Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Lord Nauta
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2086 Mensagem por Lord Nauta » Ter Abr 22, 2008 4:17 pm

cicloneprojekt escreveu:
henriquejr escreveu:
Prezado Amigo

Existe a possibilidade dos Super Lynx adicionais serem de segunda mão. Antes de serem entregues seriam modernizados no mesmo padrão das atuais 12 células. Entretanto o esforço
da Agusta Westland e da venda de unidades novas para a MB.

Sds

Lord Nauta

Eu ia falar exatamente isso. Acho que o mais indicadopara a MB seria o Super Linx 300(SL 300). O Future Linx é uma tremenda máquina, mas é tb praticamente um novo helicóptero. Para manter uma linha logística relativamente estável, o melhor padrão para a MB seria os SL 300. Acredito que 4 novos+4 usados, e principalmente desativando as duas ou três células mais usadas/desgastadas remanescentes do primeiro lote(usando-as como fontes depeças de reposição), modernizando todo o restante da frotapara o padrão mais próximo do SL 300.

Ciclone, só lembrando que o SL 300 tambem pode ser considerada outra aeronave em relação aos SL da MB, apesar da aparencia. Ja vi uma entrevista com um dos responsaveis pelo programa SL 300 dizendo que é inviavel fazer uma modernização dos SL atuais para o padrão SL 300.
Na minha opnião o mais sensato seria uma modernização dos SL da MB no nível dos SL MK8 da RN, estes são considerados a versão mais moderna dos Super Linx e pelo que sei já foi motivo de estudo pela MB.

As diferenças entre o SL e o Lynx MK8 se resumem basicamente em uma suite de sensores mais completa(torre de Flir no nariz) e avionica(glass cockpit).

http://www.whl.co.uk/history_lynx_has_mk8.cfm
Tb agradeço pela informação. Então é isso. O caminho da MB em um primeiro momento seria padronizar tudo em torno do Padrão SL MK-8, adquirindo de 4 a 6 células e desativando as duas mais desgastadas. A parte sublinhada é pura especulação minha, não sei se a MB cogita isso.
Prezados Senhores

A modernização prevista para os Super Lynx os elevara para o padrão MK-8. O planejamento inicial preve que o HA-1 em medio prazo vai ter entre 14 e 16 células operacionais. A inspeção pré-modernização vai apontar os exemplares que não comportam receber atualizações. Estes exemplares serão substituidos. A substituição podera ser por unidades usadas(padrão MK.8) ou novas (SL300). Eu acredito que as aeronaves serão de segunda mão, entretanto todas com poucas horas de vôo e modernizadas para o padrão MK.8.

Sds

Lord Nauta




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2087 Mensagem por b.verde » Ter Abr 22, 2008 5:55 pm

Prezados Senhores

A modernização prevista para os Super Lynx os elevara para o padrão MK-8. O planejamento inicial preve que o HA-1 em medio prazo vai ter entre 14 e 16 células operacionais. A inspeção pré-modernização vai apontar os exemplares que não comportam receber atualizações. Estes exemplares serão substituidos. A substituição podera ser por unidades usadas(padrão MK.8) ou novas (SL300). Eu acredito que as aeronaves serão de segunda mão, entretanto todas com poucas horas de vôo e modernizadas para o padrão MK.8.

Sds

Lord Nauta


Boa Notícia. :lol:
Realmente a MB não brinca em serviço... 8-]

Abração.



"Creio em Jesus Cristo",




Piffer
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2088 Mensagem por Piffer » Ter Abr 22, 2008 6:01 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:Uma pergunta a quem entende.
Na notícia postada no Defesanet há dois vídeos, um do MI 35 e outro do AW 129. Aos 2:06 minutos do vídeo do MI35 ele dispara uma rajada com seu canhão lateral (30 mm), durante o disparo a aeronave perde, ao menos aparentemente, estabilidade. Fenômeno parecido ocorre em outros trechos do vídeo quando o MI 35 dispara outras armas.
Ao menos no vídeo do AW 129 disponível, isso não ocorre.

Esse fenômeno é normal? Isso não compromete a precisão dos disparos?

abs
Compromete sim. Não tenho as fontes comigo agora, mas houve problemas no Tiger e no Mi-28, principalmente quando atira para os lados. Isso é física pura (apesar do Dandolo não gostar). O canhão está longe do CG e da sustentação da aeronave, vai criar um momento que tira ele da trajetória.

No Mi-35, houve uma solução que melhora por um lado, mas piora por outro: o canhão é mais próximo do CG, mas é fixo. O desvio é menor, mas sem correção alguma.

O Ka-50 teve uma solução muito boa: o canhão fica muito próximo do CG e tem uns poucos graus de movimento, tanto na elevação quanto na deriva, apenas para corrigir esses desvios. Isso também diminui bastante o stress estrutural na aeronave.

