PAK-FA = Su-47 ...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Immortal Horgh
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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#16 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Abr 18, 2008 9:09 pm

E o coveiro volta a atacar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
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Bourne
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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#17 Mensagem por Bourne » Sex Abr 18, 2008 9:32 pm

O mundo gira e nóis volta a discutir o PAK com participação brasileira.

E já faz mais de 5 anos, uma vida, :shock:




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faterra
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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#18 Mensagem por faterra » Sex Abr 18, 2008 9:57 pm

E por falar em "asas"

Revista ASAS nº 42
EXCLUSIVO: Conhecendo o programa do PAK-FA

(Da redação, 17 de abril de 2008)

O assunto já virou a principal pauta dos maiores veículos de comunicação de temas militares e estratégicos. O Brasil assinou na tarde desta terça-feira, junto com o governo da Rússia, um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento conjunto de um caça supersônico multifuncional de 5ª geração, e também de veículos lançadores de satélites (foguetes). Visando esclarecer os detalhes que envolvem o Programa PAK-FA, ASAS mostra aqui detalhes desse projeto, um dos mais comentados e mais secretos da atualidade.
O T-50 (também conhecido como I-21, Istrebitel 21, do russo “caça do século 21”) está sendo projetado dentro do ambicioso Programa PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsii, Futuro Complexo Industrial de Aviação Tática). Em 26 de abril de 2002, a proposta da Sukhoi foi escolhida pelo Comitê do Governo, na concorrência feita pelo PAK FA; e em outubro de 2004, a Sukhoi apresentou para a Força Aérea da Rússia o design preliminar do caça T-50, o qual foi aprovado apenas dois meses depois.
As autoridades russas vêem no PAK FA um caça que terá a performance do Lockheed/Boeing F-22A, pesando um pouco mais que o Lockheed F-35. Embora o jato mostrado ao lado tenha semelhanças com o Raptor, tem claros sinais de um design da Sukhoi, destacando-se o grande cone de cauda central (mais "achatado", mas tão proeminente quanto o dos Su-34) e as asas (de um formato de "delta duplo", com mudança de ângulo de enflechamento no bordo de ataque; diferentes das asas trapezoidais do F-22).
As linhas gerais do projeto buscam uma aeronave de superioridade aérea multifuncional, ou seja, também capaz de ataques contra alvos de superfície. Nos relatórios oficiais do Sukhoi Desing Bureau, são destacados os principais requerimentos solicitados para o PAK-FA - entre eles, a condição de realizar missões de defesa aérea, de ataques contra alvos em terra e mar, em quaisquer condições meteorológicas; supermanobrabilidade em situações de baixa velocidade e vôos com elevados ângulos de ataque; baixa “assinatura” para os radares hostis e difícil detecção por sensores eletro-ópticos e infravermelhos; e por fim, capacidade de operar em pistas curtas que, segundo informações não-oficiais, não seriam maiores que 400m de comprimento. O peso máximo de decolagem do futuro caça deverá ser um pouco inferior ao da família Su-30MK (dando, assim, uma idéia de algo em torno de 25 a 30 toneladas). Segundo a Sukhoi e a NPO Saturn, as novas turbinas permitirão ao T-50 ter velocidade supersônica de cruzeiro, sem uso de pós-combustão (chamada de "supercruise", hoje só existindo o F-22 com tal performance).
Os componentes do T-50, como turbinas, aviônicos e sistemas de armas estão sendo feitos por estágios. Primeiramente, a Sukhoi está modernizando os sistemas existentes no mercado, para posteriormente dar início ao desenvolvimento de novos componentes realmente necessários. Deste modo, os protótipos e o primeiro T-50 de produção serão bem parecidos com o caça Sukhoi Su-35 (ou T-10BM), que está em desenvolvimento. Os controles de vôo, aviônicos e cockpit do primeiro T-50 serão os mesmos do Su-35. Assim como as turbinas do Su-35 e dos primeiros T-50 serão as AL-41F1 (117S) de 14.162kfg de potência, versão modernizada da AL-31F, que equipa o Su-27.
Segundo fontes não-oficiais ouvidas por ASAS, é previsto que o T-50 vá fazer seu primeiro vôo em 2009, entrando em serviço em 2015; e recentemente este “cronograma” foi confirmado pelo próprio Mikhail Pogosyan, CEO da Sukhoi, que declarou que o protótipo não deverá voar antes de 2009. Por outro lado, 2012 foi considerado o "prazo máximo" para o primeiro vôo do PAK-FA, estipulado pelo comandante da força aérea russa, general Aleksander Zelin.
A Sukhoi é a principal responsável pelo T-50, sendo que a produção em série deverá ser feita na fábrica da KNAAPO; com outra fábrica, a NAPO, atuando como subcontratada. Segundo o diretor desta última, Fiodor Zhdanov, a NAPO poderá produzir a seção frontal da fuselagem, e o T-50 terá um extenso uso de "plástico de carbono" em sua estrutura.

