Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores
O Cougar a ser montado pela Helibras será uma versão do EC725.
Em relação ao He ASW/ASuW existe uma preferencia pelo modelo
norte-americano, entretanto o Cougar traz algumas vantagens
comparativas, como por exemplo, bancadas de testes e ferramental
de manutenção já existentes na MB, pilotos qualificados no modelo,
possibilidade de logistica integrada, lançamento do Exocet AM-39,
padronização do HS-1 com o HU-2 (devera receber mais células do Cougar),
menor custo de aquisição...etc.
O Super Lynx vai continuar a ser a aeronave padrão das atuais escoltas. Além da modernização das aeronves existentes existe a possibilidade real de aquisição de
células adiconais (+ 4).Este assunto vem sendo discutido entre a MB e a
AgustaWestland.
O hangar e o convôo das fragatas Type 22/Batch III (que não estão sendo
adquiridas pela MB e provavelmente não serão) temcapacidade de operar com
o Cougar.
Sds
Lord Nauta
Caro Lord Nauta,
Se confirmado o EC 725, então tecnicamente é um ótimo helicóptero, bem melhor que os atuais Super Puma e Cougar da FAB, EB, e MB : motores Makila 1A4 de 1.800 kW (ao invés de 1A1 de 1.185 kW), rotor com 5 pás, maior capacidade de carga e alcance, etc. Obviamente é menos moderno que Merlin, NH-90, etc, mas é o mais sofisticado da linhagem Super Puma/Cougar (tal como o Su-35BM é o último da linhagem dos Flankers).
Para mim, a principal vantagem do EC 725 Cougar em relação ao SH-70 Sea Hawk é a compatibilidade com o AM-39 Exocet e maior alcance.
Sobre o Super Lynx, para mim é o melhor helicóptero naval da categoria, não vejo o porque de quererem substituir por EC 725 Cougar naval. Até hoje o Super Lynx da MB é a mais sofisticada aeronave de ataque no Brasil que dispara mísseis : 4 Sea Skua guiados por radar (que gira 180 graus) tal que podem ser disparados e continuarem sendo guiados enquanto o Super Lynx se afasta do alvo.
[]s, Roberto