NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Rafale News

#751 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 5:45 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu: Isso não é matemática para os vendedores, isso é "matemática" para os ignorantes, POWS!!!!

:lol: :lol: :lol:
Mas tu acredita quanto a matemática russófila fala em alcance de 400 kms para caças do SU-35-1. Como falei, cada um é enganado pela matemática do vendedor mais simpático as suas ideologias. :twisted: :twisted:

[ ]´s
Mas aí não se trata da matemática dos russo, aliás uma das melhores de toda a história da matemática e do Planeta (mas os leigos a ignoram), trata-se das "bocas dos russos" e a boca diz o que quer (assim como as nossas bocas). :lol: :lol: :lol:

orestespf
Sênior
Sênior

#752 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 5:46 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu: Gostei do "cqd", grande irmão, ou seja, "como queríamos demonstrar". Mas existe um erro e o PRick não aparece para "explicar" aonde o erro aparece. :D :D

Mas como sou mais ansioso dos que os ansiosos... :D :D :D

Lá vai!!! Não se pode cortar o (1 - 1) ou o (a - b), pois estes termos podem ser zero. Explico, em matemática não existe tesoura, navalha, faça ou qualquer que seja o objeto cortante (srsrrsrsrrs), logo não existe a "lei do corte", o que existe multiplicar ambos os membros de uma equação pelo inverso (ou recíproco) de um número, e que não pode ser zero (pois não existe divisão por zero, logo não pode estar no denominador, nunca!)

Ao se "cortar" os termos (1 - 1) ou (a - b), corremos o risco deste ser um "zero" (e é neste caso, pois 1 -1 = 0), logo não podemos sair "cortando" de qualquer maneira, pelo menos sem antes nos certificarmos que o termo é realmente diferente de zero.

Como a "demonstração" acima parte do pressuposto que existe uma divisão por zero, a mesma está invalidada!!!! Logo é falsa!! Portanto, colocada as "exigências" da Matemática, somos forçados a admitir que a mesma é EXATA, hoje e para todo sempre! rsrrsrsrs

Fortíssimo abraço,

Orestes
O erro é que vocês não estão usando a máquina de calcular que tem no bolso! :twisted: :twisted:

[ ]´s
A máquina de calcular por definição é "burra", ela não sabe operar divisão por zero, simplesmente apresenta uma mensagem de "ERRO", mas não explica o porquê. Cabe aos "entendidos" (sem trocadilhos) a compreensão do erro, o leigo continua operando sem perceber. :D :D :D

orestespf
Sênior
Sênior

#753 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 5:48 pm

PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Professor, o tio CM deve ter comprado essa champagne com o Prick, assim como a Dassault, ele disse que o produto era bom e talz, mas olha o resultado :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]s
Lave sua boca com sabão, :lol: :lol: o CM já disse que passou mal porque bebeu Coca-Cola, mas devia estar com pouco polônio. Quem manda acreditar em maravilhas made in Usa, termina bebendo Coca-Cola.

Só pode ter passado mal com Champanhe se ela foi feita nos EUA e vendida pela máfia russa no Cidade Del Leste. :mrgreen:

Produto francês é de primeira, comida estragada ou de segunda é com russófilos e americanófilos.

[ ]´s
Apesar da sacanagem, tenho que rir, esse PRick é muito bom! :lol: :lol: :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#754 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 13, 2008 5:50 pm

So para lembrar a todos que esse 'e o t'opico sobre o Rafale e pedir que mantenham a conversa no assunto 'Rafale'.

Alem disso gostaria de pedir que nos policiemos quanto a comentarios sobre outro forista. Assim nao teremos conflitos e situacoes desagradaveis acontecendo.

Conto com a contribuicao de todos os amigos. [100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior

#755 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 5:58 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Perfeitas considerações, Alfredo. Um post equilibrado, sensato e imparcial. Gostemos ou não dos fatos, os mesmos sugerem isso.

Abração,

Orestes
Olá pessoal,

Tinha acabado de escrever um detalhado email e o site o engoliu... que raiva...

