jacquessantiago escreveu:Sintra escreveu:jacquessantiago escreveu:soultrain escreveu:jacquessantiago escreveu:PRick escreveu:Adriano escreveu:Sintra escreveu:« VIDEO: airborne electronic attack in action | Main
How much does one F-35 cost?
Some people like to knock the Lockheed Martin F-22 for costing $140 million a piece, excluding all expenses for development and spares.
But not to worry! The next fighter coming along -- Lockheed's F-35 Joint Strike Fighter -- is supposed to be based on affordability, with a flyaway cost at roughly one-third of the F-22's price tag using 2001 dollars.
So, let's see how the F-35 measures up.
The US Navy and US Marine Corps plan to buy a total of 680 F-35Bs and F-35Cs over the next 15-20 years. The FY2009 budget contains budget projections for the remainder of the program. Note that this includes only procurement cost. Amortized development and spares costs are excluded.
Year Aircraft Average unit cost/aircraft
FY2008: 6 $184.2 million
FY2009: 8 $200.2 million
FY2010: 18 $172.3 million
FY2011: 19 $146.4 million
FY2012: 40 $124.4 million
FY2013: 42 $115.1 million
Remainder: 547 $109.3 million
Total: 680 $115 million
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... -cost.html
Bom, para quem tem dificuldades com o Inglês, cada um dos primeiros 680 F35A/B/C vai custar em média 115 milhões de dólares, e este valor não inclui gastos de desenvolvimento ou suporte logistico, é apenas o valor de construção/produção do avião. Os nºs vêm do Pentagono e do GAO.
Não sou ninguém pra prever essas coisas, mas pelas minhas contas serão US$ 78,2 mil milhões (bilhões) por 680 caças só pra US Navy e USMC!
Quantos porta-aviões nucleares podem ser construídos com esse dinheiro? Dez?
Num cenário de problemas econômicos e de cortes de despesas públicas que o próximo presidente CERTAMENTE terá que encarar, duvido muito que esse número de aviões seja produzido para essas duas forças. O Congresso certamente dará uma bela "canetada" no F-35 ao estilo F-22.
E aí o preço unitário irá pras alturas!
[ ]´s
Adriano
O pior é gastar uma fortuna dessas, para usar os aviões no Iraque e no Afeganistão.
[ ]´s
Table 1: Combat Aircraft Ranked by Unit Production Costs
(in millions of currency units) (prices first in local currency, then converted to $ at current exchange rates)
Aircraft Type Unit Procurement Costs Program Unit Costs Comments
Rafale C (EUR 51.8) $ 62.1 (EUR 113.2) $ 135.8 Air force single-seat (inc VAT)
Rafale M (EUR 56.6) $ 67.9 (EUR 121.4) $ 145.7 Naval version [(inc VAT)
JAS-39C Gripen (Poland bid) $ 68.9 (SEK 552.9) $ 76.07 Swedish version (inc VAT)
F-18E Super Hornet $ 78.4 $ 95.3 MYP II contract
Eurofighter (Germany) (EUR 85.7) $ 102.8 (EUR 118.3) $ 141.9 Tranche 2, Dec. 2003 prices
F-15E Strike Eagle $ 108.2 Not significant FY06 order
F-35 Joint Strike Fighter $ 115.0 $ 112.5 LRIP aircraft (estimates)
Eurofighter Typhoon (UK) (GBP 64.8) $ 118.6 (GBP 78.6) $ 143.8 Tranche 2, July 2004 prices [/b]
Eurofighter (Spain) Not available (EUR 105.6) $ 126.7 Tranche 2, mid 2005 prices
F-22A Raptor $ 177.6 $ 338.8 FY06 contract
(Sources: GAO, CBO, NAO, DoD, UK MoD, French Parliament for data; defense-aerospace.com for analysis.
Figures are latest available)
http://www.defense-aerospace.com/dae/ar ... July06.pdf
Basta aplicar as taxas de cambio atuais e se tem uma (decepcionante para a zona euro) surpresa...
Jacques,
O documento que usas é de 2006, além do que de uma maneira inconsciente pões em bold o custo unitário de programa dos Europeus, mas não do F-22 que é de 338,8M€.
Porquê é que se tem de aplicar a taxa de cambio? O Brasil pode pagar em Euros por exemplo.
Atenção que o postado pelo Sintra são projecções e hoje só existe uma empresa no mundo que tem programas a voar de 5ª geração, a LM está sem concorrência, por isso acredito que muita água vai passar por essa ponte.
Quem sabe alguma coisa pare e seja substituido por um Europeu fabricado nos EUA?
[[]]'s [/quote ]
O documento que citei jah foi postado aqui algumas vezes neste forum. Foi um estudo realizado pelo http://www.defense-aerospace.com.
Se vc ler direto vera que os precos estao em moedas locais. Assim os avioes americanos estao em dolar. Em 2006, o F-22 estava USD 177,6mi (unit procurement cost) e USD 338,8mi (program unit cost).
Segundo este estudo (veja as fontes), os precos dos cacas europeus estao em euros, libras ou coroas. Foram convertidos ao dolar na data de publicacao do mesmo. O Typhoon ingles possuia um unit procurement cost de 64,8 milhoes de libras. Em valor de hoje seria 64,8x1,95=USD126mi, ou maior que as estimativas para o F-35B e C (USD 115mi).
