Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Era um míssil tripulado, com tudo o que possa decorrer...
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
A Franca vendeu Mirage F-1 para o Equador, pq nao para o Brasil?Delta Dagger escreveu:Beronha escreveu:Nao tinhamos que ter pestanejado , compramos certo .
Eu concordo, o Lightning foi um fracasso de exportação. Provavelmente teríamos grandes problemas de logística ao passar dos anos. Talvez o Mirage F-1 teria sido uma escolha melhor, mas não sei se a França nos venderia.
Eu só não me conformo com o fato dos Mirage III levarem apenas um míssil Matra R-530 e nem com a quantidade de Mirages adquiridos, apenas 16.
Na verdade não haviam mísseis muito superiores disponíveis na época . Até os Sparrow que eram bvr além de não servirem nos Mirage tinham o índice de acertos extremamente baixo e um índice de falhas de lançamento alto.
Os mísseis Falcon, usados nos F-102 e F-106 tinham péssima reputação entre os pilotos.
Os Matra R-530 não eram grande coisa e me parece que eram os únicos disponíveis aos Mirage em 1972.
Para mim o maior erro mesmo, foi ficar tanto tempo sem atualizar a frota, fato que deveria ter ocorrido no máximo até 1992...
Desta forma caças que eram eficientes em 1972 e ainda tinham alguma validade em 1982 já eram totalmente obsoletos em 1992 sendo usados sem upgrades até 2005.
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Carlo M. Cipolla
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
A França estava desesperada para esportar caças e equipamentos adjacentes para manter sua indústria de defesa em funcionamento e auxiliar em novos desenvolvimentos.
Não parece ser tão diferente do tempo atual
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Pra mim era bem mais que um missil tripulado pois tinha uma aviônica moderna e radar idem......pra mim avião missil tripulado era o STARFIGHTER F-104 e o Mig-25 foxbat
projeto escreveu:Era um míssil tripulado, com tudo o que possa decorrer...
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Pensando em uma solução ideal para a época a melhor solução me parecia o F-4E mesmo, sem considerar o veto americano:
- Alcance e carga de armas
- Sparrow AIM-7F que acertava 4-5 vezes mais que as versões anteriores contra drones
- AIM-9L all-aspect
- armas ar-solo = Maverick e Paveway
- capacidade BVR incluindo vencendo os F-16A que nem conseguia detectar os Phantom antes de ser derrubado
- Capacidade de modernização como o F-4 ACE alemão com radar APG-65 e AMRAAM.
G-LOC
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
AIM-7F e AIM-9L so na final da decada de 70.G-LOC escreveu:Pensando em uma solução ideal para a época a melhor solução me parecia o F-4E mesmo, sem considerar o veto americano:
- Alcance e carga de armas
- Sparrow AIM-7F que acertava 4-5 vezes mais que as versões anteriores contra drones
- AIM-9L all-aspect
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Carlo M. Cipolla
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
El LIghtning solo fue superado en trepada por el F15, y cuando estaba armado de misiles Red Top ( no el Skyflash, que jamas se uso en este caza, y que es una evolucion del AIM 7 Sparrow) , tenia el primer misil IR de ataque frontal ( limitado, por supuesto...) de Occidente. El sistema de radar AI 23 Airpass era excelente tambien, aunque inferior al F106 Delta Dart.
por asi decirlo, el Lightning era sustancialmente mas que un Mirage III como interceptor, y en las versiones Saudies incluso era un buen cazabombardero, pero siempre fue un aparato mucho mas complejo y delicado que un Delta de dassault, lo que hace pensar que en nuestros paises, con los eternos problemas de presupuesto para soporte, etc, probablemente habria tenido baja disponibilidad.
Yo, personalmente, soy un fana del Lightning y siempre me ha encantado esa suerte de "atractiva fealdad". Lo que he modelado en 1/72 y 1/48 en mas de 8 modelos y, realmente, lo he encontrado siempre un pura sangre, pero no me queda claro, con el dolor de mi alma, si es lo que en la region nuestras fuerzas neceistaban, con nuesra combinacion de presupuestos bajos y enormes territorios.
un avion que veo mas viable tecnicamente que el Mirage III en el barrio habria sido la version exportd el Saab 35, con la plataforma del sublote escogido por Dinamarca pero con el radar y suite aire aire de la version Finlandesa.
