#1911
Mensagem
por Brigadeiro » Ter Abr 15, 2008 11:10 am
F-X, Será de Quinta?
Nelson Düring
Diretor de Redação - DEFESA@NET
Durante a FIDAE 2008 começou a ser identificado mais claramente o que o Governo, FAB, MD e indústria têm de estratégias, planejamento e em especial cartas na manga.
Após a série de reportagens bombásticas surgidas durante as viagens dos Ministros Nelson Jobim e Mangabeira Unger à França, Rússia e posteriormente aos Estados Unidos, e do ano passado quando quantidades e valores foram anunciados a delimitação para os contendores veio ontem na apresentação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal.
“Jobim revelou que duas alternativas serão postas à mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira é de fazer a aquisição de caças de quarta geração - como o Rafale francês ou o Sukhoi russo - barganhando "ao máximo" a transferência de tecnologia. Outra opção é deixar essa compra de lado e investir todos os recursos com quatro finalidades: a modernização dos sistemas de armas dos caças já disponíveis na frota da FAB; o avanço de projetos próprios de veículos não-tripulados (primeiro de monitoramento e, depois, de combate); investimentos "maciços" em recursos humanos na Aeronáutica; e o desenvolvimento de uma quinta geração de caças. É um projeto "de décadas, não de anos", em que o objetivo "é mais aprender do que fabricar", disse Mangabeira.” Matéria publicada pelo Jornal Valor em dia 10 Abril 2008.
Ora esse discurso é o mesmo do Brigadeiro J.Carlos quando em entrevista sepultou definitivamente o F-X e anunciou a vinda dos Mirage 2000C/B. O discurso da espera do melhor, que está sendo derrubado por vários fabricantes, em especial a Boeing e a SAAB, com a incorporação de novas tecnologias nas plataformas de 4ª Geração atalhando o gap tecnológico-operacional para a 5ª Geração.
Ora no momento a FAB necessita isso sim de exercitar-se. O novo padrão técnico-operacional só será mantido com exercícios em plataformas avançadas que ultrapassem o que alcançamos no momento com o F-5EM/FM.
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"