Resumindo :

- esse assunto já foi discutido N vezes, os custos do Rafale são públicos e simples de serem analisados;

- o Rafale C F3 custa EUR 52,8 mi fly-away, aprox. o custo do Eurofighter. Isso não é "absurdamente caro", custa um Mirage 2000-5 mais uma modernização razoável de meia-vida, sendo que o Rafale C tem muito mais capacidade que um Mirage 2000-5;

- o programa do Rafale especificava há muito tempo que os fabricantes entrariam com 25% da pesquisa & desenvolvimento (assumindo um risco, nos EUA isso ocorre também), sendo recompensados depois no lucro de cada Rafale construído. A Dassault não "teve" que bancar o Rafale...

- o estouro de orçamento do Rafale é de EUR 1,4 bi (4%), algo pequeno se comparado a programas de caças da década de 90 e atual (Eurofighter, F-22, etc);

- custo de caça de 5a geração ? Só o F-22 existe hoje, aprox. uns US$ 200 mi fly-away. O F-35 tem custo fly-away estimado médio de US$83 mi (> EUR 50 mi = US$75 mi) após todos os 1.700 e poucos serem construídos. Esse valor possivelmente aumentará.

Alfredo, por favor, não quero repetir os debates que já aconteceram contigo sobre o Rafale. Você está levando para esse caminho. Você tem aversão a caças franceses, ok, eu, o fórum e a torcida do Corinthians já entedemos isso.

[]s, Roberto
Não é bem assim, Roberto, mas sem querer entrar no mérito da opinião pessoal do Alfredo. Preço público não existe, isso é ficção científica. Todos dizem uma coisa (franceses, russos, suécos e até americanos), mas o preço final tem outro "significado".

O que me surpreende (e muito) é as pessoas aceitarem isso passivamente, ainda mais os "mais esclarecidos". Não é porque alguém escreveu que a coisa se torna verdade, não é por isso que não podemos questionar. E não se trata do Rafale, um caça sabidamente caríssimo, mas de todos os caças e qualquer origem.

Sem querer ofender, mas de forma alguma, mas acho que a "estória de físicos não enxergarem o outro lado da vaca" faz grande sentido sim. O outro lado está lá e não podemos ignorar e não é porque vimos o "lado de cá" é que podemos concluir que o "lado de lá" tem a mesma forma e cor. Isso é precipitação, isso é pouca ciência, isso é o que dizemos (pejorativamente, mas não se aplica a você, Roberto) ser a ingenuidade características dos simples mortais.

Entenda, amigo e respeitadíssimo (por mim e falo sério!) Roberto, não é pra você o que eu disse, que fique claro, mas o outro lado da vaca existe e sobre ele não podemos AFIRMAR absolutamente nada, no máximo ESPECULAR. Aliás "especulação" é prática rotineira dos grandes cientistas, tanto do passado, quando do presente. Logo especulação não é nada pejorativo ou "menor", é algo grandiosos, onde poucos têm competência para tal.

Forte abraço,

Orestes

rcolistete
Sênior
Sênior

#756 Mensagem por rcolistete » Dom Abr 13, 2008 6:08 pm

orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: Olá pessoal,

Tinha acabado de escrever um detalhado email e o site o engoliu... que raiva...

Resumindo :

- esse assunto já foi discutido N vezes, os custos do Rafale são públicos e simples de serem analisados;

- o Rafale C F3 custa EUR 52,8 mi fly-away, aprox. o custo do Eurofighter. Isso não é "absurdamente caro", custa um Mirage 2000-5 mais uma modernização razoável de meia-vida, sendo que o Rafale C tem muito mais capacidade que um Mirage 2000-5;

- o programa do Rafale especificava há muito tempo que os fabricantes entrariam com 25% da pesquisa & desenvolvimento (assumindo um risco, nos EUA isso ocorre também), sendo recompensados depois no lucro de cada Rafale construído. A Dassault não "teve" que bancar o Rafale...

- o estouro de orçamento do Rafale é de EUR 1,4 bi (4%), algo pequeno se comparado a programas de caças da década de 90 e atual (Eurofighter, F-22, etc);

- custo de caça de 5a geração ? Só o F-22 existe hoje, aprox. uns US$ 200 mi fly-away. O F-35 tem custo fly-away estimado médio de US$83 mi (> EUR 50 mi = US$75 mi) após todos os 1.700 e poucos serem construídos. Esse valor possivelmente aumentará.

Alfredo, por favor, não quero repetir os debates que já aconteceram contigo sobre o Rafale. Você está levando para esse caminho. Você tem aversão a caças franceses, ok, eu, o fórum e a torcida do Corinthians já entedemos isso.

