Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Thor
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#136
Mensagem
por Thor » Ter Abr 15, 2008 7:04 pm
Carlos Mathias escreveu:Não conta tanto???
Desconheço isso que disse, arena IR só conta manobrabilidade, e isso o F-16 dá um banho no F-5. Só perde se o piloto der muito mole... da mesma maneira que tivemos M-III enquadrando M-2000 em 2004, mas foi descuido total do piloto.
Huuuum THOR, as experiências com o
MIG-29 + HMS+R73 contra caças americanos sem esse equipamento foram me parece(pelo menos para a OTAN foi) conclusivas da grande vantagem conferida por estes sistemas.
Mig-29 é um dos caças mais manobráveis do mundo, e não um F-5;
HMS é bem diferente do que está em uso hoje nos F-5;
R73 dizem ser um bom míssil.
Para essa arena de dogfight acho que o F-5 é um pouco inferior a esse conjunto citado. Para a época dele, realmente o F-5 era muito manobrável, mas hoje infelizmente não sustenta uma curva como um F-16 ou M-2000, não tem capacidade de aceleração e nem perfil para puxar 9G como vemos nas outras aeronaves (tô falando liso, nem falei em colocar um centerline).
Abraços
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Carlos Mathias
#137
Mensagem
por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 7:08 pm
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Tupi
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#138
Mensagem
por Tupi » Ter Abr 15, 2008 9:21 pm
Thor,
Mas se estiver em dog figth, conceitualmente já não teria de ejetar o centerline
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Cougar_PH
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#139
Mensagem
por Cougar_PH » Qua Abr 16, 2008 3:37 pm
Tupi
apenas pra complementar um pouco essa discursão
se pegarmos o F-16 com carga de CAP, ele tem capacidade de puxar 6 Gs sustentado em velocidades de 300 à 360 nós, sem danos a estrutura...
Um F-5 e mesmo o EM, ele não puxar nem 5,5 Gs, com risco de fadiga de estrutura e e tbm do consumo de combustivel...
O F-5 é um excelente caça pra dogs em curtas distâncias e com caças que puxem no máximo entre 6 e 7,5 Gs... O que hoje qualquer treinador a hélice ou jato, é capaz...
Contudo é claro que a experiência do piloto com a aeronave, ajuda muito...
Abraços
Paulo
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#140
Mensagem
por Alcantara » Qua Abr 16, 2008 4:05 pm
Eu acho que "fadiga da estrutura" é o que menos importaria a um piloto em combate real.
Tudo bem que em tempo de paz se poupe o equipamento, mas no caso de uso real, a estrutura vai ser usada no máximo do que ela puder suportar. Isso se não for usada ALÉM do que ela pode suportar, rsrsrsrs...
Abraços!!!
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crubens
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#141
Mensagem
por crubens » Qua Abr 16, 2008 4:15 pm
Se não for usada o piloto vai pro beleleu bem rapidinho
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#142
Mensagem
por Skyway » Qua Abr 16, 2008 4:54 pm
Acho que "fadiga estrutural" nesse caso não é no sentido de vida útil da célula, mas fadiga estrutural instantânea, stress em pontos específicos que podem causar danos imediatamente, como por exemplo perder as asas em uma puxada violenta de Gs.
Todos aqui já viram aquele vídeo de um C-130 de combate a incêndio perdendo as asas ao cabrar depois de lançar "água" na mata..não?
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Cougar_PH
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#143
Mensagem
por Cougar_PH » Qui Abr 17, 2008 1:05 pm
pessoal
fadiga estrutural não é brincadeira, teve um doido aqui que voltou de um vôo de xavante acusando barulhos estranhos na estrutura, quando pousou e o mecânico foi inspecionar, condenou toda a aeronave na hora, pelo simples fato de ter a estrutura chegado a 9 Gs... isso num xavante, imagina num caça q o pessoal chega tranquilamente a 10 Gs, instantâneo,. pior o f-5, que só chega a 7,5 Gs... então em combate real ou não, ele chega a até 9 Gs, mas será que a estrutura aguenta chegar na base ou ter condições de voar de novo...
Obs.: isso foi em 1980 e pouco qndo os xavantes eram novo ainda, imagine hoje...
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Tupi
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#144
Mensagem
por Tupi » Qui Abr 17, 2008 7:29 pm
Cougar_PH escreveu:pessoal
fadiga estrutural não é brincadeira, teve um doido aqui que voltou de um vôo de xavante acusando barulhos estranhos na estrutura, quando pousou e o mecânico foi inspecionar, condenou toda a aeronave na hora, pelo simples fato de ter a estrutura chegado a 9 Gs... isso num xavante, imagina num caça q o pessoal chega tranquilamente a 10 Gs, instantâneo,. pior o f-5, que só chega a 7,5 Gs... então em combate real ou não, ele chega a até 9 Gs, mas será que a estrutura aguenta chegar na base ou ter condições de voar de novo...
Obs.: isso foi em 1980 e pouco qndo os xavantes eram novo ainda, imagine hoje...
Vlws Cougar_PH.
Por favor me esclareçam. Como o piloto fica ciente de quantos G´s esta puxando
Além da sensação. Há um indicador ou medidor no HUD
. Pois fico imaginando que no meio do combate, ficar checando isso deve tirar a atenção do caboclinho em relação ao inimigo lá fora
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Carlos Mathias
#145
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Abr 17, 2008 8:13 pm
Tem aviso sonoro e nos mais modernos é uma voz feminina. "Pára cacete, vai quebrar essa porra!"
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#147
Mensagem
por Cougar_PH » Qui Abr 17, 2008 9:17 pm
Tupi
tem um relogio nos mais antigos, o Gêsimétro...
e nos modernos tem no HUD, pois vc tem vários niveis de configurações assim limitando a quantidade de Gs, mas que pode ser desabilitado...
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Tupi
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#148
Mensagem
por Tupi » Sex Abr 18, 2008 2:37 pm
Cougar_PH escreveu:Tupi
tem um relogio nos mais antigos, o Gêsimétro...
e nos modernos tem no HUD, pois vc tem vários niveis de configurações assim limitando a quantidade de Gs, mas que pode ser desabilitado...
Valews,
Mas se eu fosse piloto ia preferir o modo de alerta com voz feminina.
talvez da Ivete Sangalo.
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Carlos Mathias
#149
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Abr 18, 2008 5:01 pm
Cougar-PH, nos modernos tem a voz e o acelerômetro também.
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#150
Mensagem
por Cougar_PH » Sex Abr 18, 2008 7:13 pm
Carlos
eu sei, mais o seu sistema feminino eu não conhecia não... acho que deve ser a versão feminina do Putin...
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