Nem me fala que eu ainda estou sequelado.orestespf escreveu:PS: cama! Caso contrário terei que "azedar" nas provas de amanhã.![]()
![]()
![]()
![[101]](./images/smilies/101.gif)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Nem me fala que eu ainda estou sequelado.orestespf escreveu:PS: cama! Caso contrário terei que "azedar" nas provas de amanhã.![]()
![]()
![]()
Ainda está doendo muito, RenanRenaN escreveu:Nem me fala que eu ainda estou sequelado.orestespf escreveu:PS: cama! Caso contrário terei que "azedar" nas provas de amanhã.![]()
![]()
![]()
Não esqueçam dos caroços...Sniper escreveu:Eu sabia essa mas era com laranjas...Beronha escreveu:acompanhem meu raciocinio
...eu tinha uma maçã e ganhei outra , logo fiquei com______TENTE
Olá pessoal,Alfredo762 escreveu:rcolistete escreveu: Olá pessoal,
Mais desinformação, sem surpresas...
- o Rafale nunca teve redução do número de unidades. Oficialmente ainda constam 294 unidades previstas para substituir quase 700 caças antecessores de 7 tipos. Está sendo discutindo um corte para 250 Rafales, falta ser confirmado o que pode levar alguns meses (2008-9). Se pesquisarem direito, verão que o lote de Eurofighter T.3 está ameaçado também ser cortado em números... pelos 4 países... Isso aconteceu com a Suécia (Gripen), EUA com F-22, etc;
- preço fly-away do Rafale <= preço fly-away do Eurofighter (que dependem de cada país, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália). A diferença é pequena.
- preço unitário do programa Rafale (que inclui manutenção por 30 anos) < idem do Eurofighter.
Concordo que Rafale e Eurofighter são caríssimos para a FAB. Aliás, Gripen C também. Aliás, até F-5EM bem armado é caríssimo para a FAB, pois nem isso temos... Mal conseguimos comprar 12 Mirage 2000C/B por EUR 5 mi cada... Mas se compra Legacy a US$15 mi fácil. Será o problema o custo dos aviões ou será a FAB/governo o real problema ???![]()
[]s, Roberto
Mais uma vez, você insiste na desinformação.
Finalmente você está aprendendo, isso está claro há tempo, só você que não via isso...Alfredo762 escreveu: Esclarecendo à todos.
1) Em hipótese alguma, repito, em hipótese alguma a França vai vender qualquer avião a preço de “fly-away”. Não caiam nessa, pessoal! Hoje, esse trombolho custa, somente para a França, 137 milhões de dólares (este valor não é o fly-aay).
Dados oficiais franceses (divulgados em relatórios, informativos da Dassault, Snecma, etc, como o Fox3) citam os custos totais, inclusive os EUR 119 mi de custo total do programa por avião, basta procurar. Valor maior que os seus valores quando você quer criticar o Rafale. Ou seja, os dados oficiais franceses são mais críticos que você... e são dados fundamentados.Alfredo762 escreveu: Há! Por que será que o FOX, informe publicitário da Dassault, não diz nada sobre isso?
Possivelmente haverá tal corte, eu já lia sobre isso há 1 ano atrás... grande novidade. Falta definir o número de caças e ser feito o anúncio, o que pode demorar meses. O corte é em todas as forças armadas francesas, em muitos equipamentos. Não é problema específico do programa RafaleAlfredo762 escreveu: 2) Pelo Le Monde, e parlamento francês, é fato a diminuição, para menos de 250 aviões. O motivo? Custo.
Chega a ser cômico... sem comentários. E pior que você deve realmente acreditar nisso...Alfredo762 escreveu: Enquanto insistirem na desinformação, cá estarei.
Immortal Horgh escreveu:Ainda está doendo muito, RenanRenaN escreveu: Nem me fala que eu ainda estou sequelado.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
[ ]s
Olá pessoal,orestespf escreveu:Se o PRick não conseguir, faço as contas, que são bem simples.Immortal Horgh escreveu:
Prick, segundo você e outros postaram, a precisão do Spectra é de 1 grau, agora coloca isso para as distâncias que você anda dizendo que o sistema pode detectar e me fala qual é essa precisão em km. Se tiver dificuldade com a matemática, tenho certeza que o Professor Orestes (eu poderia fazeria também, mas deixo para o velho Mestre ter motivos para se alegrar).
[ ]s![]()
Abraços,
Orestes
Se colocarmos esse erro(que já haviam sido divulgados) nos mísseis atuais, veremos que nenhum será disparado a distâncias superiores a 80 kms, então o erro do Spectra é ainda menor.rcolistete escreveu:Olá pessoal,orestespf escreveu: Se o PRick não conseguir, faço as contas, que são bem simples.![]()
Abraços,
Orestes
Fora a gozação, o que o Prick tentou dizer é que quando um radar inimigo (de alcance máximo de D km) emitir, então será detectado a 2*D de distância pelo RWR.
