Perigo na Souyz

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Perigo na Souyz

#1 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 22, 2008 12:36 pm

22/04/2008 - 11h39 - Atualizado em 22/04/2008 - 11h51

Astronautas da Soyuz narram perigo na volta à Terra
Cápsula Soyuz entrou na atmosfera de forma violenta e pousou distante do alvo.
Da BBC

A cápsula espacial russa Soyuz pousou a centenas de quilômetros do seu alvo, na imensidão selvagem do Cazaquistão, no sábado.

Entre os cosmonautas que acabavam de voltar da Estação Espacial Internacional estava a primeira mulher coreana a ir ao espaço, Yi So-Yeon. Embora estivesse abalada, ela não sofreu ferimentos.

Nesta terça-feira, pela primeira vez desde a volta à Terra, os três tripulantes, entre eles a comandante americana Peggy Whitson, participaram de uma entrevista coletiva.

A novata coreana admitiu que a volta à Terra foi assustadora.

"Eu vi uma chama do lado de fora da Soyuz quando entrávamos na atmosfera. Primeiro fiquei com medo porque ela poderia incendiar-nos todos."

A reentrada na atmosfera costuma ser um momento crítico, mas dessa vez, segundo o centro de controle russo, a cápsula viajava num ângulo muito acentuado, com forças gravitacionais dez vezes maiores que as da Terra.

Os tripulantes afirmam que não tiveram culpa pelos problemas na volta ao planeta.

"Quando começamos a pousar, e pouco depois, estava tudo bem, mas depois que entramos na atmosfera o sistema mudou automaticamente para um pouso balístico, nós não fizemos nada para isso nem tínhamos por quê", disse o cosmonauta russo Yuri Malenchenko.

Há uma década as cápsulas Soyuz vêm levando e trazendo com segurança astronautas da estação espacial internacional. Agora, pela segunda missão consecutiva, problemas técnicos ameaçaram a vida da tripulação.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: Perigo na Souyz

#2 Mensagem por joao fernando » Ter Abr 22, 2008 12:47 pm

Será o fim ou sabotagem da Nasa? (agora a nasa pode dizer que um foguete de 50 anos não é seguro...)

Pergunta boba: alguem sabe quantos acidentes a Soyus já sofreu? Sei de uma despressurização que matou os 3 cosmonautas. O que mais ocorreu???

Ano retrasado, não fui no dia da asa em SP, e o Marcos Pontes estava lá com o meu amigo. Quando fiquei sabendo que poderia ter um dia para tirar todas as duvidas sobre a Soyus...chorei...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#3 Mensagem por Bourne » Qui Abr 24, 2008 7:19 pm

A Soyus é feia, velha e esquisita. Mas os acidentes ocorreram com o lindão ônibus espacial norte-americano. :lol: :lol: :lol:

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por Tigershark » Qui Abr 24, 2008 7:28 pm

É,mas os relatos dizem que o problema não foi só da Soyuz,aparentemente o ângulo de reentrada estava alterado.Tiveram sorte de não acabarem fritos.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 24, 2008 9:44 pm

A Soyuz TMA é um foguete do caçamba de lindo. Ainda quero ver um desses decolando em Baikonour!! :mrgreen:

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#6 Mensagem por joao fernando » Sex Abr 25, 2008 12:09 pm

Bolovo, melgor ainda deve ser pagar os 20 milhoes e voar num desses...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Responder