
Primeiro temos que descobrir o que é o R-77M, o que dependendo das fontes pode ser equipamentos completamente distintos...rcolistete escreveu:Olá Sintra,Sintra escreveu:
A palavra importante aqui é Operacional...![]()
Abraço
Você e os outros portugueses foram citados nas últimas dezenas de páginas desse tópico :
- você e sua opinião sobre o R-77M ? Se tiver fotos dele, fique à vontade em compartilhar...![]()
- vocês ficariam revoltados com a escolha de Rafale F3+ para Portugal ? Ou preferem ainda o F-16MLU a conta-gotas (sendo modernizado por um funcionário trabalhando meio-expediente, no outro expediente esse funcionário moderniza nossos P-3Br...) ?![]()
- algum irresponsável (quem será que fui ?) tornou público os planos expansionistas portugueses, incluindo 4 NAe's médios (do porte dos ingleses e franceses, obviamente) com Rafales navais ou outros caças para dar conta da Espanha e da invasão das praias brasileiras. O 1o ataque português ao Brasil seria nos matando de fome (no café-da-manhã), com todas as padarias não mais abrindo até que nos rendêssemos incondicionalmente...
[]s, Roberto
Se estamos a falar do famoso "Ramjet R-77", o RVV-AE-PD, dos quais circulam algumas fotografias de um mock-up pela internet, eu batizei esta variante como o "Holandês Voador" porque é completamente misterioso, as unicas fotos existentes são de 1993 e as ultimas noticias existentes são de 2004/2005, da Janes, a indicar que o Bureau responsável pelo desenvolvimento dos motores Ramjet fechou portas em Dezembro de 2004, algumas fontes Russas (não confirmadas note-se) indicam que o dinheiro para R&D desta arma acabou em 1999. A minha opinião pessoal sobre esta arma é que o projecto original, aquele R-77 com quatro motores ramjet, equipado com "lattice fins" e pintado de branco, azul e preto foi terminado à muito tempo atrás e que a Vympel partiu para "outra", o que não quer dizer que tenham abandonado os projectos para uma qualquer versão ramjet do missil, mas dai até estar operacional vai um ENORME passo.
Se estamos a falar do "R-77M" do "sistemadearmas", um R-77 "base" com novo radar e um perfil de vôo "loft" também tenho duvidas de que tenha entrado em produção ou que venha a entrar, agora se estamos a falar do "Izdeliye 180", ai a conversa muda de figura, estou à espera que esta arma entre em serviço pós 2010.
Sobre o RAFALE, sim ficaria pior que estragado com a escolha do avião da Dassault... Porquê? Porque os Vipers da FAP só vão ser substituidos pós 2020 e no actual calendário de entregas (que deve levar um corte nos nºs) o ultimo será recebido pela ADLA em 2021, ou seja, eventualmente iamos ser os ultimos a receber estes caças o que não é uma posição muito confortavel.
Agora se me perguntam se a substituição do F-16 fosse para 2009/2010 porque o programa "MLU" é uma "barracada" e o Ministério da Defesa anunciasse a aquisição de 36 RAFALES F3, a minha reacção seria esta









Agora não escondo que as minhas preferências não são pelo avião Francês.
Prefiro uma escolha entre o F-35A e o Eurofighter Typhoon, basicamente pela quantidade de "airframes" produzidas, pelo nº de utilizadores e pela garantia que vão existir muitas actualizações "off-the-shelf" durante muitas décadas para estes aviões o que tenho duvidas com o avião Francês, entre os dois o coração (e a estética) pende para um lado (Europeu) e a razão para outro (USA). Creio que por motivos de calendário, a FAP vai acabar por ter escolher entre estes dois aviões porque na altura não vai haver mais nada em produção (a não ser Russo ou Chinês, o que duvido que venha a fazer parte do inventório das esquadras 201 e 301).
E já agora quem é divulgou o plano secreto de invasão do Brasil?!
Quem quer que seja fica sem pão e café com leite durante os proximos 100 anos só para aprender que não se tornam publicos projectos ultra secretos de aquisição de material de guerra em foruns publicos antes de o Ministro da Defesa tornar a coisa oficial... E não são quatro Porta Aviões, são CINCO
