TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2656 Mensagem por orestespf » Dom Abr 20, 2008 8:38 pm

projeto escreveu:
morcego escreveu:Olha vcs vão me desculpar, mas essa historia de radar cégo do rafale esta muito mal contada.
É o que resta aos russófilos, falar de radar cego. [000]
Mas parece que o ceguinho AESA da Thales vem por aí e com códigos abertos. 8-]

Abraços

Alberto
Isto é verdade, Alberto, por isso a empolgação da galera lá de cima. :D :D

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#2657 Mensagem por orestespf » Dom Abr 20, 2008 8:41 pm

Carlos Mathias escreveu:E parece que vai ter de ser trocado também, a confiarmos na mesma fonte que anuncia vinda dele.
Não tenha dúvida, existe mais empolgação do que tudo, coisa de pobre quando ganha um frango assado inteiro. Fica feliz que nem pinto na chuva, mas se esquece que acaba rapidamente depois da última mordida. É... A fome faz coisas que ninguém imagina, até bobagens...

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#2658 Mensagem por orestespf » Dom Abr 20, 2008 8:42 pm

Marino escreveu:Cuidado Prick:

Considering the imposed rules of engagement during the first phase of the exercise
É sobre isso que venho batendo na mesma tecla, caríssmo irmão Marino, mas...

Forte abraço,

Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2659 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Abr 20, 2008 8:52 pm

orestespf escreveu:

Considering the imposed rules of engagement during the first phase of the exercise

Forte abraço,

Orestes
Senhores, pelo o que entendi a primeira fase do exercício foi com dogfight e todos os exercícios possuem tais regras. Se formos por essa linha então acharemos que o resultado dos F-5M na CRUZEX foi pura armação.

Abraços

Alberto

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Abr 20, 2008 8:53 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
rcolistete
Sênior
Sênior

#2660 Mensagem por rcolistete » Dom Abr 20, 2008 8:53 pm

Olá Marino,

Isso se refere aos combates (simulados) com o Mirage 2000.

Nos embates BVR contra F-16 e F-15, o desempenho do Rafale foi bom, no texto citado pelo Prick.

Enfim, Rafale e Eurofighter foram feitos para superar F-16 e F-15 (e outros, inclusive caças russos, obviamente), aviões de décadas antes. Isso é normal, são relatados também exercícios em que o Eurofighter tem batido F-16, F-15, e F-18; se não fizessem isso seria uma vergonha. Obviamente que F-16, F-15 e F-18 sem radar AESA (são poucos que tem radar AESA atualmente se olharmos o inventário desses caças), o que está desequilibrando o cenário de combate e forçando os eurocanards a adotarem o quanto antes (em 2012 em diante) radares AESA (RBE-2AA, CAESA e NORA).

Sobre Su-35BM x Rafale (F3 ? F3+ ?). O Prick e eu já falamos : temos preferência pelo Su-35BM e Rafale. Na minha opinião, se o Su-35BM ficar pronto (operacional), cumprir o que promete em termos de desempenho, então parece que será melhor que Eurofighter T.3 e Rafale F3/F3+.

Lembro de ler em 1999/2000 ou 2001, por aí, piloto francês de testes (muito experiente) falando que o Su-30 era melhor que o Rafale (em termos de manobralidade e outros aspectos), após pilotar de verdade um. Na foto, ele era "todo sorrisos" !

Só para empolgar o Prick 8-] :

- "Em combate aproximado, o Rafale frequentemente leva vantagem, e seu raio de curva é metade daquele do F-15" (Air&Cosmos n. 1939 páginas 16-23, 04/06/2004);

- o Rafale com seus 2 M88-2 voando em missão de ataque de penetração em alta velocidade subsônica gasta menos combustível que um Mirage 2000D com um único M53 com mesma configuração de carga de armas (http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0307e.htm).

Novamente eu critico as dicotomias que insistem em aparecer nos fóruns, pregando tudo ou nada (Rafale fraco ou o melhor de todos) : o Rafale é um ótimo caça (ao contrário do que alguns aqui falam), mas também não é o melhor. Está entre os melhores da atualidade, muito respeitado pelos concorrentes (ingleses, etc). Na minha opinião, qualquer um dos 7 melhores caças da atualidade seria suficiente para a FAB.