Saludos,
Sut
por asi decirlo, el Lightning era sustancialmente mas que un Mirage III como interceptor, y en las versiones Saudies incluso era un buen cazabombardero, pero siempre fue un aparato mucho mas complejo y delicado que un Delta de dassault, lo que hace pensar que en nuestros paises, con los eternos problemas de presupuesto para soporte, etc, probablemente habria tenido baja disponibilidad.
Yo, personalmente, soy un fana del Lightning y siempre me ha encantado esa suerte de "atractiva fealdad". Lo que he modelado en 1/72 y 1/48 en mas de 8 modelos y, realmente, lo he encontrado siempre un pura sangre, pero no me queda claro, con el dolor de mi alma, si es lo que en la region nuestras fuerzas neceistaban, con nuesra combinacion de presupuestos bajos y enormes territorios.
un avion que veo mas viable tecnicamente que el Mirage III en el barrio habria sido la version exportd el Saab 35, con la plataforma del sublote escogido por Dinamarca pero con el radar y suite aire aire de la version Finlandesa.
Saludos,
Sut
Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Essa notícia deve ter uns dois ou três anos, e se refere àquela empresa sulafricana especializada em vôos com caças clássicos:New Time-to-Altitude Record for Thunder City
Two new South African records have been set by one of Thunder City’s English Electric Lightnings, registration ZU-BEX. The first record achieved by Thunder City test pilot Dave Stock and Steve Quirk was 70 seconds from a standing start to an altitude of 6000m (just over 19 000ft). This was performed at the Overberg air show near Bredasdorp.
A week later Dave Stock and well known British businessman John Caudwell set another record; this time from a standing start to 9,000m (just over 29,000 ft) at the Ysterplaats air show in Cape Town. Despite being robbed of considerable power when one of the afterburners went out early in the attempt, the Lightning nevertheless reached the 6 km high target in 102 seconds after releasing its brakes.
http://www.thundercity.com
Levar menos de dois minutos para partir da imobilidade e chgar a quase trinta mil pés... Não é para qualquer um.
Como já disse um tempo atrás, "nossos" M-III estariam em excelente mãos se fossem adquiridos por essa empresa simpática
- Alfredo762
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Limacb_lima escreveu:Ola Alfredo,
Nao ha' o que discordar com os seus pontos... definitivamente o Lightning era um interceptador puro e quando foi usado para diferente tarefa (no Kuwait) foi imediatamente retirado de servico porque nunca foi uma aeronave de 'interdicao' (no Kuwait eles usavam tambem bombas e lancadores de foguetes o que na verdade era uma 'ofensa' ao projeto do Lightning.
[]s
CB_Lima
Não estou aqui numa disputa de certo e errado. Minha mensagem à sua não tinha nenhum quê inquisitivo.
Apenas comentei que são aviões diferentes. Imaginemos comparar MIII com MIG-25.
Um Abraço
Alfredo
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- Alfredo762
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Sem querer ser chato, mas já sendo.jacquessantiago escreveu:Muito interessante...
http://www.thunder-and-lightnings.co.uk ... ories.html
ENGLISH ELECTRIC LIGHTNING
FLYING THE LIGHTNING
Comparisons between the Lightning and the F-15 Eagle
Wing Commander Brian Carroll
Pequeno trecho:
(...) Considering the age difference, the Lightning's performance was totally outstanding when introduced into service, and when it finally bowed out, it could still out-climb most of its successors. Its initial rate of climb was 50,000 ft per minute. The Mirage IIIE climbed initially at 30,000 ft per minute; the Phantom F-4M managed 32,000 ft per minute; the MiG-21 could only manage 36,090 ft per minute; the F-16A's initial rate was 40,000 ft per minute, and the Tornado F.3's 43,000 ft per minute. So the Lightning reigned supreme. Only later was it surpassed; the F-15 Eagle, and the MiG-25 both have initial climb rates as good or better. The Lightning's time to FL 360 in re-heat was 2.5 minutes, in this respect the Eagle produced a similar figure, though this could vary depending upon its configuration. (...)
O link é fantástico. Porém, cabe uma breve correção.
Como colecionador de fotos, não pude deixar passar essa. Na página citada, a foto que aparece do F-15 saudita é photoshopadaça.