Claro que tudo tem suas desvantagens. Esses canhões fixos ou semi-fixos não tem a flexibilidade de poder atirar para qualquer lado, exigindo planejamento e TTP mais rígidos e "amarrados".

Escrevi sobre isso algum tempo atrás: http://vootatico.com/?p=378




Editado pela última vez por Piffer em Ter Abr 22, 2008 6:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2089 Mensagem por Piffer » Ter Abr 22, 2008 6:27 pm

cicloneprojekt escreveu:
GERSON VICTORIO escreveu:Alguns vídeos do AW-129....o heli é realmente muito manobrável...eheh







Gerson
Algum de vcs saberia informar se o AW 129 JÁ TEM totalmente INTEGRADO os Mísseis TOW 2, Helfire, MOkopa ou o Trigat?
Essa é uma pergunta importante, mestre. O Defesanet fala que ele está compatibilizado com o TOW e Hellfire.

Mas eu coloco outra questão, que acho mais importante: qual míssil a FAB vai utilizar?

As plataformas despertam nossas discussões apaixonadas, mas não fazem a mínima diferença se vamos voar no Mi-35 ou no Mangusta, do mesmo jeito que não faz diferença se usarmos ou Cougar ou o Mi-171.

O que interessa realmente é se vamos comprar os Shturm, se formos de Mi-35? Ou vamos comprar o HOT, Hellfire, TOW se formos de Mangusta? Ou vamos esperar o MSS-1.2 ser compatibilizado para qualquer um dos dois? Ou ainda não vamos comprar nenhum deles e vamos ter apenas um helicóptero com cara de mau fazendo a mesma coisa que os Esquilos/Fennec já fazem muito bem?

Vamos compatibilizar qualquer um dos dois para os foguetes brasileiros Skyfire ( :D ) ou SBAT-70 ( :cry: ) ou vamos ter que comprar foguetes Hydra, FZ ou algum daqueles exóticos russos com 20 calibres diferentes?

Eu tenho minhas preferências, como todos aqui têm, mas a plataforma que atira não importa. A única coisa que importa é como vamos impactar o inimigo. E isso, eu não vi ninguém falando por aqui.

Abraços,




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2090 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 23, 2008 8:30 pm

E tem o FOG-MPM também... rsrsrsr... :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2091 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 23, 2008 8:31 pm

Tem?????




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2092 Mensagem por Sideshow » Qua Abr 23, 2008 9:55 pm

Alcantara escreveu:E tem o FOG-MPM também... rsrsrsr... :wink:
O FOG-MP assim como o Papai Noel, Coelhinho da Pascoa e R-77M NÂO EXISTEM :twisted:


Em 2006 a FAB fez um estudo sobre uma versão lançada por helicópteros de maior alcance do MSS 1.2 AC, mas não sei qual foi a conclusão da FAB




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2093 Mensagem por Alcantara » Qui Abr 24, 2008 9:10 am

O FOG-MP assim como o Papai Noel, Coelhinho da Pascoa e R-77M NÂO EXISTEM :twisted:
Assim com Submarino Nuclear Brasileiro também não. :twisted:
Mas não quer dizer que não venha a existir. É tudo uma questão de QUERER que exista. FOG filo-guiado tem mais de 20 Km de alcance, não é? Não daria um belo míssil AT?


Abraços!!! :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2094 Mensagem por Sideshow » Seg Abr 28, 2008 10:38 am

Italianos e russos disputam venda de helicópteros à FAB

Paulo de Tarso Lyra e Patrícia Nakamura

A italiana Agusta e a russa Rosoboronexport estão na fase final da disputa pelo fornecimento de até 12 helicópteros militares de ataque para a Força Aérea Brasileira (FAB). O processo de compra, iniciado em outubro, tem um investimento estimado pelo mercado de até US$ 500 milhões, entre a aquisição de aeronaves de ataque e de transporte.

O processo de compra dos equipamentos de ataque poderá ter seu desfecho nas próximas semanas, de acordo com fontes ouvidas pelo Valor. Porém, há quem acredite que o anúncio do fabricante vencedor seja adiado para setembro, quando deverá ser anunciado o Plano Nacional de Defesa, que prevê uma série de medidas para o fortalecimento da indústria brasileira de material militar e a ampliação das funções das Forças Armadas.

A FAB está realizando as análises financeira e técnica das duas ofertas, e vai eleger qual equipamento se encaixa melhor às necessidades brasileiras. Os modelos são o MI 35, da Rosoboronexport, e o AW-109, da Agusta. As americanas Bell e Sikorsky e a francesa Eurocopter também apresentaram propostas, que foram descartadas. O Ministério da Defesa e o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) foram procurados. Ambos confirmaram que há um processo de compra de helicópteros militares de ataque, mas não forneceram informações sobre os participantes, volume de recursos envolvidos e a quantidade de aeronaves nos planos da FAB.