[]s, Roberto
Não é bem assim, Roberto, mas sem querer entrar no mérito da opinião pessoal do Alfredo. Preço público não existe, isso é ficção científica. Todos dizem uma coisa (franceses, russos, suécos e até americanos), mas o preço final tem outro "significado".
Caro Orestes,

Como que é ? Então o custo do Rafale divulgado para o governo é ficção ? Se fosse, então os políticos aprovariam um orçamento ficção também como resposta...

Citei que o aumento do programa Rafale até hoje é ótimo, 4%. Compare com outros programas militares e verá isso como um feito. O Alfredo citou que o custo do Rafale é alto, como se fosse surpresa, se tivesse tido aumento absurdo. Não teve. O Rafale substitui 6-7 caças franceses. Se juntasse os custos de todos esses caças, daria um valor muito alto também.

Vou repetir : os franceses criticam sim o Rafale, já criticaram de forma muito mais pesada do que todos aqui nos fóruns (em 2002-3, por aí). Porém com fundamentos. Eis que ocorre aqui que danam a criticar o Rafale em ítens em que ele é ótimo... ou super-criticam os pontos fracos dele.

É mais fácil dizer : eu não gosto do Rafale e pronto. Poupa discussão.

No mais, eu prefiro nessa ordem, sem pensar em custos para 2015-2020 : F-22, F-35, Su-35BM, Rafale, Eurofighter e Gripen N. Acho o Rafale um ótimo caça moderno, não o melhor.

[]s, Roberto

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#757 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Abr 13, 2008 6:10 pm

PRick escreveu:
Mas tu acredita quanto a matemática russófila fala em alcance de 400 kms para caças do SU-35-1. Como falei, cada um é enganado pela matemática do vendedor mais simpático as suas ideologias. :twisted: :twisted:

[ ]´s

Perfeito, Prick, isso mostra que você foi enganado pela matemática francesa :roll: :roll: :roll: :roll:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
PRick

#758 Mensagem por PRick » Dom Abr 13, 2008 6:22 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Não é bem assim, Roberto, mas sem querer entrar no mérito da opinião pessoal do Alfredo. Preço público não existe, isso é ficção científica. Todos dizem uma coisa (franceses, russos, suécos e até americanos), mas o preço final tem outro "significado".
Caro Orestes,

Como que é ? Então o custo do Rafale divulgado para o governo é ficção ? Se fosse, então os políticos aprovariam um orçamento ficção também como resposta...

Citei que o aumento do programa Rafale até hoje é ótimo, 4%. Compare com outros programas militares e verá isso como um feito. O Alfredo citou que o custo do Rafale é alto, como se fosse surpresa, se tivesse tido aumento absurdo. Não teve. O Rafale substitui 6-7 caças franceses. Se juntasse os custos de todos esses caças, daria um valor muito alto também.

Vou repetir : os franceses criticam sim o Rafale, já criticaram de forma muito mais pesada do que todos aqui nos fóruns (em 2002-3, por aí). Porém com fundamentos. Eis que ocorre aqui que danam a criticar o Rafale em ítens em que ele é ótimo... ou super-criticam os pontos fracos dele.

No mais, eu prefiro nessa ordem, sem pensar em custos para 2015-2020 : F-22, F-35, Su-35BM, Rafale, Eurofighter e Gripen N. Acho o Rafale um ótimo caça moderno, não o melhor.

[]s, Roberto
Perfeito, só faço uma pequena modificação, minha lista é F-22, F-35, Rafale, Su-35-1, Typhoon e M-2000BR. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s

PRick

#759 Mensagem por PRick » Dom Abr 13, 2008 6:25 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Perfeito, Prick, isso mostra que você foi enganado pela matemática francesa :roll: :roll: :roll: :roll:

[ ]s

Pergunte para o Tio Orestes qual o País tem a melhor matemática atual, só uma dica: minha professora de Francês teve que estudar um certo idioma, porque foi fazer PHD num certo País, engraçado como o mundo dá voltas. :lol: :lol:

[ ]´s

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#760 Mensagem por Bourne » Dom Abr 13, 2008 6:31 pm

Em vez de discutir sobre o Rafale e seus atributos e defeitos vocês ficam discutindo sobre matemática em plena tarde de domingo. :( :( :( Acho que vocês precisam de uma namorada ou mais atenção para a patroa. :roll: :roll: :roll: Se ela te deixar depois não vão chorar, como eu fiz :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E se querem provar que 1 + 1 = 3. Com um estudo estatístico-econometrico é fácil fazer, só utilizar os parâmetros e margem de confiança adequados. Qualquer programinha livre especializado faz, até o excel tem essa função.

