delmar escreveu:Comapanheiro, lamento mas estas laborando no erro. Tudo que foi gasto em Itaipu está na conta da dívida da Itaipu Binacional. Cada centavo gasto na construção foi contabilizado e está sendo pago com o dinheiro da venda da energia. A maior parte do dinheiro que deveria ser do Paraguai, os 50% que pertence a ele, é destinado ao pagamento da dívida. O mesmo ocorre com a parte da energia do Brasil. Ou seja a usina está sendo paga, ou a dívida amortizada, com a venda da energia gerada.
saudações
Não acho que eu esteja de todo errado não, delmar. O Brasil pagou praticamente sozinho por essa usina. Vou colocar parte deste meu post
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... &start=180 pra ilustrar meu ponto de vista:
...O governo brasileiro captou vultosos recursos (mais de US$ 12 bilhões) necessários para a construção da usina.
A Ande, a Eletrobrás paraguaia, só se tornou sócia no empreendimento porque o Banco do Brasil lhe financiou os US$ 50 milhões para o aporte nos US$ 100 milhões do capital inicial;
Quando as primeiras máquinas de Itaipu começaram a gerar, não havia mercado para a energia produzida;
Por isso, e compulsoriamente, como previa e prevê o tratado, as empresas distribuidoras brasileiras foram obrigadas a adquiri-la;
A energia cara resultou na inadimplência dessas distribuidoras, que, ao não mais poderem pagar à Itaipu, tornaram a binacional também inadimplente, com a amortização dos financiamentos externos, garantidos pelo Tesouro brasileiro, sem ônus para o similar paraguaio. Essa dívida, renegociada em 1996, só será zerada em 2023.
O Paraguai, pelo tratado, tem direito a 50% da energia gerada por Itaipu, mas sua economia só absorve 10% desses 50%. O restante o Brasil compra para seu próprio consumo. Hoje, quase 20% da energia consumida pelo Sudeste brasileiro (São Paulo e Rio de Janeiro) vem de Itaipu, sem que haja alternativas, ao menos a curto prazo, para esse panorama se modificar.
...Em 2007, a receita operacional de Itaipu foi composta por US$ 3,042 bilhões da Eletrobrás (95,23%) e apenas US$ 145,1milhões da Ande (4,77%). Esse é o valor monetário da energia consumida por cada um dos dois países.
O Brasil transferiu em 2007, por força do tratado, diretamente ao governo do Paraguai ou para honrar os compromissos financeiros daquele país na Itaipu Binacional cerca de US$ 1,5 bilhão, que corresponde ao pagamento de US$ 41,32/MWh pela 'energia paraguaia' utilizada, ou 14,86 vezes mais do que Lugo alega que está sendo pago.
Os consumidores brasileiros ainda pagam em suas tarifas de luz cerca de US$ 200 milhões ao ano a título de royalties ao Paraguai.
Os royalties pagos por usinas brasileiras - que no Brasil são denominados 'compensação financeira' - representam valores bem menores do que os royalties de Itaipu, evidenciando um custo abusivo dos royalties da binacional (de 2,5 a 4,1 vezes superiores aos pagos pelas usinas brasileiras).
Conclusão: se a usina está sendo paga com a venda da energia gerada, o Brasil está pagando 90% da obra. Paga os 50% da nossa parte e comprando os 40% excedentes do Paraguai acaba pagando 40% da parte paraguaia. O Paraguai paga 10% e ainda quer cantar de galo. É isso ou tô errado?
O Brasil não deve nada ao Paraguai. É justamente o contrário. E eles sabem disso, mas depois que a Bolívia passou a mão na nossa bunda e não fizemos nada os paraguaios estão se achando nesse direito também. E vou por mais um trecho do meu post pra mostrar que parece que vamos ter que nos acostumar com isso.
...Cedendo à pressão do governo paraguaio, o governo Lula aumentou de 4 para 5,1 o multiplicador de cálculo de energia comprada pelo Brasil, o que representou despesas adicionais para o Tesouro de mais US$ 20 milhões/ano.
Tomara que esteja errado. O Brasil não pode -
em hipótese nenhuma - renegociar esse contrato.
[]s.