TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#3061 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:07 am

PRick escreveu:
Acho que estou falando grego. :lol: :lol: Se você ligar um radar com alcance de 270 kms, o Spectra vai ver você a 540 kms de distância, entendeu? Distância muito maior que qualquer radar ativo pode rastrear um alvo atualmente.

Mesmo os franceses não operam só Rafales, portanto, não é tarefa fácil identificar o caça só pelo país está enfrentando, e mesmo os Rafales não são todos iguais.

O fracesinho pode estar armado com Meteor´s e designar o alvo sem ligar ou precisar do radar, ligando o radar, o F-22 perde a vantagem da furtividade. O Spectra é mais preciso que os sistemas passivos do F-22, segundo os dados disponíveis.

[ ]´s

Prick, vou te dar um conselho, não use uma equação se não souber interpretar seu resultado. Olha bem o que você escreveu: se o radar for ligado a 270 km o Spectra vai vê-lo a 540 km...isso já não é nem cegueira mais, é equipamento defeituoso que não passaria em nenhuma norma de controle de qualidade :roll: :roll: :roll: :roll:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3062 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:08 am

Carlos Mathias escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Só rindo mesmo, tio CM, porque a coisa vai de mal a pior...

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3063 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:12 am

cb_lima escreveu:
- Vai fazer o que os Super Etendard fez nas Malvinas... dar uma pingadinha... para ver aonde está o Rafale (isso dentro do alcance beeem maior do seus AIM-120D) o Spectra vai gritar e dizer... eu vi eu vi, mas aí amigo o F-22 some de novo e daí o Spectra vai ver de novo é o radar ativo do AIM-120D mandando bala para cima dele... e daí... tchau.

- A segunda opção é... bom... o cara sabe que é contra o Rafale que possui armamento mais limitado e Radar com menor capacidade... então o cara parte para a ignorância mesmo... liga o radar a 270km... o Rafale sabe que ele está vindo, o cara achou o Rafale, o Rafale pode encarar (mas sabe que seus misseis sao mais limitados) e ele está "iluminado"... o que honestamente eu acho que é suicídio ou ele pode sair correndo mesmo porque senão ele vai entrar no alcance dos misseis do F-22 e novamente vai morrer mesmo.

[]s
CB_Lima

Tem que rir muito mesmo, depois dessa o Prick enfarta :lol: :lol: :lol: :lol:

[018] [018] [018] [018]

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3064 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:13 am

RenaN escreveu:
:roll:
Hoje você pode, amanhã é prova mesmo, só vai precisar ficar rindo da cara de desespero dos alunos. :cry: :cry: :cry: :cry:

Tomara que você tenha ficado com esse mesmo humor quando foi fazer a prova. :twisted:

PS: Orem por mim amanhã, provinha do tio Orestes.

:(

Sds.

Passei a noite dormindo, Renan, e não deu para orar por sua causa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3065 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:17 am

PRick escreveu: Como falei para você, eu tenho os dados de toda a família de RDI, RDY e RDY-2. Um RDY trava num alvo do tamanho de um F-16 com cargas externas a cerca de 130 kms. O RDY-2 tem cerca 15 a 20% de melhoria no alcance face aos RDY. O alcance do RDI para alvos de 5m2 foi dado por pilotos da FAB quando os M-2000C vieram no Brasil em 1996, era de 144 kms, não é travamento, mas alcance de rastreio puro. O RDY deve chegar a 160 Kms, o RDY-2 algo como 185 kms. O RBE deve ter alcance semelhante aos RDY-2, só que é LPI.

Não existe nada de demais nesses alcances, o RDY e RDY-2 tem numeros um pouco melhores/semelhantes aos APG-68 dos F-16 correspondentes. E o RBE-PESA segue essa mesma linha.

[ ]´s

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim ?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim !
Um ovo, dois ovos, três ovos assim !

Pois é pessoal, depois desse post, passei a acreditar em coelho da Páscoa, Papai Noel... :roll: :roll: :roll: :roll:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3066 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:19 am

orestespf escreveu: É isso que venho tentando dizer aqui, Alberto, mas não com sua maestria. Entrar no PAK-FA é o caminho mais natural para se absorver tecnologias e para efetivamente contribuir no projeto. Não adianta comprar algo, pagar pela tecnologia transferida e não ter condições de absorvê-la. Se a esponja for pequena, não adianta jogar um balde d'água, perde-se água e a esponja se encharca muito antes da última gota.

Por outro lado, a FAB não pode ficar com F-5 e A-1 até a finalização e produção do PAK-FA, precisamos de algo até lá, até porque as nossas ameaças só têm aumentado. Então deveríamos discutir o que viria antes do PAK-FA, supondo que essa parceria será efetivada. Existem prós e contras em relação a compra de algumas unidades adicionais de caças. Aliás, qual deveria ser este caça?