Booz
Sênior
Sênior

#761 Mensagem por Booz » Dom Abr 13, 2008 7:29 pm

Vou plagiar a frase do colega forista:

"Rafale, realmente um grande caça."

Se nada ocorrer de muito importante na visita dos russos (o que não acredito) e também se nada vier de fantástico (de novo) na proposta americana (que descreioi mais ainda) já está no papo mom ami
Liberté! Egalité! E o resto vai ver o mato crescer... :mrgreen:

Imagem
Carlos Mathias

#762 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 13, 2008 8:20 pm

Mais uma vez, estamos no Brasil.

orestespf
Sênior
Sênior

#763 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 10:37 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Não é bem assim, Roberto, mas sem querer entrar no mérito da opinião pessoal do Alfredo. Preço público não existe, isso é ficção científica. Todos dizem uma coisa (franceses, russos, suécos e até americanos), mas o preço final tem outro "significado".
Caro Orestes,

[]s, Roberto

Grande Roberto!!!

Sabia que uma "provocação", mas saudável, o faria aparecer para um debate em bom nível. Fico muito feliz com o retorno!

Quando você fala sobre os custos do Rafale para o governo, se refere a qual governo? O nosso??? Se sim, então não pode negar que o mesmo (Governo brasileiro) tem informações sobre os custos do F-35, pois o próprio ministro Jobim afirmou que os americanos o ofereceu ao Brasil. Observe que a "provocação" não é para duvidar dos custos reais do Rafale, mas apenas para não ignorar que o governo (qual??) sabe sobre os custos dos concorrentes (??).

Você fala de um aumento de 4% nos custos do Rafale. Tá, tudo bem, mas 4% em cima de quê? Isso não diz nada!!! Eu costumo dizer que a Matemática é coisa de Deus, mas que a Estatística é coisa do Diabo. Nada contra o Sr. Diabo, mas apenas que a Estatística pode ser usada a bel prazer, esse é o problema. Por exemplo, não posso nunca concluir que "isto é um feito" se comparado com outros programas, visto que pode-se colocar o valor inicial (maquiavelicamente) alto para se chegar a esta conclusão. Teoria da Conspiração? Pode ser, mas em mercados... Tudo pode, só não vale duvidar!

Posso ter compreendido de forma equivocada o que o Alfredo quis dizer, só ele para esclarecer, mas tive a nítida sensação que ele disse que os custos do Rafale são altos para o que o caça "entrega", ou seja, não é caro se fosse muito melhor do que é. Concordo plenamente com ele, se pensou em dizer isso. É mais ou menos o seguinte: o Rafale é muito caro pelo que oferece, não que seja um caça ruim, longe disso, mas a relação custo-benefício não favorece de forma alguma este caça. Foi o que eu sempre disse. Adoro o Rafale, o acho lindo, mas...

Todos falam que o Rafale irá substituir 6-7 caças franceses, sim, verdade. Porém ninguém questiona isso a fundo!!! Por quê???? Respondo: a questão é mais orçamentária do que técnica, só isso. O Rafale, hoje, é superior a tudo que a França possui, mas isso não é um mérito como se imagina. Lamentavelmente... Guerra é guerra! Bem... Este é outro papo, mas que vale até um tópico. rsrsrs

Juntar todos os 6-7 caças franceses para falar em custos altos? Sim, claro! Mas não se esqueça, estamos falando em questões orçamentárias mais uma vez e não técnicas. Suponha por absurdo que nosso F-5M tivesse o mesmíssimo alcance do A-1 e que o F-5M fosse "novo". Não seria natural "fabricarmos" (ou comprarmos) mais F-5M ao invés de modernizar os A-1??? É isso que a França está fazendo, resolvendo seus problemas no que diz respeito a grana propriamente dito, isso não está ligado a característica técnica do caça escolhido para a substituição em sim, pelo menos na característica "global" deste vetor. Não estou dizendo que o Rafale é ruim, pelo contrário, é superior a tudo que a França já produziu em termos de caças, estou dizendo que o argumento de que o Rafale substituirá 6 ou 7 caças franceses não fará do Rafale um grande caça, pra mim tudo isso não passa de redução de custos, e que não tem nada relacionado com as "prerrogativas" deste caça (Rafale) em si.

