado pela FAB, mas é isso que temos.

Desculpem o off-topic, abraços.




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Re: CHILE VAI COMPRAR SUPER TUCANO?

#30 Mensagem por cvn73 » Ter Abr 29, 2008 10:42 pm

crubens escreveu:Tem que agora eleger o Hayes como padroeiro do supertucano ! :twisted: :twisted:

São Hayes, essa é de morrer....literalmente. :twisted: [017]

Vida longa ao ST... e boas vendas também.




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