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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#19 Mensagem por Bourne » Sex Abr 18, 2008 10:29 pm

Se a Super Priscila futurista, T-50, voa pela primeira vez em 2009 e entrar em serviço em 2015. Então, a FAB pode ir direto para o PAK ou, no máximo, utilizar alguns Su-não-sei-o-que recauchutados para cobrir o gap. :shock: :shock: :twisted: :twisted: :twisted:

As perspectivas são ótimas, ótimas até demais. Já começo até a desconfiar :roll: :roll: :roll:




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 18, 2008 10:31 pm

Mas a proposta sempre foi essa meu caro. No FX-1 já havia a oferta de leasing de 12 ou 16 SU-27SKM com tudo que tem direito, direto da FAerRu com cláusula de buy-back(que porra é essa?).




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#21 Mensagem por Beronha » Sex Abr 18, 2008 10:32 pm

buy-back(que porra é essa?).
é recompra :lol:




Editado pela última vez por Beronha em Sex Abr 18, 2008 10:33 pm, em um total de 1 vez.
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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#22 Mensagem por R.A.Barros » Sex Abr 18, 2008 10:33 pm

é impossível o berkut ser furtivo com sua aerodinamica




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#23 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 18, 2008 10:33 pm

Eu sei. :wink:




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#24 Mensagem por R.A.Barros » Sex Abr 18, 2008 10:38 pm

faterra escreveu:E por falar em "asas"

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EXCLUSIVO: Conhecendo o programa do PAK-FA

(Da redação, 17 de abril de 2008)

O assunto já virou a principal pauta dos maiores veículos de comunicação de temas militares e estratégicos. O Brasil assinou na tarde desta terça-feira, junto com o governo da Rússia, um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento conjunto de um caça supersônico multifuncional de 5ª geração, e também de veículos lançadores de satélites (foguetes). Visando esclarecer os detalhes que envolvem o Programa PAK-FA, ASAS mostra aqui detalhes desse projeto, um dos mais comentados e mais secretos da atualidade.
O T-50 (também conhecido como I-21, Istrebitel 21, do russo “caça do século 21”) está sendo projetado dentro do ambicioso Programa PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsii, Futuro Complexo Industrial de Aviação Tática). Em 26 de abril de 2002, a proposta da Sukhoi foi escolhida pelo Comitê do Governo, na concorrência feita pelo PAK FA; e em outubro de 2004, a Sukhoi apresentou para a Força Aérea da Rússia o design preliminar do caça T-50, o qual foi aprovado apenas dois meses depois.
As autoridades russas vêem no PAK FA um caça que terá a performance do Lockheed/Boeing F-22A, pesando um pouco mais que o Lockheed F-35. Embora o jato mostrado ao lado tenha semelhanças com o Raptor, tem claros sinais de um design da Sukhoi, destacando-se o grande cone de cauda central (mais "achatado", mas tão proeminente quanto o dos Su-34) e as asas (de um formato de "delta duplo", com mudança de ângulo de enflechamento no bordo de ataque; diferentes das asas trapezoidais do F-22).
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Os componentes do T-50, como turbinas, aviônicos e sistemas de armas estão sendo feitos por estágios. Primeiramente, a Sukhoi está modernizando os sistemas existentes no mercado, para posteriormente dar início ao desenvolvimento de novos componentes realmente necessários. Deste modo, os protótipos e o primeiro T-50 de produção serão bem parecidos com o caça Sukhoi Su-35 (ou T-10BM), que está em desenvolvimento. Os controles de vôo, aviônicos e cockpit do primeiro T-50 serão os mesmos do Su-35. Assim como as turbinas do Su-35 e dos primeiros T-50 serão as AL-41F1 (117S) de 14.162kfg de potência, versão modernizada da AL-31F, que equipa o Su-27.
Segundo fontes não-oficiais ouvidas por ASAS, é previsto que o T-50 vá fazer seu primeiro vôo em 2009, entrando em serviço em 2015; e recentemente este “cronograma” foi confirmado pelo próprio Mikhail Pogosyan, CEO da Sukhoi, que declarou que o protótipo não deverá voar antes de 2009. Por outro lado, 2012 foi considerado o "prazo máximo" para o primeiro vôo do PAK-FA, estipulado pelo comandante da força aérea russa, general Aleksander Zelin.
A Sukhoi é a principal responsável pelo T-50, sendo que a produção em série deverá ser feita na fábrica da KNAAPO; com outra fábrica, a NAPO, atuando como subcontratada. Segundo o diretor desta última, Fiodor Zhdanov, a NAPO poderá produzir a seção frontal da fuselagem, e o T-50 terá um extenso uso de "plástico de carbono" em sua estrutura.