Grande abraço,

Orestes

Na minha opinião, Professor, tudo dependerá do prazo de entrega, se for aquela data que comentastes anteriormente (chegada para 2015), comprar um tampão de quarta geração, é desperdiçar dinheiro.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3067 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 24, 2008 11:22 am

PRick escreveu:
Acho que estou falando grego. :lol: :lol: Se você ligar um radar com alcance de 270 kms, o Spectra vai ver você a 540 kms de distância, entendeu? Distância muito maior que qualquer radar ativo pode rastrear um alvo atualmente.

Mesmo os franceses não operam só Rafales, portanto, não é tarefa fácil identificar o caça só pelo país está enfrentando, e mesmo os Rafales não são todos iguais.

O fracesinho pode estar armado com Meteor´s e designar o alvo sem ligar ou precisar do radar, ligando o radar, o F-22 perde a vantagem da furtividade. O Spectra é mais preciso que os sistemas passivos do F-22, segundo os dados disponíveis.

[ ]´s

Prick, segundo você e outros postaram, a precisão do Spectra é de 1 grau, agora coloca isso para as distâncias que você anda dizendo que o sistema pode detectar e me fala qual é essa precisão em km. Se tiver dificuldade com a matemática, tenho certeza que o Professor Orestes (eu poderia fazeria também, mas deixo para o velho Mestre ter motivos para se alegrar :twisted: ).

[ ]s

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#3068 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 24, 2008 11:24 am

:mrgreen:

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3069 Mensagem por Penguin » Qui Abr 24, 2008 11:32 am

Encomenda do Brasil exigirá transferência de tecnologia
Valor, 24-04

De Linköping (Suécia)

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, diz que uma eventual encomenda de novos caças supersônicos está condicionada "ao máximo possível" de transferência tecnológica e considera "um desserviço ao país reduzir o debate (sobre a reorganização das Forças Armadas) à compra de equipamentos caros". Para reverter a situação de desvantagem da frota de combate em relação a vizinhos sul-americanos - Chile e Venezuela estão hoje teoricamente mais bem equipados -, o governo avalia duas possibilidades distintas no Plano Estratégico de Defesa, que deverá ser lançado em setembro, para a Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira alternativa é adquirir caças avançados de quarta geração, como o francês Rafale (Dassault) ou o russo Su-35 (Sukhoi), com transferência de tecnologia, "sobretudo por meio de acordos para a produção conjunta de muitos componentes", segundo Mangabeira, que elabora o plano junto com os comandos militares e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Não se sabe ao certo a quantidade de aviões de uma eventual encomenda, mas tudo indica que, se essa linha for seguida, será uma despesa pelo menos duas vezes superior ao proposto no projeto F-X, aberto no governo Fernando Henrique Cardoso e formalmente encerrado em 2005, sem qualquer compra. Naquela concorrência, esperava-se um gasto de aproximadamente US$ 700 milhões, com a compra de oito a 12 jatos.

A segunda opção - sobre a qual Mangabeira fala com entusiasmo, dando a impressão de preferência por esse caminho, embora ele negue - é adiar a compra dos caças e direcionar o investimento a quatro alvos: a modernização da frota existente na FAB, com sistemas de armas mais avançados, mas com a óbvia limitação da estrutura dos caças atuais da Aeronáutica; desenvolvimento de veículos não-tripulados, antes para monitoramento e depois, eventualmente, também para combate; formação "maciça" de quadros científicos da FAB; e a cooperação com uma potência bélica para desenvolver uma novíssima geração de caças, da chamada "quinta geração".

"É uma decisão difícil e que ainda não foi tomada", informa o ministro, lembrando tratar-se de alternativas bem diferentes. Se optar por desenvolver um novo protótipo, entretanto, o governo brasileiro poderá ver-se forçado a arranjar uma solução transitória para não perder o poder de dissuasão no espaço aéreo. "Não podemos sacrificar o futuro pelo curtoprazismo, mas também não podemos tolerar um intervalo perigoso de desproteção", completa Mangabeira, abrindo espaço ainda para um caminho intermediário.

O essencial, avalia o ministro de Assuntos Estratégicos, é não concentrar o foco no reaparelhamento das Forças Armadas em si. "Persiste o objetivo central de reorganizar as Forças em torno de uma vanguarda tecnológica e operacional baseada em capacitações nacionais", diz Mangabeira, numa entrevista ao Valor em seu gabinete, em Brasília. "Decisões sobre compras são apenas uma conseqüência da estratégia."

Na busca de alianças militares, o governo brasileiro fez aproximações neste ano com Índia, França, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido. Em maio, Mangabeira deverá falar também com autoridades chinesas, em Pequim. "A todos esses países deixamos claro que estamos muito menos interessados em comprar produtos e serviços acabados do que em desenvolver parcerias que fortaleçam de maneira duradoura as nossas capacitações tecnológicas autônomas."

O ministro faz questão de ressaltar que as duas maiores possibilidades de avanço na cooperação militar são com França e Rússia. "Talvez a maior surpresa tenha sido a rapidez e a profundidade das conversas com os russos", assinala Mangabeira. Na semana passada, ele e Jobim receberam em Brasília altos funcionários do país.

