Marino escreveu:Cuidado Prick:
Considering the imposed rules of engagement during the first phase of the exercise
Olá Marino,
Isso se refere aos combates (simulados) com o Mirage 2000.
Nos embates BVR contra F-16 e F-15, o desempenho do Rafale foi bom, no texto citado pelo Prick.
Enfim, Rafale e Eurofighter foram feitos para superar F-16 e F-15 (e outros, inclusive caças russos, obviamente), aviões de décadas antes. Isso é normal, são relatados também exercícios em que o Eurofighter tem batido F-16, F-15, e F-18; se não fizessem isso seria uma vergonha. Obviamente que F-16, F-15 e F-18 sem radar AESA (são poucos que tem radar AESA atualmente se olharmos o inventário desses caças), o que está desequilibrando o cenário de combate e forçando os eurocanards a adotarem o quanto antes (em 2012 em diante) radares AESA (RBE-2AA, CAESA e NORA).
Sobre Su-35BM x Rafale (F3 ? F3+ ?). O Prick e eu já falamos : temos preferência pelo Su-35BM e Rafale. Na minha opinião, se o Su-35BM ficar pronto (operacional), cumprir o que promete em termos de desempenho, então parece que será melhor que Eurofighter T.3 e Rafale F3/F3+.
Lembro de ler em 1999/2000 ou 2001, por aí, piloto francês de testes (muito experiente) falando que o Su-30 era melhor que o Rafale (em termos de manobralidade e outros aspectos), após pilotar de verdade um. Na foto, ele era "todo sorrisos" !
Só para empolgar o Prick
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
:
- "Em combate aproximado, o Rafale frequentemente leva vantagem, e seu raio de curva é metade daquele do F-15" (Air&Cosmos n. 1939 páginas 16-23, 04/06/2004);
- o Rafale com seus 2 M88-2 voando em missão de ataque de penetração em alta velocidade subsônica gasta menos combustível que um Mirage 2000D com um único M53 com mesma configuração de carga de armas (
http://www.flug-revue.rotor.com/FRheft/ ... R0307e.htm).
Novamente eu critico as dicotomias que insistem em aparecer nos fóruns, pregando tudo ou nada (Rafale fraco ou o melhor de todos) : o Rafale é um ótimo caça (ao contrário do que alguns aqui falam), mas também não é o melhor. Está entre os melhores da atualidade, muito respeitado pelos concorrentes (ingleses, etc). Na minha opinião, qualquer um dos 7 melhores caças da atualidade seria suficiente para a FAB.
Só quero ver em 31/12/2008 se continuaremos com o mesmo papo (neca de compras), ou pior, sem nada de anúncios de contratos na LAAD 2009. Só acredito vendo (anúncios oficiais de contratos) !
[]s, Roberto