Prick esse evento do exercício Franceses(rafa F1) X Gregos (F-16) já foi devidamente esclarecido por vc e outras fontes. O desempenho do Rafale foi(confesso, sem problema nenhum) muito bom, excelente(espetacular se vc quizer).
No entanto, se o radar do rafa F2 ou F 3 precisa se escorar no Spectra(que deve ser um baita sistema MAGE) para compensar eventuais deficiências de desempenho, então é coisa para se pensar muito.
E é isso que o pessoal com quem o Orestes falou tem comentado. Oscaras descobriram alguma coisa que não foi bem. E tem um detalhe que ésempre bom esclarecermos. Ninguém disse lá que o radar do Rafa é uma M...a. Até pq (obviamente) o fabricante do radar não vai fornecer infos sigilosas justamente para uma concorrênciazinha de 30 e poucos caças.
Mas quem analisou, não gostou.[/quote]
Eu diria que você está pensando como um submarinista que acha que o Sonar Ativo é melhor que o Passivo. Eu te pergunto, como submarinista, qual você acha o melhor sensor? Qual você daria preferência?
O Rafale foi pensado para usar um conjunto de sensores, nos quais o radar, é mais um deles. O resultado de um rastreio no Rafale, pelo que pude perceber, não será dado pelo radar, mas pela fusão de dados dos sensores e apresentado para o piloto. Sendo que ele pode optar por não usar o Radar.
Não é fraqueza, mas uma escolha, uma concepção de guerra moderna.
O exercício com os Gregos apenas comprovou o sucesso do conceito, de tal forma que os F-16 usando o conceito antigo, não tiveram chance.
[ ]´s[/quote]
O radar ativo é algo tão ultrapassado que parece que os EUA colocaram um radar de F-4 no Raptor. Dizem que não precisam de mais do que isso...