Amigo Roberto, não me importa se os franceses ou quem quer que seja tenha criticado o Rafale com argumentos melhores do que os que aparecem aqui no DB, isso não diminuirá as críticas, muito menos melhorá o "perfil" do Rafale. O que está em jogo são as características técnicas do Rafale em si, e se eu quisesse reproduzir críticas bem fundamentadas de terceiros, teria simplesmente as colado aqui. Se não fiz isso é porque acho desnecessário dar tiro de canhão pra matar moscas. O que me apavora é você ler argumentos fundamentados em outros lugares, não se convencer e ainda achar que os membros do DB deveriam usar os mesmos argumentos, sejam estes inferiores ou não. Isto é questão de "ótica", depende do que se "quer ver" (ou não).

E qual o problema em dizer "eu não gosto do Rafale (ou qualquer caça que seja) e pronto"????? Nenhum, pows!!! Como você compra o seu carro??? Baseado em opiniões de terceiros??? Baseado em fóruns de discussões?? Isso não importa, amigo Roberto, o mundo é plural e democrático, cada um diz o que deseja, gostemos ou não. Às vezes a afirmação "objetiva" do cara nada mais é do que a forma de se expressar, mas isso não diminui em nada a afirmação dita, nada garante que a pessoa esteja errada. Veja o Heronim (sumido amigo... Mas... Deixemos assim!), ele é pra lá de sucinto para dialogar, mas sabe o que diz, está fundamentado, embora não explicite tal coisa. Não faz sentido reclamar de quem quer que seja sobre suas convicções, muito menos de argumentos bons ou ruins, as coisas estão aí e um indivíduo para opinar se balizou em algo, bom ou ruim, bem... Não me importa, pois devo respeitar.

Concordo em grau, número e gênero sobre a ordem de suas prioridades, mas os "fabianos" já têm seu escolhido (e sei que sabe exatamente qual é, mas não direi aqui. rsrrs).

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#764 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 10:40 pm

PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

[ ]s

Pergunte para o Tio Orestes qual o País tem a melhor matemática atual, só uma dica: minha professora de Francês teve que estudar um certo idioma, porque foi fazer PHD num certo País, engraçado como o mundo dá voltas. :lol: :lol:

[ ]´s

Calma... rsrsrs Não é a melhor matemática atual, mas a melhor matemática em minha área de pesquisas, ou seja, Análise e EDP (Equações Diferenciais Parciais). E sim, nestas áreas a França é soberana e a amo por isso, e não é de hoje, falo de 1800 pra cá, e isso não mudou. Deixando claro que nestas áreas existem excelentes países fazendo fantásticos trabalhos, um deles é o Brasil (estamos entre os 10 melhores do mundo em matemática, mas... Poucos sabem... Poucos reconhecem... Poucos dão valor, então...).

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#765 Mensagem por orestespf » Dom Abr 13, 2008 10:46 pm

born escreveu:Em vez de discutir sobre o Rafale e seus atributos e defeitos vocês ficam discutindo sobre matemática em plena tarde de domingo. :( :( :( Acho que vocês precisam de uma namorada ou mais atenção para a patroa. :roll: :roll: :roll: Se ela te deixar depois não vão chorar, como eu fiz :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E se querem provar que 1 + 1 = 3. Com um estudo estatístico-econometrico é fácil fazer, só utilizar os parâmetros e margem de confiança adequados. Qualquer programinha livre especializado faz, até o excel tem essa função.
Lá vem mais uma cria do Capeta e suas estatísticas... Só falta dizer o seguinte: existe em um país (qualquer) duas classes de pessoas (iguais, modelo "ideal), uma come carne duas vezes por dias, a outra não come carne nunca, logo "EM MÉDIA" todos comem carne "igualmente" todo santo dia.

Não é assim, caro Born, estatística é para ludibriar leigos, basta montar as coisas favoravelmente. Aqui no DB tem "puristas" (modelo determinístico), logo estes vigiam os que gostam das idéias "aleatórias" (modelo probabilístico).

Não acenda apenas uma vela preta para o Capeta, experimente acender uma branca pra Deus. Esta "balança" da vida é mais salutar. rsrsrs

Abraços,

Orestes

Responder