Sobre o seqüestro do Ponant
Moderador: Conselho de Moderação
- papagaio
- Avançado
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Re: Sobre o seqüestro do Ponant
Apesar de diversos aspectos ainda a serem revelados nesta Operação, não podemos deixar de observar vários tópicos relevantes:
1) Operação de navios, aeronaves, equipes de operações especiais, ... no litoral e em território africano, bastante distante do seu quintal Europeu. Destaca-se o pronto envio de pessoal e material para o litoral Africano. Caso a França já possuísse este tipo de suporte por lá (o que não acredito), a logística é ainda muito mais cara e complexa ;
2) Operação inter-forças (navios da marinha, helicópteros do exército, equipe anti-terror da GIGN (Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale – que imagino não serem nem militares e não deve haver similar no Brasil, mas posso estar enganado), ...) ;
3) Meios que NÃO são nem de longe o que há de mais moderno (os simples Allouete, o velho Porta-Helicópteros Joana Darc, ...) mas que estavam realmente prontos a atuar quando necessário ;
4) Rápida junção e integração de diversos setores (militares e para-militares) para uma rápida resposta a uma situação real ;
5) Rápida resposta militar após uma decisão política para tal ;
6) Demonstração da capacidade de dissuasão Francesa ;
Nestes momentos que descobrimos que tipo de forças armadas que os países realmente possuem.
Outro exemplo histórico, muito mais complexo, foi quando a Argentina invadiu as Malvinas. Na primeira reunião entre a 1ª Ministra Margareth Tatcher e os militares ingleses, o Comandante da Royal Navy afirmou que em 48 horas poderia colocar uma Esquadra no mar para retomar as ilhas, e assim foi feito.
Que países no mundo possuem realmente esta capacidade ?
Parabéns a França.
1) Operação de navios, aeronaves, equipes de operações especiais, ... no litoral e em território africano, bastante distante do seu quintal Europeu. Destaca-se o pronto envio de pessoal e material para o litoral Africano. Caso a França já possuísse este tipo de suporte por lá (o que não acredito), a logística é ainda muito mais cara e complexa ;
2) Operação inter-forças (navios da marinha, helicópteros do exército, equipe anti-terror da GIGN (Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale – que imagino não serem nem militares e não deve haver similar no Brasil, mas posso estar enganado), ...) ;
3) Meios que NÃO são nem de longe o que há de mais moderno (os simples Allouete, o velho Porta-Helicópteros Joana Darc, ...) mas que estavam realmente prontos a atuar quando necessário ;
4) Rápida junção e integração de diversos setores (militares e para-militares) para uma rápida resposta a uma situação real ;
5) Rápida resposta militar após uma decisão política para tal ;
6) Demonstração da capacidade de dissuasão Francesa ;
Nestes momentos que descobrimos que tipo de forças armadas que os países realmente possuem.
Outro exemplo histórico, muito mais complexo, foi quando a Argentina invadiu as Malvinas. Na primeira reunião entre a 1ª Ministra Margareth Tatcher e os militares ingleses, o Comandante da Royal Navy afirmou que em 48 horas poderia colocar uma Esquadra no mar para retomar as ilhas, e assim foi feito.
Que países no mundo possuem realmente esta capacidade ?
Parabéns a França.
Achei muito pertinente seus comentários, papagaio.
O Nr 3 é emblemático para a discussão que eu tive há algum tempo lá na ALIDE (aquela velha do BH x Super Puma/Cougar x Mi-171).
Me perguntavam porque o BH foi no resgate da GOL e não o Cougar, porque o BH foi em missão tal e não um SP da FAB, como se cada vez que um BH saísse do chão, fosse um atestado de incapacidade das demais aeronaves.
Todas são aeronaves de uso corrente, com as mesmas finalidades. A França tem NH-90 nas unidades regulares da ALAT, o EC725 na unidade de Operações Especiais, tem os Tigers como helicóptero de ataque atual. Mas cumpriu a missão com helicópteros mais antigos que têm as mesma finalidades.
E essa capacidade de resposta em tão pouco tempo foi realmente de tirar o chapéu. Coisa de gente grande.
Abraços,
O Nr 3 é emblemático para a discussão que eu tive há algum tempo lá na ALIDE (aquela velha do BH x Super Puma/Cougar x Mi-171).