Só quero ver em 31/12/2008 se continuaremos com o mesmo papo (neca de compras), ou pior, sem nada de anúncios de contratos na LAAD 2009. Só acredito vendo (anúncios oficiais de contratos) !

[]s, Roberto

Editado pela última vez por rcolistete em Dom Abr 20, 2008 9:12 pm, em um total de 2 vezes.
orestespf
Sênior
Sênior

#2661 Mensagem por orestespf » Dom Abr 20, 2008 8:57 pm

projeto escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E parece que vai ter de ser trocado também, a confiarmos na mesma fonte que anuncia vinda dele.
Se vier mesmo, deverá ser com o AESA, pela data da entrega e porque é aparente que a FAB quer o melhor radar. Depois não tem como trocar, só se for uma outra versão do mesmo AINDA mais desenvolvida.

Se vocês acham que o RBE2-AA é cego também então ...mantenham a opinião.
Eu não vou mais entrar nessa linda de debate. Só digo que um possível ponto fraco do avião não existe mais e vocês devem saber o que o fabricante afirma. E mais, seria praticamente impossível qualquer piloto da FAB ter testado um Rafale com o novo radar para dizer que este ainda é pior que o Grifo :roll:

Sobre essa possível preferência, estou observando novamente o lancamento de suspeitas. Por que na semana russa ninguém era suspeito de nada?

Eu também tenho uma varandinha aqui e como você, estou só acompanhando, mas sempre achei e continuo achando que o Rafale é o que tem mais chance de vir se resolverem comprar um caça de 4ª geração.

Sobre o PAK-FA, ou o que seja o projeto de 5ª geração com a Rússia, torço para que saia.

Abraços

Alberto
Olá Alberto,

muito sóbrio o seu post, gostei.

Bem, eu provoco um pouco, e nem preciso dizer isso (rsrs), mas isso é preferência pessoal, nada técnico. Porém, eu realmente ouvi (e não foi de uma pessoa apenas, foram de várias) que o radar do Rafale não é "perfeito", mas "atende" (o entre aspas é o que ouvi). A conversa não era para medir forças, apenas para discutir e ouvir opiniões, então (eu mais vaselina do que nunca) queria saber mais sobre a opinião destas pessoas do que polemizar.

Este papo de que o RBE2 é cego é coisa minha, do Orestes, bem como o do RBE2 AA. Em conversa com o "povo" eles aceitaram tal adjetivo usado por mim e até passaram a usá-lo (mas não pejorativamente, senti), mas eles reconhecem várias limitações nos dois radares e nem questionam a veracidade dos fatos. Se o Rafale vier será por outros motivos e não pelo radar, isso foi claro, mas os detalhes não cabem aqui. E se eles estiverem certos, mesmo que eu não goste, a idéia é interessante sim.

E para finalizar, a comparação do RBE2 (e não o AESA, mas...) com o Grifo é minha, mas é mais do que tendenciosa, é pejorativa mesmo, pois não gosto deste radar (do Rafale). Mas acho que todos entenderam isso, é paranóia do Orestes. No fundo quis dizer algo, o Grifo é muito melhor do que se imagina (o "BR), mas não é um RBE2 da vida, mesmo que o alcance seja próximo, mas isso é pouco para falar de um radar.

Abração,

Orestes

PS: não estou vaselinando, estou sendo sincero. :wink:

PRick

#2662 Mensagem por PRick » Dom Abr 20, 2008 9:12 pm

orestespf escreveu:

Forte abraço,

Orestes
Orestes,

Sem usar regras de engajamento. Não encontrei o post original do Sintra, mas achei a Revista de Defesa Grega, com o exercício entre os F-16C 52 e os Rafales M1 da Royale. Com comprovam as fotos é o Rafale M F1. Nada de F2 ou F3.

Imagem

Nela os gregos disseram os seguinte, os Rafales estavam detectando os F-16C52 a cerca de 200 milhas nauticas! Algo como 380 kms pelo Spectra, sem usar seus radares e sem apoio de aviões AEW.

http://img214.imageshack.us/img214/2102/rafale1ds0.jpg

http://img205.imageshack.us/img205/623/rafale2kc7.jpg

http://img84.imageshack.us/img84/7713/rafale3zk3.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/1197/rafale4mr9.jpg

http://img246.imageshack.us/img246/4620/rafale6fo5.jpg

http://img246.imageshack.us/img246/1306/rafale7ts1.jpg

[ ]´s

Editado pela última vez por PRick em Dom Abr 20, 2008 9:18 pm, em um total de 1 vez.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2663 Mensagem por WalterGaudério » Dom Abr 20, 2008 9:18 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu: É sobre isso que venho batendo na mesma tecla, caríssmo irmão Marino, mas...