Nos bastidores, há uma negociação da fabricante brasileira de helicópteros Helibras que pode interferir no processo de compra da FAB. Sediada em Itajubá (MG) e controlada pela Eurocopter, a Helibras ofereceu ao governo a instalação de uma nova linha de montagem, destinada ao modelo de helicóptero de transporte Super Cougar. Com isso, o processo de compra de um pacote de 20 aeronaves de transporte foi suspenso. Para que este projeto saia do papel, porém, será necessário que o governo brasileiro se comprometa a comprar pelo menos 50 unidades do Super Cougar, avaliado entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões, conforme a configuração.

A Helibras passa por mudanças importantes, que podem estruturar a empresa para produzir os helicópteros militares. Fundada há três décadas, a empresa tem três acionistas: o governo de Minas Gerais - por intermédio da MGI Participações, com 25% do capital votante; a Eurocopter (uma subsidiária da EADS, controladora da Airbus), com 45%; e o grupo Bueninvest, com os 30% restantes. Segundo uma fonte, a Bueninvest deverá encerrar sua participação na empresa. Se um novo grupo de investidores não entrar no processo, não está descartada a possibilidade da Eurocopter e o governo mineiro comprarem a parte da Bueninvest, dividindo meio a meio as ações.

A intenção é oficializar o projeto em junho. Uma reunião na sede da Eurocopter, na França, será realizada nos próximos dias para discutir o andamento do projeto e, em menos de um mês, deverá definir se vai ou não dar prosseguimento à fabrica.

Duas reuniões já foram realizadas no Palácio do Planalto para discutir a produção do helicóptero de transporte . Embora a fábrica de helicópteros seja uma idéia que veio do mandato anterior, quando Luiz Fernando Furlan ainda estava à frente do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, as conversas começaram a ganhar corpo quando Jorge Viana, ex-governador petista do Acre, assumiu a presidência do conselho da Helibras. A primeira reunião aconteceu em setembro do ano passado e a segunda, mais decisiva, foi realizada em fevereiro desse ano. Além de Jorge Viana, estiveram reunidos com o presidente Lula o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, além de representantes do Banco Geral da França.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2095 Mensagem por Lord Nauta » Seg Abr 28, 2008 3:44 pm

Prezados Senhores


Tudo caminha em direção a construção do Cougar EC725 pela Helibras. Este Heli devera ter cerca de 40 exemplares encomendados para as FAA's e 10/15 para a Petrobras.
Em breve noticias do AW109.

Sds


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2096 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Abr 28, 2008 7:56 pm

Não seria do A129? Porque o A109 é um heli de transporte e ligação.


[ ]s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2097 Mensagem por Piffer » Seg Abr 28, 2008 8:10 pm

Xiii... Olha a coisa indo pro vinagre.

Não era o -129? Pra ficar com o -109, vamos armar os Panteras, que dá na mesma. Aliás, o Pantera é bem mais bonito.

Espero que seja um erro de grafia do autor e do nosso amigo Nauta.

Abraços,




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2098 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Abr 28, 2008 8:15 pm

Piffer escreveu:Xiii... Olha a coisa indo pro vinagre.

Não era o -129? Pra ficar com o -109, vamos armar os Panteras, que dá na mesma. Aliás, o Pantera é bem mais bonito.

Espero que seja um erro de grafia do autor e do nosso amigo Nauta.

Abraços,
Xi... Espero que o Lord esteja errado, senão é melhor esquecer a licitação.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2099 Mensagem por Tigershark » Seg Abr 28, 2008 8:22 pm

jacquessantiago escreveu:Helicópteros de Ataque
Mais que uma Licitação
Decisão nas Próximas Semanas

Nelson During

DEFESA@NET
Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte - DEFESA@NET - Outubro 2007
http://www.defesanet.com.br/md1/helos.htm

Em dia nada propício, era um primeiro de abril, mas que tem sido desmentido pelos fatos e ações, a FAB recebeu as propostas finais da licitação de helicópteros de ataque iniciada em 2007. O ritmo, e o mais expressivo, a manutenção das datas tem surpreendido positivamente aos participantes.

O ritmo dado à licitação manteve as empresas participantes ativas inclusive durante o período das festas de passagem de ano. Equipes da FAB já estiveram na Rússia e Itália pilotando os modelos que foram selecionados para a competição final.

Os Finalistas

Eram quatro modelos que foram apresentados para a licitação: o russo Mi-35M, o Eurocopter Tigre e dois da AgustaWestland o AW-109LUH e AW-129. Dois modelos foram selecionados para a fase final: o ítalo AgustaWestland AW-129 e o russo Rostvertol Mi-35M. Para o Mi-35M não há surpresas, mas o outsider AW129 cresceu e tem reais chances dar um gosto amargo à vodka e caviar russo.