A original é esta aqui:
Alfredo
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- Alfredo762
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
SutSUT escreveu:El LIghtning solo fue superado en trepada por el F15, y cuando estaba armado de misiles Red Top ( no el Skyflash, que jamas se uso en este caza, y que es una evolucion del AIM 7 Sparrow) , tenia el primer misil IR de ataque frontal ( limitado, por supuesto...) de Occidente. El sistema de radar AI 23 Airpass era excelente tambien, aunque inferior al F106 Delta Dart.
por asi decirlo, el Lightning era sustancialmente mas que un Mirage III como interceptor, y en las versiones Saudies incluso era un buen cazabombardero, pero siempre fue un aparato mucho mas complejo y delicado que un Delta de dassault, lo que hace pensar que en nuestros paises, con los eternos problemas de presupuesto para soporte, etc, probablemente habria tenido baja disponibilidad.
Yo, personalmente, soy un fana del Lightning y siempre me ha encantado esa suerte de "atractiva fealdad". Lo que he modelado en 1/72 y 1/48 en mas de 8 modelos y, realmente, lo he encontrado siempre un pura sangre, pero no me queda claro, con el dolor de mi alma, si es lo que en la region nuestras fuerzas neceistaban, con nuesra combinacion de presupuestos bajos y enormes territorios.
un avion que veo mas viable tecnicamente que el Mirage III en el barrio habria sido la version exportd el Saab 35, con la plataforma del sublote escogido por Dinamarca pero con el radar y suite aire aire de la version Finlandesa.
Saludos,
Sut
Concordo plenamente com o que escreveu.
Alfredo
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Gracias!!
De hecho, el tema clave del Saab 35 era facilidad de soporte y evoluciono elegantemente a versiones multirol. Dinamarca opto por mantenerlo como FGA/Recce exclusivo, pero el espacio para avionica aire aire estaba disponible.
Y un motor RR Avon con posquemador es al menos mas confiable y soportable que lo que cualquier Atar fue o haya sido jamas.
Saludos,
Sut
De hecho, el tema clave del Saab 35 era facilidad de soporte y evoluciono elegantemente a versiones multirol. Dinamarca opto por mantenerlo como FGA/Recce exclusivo, pero el espacio para avionica aire aire estaba disponible.
Y un motor RR Avon con posquemador es al menos mas confiable y soportable que lo que cualquier Atar fue o haya sido jamas.
Saludos,
Sut
Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Ás vezes acho que a escolha do M-3 se deveu ao preço e a Guerra de Israel em 1967. Era o caça da moda. Tinha limitações como qualquer outro caça, e não dá para comparar F-4 e Lightning com M-3, é como colocar Gripen C junto com os outros caças oferecidos ao FX-2. Existe uma diferença gritante de categoria entre as aeronaves.
A FAB continua a mesma, gosta de colocar caças bi e monotores, pesando de 14 até 38 toneladas, na mesma disputa.
[ ]´s
A FAB continua a mesma, gosta de colocar caças bi e monotores, pesando de 14 até 38 toneladas, na mesma disputa.
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- MARCOS RIBEIRO
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Bem pelo menos agora os que restaram para ser escolhidos são bi-turbina......SU-27(sopa de letras) e o Rafinha (BBB)
O lightning III (a missão) pra mim é, apesar de mono, meio irreal pro que os norte-americanos pensam da gente (tipo play-ground sul-americano)
O lightning III (a missão) pra mim é, apesar de mono, meio irreal pro que os norte-americanos pensam da gente (tipo play-ground sul-americano)
PRick escreveu:Ás vezes acho que a escolha do M-3 se deveu ao preço e a Guerra de Israel em 1967. Era o caça da moda. Tinha limitações como qualquer outro caça, e não dá para comparar F-4 e Lightning com M-3, é como colocar Gripen C junto com os outros caças oferecidos ao FX-2. Existe uma diferença gritante de categoria entre as aeronaves.
A FAB continua a mesma, gosta de colocar caças bi e monotores, pesando de 14 até 38 toneladas, na mesma disputa.
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Re: Escolha na década de 70 Lightning(BAC)XMirage IIIbr ??
Osea, el Lightning desde una perspectiva USA habria sido ideal para la region. Mucho mas que un Mirage. Habrian podido influir en UK mucho mas facil que en Francia, y el aparato habria requerido un soporte tecnico mucho mas simple de intervenir simplemente por su intensidad.
El Mirage de cualquier tipo, color o sabor era una maquina mucho mas desagradable, ya que era menos controlable politicamente, mas alla de que en la mayoria de sus versiones de primera generacion era muy inferior a un Lightning.
Saludos
Sut
El Mirage de cualquier tipo, color o sabor era una maquina mucho mas desagradable, ya que era menos controlable politicamente, mas alla de que en la mayoria de sus versiones de primera generacion era muy inferior a un Lightning.
Saludos
Sut