O Typhoon alemao custou EUR 85.7mi (procurement cost). Considerando que o preco local tenha se mantido, isso daria hoje USD 124mi. Valor muito proximo dos Typhoon da RAF e superior as estimativas para F-35B e C.
Uma coisa me deixa curioso. Como um caca stealth, com AESA, suite de avionicos sofisticada e uma serie de inovacoes pode custar barato? USD 115mi nao esta muito distante dos outros. Se alguem quer caca barato e simples que compre JF-17, T-50, Hawk 200 ou modernize F-5, F-16, etc. As vezes o barato sai caro.
[]'s
Qt ao negrito foi uma falha minha....sem segundas intencoes
Jacques, este relatório que você colocou já foi "abatido" vinte ou trinta vezes
Mais especificamente sobre o valor de "Unit Production Cost" do "Phoon" para a RAF, o estudo agarrou num nº apresentado pelo MOD em 2006, ora esse nº mal saiu, foi colocado em questão pela EUROFIGHTER GMBH, para ser mais exacto, eles colocaram o MOD em tribunal! O MOD Britânico retraiu-se... E acabou por admitir que o valor não estava correcto...
O valor da Tranche2 para UNIT Cost Production foi o que coloquei logo no inicio, 80,7 milhões de dolares por avião para os quatro parceiros, já lhe coloquei o documento com o contrato que os quatro paises assinaram ...
Qual o valor em libras esterlinas?
Vc menciona "unit production cost", que me parece equivalente a "fly way cost". O estudo menciona "unit procurement cost" que pode incluir outras coisas alem do caça propriamente dito.
Talvez tenha razão Jacques, esta semana que estive fora andei a ver nºs em grandes quantidades, a acumular documentação e a trocar email´s com uma série de malta (Franceses, Alemães, um Britânico e um Norte Americano) e uma pessoa acaba por chegar à conclusão que esta história de chegarmos ao valor de desenvolvimento/construção/venda e venda ao exterior de caças sem termos acesso a alguma da documentação que é entregue às Forças Aéreas é mais uma "arte" do que uma "ciência exacta"
A minha primeira conclusão é que para termos nºs exactos de comparação, a avaliação de custos teria de ser feita por uma mesma entidade a seguir procedimentos standard, o que para o comum dos mortais é impossivel de conseguir.
Mesmo aquelas situações em que tenho mais doucumentação (Tiffie, F22 e F35) me deixam completamente "louco". Apenas como exemplo, a primeira Tranche do Tiffie teve o contrato assinado em 1998 e custou 14 biliões de marcos alemães (ainda não haviam euros na altura) para 148 caças, o que à primeira vista é baratissimo. Como este valor foi pago entre 1998 e 2001, e o dólar estava muito forte na altura, cheguei ao nº de 8,25 biliões de dolares (construção, "fly away", sem valores de desenvolvimento), ou seja menos de 60 milhões por avião... O que tem de estar errado, a não ser que os valores de desenvolvimento fossem absurdamente altos, quase que duplicavam o custo da construção, o que é ridiculo...
Tive choques idênticos com outros aparelhos, o seu bem conhecido Super Hornet (estou a usar este avião como exemplo porque sei que está bem documentado acerca dele) foi um deles, estava à espera de encontrar valores na ordem dos 60 milhões de dolares para "Fly Away" e descubro no orçamento da US Navy valores de 75 a 88 milhões de dolares por avião para 2007/2008/2009... Para os 493 aviões o "Fly away" é de 82,722 milhões de dolares por avião. Estranho.
http://www.finance.hq.navy.mil/FMB/09PR ... 4_BOOK.pdf
A explicação mais óbvia parece ser que os vários paises contabilizam de forma diferente os custos apesar de lhe darem nomes iguais/equivalentes.
Ou seja, a minha cabeça deu um valente nó, o unico com que fiquei com algumas certezas foi o Dassault Rafale, devido ao trabalho de um forista (Tmor) que falou directamente com um Deputado da Assembleia Francesa acerca dos custos do programa (os valores são os que indiquei, em euros, acima).
Entretanto, consegui mais um documento giro, o orçamento da USAF para 2009.
Até 2013, a USAF planeia adquirir 142 F35A, a um "Fly Away Cost" ligeiramente superior a 119 milhões de dolares a unidade, mas (e isto é importante) se tudo correr bem, os aparelhos de 2013 já só vão custar pouco mais de 90 milhões de dolares, e se todos os 1700´s e troca o passo, forem adquiridos, o valor baixa (em dolares de 2008) para cerca de pouco mais de 80 milhões de dolares por avião, o que para aquele aquele aparelho parece-me ser francamente razoável.
http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 04-081.pdf
Outra coisa francamente interessante, um AIM-9X custa cerca de 350 mil dolares e um AIM-120 custa cerca de 1,2 milhões de dolares.
http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 04-085.pdf
E só para acabar, a documentação referente "APENAS" aos gastos com o R&D para 2009 por parte da USAF é composta por 2069 páginas cobertas de tabelas em milhares de milhões de dólares!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 30-059.pdf
Abraços