A Rússia, que combina "avanço tecnológico com grande autonomia política", se dispôs a trabalhar futuramente com o Brasil no desenvolvimento de um novo caça supersônico, de acordo com o ministro. Se sair do papel, estima-se que seja um projeto de ao menos US$ 20 bilhões. Daí o suposto interesse dos russos em encontrar parceiros: ao compartilhar a criação do protótipo, pode dividir custos entregando a incumbência de desenvolver sistemas complementares ao avião (como o radar e a aviônica, por exemplo) a outros países emergentes. A questão é saber se o Brasil, com a Rússia ou qualquer outra potência bélica eventualmente disposta a seguir adiante em um projeto comum de novo caça, terá dinheiro e paciência suficientes para sustentar uma empreitada de tamanha envergadura. (DR)

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Jacobs
Sênior
Sênior

#3070 Mensagem por Jacobs » Qui Abr 24, 2008 11:40 am

Quer dizer que essa historia do Pak-FA foi balela... não assinaram nada???

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#3071 Mensagem por orestespf » Qui Abr 24, 2008 12:21 pm

Bolovo escreveu:
orestespf escreveu: Não entendi a pergunta, Bolovo, foi sobre o que eu escrevi sobre o Meteor? Se sim, respondo, um amigo esteve na Fidae 2008 e consultou os representantes sobre o Meteor e o oferecimento deste míssil ao Brasil. Houve uma constrangedora negativa na resposta, onde disseram com todas as letras, este míssel não foi oferecido ao Brasil e nem está disponível pra vocês.

A pessoa que perguntou é um importante colaborador (jornalista???) de várias revistas especializadas no Brasil e no exterior (várias mesmo). Se a equipe da MBDA quis negar intencionalmente, não sei, pois foram taxativos. Por outro lado, a turma de Israel confirmou coisas do arco da velha e para a mesma pessoa, inclusive que o Chile já possui o Derby operacional (e estocados lá. rsrs). Só não acho aconselhável citar nomes...

Grande abraço,

Orestes
Ãh.

É porque eu to sabendo o contrário.
Olá Bolovo,

repito, a informação veio dos representantes da MBDA, mas eles podem estar mentindo simplesmente pela forma que trabalham ou a pedido do comprador. Por outro lado a Rafael é mais aberta, inclusive (esqueci de dizer isso) está nos folders deles a informação explícita que o Brasil comprou Python V e Derby, bem como o Chile, está claro lá no papel. Se mentem ou quem mente mais, não importa, só estou relatando o que vi e ouvi. E por fim, não se trata de informação vindo de nenhum das três Forças e muito menos do MD.

Como você tem informação contrária, seria interessante comentar alguma coisa, se possível, claro.

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#3072 Mensagem por orestespf » Qui Abr 24, 2008 12:27 pm

Sintra escreveu:
Orestes diga-me lá se não acerto em cheio (ou muito proximo disso)

A Lockheed Martin anda a colocar em papel o valor de 47/50 milhões de milhões de dolares por avião...

Depois diga-me se acertei, e se sim, eu vou-lhe contar a historia por detras desse nº...
A Lock Mart tem andado a mostrar uns nºs em Power Points e noutros documentos, mas não os coloca em contratos. :twisted:

Os nºs que foram contratualizados até agora são apenas até 2010 e são para a USAF, US Navy e Marines e são muitissimooooooo salgados.

Abraços :wink:
Não tenho a menor dúvida, Sintra, concordo plenamente. Isso é marketing, sabemos bem como funciona, mas não existem otários neste mundo, então... Eu prefiro aguardar para saber os números reais, o que vemos agora são absurdos mesmo, por isso apresentei mais este "disparate", 30 milhas é brincadeira, impossível de aceitar, mas os caras juram que é verdade. :lol: :lol:

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#3073 Mensagem por orestespf » Qui Abr 24, 2008 12:28 pm

Sintra escreveu:
orestespf escreveu:
Explicação pra coisa, Roberto: lobista. :wink:

Grande abraço,

Orestes
AH, ok, o meu post anterior era completamente desnecessário... Estamos no mesmo comprimento de onda... :wink:

[009] [009]

soultrain
Sênior
Sênior

#3074 Mensagem por soultrain » Qui Abr 24, 2008 12:30 pm

A mim preocupa-me ter os F/A-35 a 30M$, assim como vamos vender os nossos F-16 com 20 anos a 12M$ cada um??

[[]]'s

:twisted:

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
orestespf
Sênior
Sênior

#3075 Mensagem por orestespf » Qui Abr 24, 2008 12:37 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Prick, segundo você e outros postaram, a precisão do Spectra é de 1 grau, agora coloca isso para as distâncias que você anda dizendo que o sistema pode detectar e me fala qual é essa precisão em km. Se tiver dificuldade com a matemática, tenho certeza que o Professor Orestes (eu poderia fazeria também, mas deixo para o velho Mestre ter motivos para se alegrar :twisted: ).

[ ]s
Se o PRick não conseguir, faço as contas, que são bem simples. :wink:

Abraços,

Orestes

Responder