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Essas turbinas vão produzir um calor enorme, acho que pro PAK-FA deveriam mudar, sei lá, no estilo F-117/F-22




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 18, 2008 10:40 pm

Todas elas produzem, e o F-22 nem de longe consegue esconder aquelas tubeiras de um bom sensor IR. Não tem jeito, potência nesse nível e para obter o desempenho de um caça gera muito, mas muito calor mesmo.




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#26 Mensagem por R.A.Barros » Sex Abr 18, 2008 10:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Todas elas produzem, e o F-22 nem de longe consegue esconder aquelas tubeiras de um bom sensor IR. Não tem jeito, potência nesse nível e para obter o desempenho de um caça gera muito, mas muito calor mesmo.
Hmm..

Mas em, é a sukhoi que ta produzindo sozinha o T-50? ou a MiG e a yakovlev também estão no projeto? Algum já apresento oficialmente algum projeto?




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#27 Mensagem por Kratos » Sex Abr 18, 2008 11:00 pm

Mas que merda!!! Quem diabos fica ressucitando esses tópicos?? Tem 300 bilhões de tópicos atuais sobre o PAK-FA, usa um deles. pqp...........




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#28 Mensagem por faterra » Sex Abr 18, 2008 11:09 pm

Foi o coveiro.




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Re: PAK-FA = Su-47 ...

#29 Mensagem por Sintra » Sex Abr 18, 2008 11:10 pm

faterra escreveu:E por falar em "asas"