Forte abraço,

Orestes
Orestes,

Sem usar regras de engajamento. Não encontrei o post original do Sintra, mas achei a Revista de Defesa Grega, com o exercício entre os F-16C 52 e os Rafales M1 da Royale.

Imagem

Nela os gregos disseram os seguinte, os Rafales estavam detectando os F-16C52 a cerca de 200 milhas nauticas! Algo como 380 kms pelo Spectra, sem usar seus radares e sem apoio de aviões AEW.

[ ]´s
Não entendo Chongas de aviação, mas acho que este alcance aí é de responsa mesmo.

Editado pela última vez por WalterGaudério em Dom Abr 20, 2008 9:45 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
RenaN
Sênior
Sênior

#2664 Mensagem por RenaN » Dom Abr 20, 2008 9:22 pm

orestespf escreveu:A "listinha" será a parte fácil da prova! :twisted: :twisted: :twisted:

Minha cara depois na correção: :lol: :lol: :lol: :lol:

Esquenta não, Renan, você já passou, falo sério!

Abração,

Orestes
tio Orestes mau, querendo me iludir. :twisted: :twisted: :twisted:
Se a listinha é a parte fácil o que mais você me recomenda?

Desculpa o off-topic ai pessoal, estou por fora de todos os tópicos. :oops:

Sds. :wink:

[<o>]
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#2665 Mensagem por Alfredo762 » Dom Abr 20, 2008 11:43 pm

Immortal Horgh escreveu:
Alfredo, você é uma pessoa egoísta, já que sabes essas piadas sobre o radar, por que não as divide conosco? Um tarde chuvosa aqui em Sampa, daqui à pouco tem semifinal do campeonato paulista, nem dá para sair com a namorada, ao menos um pouco de risadas ajudaria :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s
Immortal

Isso eu posso te falar em off. Em um outro tópico, postei uma única informação do governo francês sobre o rafaleco. Por pouco não armaram uma guerra. Imagine se começamos a falar do que compõe o rafaleco...

Um Abraço
Alfredo

Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#2666 Mensagem por Alfredo762 » Dom Abr 20, 2008 11:46 pm

orestespf escreveu:

Olá Alfredo,

veja o que ouvi das "pessoas" quando critiquei o radar do Rafale: sim, o radar é "sofrível" (usando a mesma palavra que eu usei), mas o melhor é comprar o Rafale mesmo assim, até porque radar a gente troca depois. E eu em seguida: mais o próximo radar francês o AESA RBE2 AA tem quase os mesmos problemas, inclusive no alcance. Sim, você está correto, mas a gente troca depois novamente. E eu: e a grana pra tudo isso? Não se preocupe, o importante é assegurar o caça. Fiquei tão assustado que não consegui dizer mais nada, caso contrário perderia o espaço conquistado, limitei-me a dizer que "compreendia a situação".

Porém existe uma explicação pra isso tudo, coisas que ouvi também, mas não dá para falar por estas bandas, o amigo compreenderá a situação.

Grande abraço,

Orestes
Olá Orestes

Você teve sorte. Ao invés de "sofrível", eu ouvi "radarzinho".
Porém existe uma explicação pra isso tudo, coisas que ouvi também, mas não dá para falar por estas bandas, o amigo compreenderá a situação.
Compreendo muitíssimo bem.

Um Abraço!
Alfredo

Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#2667 Mensagem por Alfredo762 » Dom Abr 20, 2008 11:48 pm

Beronha escreveu:
Bolovo Domingo Abr 20, 2008 5:55 pm
É o contrário, Rafales franceses derrubaram F-16C gregos. Sem ligar o radar.
SEm Awacs ???????????????????? Só passivo???????????
A questão interessante é.

A que distância tudo isso ocorreu?

Alfredo

Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#2668 Mensagem por Alfredo762 » Dom Abr 20, 2008 11:59 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu: É sobre isso que venho batendo na mesma tecla, caríssmo irmão Marino, mas...