Se a resolução de um sistema passivo for de 1 grau (setor angular teta, que precisa ser escrito em radianos), então o comprimento de arco para distâncias (raio) de :
- 100 km é teta*r = ((1/180)*Pi)*100 km = 1,75 km
- 200 km é teta*r = ((1/180)*Pi)*100 km = 3,50 km
- 300 km é teta*r = ((1/180)*Pi)*100 km = 5,24 km.
Tal erro de poucos km (1,75 km a 3,50 km para distâncias de 100 a 200 km) é suficientemente pequeno para disparar mísseis ar-ar BVR (com guiagem terminar de radar ativo e IR com alcance de 5-10 km) e certos armamentos ar-superfície (depende do tipo guiagem terminal).
[]s, Roberto
Sintra escreveu:CON (TENTE)
orestespf escreveu:Não precisa, Marcos, basta sair pela definição de tangente em triângulos retângulos. Mas já adianto, o erro é pequeno, tá. Ou seja, com precisão de 1º, o "desvio" é da ordem de metros apenas, tomando por exemplo uma detecção de 500 km.Immortal Horgh escreveu:Vou dar uma ajudazinha ao Prick: calcula usando triângulos isósceles e bissetriz, ainda assim seria necessário mais fator de correção, mas pode deixar assim mesmo, o valor já fica interessante![]()
![]()
![]()
[ ]s
Abraços,
Orestes
Estava errado, já repostei. Valeu pela observação e correção.Immortal Horgh escreveu:Usando bissetriz e triângulo isósceles, Professor, o desvio para um R grande não é tão pequena.
[ ]s
Professor, me destes um baita susto, pensei que havia esquecido geometria elementar (até consultei dois amigos meus)orestespf escreveu:Estava errado, já repostei. Valeu pela observação e correção.Immortal Horgh escreveu:Usando bissetriz e triângulo isósceles, Professor, o desvio para um R grande não é tão pequena.
[ ]s
Estas contas estão erradas, Roberto, não é assim que se calcula. O que você fez: multiplicou o alcance por um número (1/360*Pi), isto dá um múltiplo do número inicial, logo "dois vetores paralelos", e não é isso que acontece.rcolistete escreveu:Olá pessoal,orestespf escreveu: Se o PRick não conseguir, faço as contas, que são bem simples.![]()
Abraços,
Orestes
Fora a gozação, o que o Prick tentou dizer é que quando um radar inimigo (de alcance máximo de D km) emitir, então será detectado a 2*D de distância pelo RWR.
Se a resolução de um sistema passivo for de 1 grau (setor angular teta, que precisa ser escrito em radianos), então o comprimento de arco para distâncias (raio) de :
Tal erro de poucos km (1,75 km a 3,50 km para distâncias de 100 a 200 km) é suficientemente pequeno para disparar mísseis ar-ar BVR (com guiagem terminar de radar ativo e IR com alcance de 5-10 km) e certos armamentos ar-superfície (depende do tipo guiagem terminal).
[]s, Roberto
Estava na universidade e respondi rapidamente, encontrei os mesmos valores que você, mas sai de metro para km. hehehehe Acho que fui induzido pelos baixos valores em km, apelando (PRick??? rsrs) e já dizendo que era metro.Immortal Horgh escreveu:Professor, me destes um baita susto, pensei que havia esquecido geometria elementar (até consultei dois amigos meus)orestespf escreveu: Estava errado, já repostei. Valeu pela observação e correção.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
[ ]s
PRick, alguns fatos:PRick escreveu:Se colocarmos esse erro(que já haviam sido divulgados) nos mísseis atuais, veremos que nenhum será disparado a distâncias superiores a 80 kms, então o erro do Spectra é ainda menor.rcolistete escreveu:
Olá pessoal,
[]s, Roberto
Eu ainda tenho algumas dúvidas sobre como o Spectra atua. Além de usar o OSF.
1- O sistema usa o Radar em modo LPI, até mesmo como mero radar de telemetria, para melhorar auxiliar o Spectra?
2- O sistema usa além dos RWR, um sistema diferente cujo a antena fica na raiz dos canard´s. O que faz exatamente esta antena?
3- O cancelamento ativo de radar não foi mais mencionado, ele ainda está em desenvolvimento, ou a Dassault/Thales parou o desenvolvimento, ou o sistema é secreto não se pode mais falar sobre ele?
[ ]´s