Após a vitória na Turquia, em 2007, o AW-129 teve sua carreira no mercado internacional renascida com ímpeto.. O AW-129 deverá ocupar um espaço no mercado internacional com um posicionamento de um aparelho de excelente performance a um custo de aquisição e operação menor que os top do mercado: o Boeing AH-64D Apache e o Eurocopter Tigre e o novo russo Mi-28 e compatível de enfrentar o Mi-35M em termos de custo.

O conhecido Mi-35M está operando na Venezuela batizado como Caribe. Baseado no Mi-24 Hind um projeto de sucesso da antiga União Soviética dos quais vários milhares foram produzidos. O Mi-35M é uma versão modernizada para exportação com nova aviônica e motores com maior potência além de uma maior gama de armas que pode carregar.

Os eliminados foram o Eurocopter Tigre, que tinha poucas chances, não pelas qualidades técnicas ou performance, mas devido ao seu elevado custo unitário. O AgustaWestland AW109LUH ao contrário foi apresentado como uma proposta de baixo custo para enfrentar diretamente o Mi-35M.

O Xadrez das Asas Rotatórias

A licitação dos helicópteros de ataque continua, porém o governo manteve em suspenso a licitação para os helicópteros de transporte. Aqui começa uma complexa partida de xadrez jogada na: FAB, Ministério da Defesa, Governo, incluindo o próprio Palácio do Planalto e grupos industriais nacionais e estrangeiros.

O governo menciona que a licitação dos helicópteros de transporte será mantida em suspenso até que saia uma definição das propostas apresentadas pelo grupo EADS/Eurocopter para a instalação de uma linha de produção no Brasil do helicóptero de transporte Super Cougar.

Foi montado um Grupo de Trabalho Interministerial (Ministérios da Defesa e da Indústria e Comércio) para avaliar a proposta. Os três Comandos Militares participam do GTI através dos seus centros de aviação. Também a área financeira está presente com o BNDES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) .

Há uma certa impaciência russa pois o que membros da administração brasileira ao fim do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio tinham sinalizado ao governo russo era de um processo relativamente tranqüilo com o casamento de interesses brasileiros e russos: exportação de carnes e derivados do Brasil e a venda de produtos de defesa pela Rússia.

Porém foram atropelados pela proposta do grupo EADS e também pelas diversas rearticulações que estão ocorrendo na base da indústria de defesa da Rússia na preparação da passagem do governo Putin para o de Medvedev.

Os russos sempre consideram que o primeiro negócio na área de defesa de um país é sempre através dos helicópteros. Na Venezuela os primeiros produtos a serem negociados e recebidos foram os helicópteros Mi-35M e o Mi-17.

Para o grupo AgustaWestland considerado como um outsider viu ser alçado em paridade com o Mi-35M e poder ganhar uma concorrência que nem estava em suas pretensões. Também o reforça para outras batalhas no Brasil e na América Latina.

A decisão

A FAB anuncia a decisão para fins de Abril ou início de Maio o que pela história recente desta licitação é bem plausível de realmente acontecer. Porém a decisão talvez não fique só no âmbito das avaliações: técnicas, operacionais e financeiras. Há uma série de desdobramentos possíveis na escolha do modelo de helicóptero de ataque da FAB, listamos alguns:

1 – A escolha de um helicóptero russo tiraria um pouco da pressão sobe o governo para maiores compras da Rússia;

2 - Por outro lado poderia indicar que o Brasil estaria na órbita do Presidente Hugo Chávez;

3 – A escolha de um helicóptero italiano seria interessante porém reforçaria as pressões russas, e um possível embargo às exportações de carne brasileira para a Rússia, e,

4 – Para os fabricantes ocidentais: Bell, Boeing, Sikorsky e Eurocpter a escolha da AgustaWestland seria entronizar um duro concorrente no mercado internacional.


Uma visão da própria licitação vem da Rússia, com ironia e certo constrangimento, um representante do complexo industrial de defesa russo afirmou à DEFESANET, durante a FIDAE 2008, recém realizada no Chile: “As vendas de nossas armas para a Venezuela abriram o mercado da América Latina aos nossos concorrentes”.

Portanto a decisão não estará só na performance, apoio logístico e custos dos modelos, mas no caminho de longo prazo que o governo brasileiro projeta à frente entre estes o programa de caça F-X2. A decisão desta licitação sinalizará vários cenários futuros tanto no campo de asas rotativas como outros projetos de defesa.

Pelo amor de Deus,O Lord já havia confirmado o AW -129,assim como o Defesanet....Não vai mudar agora.....




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2100 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 28, 2008 9:08 pm

Deus é grande.

Tomara que a licitação mele e não venha NADA.

Sim, sou do contra.

[009]




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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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