Forte abraço,

Orestes
Orestes,

Sem usar regras de engajamento. Não encontrei o post original do Sintra, mas achei a Revista de Defesa Grega, com o exercício entre os F-16C 52 e os Rafales M1 da Royale. Com comprovam as fotos é o Rafale M F1. Nada de F2 ou F3.

Imagem

[ ]´s

Paulo

Onde afinal estão esses n°s de 200 milhas e 380 km para o spectra. Qual seria a fonte?

Eu preciso saber disso, pois me recuso a aceitar que um sistema que tem apresentado problemas tenha um alcance de detecção maior que o Mig-31.

Um Abraço
Alfredo

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2669 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 21, 2008 12:10 am

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Ola Mestre Orestes

Deixa eu ver se entendi...

Iriamos de Rafale mesmo com o radar atual sendo 'sofrivel' e o radar futuro tambem sendo 'sofrivel' ?

[]s
CB_Lima
Segundo a opinião de algumas pessoas que ouvi, sim, Lima. Observe que são pessoas importantes e dentro do processo, mas não tomarão decisões sozinhos, logo se trata de uma opinião (deles).

O interessante é que eu falei intencionalmente que o radar do Rafale é "sofrível", queria ver o impacto da coisa. Aí os caras começaram a usar a expressão normalmente. Resumindo, os cara já admitem que o radar do Rafale é sofrível, mas querem o caça de qualquer jeito (ou seja, esta turma que conversei). :lol: :lol:

Abraços,

Orestes
Obrigado por me responder mestre Orestes,

Na boa... honestamente... nao d'a mesmo para entender.

Estamos cheios de opcoes "maravilhosas" por a'i e vamos comprar uma que sabemos que sai de fabrica ja meio 'capenga'...

Na boa... nao merece... merece comprar umas copias chinesas de Mig-21 e ficar com isso ou ir na lo deserto e pegar mais A-4 e Kfir!!!

Eita Forca Aereazinha Mulamba essa!!!

Mas 'e como venho dizendo a meses e meses... se nao se der ao respeito... toma chicotada no lombo!!!
Cheio de aeronaves at'e da mesma geracao disponiveis e vamos cair nessa... ja chega esse papo dos helicopteros que 'e lamentavel... agora temos isso...

:roll:
O pior e' todo mundo da FAB arrotando que tem o Rafale depois... :roll:
Pensando bem... a FAB nao gosta de radar mesmo... nao gostava na 'Epoda do Mirage 3, nao gostava com o AM-X, e pelo visto querem manter a tradicao!!!!

Depois falam dos americanos e russos... :oops:
Depois querem ser tratados com respeito e se acham grande coisa...

Eu to com muita raiva... gastar $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ de EUROS em uma aeoronave que sai de fabrica depreciada... putz!!!

Nada contra o Rafale para os franceses... eles criaram... eles que pariram Moises, eles que criem... que fiquem com todos e sejam felizes... que continuem mandando para o Afeganistao juntos com uns outros Mirage para ajudar a 'fazer mira' nos Taliban... aplaudo a coragem e acho uma aeronave bonita.... agora... eu 'e que nunca ia comprar um carro sabendo de ante-mao que o limpador de para-brisa nao funciona e que o farol nao ascende e nao vem com farol auto e ainda pagar pre'co de carro zero!!

Viva a MB que bate o P'e o quanto pode e viva o EB que "se vira" sem esse estrelismo todo!!
Espero muito que essas 'vozes' que te contaram isso sejam ignoradas e que essa loucura nao se ocorra!

Como diria o Borath:

"- Nice!!" :roll: :mrgreen:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2670 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 21, 2008 12:15 am

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Orestes, não quero nem pensar nos motivos para a compra do Rafale, mesmo cegueta e caro prá cacete, com trocas e mais trocas de radar.
Posso estar maldando demais, mas só assim prá explicar todas estas contradições.

Está caminhando bem, amigo Carlos... A tal explicação não me convence, mas ela existe, digamos que seja um jogo de interesses e não é do Governo necessariamente.

Abração,

Orestes
Concordo com o CM... existe algo muito podre na Terra Brasilis!!!!!

Eita burrice braba!!!!!

Vou at'e mudar a minha assinatura depois dessa hist'oria de Rafale que nao tem radar hoje, e pelo visto nao melhorara muito no futuro... :roll:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder