Mensagem
por orestespf » Ter Abr 22, 2008 11:59 am
Gostaria de chamar a atenção dos amigos e colegas para alguns poucos fatos.
- Eu não disse que o Governo gastará cerca de 30 bi dólares para comprar novos caças, eu disse que o Governo tem um orçamento previsto e ainda não liberado de 30 bi dólares para o processo de reaparelhamento para o período de 2008-14.
- Deixo claro também que eu não disse que o Rafale é o mais forte concorrente dos caças ao FX-2, disse que entre as pessoas que conversei, as mesmas têm como preferência pessoal o Rafale, mesmo que este possa apresentar algumas restrições do ponto de vista técnico.
- Não existe nada definido no MD e na FAB no que diz respeito ao caça que será escolhido como o FX, isto é, ainda não existe um vencedor.
- Tive a oportunidade de conversar com outras pessoas e que igualmente fazem parte do processo e que não têm o Rafale como caça preferido. Portanto, ainda existem muitas dúvidas e divergências sobre o FX-2.
- Disse também que o MOU assinado com os russos abrem (ou não deixa fechar) as portas. Não existem garantias algumas que o Brasil vai participar do programaa PAK-FA, mas já existem fortíssimas pressões para que a Embraer assuma a liderança e trave parcerias com os russos. Se isto acontecer, é natural que o PAK-FA venha a ser comprado pela FAB em futuro próximo.
- Supondo que a Embraer participe do projeto do PAK-FA e com apoio e financiamento do Governo, é importante ressaltar que a FAB continuará sem um caça moderno por cerca de 10 anos ou até mais. Logo se faz necessário a aquisição de alguns caças, mas que em hipótese algum poderão ser chamados de "caça-tampão". Este caça obrigatoriamente terá que ser um caça novo e não usado, pois estamos falando de um prazo longo até a finalização do PAK-FA, caso tal parceria vá adiante.
- Disse que está havendo uma grande dificuldade para determinar qual será este caça. O natural parece ser o SU-35 ou o SU-35-1, mas pelo que ouvi, a FAB prefere o Rafale ao invés do SU-35 (antigo) e o SU-35-1 embora com vantagens (técnicas e por custos) em relação ao Rafale, ainda não está operacional. Portanto não se trata apenas de "enfiar o Rafale guela abaixo", mas de decidir se é melhor ter um caça operacional (Rafale) ou um mais "natural" em relação ao PAK-FA.
Espero que os amigos e colegas tenham compreendido que as pessoas que estão à frente dos processos de análise, seleção e compra são pessoas responsáveis e respeitáveis, que não estão brincando e nem tentando jogar dinheiro do contribuinte pelo ralo. O processo é mesmo complexo, e como se não bastasse, existe ainda a "forte marcação" dos lobistas dos vários lados do processo, e que tentam de toda forma mudar o rumo que se desenha. Medidas para se evitar ou atenuar tais procedimentos já foram tomadas e estão vigorando.
Desta forma, estou com o amigo Alberto, quando este diz que não gostaria de ouvir das pessoas que uma possível vitória do Rafale foi armação ou jogo de interesse. Todos sabem que o Rafale não é o meu preferido, porém é um grande caça, e além disso devemos respeitar a idoneidade daqueles profissionais que se debruçam na empreitada de compras para o FX-2.
Deixo claro que não estou fazendo "média" com nenhum dos lados, muito menos sugerindo que o Rafale "já ganhou", longe disso, só estou dizendo para não entrarmos na seara da "armação" e/ou "jogo de interesse" se não houver provas sobre tais coisas. Ainda é muito cedo para especular sobre tal coisa (e que vale para qualquer um e não apenas os franceses), qualquer boato neste sentido só fará sentido depois de anunciado o vencedor, e olhe lá!
Saudações a todos!
Orestes