Me perguntavam porque o BH foi no resgate da GOL e não o Cougar, porque o BH foi em missão tal e não um SP da FAB, como se cada vez que um BH saísse do chão, fosse um atestado de incapacidade das demais aeronaves.
Todas são aeronaves de uso corrente, com as mesmas finalidades. A França tem NH-90 nas unidades regulares da ALAT, o EC725 na unidade de Operações Especiais, tem os Tigers como helicóptero de ataque atual. Mas cumpriu a missão com helicópteros mais antigos que têm as mesma finalidades.
E essa capacidade de resposta em tão pouco tempo foi realmente de tirar o chapéu. Coisa de gente grande.
Abraços,
Carpe noctem!
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2779 vezes
- Agradeceram: 2451 vezes
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Piratas que estavam num Iate conseguiram um carro pra fugir no meio da Somália?
Ou eram do grupo de piratas mas nunca estiveram a bordo?
Bom, informações desencontradas na mídia sobre esse caso. Mas foi excelênte a resposta Francesa, meu parabens, mostrou que não precisa ter sempre o melhor para fazer o melhor, mostrou a importãncia do que MUITOS aqui no DB esquecem..a DOUTRINA, o Treinamento!
Agora vem a parte das especulações.....o que será que aconteceu? o Governo Francês negociou com os Pirtadas, fingiu que aceitou os termos, deu um carro pra fuga e depois caçou que nem pato?rs
Ou eram do grupo de piratas mas nunca estiveram a bordo?
Bom, informações desencontradas na mídia sobre esse caso. Mas foi excelênte a resposta Francesa, meu parabens, mostrou que não precisa ter sempre o melhor para fazer o melhor, mostrou a importãncia do que MUITOS aqui no DB esquecem..a DOUTRINA, o Treinamento!
Agora vem a parte das especulações.....o que será que aconteceu? o Governo Francês negociou com os Pirtadas, fingiu que aceitou os termos, deu um carro pra fuga e depois caçou que nem pato?rs
AD ASTRA PER ASPERA
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Deram 2 milhões de dólares de resgate mas as FEs conseguiram recuperar só parte do dinheiro.
Para mim foi um fracasso.
Estranha não darem mais informações a respeito disseram que houve muitos terroristas mortos .............parece que o GIGN levou uns sacos pretos para casa tbm,
Estranha não darem mais informações a respeito disseram que houve muitos terroristas mortos .............parece que o GIGN levou uns sacos pretos para casa tbm,
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
talharim escreveu:Deram 2 milhões de dólares de resgate mas as FEs conseguiram recuperar só parte do dinheiro.
Novidade né Talha...
AD ASTRA PER ASPERA
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1156 vezes
- Agradeceram: 2899 vezes
Meus senhores não se esqueçam que a França tem milhares de militares em África, desde Legionários, a Esquadrões da Força Aérea, a navios da Marinha de Guerra Francesa.
- P44
- Sênior
Artigo do MER ET MARINE acerca destas situações, em francês (espero que gostem!)
Une force maritime internationale contre la piraterie
http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=107428
Une force maritime internationale contre la piraterie
http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=107428
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
tópico com bastantes fotos da operação
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... p?t=132388
fica aqui uma para abrir o apetite
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... p?t=132388
fica aqui uma para abrir o apetite
Triste sina ter nascido português
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 207 vezes
- Agradeceram: 507 vezes
Muito boa as fotos. O Brasil deveria ter também um navio porta helicóptero e uma equipe de militares, talvez fuzileiros navais, treinados para operações deste tipo.
saudações
saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
-
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
Quanto aos FN não sei. Mas os NDD Ceará, e Rio de Janeiro podem fazer essas funções, assim como o novo Garcia D`Ávila.Delmar escreveu:
Muito boa as fotos. O Brasil deveria ter também um navio porta helicóptero e uma equipe de militares, talvez fuzileiros navais, treinados para operações deste tipo
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Já não tem o GERR?delmar escreveu:Muito boa as fotos. O Brasil deveria ter também um navio porta helicóptero e uma equipe de militares, talvez fuzileiros navais, treinados para operações deste tipo.
saudações
Carpe noctem!
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Sim, GERR!
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco