Avião faz pouso forçado em aeroporto de MT

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: Avião faz pouso forçado em aeroporto de MT

#16 Mensagem por Brigadeiro » Qui Abr 24, 2008 2:23 pm

João, uma coisa não tem nada a ver com a outra... Vou levar em consideração apenas os dois primeiros acidentes com o Fokker 100 da TAM e que deram à aeronave esse apelido de muito mal gosto...

O problema do JJ402 não foi de manutenção, foi de erro no sistema. Quando o avião foi projetado, era levado em consideração a possibilidade da abertura do reverso em vôo. Para contornar o problema, a Fokker criou um sistema redundante de travas que só desacoplava depois que o avião tocava no solo... Foram feitos testes e cálculos matemáticos e, assim, a Fokker garantia que não haveria a possibilidade daquele evento acontecer na decolagem ou durante o vôo, sendo que os cálculos de probabilidade davam uma chance em bilhões (vale dizer: seria mais fácil você quebrar Las Vegas). Com essa garantia e com a certificação do avião, não houve treinamento de pane no reverso durante a decolagem para nenhum tripulante do avião, e os pilotos da TAM portaram numa situação normal de pane no motor. Não era problema de manutenção ou falha humana, mas já vinha da fábrica. O resto, todo mundo já cansou de ver na televisão, revistas e jornais... :cry:

A consumação do estereótipo foi o vôo em que um maluco plantou uma bomba no avião... Como o fato aconteceu em menos de um ano depois do acidente em São Paulo e os jornais ainda não esfriaram totalmente o fato, a notícia da explosão acabou "queimando o filme" do avião.
Depois desses fatos, houve apenas um acidente com vítima com o Fokker 100, quando uma palheta do compressor se rompeu, atingindo uma passageira.

Agora, paga-se mal na TAM? Sim, paga-se mal... Mas esse não é um problema exclusivo da TAM... :oops:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Responder