Revista ASAS nº 42
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O assunto já virou a principal pauta dos maiores veículos de comunicação de temas militares e estratégicos. O Brasil assinou na tarde desta terça-feira, junto com o governo da Rússia, um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento conjunto de um caça supersônico multifuncional de 5ª geração, e também de veículos lançadores de satélites (foguetes). Visando esclarecer os detalhes que envolvem o Programa PAK-FA, ASAS mostra aqui detalhes desse projeto, um dos mais comentados e mais secretos da atualidade.
O T-50 (também conhecido como I-21, Istrebitel 21, do russo “caça do século 21”) está sendo projetado dentro do ambicioso Programa PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsii, Futuro Complexo Industrial de Aviação Tática). Em 26 de abril de 2002, a proposta da Sukhoi foi escolhida pelo Comitê do Governo, na concorrência feita pelo PAK FA; e em outubro de 2004, a Sukhoi apresentou para a Força Aérea da Rússia o design preliminar do caça T-50, o qual foi aprovado apenas dois meses depois.
As autoridades russas vêem no PAK FA um caça que terá a performance do Lockheed/Boeing F-22A, pesando um pouco mais que o Lockheed F-35. Embora o jato mostrado ao lado tenha semelhanças com o Raptor, tem claros sinais de um design da Sukhoi, destacando-se o grande cone de cauda central (mais "achatado", mas tão proeminente quanto o dos Su-34) e as asas (de um formato de "delta duplo", com mudança de ângulo de enflechamento no bordo de ataque; diferentes das asas trapezoidais do F-22).
As linhas gerais do projeto buscam uma aeronave de superioridade aérea multifuncional, ou seja, também capaz de ataques contra alvos de superfície. Nos relatórios oficiais do Sukhoi Desing Bureau, são destacados os principais requerimentos solicitados para o PAK-FA - entre eles, a condição de realizar missões de defesa aérea, de ataques contra alvos em terra e mar, em quaisquer condições meteorológicas; supermanobrabilidade em situações de baixa velocidade e vôos com elevados ângulos de ataque; baixa “assinatura” para os radares hostis e difícil detecção por sensores eletro-ópticos e infravermelhos; e por fim, capacidade de operar em pistas curtas que, segundo informações não-oficiais, não seriam maiores que 400m de comprimento. O peso máximo de decolagem do futuro caça deverá ser um pouco inferior ao da família Su-30MK (dando, assim, uma idéia de algo em torno de 25 a 30 toneladas). Segundo a Sukhoi e a NPO Saturn, as novas turbinas permitirão ao T-50 ter velocidade supersônica de cruzeiro, sem uso de pós-combustão (chamada de "supercruise", hoje só existindo o F-22 com tal performance).
Os componentes do T-50, como turbinas, aviônicos e sistemas de armas estão sendo feitos por estágios. Primeiramente, a Sukhoi está modernizando os sistemas existentes no mercado, para posteriormente dar início ao desenvolvimento de novos componentes realmente necessários. Deste modo, os protótipos e o primeiro T-50 de produção serão bem parecidos com o caça Sukhoi Su-35 (ou T-10BM), que está em desenvolvimento. Os controles de vôo, aviônicos e cockpit do primeiro T-50 serão os mesmos do Su-35. Assim como as turbinas do Su-35 e dos primeiros T-50 serão as AL-41F1 (117S) de 14.162kfg de potência, versão modernizada da AL-31F, que equipa o Su-27.
Segundo fontes não-oficiais ouvidas por ASAS, é previsto que o T-50 vá fazer seu primeiro vôo em 2009, entrando em serviço em 2015; e recentemente este “cronograma” foi confirmado pelo próprio Mikhail Pogosyan, CEO da Sukhoi, que declarou que o protótipo não deverá voar antes de 2009. Por outro lado, 2012 foi considerado o "prazo máximo" para o primeiro vôo do PAK-FA, estipulado pelo comandante da força aérea russa, general Aleksander Zelin.
A Sukhoi é a principal responsável pelo T-50, sendo que a produção em série deverá ser feita na fábrica da KNAAPO; com outra fábrica, a NAPO, atuando como subcontratada. Segundo o diretor desta última, Fiodor Zhdanov, a NAPO poderá produzir a seção frontal da fuselagem, e o T-50 terá um extenso uso de "plástico de carbono" em sua estrutura.

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Cuidado, a pessoa que desenhou este "esquema", o Paralay, é o primeiro a admitir que é uma "fantasia", razoavelmente bem informada, é verdade, mas mesmo assim pode não corresponder em praticamente nada ao avião real.
Outra coisa, é muitissimo provável que existam atrasos no desenvolvimento do avião, portanto não comecem a sonhar com caças stealth Russos na FAB em 2015 ou 2016.




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Re:

#30 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 8:25 am

VICTOR escreveu:O que vocês acham do "Sistema de Armas"? Vou dar uma opinião controversa e pessoal: esse site passa longe de ser imparcial, sempre os russos estão décadas à frente dos outros, e qualquer boato da indústria russa torna-se notícia, e sabe-se que a situação por lá está feíssima.

Tenho o maior respeito pelos produtos russos, e aprecio muito colher informações sobre eles, mas esse site me parece mais uma torcida organizada do que uma fonte de informações.

Gostaria de saber o que vocês acham.
Ih rapaz, agora o G-LOC (Fábio M. Castro) vai lhe pegar!!! Mesmo que seja um post de 2003!!! :shock: :shock: :shock:




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